Bem-vindo: 28 Mar 2024 13:20

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 14 Mai 2018 21:58 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2018 21:53
Mensagens: 1
Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 14 Mai 2018 23:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Nardini26 escreveu:
Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção?



Boa noite Nardini e seja bem vindo ao forum !

Não se preocupe pq sempre existe uma solução para tudo em mecânica automotiva e nesse caso de catalisador entupido, de fato, não há nenhuma solução a se fazer para desentupi-los a não ser retira-lo do veículo e joga-lo no lixo, pq nesses casos, ele já era mesmo !!!

E se esse fosse o meu caso, como tb já ocorreu assim no meu jetta devido a essas nossas "maravilhosas gasolinas de qualidade top de tão medíocres" que entupiram parcialmente o catalisador dele e nesse caso, eu tive de lascar ele fora do veículo e no lugar dele , apenas instalei um abafador com entrada e saida do mesmo diâmetro da tubulação do escape e boas, nunca mais senti falta dessa droga de catalisador e ainda ganhei um leve melhor desempenho pq a turbina dele passou a trabalhar bem mais livremente sem a presença pertubadora dessa merda de catalisador.

Mas existe sim uma importante dica técnica aqui :

Nessa sonda lambda que fica após o catalisador, deve ser instalado obrigatoriamente entre ela e o cano de escape, um espaçador calibrado de uns 10 a 12 cms de comprimento e encontrado facilmente nas boas lojas de escapes cuja função é exatamente para engana-la e assim, não haver interferencia alguma na leitura normal dela, que vai pensar que um novo catalisador está lá e assim, nunca vão acender luzes amarelas no painel do seu veículo inclusive nesse meu jetta tb foi feito esse mesmo procedimento e após um pouco mais de 4 anos rodando assim nele nunca houve o menor dos problemas com o funcionamento normal do seu motor.

E o motivo recomendado para se instalar um abafador no lugar do catalisador é porque além da função de queimar os gases do escape, quaisquer catalisadores tb agem como se fossem um abafador adicional, diminuindo o nível geral de ruídos do sistema de escape.

Por isso que caso se opte por simplesmente retirar o catalisador original e no lugar dele apenas for soldar um pedaço de cano de escape, poderão surgir ressonâncias desagradáveis em determinadas rotações do motor e isso se torna bastante incômodo principalmente durante as viagens.

Obs : E para quem achar que sem o catalisador, os veículos não passariam nos testes de emissão de poluentes, aqui tb vai uma outra dica muito útil e que sempre funcionou:

Basta que no dia anterior ao da análise do veículo, abastece-lo apenas com etanol e boas, o nível de emissões apresentado será tão baixo que nem mesmo será preciso a ação do catalisador para diminuir ainda mais a emissão de gases poluentes resultantes !

Lembrando tb que é mais do que óbvio que para haver um correto funcionamento do motor emitindo assim o mínimo possível de gases poluentes, que ele deve estar devidamente abastecido apenas com etanol, revisado com oleo e filtro do motor , filtro de ar e de combustivel e as velas de ignição tudo novo para então, haver como uma consequência direta disso, uma otima combustão desse motor em questão !

Qualquer outra dúvida, disponha colega, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 20:37 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
Nardini26 escreveu:
Boa noite pessoal, sou novo aqui e minha dúvida é a seguinte: Estou com meu HB20 parado pois entupiu o catalisador e minha dúvida é se eu retirar o catalisador, vai interferir na leitura do combustível e dos gases? pois tem duas sondas, pré e pós catalisador, não sei o que fazer, pois não tenho todo dinheiro para troca por um novo agora. Troco por novo, deixo oco ou tiro? Qual a melhor opção?


eu nao faria isso!!! Boa parte dos Hb20 tem 2 sondas lambdas, u a pre catalizador e outra pós. Ao comparar os dois resultados, a central vai comprovar que o catalizador está ineficiente, pois está sem catalizador e com isso a luz de injeção vai acender e permanecer acesa. Nao inventa, coloca o catalizador novo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 21:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
A primeira sonda lambda, aquela localizada antes do catalisador tem a função de informar a ECU qual combustível está sendo queimado e se a mistura está ideal para cada situação de utilização do motor e assim, de posse desses dados, a ECU faz as devidas correções para se atingir um máximo rendimento desse motor.

Já a segunda sonda lambda, localizada após o catalisador , apenas informa se a função correta do catalisador de diminuir as emissões está ainda de acôrdo com os parâmetros ideais ou não, mas ela não influencia em nada em eventuais correções na ECU e sim apenas INFORMA a ECU e nada mais além disso !

No caso da opção em se retirar o catalisador de um veículo por quaisquer motivos, basta instalar uma pequena e simples peça no local dessa 2ª sonda lambda chamada de prolongador dessa 2ª sonda e assim, o sistema é enganado e não mais se acende nenhuma luz amarela no painel de veículo nenhum.

Obs : O meu atual jetta TSI já funciona a uns 4 anos sem o catalisador e com a ajuda desse pequeno prolongador, nunca acendeu nenhuma luz amarela no painel dele e o seu motor sempre funciona perfeito como um relógio e ainda sem esse tal de catalisador, ele ganhou pelo menos uns 15 cvs extras de potência além de um pouco mais de torque ... rsrsrsrs !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 02 Jul 2018 00:21, em um total de 3 vezes.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 21:53 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
Bom, essa adaptação nao sei se dá certo ou nao, nunca ouvi falar. Mas a função da primeira sonda não é exclusivamente pra definir o combustível que está sendo queimado, já que antes os carros mesmo sendo flex tinham 1 sonda só. Hoje os carros tem 2 sondas por questai de legislação de emissões e possuem 2 sondas pra poder comparar a eficiência do catalizador comparando o reaultado de antes e depois do catalizador.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 21:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Tijuca escreveu:
Bom, essa adaptação nao sei se dá certo ou nao, nunca ouvi falar. Mas a função da primeira sonda não é exclusivamente pra definir o combustível que está sendo queimado, já que antes os carros mesmo sendo flex tinham 1 sonda só. Hoje os carros tem 2 sondas por questai de legislação de emissões e possuem 2 sondas pra poder comparar a eficiência do catalizador comparando o reaultado de antes e depois do catalizador.



É bem simples confirmar se dá certo ou não :

Basta pesquisar na net sobre os downpipes para os motores turbo e os coletores de escape esportivos sem catalisadores para os motores aspirados e tb sobre a função desses espaçadores para a 2ª sonda lambda desses veículos e se obterá facilmente a resposta para isso, simples assim !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 22:03 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
Mas nesses casos usam moulos adicionais pra burlar o sistema ou fazem alteração na propria central. Simplesmente remover o catalizador vai sim acender a luz de injeção...
Povo de MOC ta meio agressivo... To falando na boa e já vem com pedra na mao...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 01 Jul 2018 22:22 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
Tijuca escreveu:
Mas nesses casos usam moulos adicionais pra burlar o sistema ou fazem alteração na propria central. Simplesmente remover o catalizador vai sim acender a luz de injeção...
Povo de MOC ta meio agressivo... To falando na boa e já vem com pedra na mao...


Calma colega que não há absolutamente nenhuma agressividade e nem pedra na mão só pq estou tentando explicar para vc que POSSIVEL É usar qualquer veículo no mundo sem o catalisador!

E outra coisa é já sabermos que essa peça é usada obrigatoriamente por lei por todos os fabricantes de veículos com a simples finalidade de ajudar na redução da emissão de poluentes.

Tb estou aqui falando de boa com vc e com todos, afinal isso aqui é um forum de discussões e MITOS devem ser devidamente explicados senão vão eternamente permanecer como MITOS.

Se eu estou aqui afirmando que dá para funcionar QUALQUER motor a injeção sem o catalisador e não acender nenhuma luz amarela no painel, é porque eu tenho argumentação técnica suficiente para provar isso aqui no forum, simples assim, agora aceita isso quem quer, lógico !

E outra coisa, nada a ver o uso de módulos como vc citou para um motor com injeção eletrônica funcionar sem o catalisador e ainda sem acender luzes amarelas no seu painel e para isso basta usar os espaçadores da 2ª sonda lambda após o catalisador e nada mais além disso.

É isso aí colega !

Obs : E à propósito, vc sabe pq os catalisadores estão sujeitos a entupir e quais as causas que explicam o porque eles entopem ficando assim inutilizados necessitando de uma nova reposição ?

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: RETIRAR CATALISADOR DO 1.6
MensagemEnviado: 02 Jul 2018 20:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6216
Localização: Montes Claros - M.G.
E como o colega não respondeu a minha pergunta, são várias as causas possíveis para inutilizar precocemente um catalisador e todas elas implicam em uma mistura bem mais rica do que o normal que pode ser resultante de uma combustão incompleta causada por falhas em componentes como velas de ignição gastas, bobinas de ignição pifadas , filtro de ar saturado de sujeiras , sonda lambda pifada, combustíveis adulterados e até mesmo um oleo do motor já vencido, portanto todos esses fatores podem causar um processo de desgaste precoce de um catalisador, relembrando aqui que dentre os combustíveis, o etanol é o que mais conserva a vida útil de um catalisador.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB