Bem-vindo: 28 Mar 2024 09:34

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 9  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 09 Ago 2018 07:22 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Nov 2017 14:16
Mensagens: 96
Localização: Serra - ES
ianisgreek escreveu:
Então Leandru, ficou otimo e bem preciso esse print das médias de consumo desse seu HB20 rodando com gasolina. E deixo aqui apenas como uma sugestão para vc e se lhe for possível , de fazer esse mesmo print mas abastecendo apenas com etanol e como vantagem adicional, vc ainda vai fazer uma boa limpeza e descarbonizada em todo o sistema de injeção e de combustão do motor desse seu HB20 já que ele sempre tem rodado apenas com gasolina porque já sabemos que a queima dela sempre deixa muita fuligem e carbonização interna nos motores. Valeu colega, é isso aí !


Valeu meu camarada! Então... eu só fico receoso caso use o álcool e depois eu precise voltar pra gasolina... já fiz essa experiencia em dois carros e as médias demoraram muito pra voltar ao normal... digamos que o carro ficou mais beberrão depois dessa "aventura" pela combustível derivado da cana...

Mas vou pensar sim!

Hoje meu carro tá com 18mil... e tem feito médias consistentes de 16-17km/L

_________________
HB20 5 Anos 2018
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=4&t=13457


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 09 Ago 2018 12:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então LeandruSales, eu entendo esse seu receio mas não vejo alguma vantagem real em voltar a usar apenas gasolina após usar etanol, porque na realidade , isso não tem um fundamento lógico quanto a esse seu receio , lembrando que qualquer motor flex atual já está programado para aceitar e a se ajustar eletronicamente a qualquer mistura entre o etanol e gasolina e a se adaptar a eles após abastecer e rodar sem interrupções por uns 10 kms.

Nem mesmo existe a real possibilidade de um motor flex que sempre é abastecido com gasolinas VICIAR apenas nelas e se um dia ele for abastecido com etanol, ele possa funcionar irregularmente pq existem vários sensores espalhados por todo o sistema de injeção do veículo que a cada segundo , analisam todo o funcionamento do motor e sempre estão se auto-ajustando de acôrdo com o combustível utilizado em cada abastecimento e com isso, procurando sempre atingir o melhor rendimento já programado na ECU para esse motor em questão.

Inclusive eu já postei muitos relatos aqui no forum sobre as várias e inegáveis vantagens do etanol sobre qq das gasolinas e a partir daí a opção de escolha fica a cargo de cada um.

No meu caso, como aqui na minha cidade o etanol sempre ficou de 70% do preço das gasolinas e abaixo disso na maior parte das vezes, eu nunca pensei duas vezes para optar em abastecer com etanol.

Hoje por exemplo, o menor preço do etanol encontrado por aqui é de 2,59 e para a gasolina comum é de 4,45.

Sim , é verdade que eu sempre utilizo 20% de gasolina misturada a esse etanol todas as vezes que abasteço mas isso é somente para temperar o etanol e assim ajudar a melhorar um pouco mais as médias de consumo, mas note porém que a maior parte dessa mistura que prevalece ainda é a do nobre etanol e não desses nossos lixos de gasolinas.

E com essa mistura citada, consigo repetidas médias de 9,2 a 9,5 kms/l rodando mais leve com o HB20 e apenas no transito da minha cidade que até que é tranquilo e na maior parte das vezes, nem preciso usar o ar cond.

Obs : A ÚNICA vantagem que vejo nas gasolinas é somente a maior autonomia conseguida por elas e fica nessa mesmo !

Pq de resto são só desvantagens mas que são tão importantes e impactantes que me desencorajam totalmente a optar em abastecer apenas com gasolinas.

Mas é isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 15 Ago 2018 07:52 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Nov 2017 14:16
Mensagens: 96
Localização: Serra - ES
ianisgreek escreveu:
E com essa mistura citada, consigo repetidas médias de 9,2 a 9,5 kms/l rodando mais leve com o HB20 e apenas no transito da minha cidade que até que é tranquilo e na maior parte das vezes, nem preciso usar o ar cond. Obs : A ÚNICA vantagem que vejo nas gasolinas é somente a maior autonomia conseguida por elas e fica nessa mesmo! Pq de resto são só desvantagens mas que são tão importantes e impactantes que me desencorajam totalmente a optar em abastecer apenas com gasolinas. Mas é isso aí colega, valeu!

Ian, eu entendi seu ponto de vista e acredito que aconteça realmente isso em seu HB20. A diferença de preço no seu estado é bastante significativa... aqui hoje o álcool tá em média 3,59 e a gasolina 4,29... mas hoje com meu hb20 fazendo 17km/L com gasolina (está constante essa média :P ) se cair pra 9 não vale a pena pra mim... rodo muito e preciso tirar o máximo de autonomia do meu HB, rodo em média 2mil km/mês) para no final do mês ter abastecido apenas duas vezes no mês. Lembro que quando comprei ele eu abastecia de 3 a 4 vezes no mês... ai vieram obviamente a rodagem e nesse meio tempo a atualização da ECU... então por enquanto vou me manter onde estou tendo em vista minhas ótimas médias com gasosa.

_________________
HB20 5 Anos 2018
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=4&t=13457


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 15 Ago 2018 13:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Leandru, nesse seu caso específico, está sim coerente esse seu comentário .

Mantenha esse seu procedimento, boa sorte, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 04 Set 2018 08:44 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Nov 2017 14:16
Mensagens: 96
Localização: Serra - ES
ianisgreek escreveu:
E hoje a tarde, sou apresentado por um mero acaso aqui na minha cidade, a um engenheiro petroquímico da Petrobrás que está de férias e visitando familiares.

Lógico e óbvio que eu não deixaria escapar essa oportunidade e entrei logo no assunto da atual qualidade das nossas gasolinas !

Citei a ele o pq das excessivas carbonizações internas nos motores que aqui rodam alimentados por essas nossas gasolinas e ele argumentou que com o advento dos 27% de etanol anidro adicionado nelas isso nem mesmo deveria ocorrer !

Não me contive e dei uma gargalhada falando para ele que o real problema dessas nossas gasolinas não eram esses 27% de etanol anidro adicionado nelas por força de lei da ANP , mas sim da composição desses restantes 73% das gasolinas, ou seja, da gasolina pura, aquela produzida pelas refinarias da Petrobrás que é UM LIXO ORDINÁRIO DA PIOR QUALIDADE e lasquei o pau ...

Quando ele percebeu que estava encurralado nessa conversa e sem saída , ele logo me falou que para finalizarmos a conversa e mudarmos de assunto que era sim o GOVERNO FEDERAL , atravez da ANP quem era e sempre foi o verdadeiro e maior culpado, pq nunca fizeram questão de aprimorar a qualidade das nossas gasolinas pq ISSO AUMENTA o custo de produção delas e assim, SOBRA menos lucro para os cofres públicos ao que eu concordei plenamente com essa posição dele e ainda o agradeci pela sinceridade, mas ele me pediu anonimato quanto a pessoa dele !

Então está ai bem explicado o porque dessas nossas PORCARIAS de gasolinas nacionais e que as melhorzinhas delas são a podium da Petrobrás e a octapro da Ipiranga porém sendo injustificavel o porque delas serem assim tão mais caras e fora da realidade brasileira.

É isso aí colegas e que por isso sempre reine o nobre etanol como o melhor combustível mas jamais essas ditas gasolinas nacionais !!!


Ian! Tomei a liberdade em Repostar seu comentário de outro tópico referente a gasolina aqui neste tópico... Inicialmente, valeu pelo Post! Eu já estava pensando em usar etanol a um bom tempo... mas sempre fiquei receoso quanto ao consumo com o combustível de cana... mas como aqui no meu estado, como na maioria dos estados, o valor praticado pelos postos de gasolina tem sido cada vez mais descaradas... hoje só pra vc ter noção, a gasolina que estava a 4,45 pulou para 4,70 do nada! SIMPLES ASSIM. E o etanol tá na casa dos 3,09... eu estou decidido a quando ir ao posto encher o meu tanque jogar os primeiros 45 L de etanol no meu HB20 que tem feito ótimas médias entre 16-17km/L. Se fizer 12km/L no etanol ainda assim é vantagem... economizando ainda uns 20 conto mês! Se fizer 14 km/L a rebarba sobe para 100 reais mês!

_________________
HB20 5 Anos 2018
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=4&t=13457


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 04 Set 2018 12:44 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
LeandruSales, veja só:

Mesmo se considerarmos as médias oficiais já citadas pelo INMETRO para o consumo otimizado dos HB20 1.6 no etanol que é de 8,3 kms/l na cidade e de 9,9 kms/l na estrada, então se o etanol estiver com preço de até uns 75% do preço das gasolinas comuns, valerá sim a pena optar pelo etanol, pq além da economia em $$$$ ainda se tem as vantagens técnicas já comprovadas e exaustivamente citadas aqui no forum.

Aqui na minha cidade o etanol está custando hoje (04/09) uma média de 2,79 e as gasolinas mais baratas 4,79 , portanto nesse caso, vale sim muito à pena abastecer com o etanol.

Esse nosso HB20 1.6 12/13 por exemplo, que já está conosco há quase 6 anos de uso regular , NUNCA foi abastecido com as gasolinas , mas somente com etanol e apenas temperado levemente com no máximo 20% de gasolina e assim ele continua rodando forte e saudável.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 05 Set 2018 09:45 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Nov 2017 14:16
Mensagens: 96
Localização: Serra - ES
ianisgreek escreveu:
Aqui na minha cidade o etanol está custando hoje (04/09) uma média de 2,79 e as gasolinas mais baratas 4,79 , portanto nesse caso, vale sim muito à pena abastecer com o etanol.

Nossa! Quem me dera o álcool estar nesse patamar de 2,79 aqui na minha cidade! A gasolina tá no mesmo patamar, mas o Álcool está a 3,69! Só pra vc ter uma noção... fazendo uma conta simples... da forma que está aqui meu carro teria que fazer INCRÍVEIS 13,6 KM/L...


Anexos:
Capturar.JPG
Capturar.JPG [ 55.9 KiB | Exibido 18613 vezes ]

_________________
HB20 5 Anos 2018
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=4&t=13457
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 05 Set 2018 16:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Leandru, é verdade que nesse seu caso, se vc optar pelo etanol, vai gastar um pouco mais em $$$$ sim.

Mas existe um paliativo para essas situações que tem mostrado funcionar bem na prática e que traz vantagens se comparado com a opção de abastecer somente com gasolinas :

Tente abastecer com pelo menos 1/3 de etanol e 2/3 de gasolina ou de pelo menos uma mistura de 50% etanol com 50% de gasolina.

E assim, mesmo com esse percentual citado de etanol adicionado nessa mistura, ele vai beneficiar positivamente o funcionamento e rendimento desse seu HB20, bem melhor até do que se ele for abastecido apenas com gasolina, isso vc pode apostar que é certo !!!

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 28 Set 2018 13:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Compartilhando mais uma dica sobre esse assunto :

Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas ambientes principalmente durante o dia, todos os veículos flex quando abastecidos apenas com gasolinas apresentam um leve maior consumo médio acompanhado tb de um leve menor rendimento.

E o motivo para ocorrer esse fato é bem simples pq como a compressão desses motores flex favorece mais o uso de combustíveis de maior octanagem e as nossas gasolinas são pobres nessa questão, esses motores flex vão funcionar a maior parte do tempo e devido a essas temperaturas ambiente mais elevadas , com os avanços de ignição mais atrasados para evitar assim as pre-ignições e/ou detonações , porém com isso perde-se tanto em desempenho e tb em economia de combustível.

Sendo assim, quem resolver dar preferencia ao etanol ou mesmo de pelo menos misturar leves percentuais de etanol nas gasolinas já vai ajudar bastante esses motores a apresentarem um leve melhor rendimento geral.

E a partir de uns 20% a 25% de etanol extra que for adicionado nas gasolinas já vai aumentar a octanagem delas das atuais 87 octanas para 92 a 93 octanas e assim, a ECU vai perceber imediatamente esse aumento de octanagem e com isso ela vai se auto-ajustar a essa nova condição de funcionamento do motor e nesse momento , melhora-se um pouco mais tanto o rendimento e tb o funcionamento geral desses motores.

Lembrando que quanto maior for a proporção de etanol adicionado nas gasolinas , aumenta-se progressivamente a octanagem dessa mistura até se atingir os 100% de etanol e suas 113 octanas.

E que quanto maior for a temperatura ambiente externa, mais quente tb funcionarão esses motores flex e assim, cresce tb proporcionalmente essa necessidade por combustíveis com maiores octanagens para justamente haver uma maior prevenção contra essas nocivas detonações ou pre-ignições, as famosas e popularmente conhecidas griladas ou batidas de pino que podem danificar os motores.

E no caso da linha HB20, todos os motores flex da Hyundai do Brasil são de compressão elevada, no que eles são diretamente favorecidos com essa dica.

Obs : A outra dica é que sempre que forem misturados em quaisquer proporções o etanol nas gasolinas ao abastecer , recomenda-se colocar primeiro a gasolina por ser mais leve e por último o etanol que por ser um pouquinho mais pesado , vai assim proporcionar uma mais rápida e homogênea mistura de ambos os combustíveis nos tanques desses veículos.

Gasolina pesa aprox. uns 750 gramas o litro.

Etanol hidratado pesa aprox. uns 803 gramas o litro.

É isso aí colegas, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: E aí? Como anda bebendo seu HB20?
MensagemEnviado: 01 Out 2018 09:46 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 28 Nov 2017 14:16
Mensagens: 96
Localização: Serra - ES
ianisgreek escreveu:
Compartilhando mais uma dica sobre esse assunto :

Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas ambientes principalmente durante o dia, todos os veículos flex quando abastecidos apenas com gasolinas apresentam um leve maior consumo médio acompanhado tb de um leve menor rendimento.

E o motivo para ocorrer esse fato é bem simples pq como a compressão desses motores flex favorece mais o uso de combustíveis de maior octanagem e as nossas gasolinas são pobres nessa questão, esses motores flex vão funcionar a maior parte do tempo e devido a essas temperaturas ambiente mais elevadas , com os avanços de ignição mais atrasados para evitar assim as pre-ignições e/ou detonações , porém com isso perde-se tanto em desempenho e tb em economia de combustível.

Sendo assim, quem resolver dar preferencia ao etanol ou mesmo de pelo menos misturar leves percentuais de etanol nas gasolinas já vai ajudar bastante esses motores a apresentarem um leve melhor rendimento geral.

E a partir de uns 20% a 25% de etanol extra que for adicionado nas gasolinas já vai aumentar a octanagem delas das atuais 87 octanas para 92 a 93 octanas e assim, a ECU vai perceber imediatamente esse aumento de octanagem e com isso ela vai se auto-ajustar a essa nova condição de funcionamento do motor e nesse momento , melhora-se um pouco mais tanto o rendimento e tb o funcionamento geral desses motores.

Lembrando que quanto maior for a proporção de etanol adicionado nas gasolinas , aumenta-se progressivamente a octanagem dessa mistura até se atingir os 100% de etanol e suas 113 octanas.

E que quanto maior for a temperatura ambiente externa, mais quente tb funcionarão esses motores flex e assim, cresce tb proporcionalmente essa necessidade por combustíveis com maiores octanagens para justamente haver uma maior prevenção contra essas nocivas detonações ou pre-ignições, as famosas e popularmente conhecidas griladas ou batidas de pino que podem danificar os motores.

E no caso da linha HB20, todos os motores flex da Hyundai do Brasil são de compressão elevada, no que eles são diretamente favorecidos com essa dica.

Obs : A outra dica é que sempre que forem misturados em quaisquer proporções o etanol nas gasolinas ao abastecer , recomenda-se colocar primeiro a gasolina por ser mais leve e por último o etanol que por ser um pouquinho mais pesado , vai assim proporcionar uma mais rápida e homogênea mistura de ambos os combustíveis nos tanques desses veículos.

Gasolina pesa aprox. uns 750 gramas o litro.

Etanol hidratado pesa aprox. uns 803 gramas o litro.

É isso aí colegas, valeu !


Bacana seu comentário Ian!

Vou realmente avaliar o desempenho do meu HB20... porém ainda não me vejo usando álcool e tendo com isso o aumento de consumo médio do eu veículo. Ainda, pra mim, o que pesa é o bolso no final do mês... Ainda prefiro usar gasolina e ter médias próximas de 17 km/L do que usar álcool e cair pra algo próximo de 10 km/L. Mas verdade seja dita que ainda não usei álcool no meu carro... então estou colocando médias próximas de 10 de amigos que tem HB20 e já usaram ou usam álcool.

_________________
HB20 5 Anos 2018
http://hb20clube.com.br/viewtopic.php?f=4&t=13457


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 84 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ... 9  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB