Samueluser escreveu:
Boa tarde.
Troquei as velas do HB20X da minha esposa neste final de semana e detectei carbonização úmida na primeira vela ao lado do TBI, li na QUATRO RODAS que tinha uma grande carbonização no mesmo cilindro no nosso carro, parece que o sistema de recirculação de gases esta contaminando muito o motor GAMMA, a quatro rodas fala na reportagem que a culpa foi do motor do tanquinho de partida fria que despejou toda a gasolina na admissão, creio que não seja isso.
Gostaria de saber se alguém do fórum ja fez alguma descarbonização e se estava muito feia a coisa, vou fazer no meu e vou postar o vídeo aqui.
Vou colocar um sistema catch oil nele, pois achei muito feia a situação.
Obrigado pela atenção de todos
Boa noite Samuel e esse assunto sobre as carbonizações internas dos motores é de fato complicado e até polêmico.
E tentando resumir pq o assunto é sim extenso, em princípio a gasolina carboniza mais os motores do que o etanol, assim como a utilização dos veículos em condição de uso severo (trajetos curtos e transito urbano) tb produzem mais carbonizações do que uso leve (trajetos rodoviários em viagens mais longas).
Esse sistema de ventilação do cárter, controlado pela válvula PCV tb é outro responsável pelas carbonizações internas dos motores, pq obriga os motores a sugarem e a engolirem goela abaixo todos os vapores compostos dos restos de combustíveis não queimados e de oleo lubrificante que se formam no cárter dos motores e que são conduzidos até a admissão desses motores para serem requeimados junto com a nova mistura de ar+combustível atravez desse sistema dessa válvula PCV.
Sim, os sistemas de oil catch can ajudam bastante a manter o sistema de admissão dos motores bem mais limpos e livres dessas carbonizações pq eles coletam em reservatórios, todos esses restos de vapores de combustível e de oleo e assim deixam as admissões desses motores livres dessas carbonizações assim como a utilização de etanol e de misturas de combustíveis contendo mais etanol do que gasolina tb ajudam a reduzir as carbonizações internas nos motores flex.
E o fato de se fazer as trocas de oleo e do respectivo filtro dos motores em períodos mais reduzidos de até a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados tb favorecem a redução dessas carbonizações, pelo fato de que os oleos lubrificantes de motor mais novos produzirem menos vapores no cárter do que os oleos mais velhos e mais desgastados e contaminados pelo uso.
É isso aí colega, valeu !