Bem-vindo: 28 Mar 2024 12:14

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 30 Jan 2019 11:07 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2019 10:57
Mensagens: 7
Boa tarde pessoal.
Preciso fazer a limpeza do recipiente junto com a troca do líquido de arrefecimento.

Minhas dúvidas:
a) quantos litros preciso comprar para completar o recipiente?
b) qual marca / tipo do líquido de arrefecimento comprar? (alternativa ao líquido genuíno Hyundai)

É isso. Aguardo sugestões.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 30 Jan 2019 12:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Albani escreveu:
Boa tarde pessoal.
Preciso fazer a limpeza do recipiente junto com a troca do líquido de arrefecimento.

Minhas dúvidas:
a) quantos litros preciso comprar para completar o recipiente?
b) qual marca / tipo do líquido de arrefecimento comprar? (alternativa ao líquido genuíno Hyundai)

É isso. Aguardo sugestões.



Boa tarde Albani e seja bem vindo ao forum !

O que faz sujar não só esse reservatório do radiador mas tb todo o sistema de arrefecimento de qq veículo é permitir que seja adicionado nele água torneiral em qq quantidade que seja porque isso vai contaminar e inutilizar toda a carga do líquido original de fábrica que é composto apenas por água desmineralizada usada tb em baterias automotivas e o aditivo próprio mas esse aditivo se for o original Hyundai, ele já vem misturado nessa proporção e pronto para uso.

Sim, vc tb pode comprar um aditivo para o líquido do radiador do HB20 de uma boa marca paralela a original, mas atente para que esse aditivo atenda as especificações da Hyundai contidas no manual do proprietário e a cor original dele deve ser sempre a azulada escura que identifica o tipo de aditivo adotado pela fabrica para toda a linha HB20 e tb para a linha Creta.

Lembrando que se vc comprar esse aditivo original da Hyundai em qq CCS da rede, ele já vem pronto para uso e se vc comprar algum aditivo paralelo mais concentrado, deverá fazer previamente essa mistura de 40% desse aditivo com 60% dessa água desmineralizada.

Obs : A capacidade total desse líquido dos HB20 é de aprox. 5,5 lts , mas é praticamente impossível drenar todo esse volume em alguma eventual troca pq sempre fica de 1,5 lts a 2 lts desse líquido nas galerias do bloco do motor e por isso, muito dificilmente ele poderá ser retirado ou mesmo sugado totalmente.

É isso aí colega, disponha sempre e boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 30 Jan 2019 12:27 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2019 10:57
Mensagens: 7
Obrigado.
Nunca foi colocado nada no compartimento, porém ele está com sinais de ferrugem (parece que tem um pouco de barro dentro).


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 30 Jan 2019 12:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Albani escreveu:
Obrigado.
Nunca foi colocado nada no compartimento, porém ele está com sinais de ferrugem (parece que tem um pouco de barro dentro).



Se vc está notando a presença de barro ou algum outro tipo de sujeira dentro do líquido do radiador, pode ter a certeza que houve sim essa contaminação ou por alguma eventual adição de água de torneira sem que vc tenha notado ou pela adição de algum outro aditivo que não seja o azulado e próprio para esse sistema de arrefecimento da Hyundai.

Existem aditivos para radiadores rosados, esverdeados, vermelhos e amarelos, cada um de um tipo diferente e que nunca podem ser misturados entre sí.

Obs : Lembrando aqui que eu já vi pessoalmente mecânicos de CCS tentando adicionar água de torneira em reservatórios de radiador de veículos novos meus durante as revisões e felizmente por eu acompanhar sempre essas revisões, não deixei colocarem, mas se eu não estivesse por perto para avisar rapidamente para impedir isso, já era, contaminava tb toda a carga desse líquido dos meus veículos.

Muito triste esse despreparo técnico de muitos profissionais que trabalham nas redes de CCS de várias marcas de veículos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Fev 2019 13:50 
Offline

Registrado em: 30 Jan 2019 10:57
Mensagens: 7
No manual do proprietário aconselha anticongelante LLC-5.
Vi que o original da Hyundai é fabricado pela Pentosin. Só que não precisa misturar, já vem pronto para uso.
Vou comprar 2 litros de Pentosin (só vende concentrado) e acrescentar 2 litros de água desmineralizada.
É uma boa ideia?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Fev 2019 17:31 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Albani escreveu:
No manual do proprietário aconselha anticongelante LLC-5.
Vi que o original da Hyundai é fabricado pela Pentosin. Só que não precisa misturar, já vem pronto para uso.
Vou comprar 2 litros de Pentosin (só vende concentrado) e acrescentar 2 litros de água desmineralizada.
É uma boa ideia?



Se o liquido de arrefecimento já vem pronto pra uso, certamente está na proporção correta para o melhor desempenho do produto. Adicionar mais água, ao meu ver vai alterar a proporção do produto e com isso reduzir sua eficiencia.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Fev 2019 22:40 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Albani escreveu:
No manual do proprietário aconselha anticongelante LLC-5.
Vi que o original da Hyundai é fabricado pela Pentosin. Só que não precisa misturar, já vem pronto para uso.
Vou comprar 2 litros de Pentosin (só vende concentrado) e acrescentar 2 litros de água desmineralizada.
É uma boa ideia?



Se esse aditivo LLC-5 já vem diluido e pronto para uso, de fato, ele não poderá ser mais diluido com água desmineralizada pq isso vai reduzir a sua eficiencia.

Quem quiser usar algum aditivo para sistemas de arrefecimento do tipo LLC-5 concentrado, poderá nesses casos adicionar a água desmineralizada na proporção de até 40% desse aditivo concentrado e 60% de água desmineralizada que terá o mesmo efeito do aditivo pronto para uso original da Hyundai.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 10 Fev 2019 14:39 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Out 2015 15:52
Mensagens: 1295
ianisgreek escreveu:
Albani escreveu:
Obrigado.
Nunca foi colocado nada no compartimento, porém ele está com sinais de ferrugem (parece que tem um pouco de barro dentro).



Se vc está notando a presença de barro ou algum outro tipo de sujeira dentro do líquido do radiador, pode ter a certeza que houve sim essa contaminação ou por alguma eventual adição de água de torneira sem que vc tenha notado ou pela adição de algum outro aditivo que não seja o azulado e próprio para esse sistema de arrefecimento da Hyundai.

Existem aditivos para radiadores rosados, esverdeados, vermelhos e amarelos, cada um de um tipo diferente e que nunca podem ser misturados entre sí.

Obs : Lembrando aqui que eu já vi pessoalmente mecânicos de CCS tentando adicionar água de torneira em reservatórios de radiador de veículos novos meus durante as revisões e felizmente por eu acompanhar sempre essas revisões, não deixei colocarem, mas se eu não estivesse por perto para avisar rapidamente para impedir isso, já era, contaminava tb toda a carga desse líquido dos meus veículos.

Muito triste esse despreparo técnico de muitos profissionais que trabalham nas redes de CCS de várias marcas de veículos.



Ianis,

Se isso é verdade, já sei o que aconteceu com o meu carro. Fui obrigado a pagar a troca. Absurdo! Agora eu comprei o líquido e eu mesmo completo em casa.
É mais barato e seguro.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 10 Fev 2019 21:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim Zecam,, esse fato é verdadeiro e já comprovado .

E como sempre foi melhor prevenir do que remediar, para aqueles que assim desejarem, antes de levar os HB20 para as revisões, não custa conferir o nível do reservatório do radiador e completar se necessário com o aditivo apropriado, pq assim, os mecânicos das CCS vendo que esse nivel já está correto , não vão lascar água torneiral para completa-lo novamente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Líquido de arrefecimento
MensagemEnviado: 01 Mar 2019 12:00 
Offline

Registrado em: 09 Out 2012 12:47
Mensagens: 11
Aproveitando o tópico, tenho o HB20 há 6 anos. Gostaria de fazer a troca do aditivo do radiador, já comprei o fluido e a água desmineralizada. Qual é o procedimento pra fazer a troca?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB