Colegas, aproveitando o assunto desse tópico somente para repetir que definitivamente NAO VALE A PENA abastecer com nenhuma das gasolinas nacionais quando se tem a oportunidade de abastecer com o nosso nobre e sempre desprezado etanol.
E para justificar isso, tenho já há 6 anos, o meu atual jetta TSI , foi comprado zero KM e mantido e conservado até melhor do que a propria VW recomenda.
Mas é em vão, tanto eu como vários colegas donos de outros jettas TSI semelhantes ao meu sofrem por causa da péssima e medíocre qualidade das nossas gasolinas.
E como o motor desses jettas TSI é apenas a gasolina, não temos como abastece-los com etanol e assim, o motor deles sofre com problemas nos sensores diretamente em contato com as nossas gasolinas.
E com uma certa frequência, acende no painel dele aquela luz amarela de pane na injeção pq no caso dos jettas TSI , acredito que esse motor dele com certeza que foi concebido para funcionar com gasolinas decentes dos países de 1º mundo e não com esses nossos lixos de gasolinas que é uma excessão no cenário mundial.
Após acender essa luz amarela da injeção, ao ser usado o scanner das oficinas das CCS VW para ser verificada qual a provável causa, ela é sempre a mesma :
"Combustível fora das especificações", ou seja, entendam como quiserem , pode ser gasolina adulterada, ou de péssima qualidade e por aí vai a bagunça toda.
Sim, pode ser tb que uma boa parte dessa culpa seja da própria engenharia da VW por provavelmente não ter adequado devidamente a calibração do sistema de injeção desses motores para lidar e digerir especificamente essas nossas medíocres gasolinas.
E um paliativo encontrado pelas oficinas das CCS VW para sanar esses problemas é o de retirar os sensores do motor em contato com a gasolina quando acende a luz amarela de pane da injeção e limpa-los daquela borra de carvão acumulada e deixada pelas gasolinas e utilizam nessa limpeza alcool isopropílico ou um spray limpa-contatos elétricos e após remonta-los novamente, apaga-se como que por um passe de mágica aquela luz amarela da injeção acesa no painel.
Mas o pior é que algumas vezes, nem mesmo com essa limpeza se consegue resolver o problema pq essas borras acabam por inutilizar esses sensores e depois, somente com a troca deles para resolver essas falhas.
E só dando como um simples exemplo, deixo aqui o do nosso atual HB20 1.6 que tb foi comprado zero KM e 6 meses antes da compra desse jetta, recebendo tb o mesmo cuidado com sua manutenção preventiva, mas devido ao fato dele somente ser abastecido desde zero KM com a mistura mágica dos 80% de etanol e somente 20% de gasolina, JAMAIS, NUNCA acendeu nenhuma luz amarela da injeção no painel dele ...
Considerem tb que o sistema de injeção direta do jetta é bem mais moderno e atualizado do que esse antigo sistema de injeção multiponto do HB20 e eis aqui mais uma óbvia razão de que jamais poderia estar ocorrendo essas falhas de funcionamento no motor do nosso jetta.
Já o Peugeot 2008 1.6 turbo THP flex do meu irmão, que tb foi comprado zero KM em 2015 e sempre foi muito bem cuidado , tem o mesmo sistema de injeção direta do jetta mas somente é abastecido com etanol desde zero KM assim como o nosso HB20, afirmo aqui que NUNCA acendeu uma luz amarela no painel dele, então pergunto se seria essa apenas uma mera coincidência ou é de fato uma culpa real dessas nossas sofríveis gasolinas???
Na realidade, isso que é vendido nos postos para mim nem pode ser chamada de gasolina, mas de um excremento detestável do refino do petroleo vendido aqui como sendo gasolina ... um verdadeiro LIXO e com um preço sempre IRREAL!!!
Por isso, entendo que aqui no Brasil , a dona Petrobrás e a ANP faz dos brasileiros perfeitos otários e assim, curiosamente, não se vê anuncios favoráveis ao consumo do nosso desprezado etanol mas sim apenas dessas gasolinas medíocres fornecidas pela Petrobrás e as suas demais concorrentes ... infelizmente!!!
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|