Bem-vindo: 28 Mar 2024 07:10

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
Autor Mensagem
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 04 Out 2017 08:28 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser escreveu:
Faça o aprendizado de TBI, pode parecer besteira mas é um procedimento que deve ser feito caso o carro tenha descarregado ou trocado a bateria, faça o seguinte:

1º Deixe a posição da chave apenas na "bateria" com todas as luzes do painel acesas;
2º Espere trinta segundos até o TBI entrar no modo de aprendizado, se estiver com a porta aberta vai ouvir um pequeno zunido vindo do motor, é o TBI no modo de aprendizado;
3º Pise no acelerador gradativamente, começando por 1/3, 2/3 e até o funco, após isso faço repetições mais rápidas por 1 minuto aproximadamente;
4º Desligue o carro e espere 30 segundos, você acabou de fazer o aprendizado do TBI.

Para sentir uma resposta mais rápida do seu câmbio acelere meio pé volte rapidamente e depois pise mais funco a resposta neste câmbio especifico será mais rápida.

Boa sorte!!!

Boa noite, Samuel.
A primeira parte, passos de 1 a 4 é para ser feita com o carro desligado.
A segunda parte, para resposta mais rápida, é feita com o carro andando, no momento em que se desejar a resposta mais rápida do câmbio, né?


Bom dia, Roberto Bertoche.

Desculpe não esclarecer corretamente, o aprendizado deve ser feito com o motor desligado e chave na posição antes de ligar o motor, conhecida genericamente como posição de "bateria", após 30 segundos você vai até o cofre do motor e vai ouvir um pequeno zunido, é o TBI em estado de aprendizado.

O segundo passo é com o carro ligado e andando, no cambio de 4 marchas automático para melhorar a resposta basta acelerar "meio pé" voltar rapidamente e pisar um pouco mais funco a resposta é mais rápida.

Desculpe não ser mais claro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 04 Out 2017 08:53 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Samueluser escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Boa noite, Samuel.
A primeira parte, passos de 1 a 4 é para ser feita com o carro desligado.
A segunda parte, para resposta mais rápida, é feita com o carro andando, no momento em que se desejar a resposta mais rápida do câmbio, né?


Bom dia, Roberto Bertoche.
Desculpe não esclarecer corretamente...
...Desculpe não ser mais claro.

Olá, Samuel.
Vc se desculpa como se eu tivesse interpretado errado a sua mensagem.
Mas pelas suas mais detalhadas explicações, eu interpretei certo, não foi mesmo? rsrs
Abraço e obrigado!

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 04 Out 2017 17:51 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
Boa noite, Samuel.
A primeira parte, passos de 1 a 4 é para ser feita com o carro desligado.
A segunda parte, para resposta mais rápida, é feita com o carro andando, no momento em que se desejar a resposta mais rápida do câmbio, né?


Bom dia, Roberto Bertoche.
Desculpe não esclarecer corretamente...
...Desculpe não ser mais claro.

Olá, Samuel.
Vc se desculpa como se eu tivesse interpretado errado a sua mensagem.
Mas pelas suas mais detalhadas explicações, eu interpretei certo, não foi mesmo? rsrs
Abraço e obrigado!


Entendeu com perfeição!

Se for fazer o procedimento escreva aqui como foi, vou ficar grato com o feedback.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 05 Out 2017 09:03 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Samueluser escreveu:
Se for fazer o procedimento escreva aqui como foi, vou ficar grato com o feedback.

Bom dia, Samuel.
Não fiz o primeiro procedimento porque não sei o que é TBI, não sei se meu carro tem isso e não sei para que serve isso.
Ah, e também, no carro, não lembrava mais como eram suas instruções.

O segundo procedimento eu fiz mas não deu resultado.
O câmbio demorou mais a responder.
Aliás, demorou a mais o exato tempo de acelerar meio pé e voltar rapidamente.
Quando quero resposta rápida do câmbio, acelero até o fim e o câmbio responde em menos de um segundo.
Ao fazer o procedimento indicado ele passou a demorar o mesmo "menos de um segundo" mais o segundo que demora pisar até a metade e voltar rapidamente.
Então passou a demorar praticamente o dobro do tempo para o câmbio responder.

De qualquer modo não acreditava mesmo que pudesse haver um meio de ele responder mais rápido do que pisando até o fundo. Até o fundo significa PISAR TUDO.
Aposto (e ganho) que muita gente NUNCA pisou até o fundo no acelerador do seu carro. (- Ai, que medo!) hahaha.
Sobre a influência do acelerador no câmbio, andando devagar, muitas vezes uma leve soltadinha no acelerador ajuda o câmbio a baixar a marcha.

Valeu Samuel,
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 05 Out 2017 10:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia Bertoche e apenas para ajudar informando, TBI é uma sigla inglesa que significa o corpo de borboleta de todos os sistemas de injeção eletrônica que existem atualmente equipando todos os motores dos carros atuais e que é comandada pelo pedal do acelerador.

O colega Samuel citou importantes instruções sobre como se deve proceder nos casos de recalibração desse corpo de borboleta (TBI) sempre que se desligar a bateria por qualquer motivo.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 05 Out 2017 11:58 
Offline

Registrado em: 10 Jul 2017 16:58
Mensagens: 104
Roberto Bertoche escreveu:
Samueluser escreveu:
Se for fazer o procedimento escreva aqui como foi, vou ficar grato com o feedback.

Bom dia, Samuel.
Não fiz o primeiro procedimento porque não sei o que é TBI, não sei se meu carro tem isso e não sei para que serve isso.
Ah, e também, no carro, não lembrava mais como eram suas instruções.

O segundo procedimento eu fiz mas não deu resultado.
O câmbio demorou mais a responder.
Aliás, demorou a mais o exato tempo de acelerar meio pé e voltar rapidamente.
Quando quero resposta rápida do câmbio, acelero até o fim e o câmbio responde em menos de um segundo.
Ao fazer o procedimento indicado ele passou a demorar o mesmo "menos de um segundo" mais o segundo que demora pisar até a metade e voltar rapidamente.
Então passou a demorar praticamente o dobro do tempo para o câmbio responder.

De qualquer modo não acreditava mesmo que pudesse haver um meio de ele responder mais rápido do que pisando até o fundo. Até o fundo significa PISAR TUDO.
Aposto (e ganho) que muita gente NUNCA pisou até o fundo no acelerador do seu carro. (- Ai, que medo!) hahaha.
Sobre a influência do acelerador no câmbio, andando devagar, muitas vezes uma leve soltadinha no acelerador ajuda o câmbio a baixar a marcha.

Valeu Samuel,
Abraço,



Infelizmente o cambio da Hyundai é diferente dos modelos da Toyota ( que aceitam meio pé ), como escrevi besteira fui dar uma estudada para ter embasamento teórico sobre o seu cambio.

Esse pé no fundo que você escreveu é visto como KICK DOWN, nos cambios da Hyundai, Volvo, chevrolet entre outras.

"Quando o pedal do acelerador é pressionado até o chão (além da posição normalmente considerada como aceleração total), uma engrenagem inferior é imediatamente engatada. Isso é conhecido como kick-down.

Se o acelerador for liberado da posição de recuo, a caixa de câmbio se altera automaticamente.

Kick-down é usado quando a aceleração máxima é necessária, como para ultrapassagem."

Texto retirado de um manual da VOLVO que trabalha de forma semelhante ao seu cambio.

Desculpa a gafe Roberto.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Aceleração demorada
MensagemEnviado: 05 Out 2017 15:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Nada de que se desculpar, Samuel.
Abraço.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB