Roberto Bertoche escreveu:
Também não me agrada o lance do motor desligar a todo momento.
Outro dia parei no sinal ao lado de um Creta e ao abrir o sinal, me surpreendi de ouvir lá atrás o barulho desagradável do motor de arranque ligando o carro.
Sempre pensei que ligava em silêncio, como nas motinhas PCX da Honda. Mas fazendo aquele nhec-nhec... Vixe! Tô fora.
E claro que demora mais para sair, ainda tem que ligar o motor...
Ianis, não compreendi a razão de contaminar mais o óleo do motor.
O que mudaria a contaminação considerando que o motor já está todo lubrificado e ele e o óleo já estão em temperatura normal de funcionamento?
Então Bertocche, explicando o pq esse sistema contribui para contaminar mais ainda o oleo do motor é devido ao fato de que em todas as partidas de um motor, sempre uma pequena quantidade da mistura de ar + combustível não é completamente queimada e assim, ela desce pelas paredes dos cilindros e vai se misturar com o oleo lubrificante lá embaixo no cárter, contaminando-o e fazendo-o perder as suas propriedades protetoras mais precocemente.
E o pior é que até o motor esquentar completamente, ocorrem mais ainda essas contaminações exatamente pq a cada nova partida com o motor ainda em aquecimento, mais contaminações teremos do oleo do motor por combustível não queimado nessa condição de funcionamento.
E esse tipo de contaminação do oleo do motor é óbvio que não sou eu quem estou afirmando aqui, mas já é um fato comprovado e conhecido na mecânica automotiva desde longa data.
Obs : E nesse tipo de contaminação, novamente o etanol é o menos nocivo para o oleo lubrificante pq ele não se mistura com o oleo como ocorre com a gasolina pq ela é um combustível fossil ao contrário do etanol é que de origem vegetal.
É isso aí colega, valeu !