Citação:
Lembro-me bem que quando tinhamos o nosso ex-HB20 1.6 manual 13/13, ele frequentemente fazia no etanol entre 8,3 a 8,6 kms/l em transito urbano mais leve e com o ar cond. ligado a maior parte do tempo, citando tb que a nossa cidade tem normalmente uma topografia mais regular e aplainada.
Então, essa média é o que o meu 1.0 tem feito.
Se eu for analisar alguns fatores acredito que esteja na média mesmo, pois a cidade aqui é de topografia bem irregular e a cidade toda é forrada de lombadas (difícil engatar uma quarta em algumas avenidas). O trecho até meu trabalho tem cerca de 5km, é perto, mas como eu disse com muita lombada, valeta, rotatórias, etc - tudo que nos força a redução de marchas.
Também preciso reconhecer que minha esposa e eu temos o pé pesado e estamos sempre correndo para chegar nos lugares.
Outro ponto, e acho que esse fator pode ter peso no consumo. Eu sempre busco trocar as marchas nos 4000 giros. Não sei se estou certo, mas eu presumi que esse é o giro ideal para troca de marchas no hb20 (no kazinho eu trocava nos 3000 giros sempre). Claro que isso da 1ª até a 3ª (as vezes para 4ª), a troca para a 4ª e 5ª, em trechos urbanos, faço em rotações menores
Levando em conta todos esses pontos, mais a motorização 1.0 Kappa de 80cv, mais o HB20 ser um carro completo (conforto+itens+espaço interno, etc) em comparação ao meu último veículo que é a minha referência, a média de 8,5km/L de etanol está mais do que dentro da realidade do carro.