Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:00

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Abr 2019 20:59 
Offline

Registrado em: 01 Jun 2018 21:00
Mensagens: 10
Boa noite pessoal, tenho um HB20 2014/15 Automático 1.6 e já faz quase 8 meses que tenho um problema chatinho nele: quando pego um trecho onde o motor fica trabalhando no mesmo ritmo por muito tempo (por exemplo uma rodovia), ao reduzir (barreira policial, quebra molas, por exemplo) e retomar a aceleração o carro fica "cortando" o giro (independente do RPM... 2000, 3000,...) ou falhando, não sei bem descrever.
Coloquei um vídeo para tentar ilustrar mas não sei se dá pra ver bem... Nos 3 segundos é onde dá a falha:



Nunca havia apresentado falha ou erro no painel, aí ontem voltando de viagem eu exigi bastante do motor e ele piscou a luz amarela com o desenho de um motor, falhou bastante e no scanner (Toque) deu erro P0300 e P0301. Essa foi a única vez que deu algum erro na leitura do scanner ou acendeu luz, as outras é como se nada tivesse acontecido. Depois de parar o carro por 5 segundos a luz apagou e tudo voltou ao normal.

Outro detalhe importante, se eu parar o carro, desligar o motor e ligar de novo depois de uns 30 segundos. Tudo volta ao normal.

O mais curioso que na cidade, mesmo em congestionamento ou trânsito leve, eu não tenho problemas. Acontece só quando o motor trabalha com por um tempo mais longo e com um ritmo constante. Ah, e acontece na gasolina e etanol.

Alguém tem noção do que possa ser?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 13 Abr 2019 21:57 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa noite e com essas informações prestadas, já dá para ter uma boa ideia sobre essas falhas, pq esses 2 codigos encontrados na ECU P0300 e P0301 significam que a ECU desse HB20 detectou falhas de funcionamento em alguns dos 4 cilindros do motor e provavelmente , no cilindro de numero 1.

Sendo assim, as dicas seguem :

- Verificar as velas de ignição.

- Verificar as bobinas de ignição.

- Verificar os injetores quanto a possíveis entupimentos parciais com sujeiras.

- Verficar o funcionamento das sondas lambda desse veículo (sensores de oxigênio).

- Verificar se o filtro de combustível está sendo trocado sempre a cada 10000 kms ou a cada ano.

- Verficar se o filtro de ar se encontra em boas condições de limpeza.

Basicamente é por aí, boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 00:25 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
No chute eu arriscaria sensor de rotação...


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 00:30 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Tijuca escreveu:
No chute eu arriscaria sensor de rotação...



Se fosse de fato alguma falha no sensor de rotação do motor, apareceria já gravada na ECU desse veículo, o código de falha referente a esse sensor com problemas ...

É por isso que existem os scanners para cada marca de veículo, além dos scanners genéricos multimarcas !!!

Sem eles, seria praticamente impossível de corrigir com exatidão , os erros que aparecem e localizar com a devida certeza, os sensores pifados no sistema de injeção de qq veículo que seja ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 01:57 
Offline

Registrado em: 05 Jul 2016 19:41
Mensagens: 129
Ianis, já vi muito problema no sensor de rotação sem gerar codigo de falha porque o sensor faz a leitura errada mas ainda sim dentro dos parâmetros pré estabelecidos, pode até chegar a acender a luz de injeção com outro erro como no sensor de detonação.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Falha intermitente no HB20 1.6 Automático
MensagemEnviado: 07 Jul 2019 11:02 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Tijuca escreveu:
Ianis, já vi muito problema no sensor de rotação sem gerar codigo de falha porque o sensor faz a leitura errada mas ainda sim dentro dos parâmetros pré estabelecidos, pode até chegar a acender a luz de injeção com outro erro como no sensor de detonação.



Sim Tijuca, é possivel essa situação, mas ocorre na grande maioria das vezes nos casos onde se utilizam scanners genéricos que muitas vezes não tem a capacidade de acessar todos os parâmetros de dados disponíveis de funcionamento atravez da ECU de um determinado sistema de injeção.

Cito isso pq tb tenho 2 scanners profissionais que são de modelos genéricos de meu uso pessoal muito bons mas já percebi que nenhum deles consegue acessar todos os parâmetros de funcionamento disponíveis do nosso HB20 como faz o scanner oficial e especifico utilizado pela rede de CCS da Hyundai.

Por isso que muitas vezes, os mecânicos desistem de usar scanners para ajuda-los a localizar o motivo de falhas diversas e vão mais pela própria intuição do conhecimento profissional naquela de tentativa e erro até descobrirem o problema !

Valeu pelo seu feedback !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 9 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB