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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 06 Mai 2019 14:21 
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Então, como a dica principal é não tocar naquela ponta fina do eletrodo central da vela, vc terá de abrir um pouco o eletrodo lateral e como isso, a folga vai aumentar até mais do que esses 0,8 mm mecessários, então com a ajuda de um calibrador de lâminas, vc vai batendo esse eletrodo lateral numa superfície dura para ele ir fechando novamente até que se consiga passar na folga , a lâmina de 0,8 mm e para isso, basta ir conferindo com a própria lâmina até ela conseguir passar raspando bem de leve na folga obtida, sinal de que a folga (gap) está correto.

Outra dica útil para saber se a folga correta foi obtida é tentar passar na folga a lâmina de 0,85 mm, se a lâmina de 0,85 mm passar livremente é sinal de que a folga de fato está maior do que os ideais 0,8 mm e caso a lâmina de 0,85 mm não conseguir passar livre, é sinal de que a folga está sim correta em 0,8 mm.

Obs : Mas relembrando que não se deve sob hipótese alguma forçar com a lâmina nessa folga para se tentar abrir um pouco mais essa folga caso ela ainda esteja menor do que esse valor de 0,8 mm pq isso vai estragar essa ponta fina e com isso vai inutilizar a vela nova.

Esse é de fato um serviço delicado e de precisão, mas com calma e paciência se consegue sim calibrar com precisão todas as velas para essa folga (gap) correta de 0,8 mm.

Bom trabalho e qq outra dúvida que surja, disponha.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 06 Mai 2019 15:10 
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Registrado em: 17 Mar 2015 10:38
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Muito obrigado ianisgreek!!!
Abraço


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 20:33 
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ribardo escreveu:
Opa, alguém tem a referencia da vela de iridium usada no motor 1.6?


ainda não tenho certeza mas meu primo mandou essa aqui ...

... Tirei uma das velas para verificar e vi que as que estão no meu carro são: NGK SIL ZKR7G 8DE IR (IRIDIUM)


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 20:56 
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A referencia dessa numeração original das novas velas de ignição de iridium NGK para a linha HB20 é essa mesmo citada acima .

Agradeço ao colega pelo seu útil feedback e fica aqui então essa numeração para quem quiser comprar e instalar esse modelo de velas de iridium até nos modelos de HB20 anteriores aos modelos 2016.

Obs : Eu instalei essas novas velas de ignição NGK iridium dos modelos 2016 no meu atual HB20 1.6 ano 12/13 e depois disso, notei uma leve melhora em desempenho e tb uma pequena melhora nas medias de consumo médio obtido.

Obs : E atenção para quem tentar pedir a qq CCS da rede Hyundai para fazer essas substituição para essas novas velas de ignição de iridium em modelos de HB20 anteriores ao ano 2016 pq eles se negam totalmente a fazer esse serviço, alegando sem maiores explicações que a dona Hyundai do Brasil não aprova esse tipo de substituição.

Mas eu quando estava dentro da CCS Hyundai que sempre me atende com esse nosso HB20 fazendo a sua revisão de 40000 kms , ocasião de troca das velas de ignição originais, não concordei obviamente com essa alegação da fábrica ao pedir para instalar essas novas velas de iridium no nosso Hb20 1.6 e me fizeram assinar um têrmo de responsabilidade que caso ocorresse qq problema no motor dele, que eles não assumiriam o conserto em garantia.

Tudo bem , topei arriscar essa parada, pq já havia estudado antes sobre esse caso e sabia muito bem que não haveria nenhum risco posterior com essa substituição para essas novas velas de iridium, afinal elas são de uma tecnologia bem mais moderna e atualizada do que as antigas velas.

E até hoje com o motor desse HB20 chegando aos 60000 kms e com quase 7 anos de uso regular, ele continua funcionando perfeito como era zero KM porém equipado desde os 40000 kms com essas novas velas de iridium e todas as suas vantagens !!!

É isso aí colegas, valeu !

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 14 Jan 2022 22:25 
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Registrado em: 09 Jan 2022 17:40
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Fala galera, estou revivendo esse tópico pois comprei um hb20s 1.6 ano 2015, o carro tá com 90mil km e como não sei como foram as últimas manutenções efetuadas pelo último dono decidi realizar a troca de filtro de combustível, filtro de ar e velas.
Não sei se é porque estava acostumado com meu antigo palio 1.0 e já estava acostumado com a aceleração dele, mas parece que o hb20 1.6 afoga muito fácil kkkk mas ainda acho que é por eu não ter pego o jeito ainda.

Mas a minha duvida aqui é, qual a vela de iridium que de certo no meu hb20 1.6 2015.


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 15 Jan 2022 01:49 
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rcapello escreveu:
Fala galera, estou revivendo esse tópico pois comprei um hb20s 1.6 ano 2015, o carro tá com 90mil km e como não sei como foram as últimas manutenções efetuadas pelo último dono decidi realizar a troca de filtro de combustível, filtro de ar e velas.
Não sei se é porque estava acostumado com meu antigo palio 1.0 e já estava acostumado com a aceleração dele, mas parece que o hb20 1.6 afoga muito fácil kkkk mas ainda acho que é por eu não ter pego o jeito ainda.

Mas a minha duvida aqui é, qual a vela de iridium que de certo no meu hb20 1.6 2015.

O que você quer dizer com afoga?
Então, o 2015 não tem iridum, então compre a do 2016 ;)


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 15 Jan 2022 02:51 
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rcapello escreveu:
Fala galera, estou revivendo esse tópico pois comprei um hb20s 1.6 ano 2015, o carro tá com 90mil km e como não sei como foram as últimas manutenções efetuadas pelo último dono decidi realizar a troca de filtro de combustível, filtro de ar e velas.
Não sei se é porque estava acostumado com meu antigo palio 1.0 e já estava acostumado com a aceleração dele, mas parece que o hb20 1.6 afoga muito fácil kkkk mas ainda acho que é por eu não ter pego o jeito ainda.

Mas a minha duvida aqui é, qual a vela de iridium que de certo no meu hb20 1.6 2015.



Essa citação de que o motor 1.6 do seu HB20 afoga eu tbm confesso que não entendi o significado disso.

E só para complementar esse assunto, nenhum motor equipado com injeção eletrônica de combustível e que esteja em perfeitas condições mecânicas poderá afogar em nenhuma situação de uso.

Vc pode perfeitamente usar as novas velas de ignição de iridium nesse seu HB20 1.6 2015 que foram adotadas em toda a linha HB20 1.6 a partir do ano modelo 2016 em diante e só terá vantagens técnicas com elas.

Apenas existe a desvantagem do preço dessas novas velas de ignição de iridium de serem bem mais caras do que as antigas velas de cobre que se desgastam bem mais rapidamente e com isso comprometendo tbm todo o bom rendimento desse motor.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 15 Jan 2022 02:59 
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ianisgreek escreveu:
rcapello escreveu:
Fala galera, estou revivendo esse tópico pois comprei um hb20s 1.6 ano 2015, o carro tá com 90mil km e como não sei como foram as últimas manutenções efetuadas pelo último dono decidi realizar a troca de filtro de combustível, filtro de ar e velas.
Não sei se é porque estava acostumado com meu antigo palio 1.0 e já estava acostumado com a aceleração dele, mas parece que o hb20 1.6 afoga muito fácil kkkk mas ainda acho que é por eu não ter pego o jeito ainda.

Mas a minha duvida aqui é, qual a vela de iridium que de certo no meu hb20 1.6 2015.



Essa citação de que o motor 1.6 do seu HB20 afoga eu tbm confesso que não entendi o significado disso.

E só para complementar esse assunto, nenhum motor equipado com injeção eletrônica de combustível e que esteja em perfeitas condições mecânicas poderá afogar em nenhuma situação de uso.

Vc pode perfeitamente usar as novas velas de ignição de iridium nesse seu HB20 1.6 2015 que foram adotadas em toda a linha HB20 1.6 a partir do ano modelo 2016 em diante e só terá vantagens técnicas com elas.

Apenas existe a desvantagem do preço dessas novas velas de ignição de iridium de serem bem mais caras do que as antigas velas de cobre que se desgastam bem mais rapidamente e com isso comprometendo tbm todo o bom rendimento desse motor.
Exato, afogar pelo que eu aprendi no passado seria até algo apenas na hora de ligar um carro carburado.
Mas imagino que seja o que for, deve ter algo de errado, pois o 1.6 do HB20 é melhor do que qualquer 1.0 aspirado (de qualquer geração) em todos os aspectos exceto consumo.


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 15 Jan 2022 05:19 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
rcapello escreveu:
Fala galera, estou revivendo esse tópico pois comprei um hb20s 1.6 ano 2015, o carro tá com 90mil km e como não sei como foram as últimas manutenções efetuadas pelo último dono decidi realizar a troca de filtro de combustível, filtro de ar e velas.
Não sei se é porque estava acostumado com meu antigo palio 1.0 e já estava acostumado com a aceleração dele, mas parece que o hb20 1.6 afoga muito fácil kkkk mas ainda acho que é por eu não ter pego o jeito ainda.

Mas a minha duvida aqui é, qual a vela de iridium que de certo no meu hb20 1.6 2015.



Essa citação de que o motor 1.6 do seu HB20 afoga eu tbm confesso que não entendi o significado disso.

E só para complementar esse assunto, nenhum motor equipado com injeção eletrônica de combustível e que esteja em perfeitas condições mecânicas poderá afogar em nenhuma situação de uso.

Vc pode perfeitamente usar as novas velas de ignição de iridium nesse seu HB20 1.6 2015 que foram adotadas em toda a linha HB20 1.6 a partir do ano modelo 2016 em diante e só terá vantagens técnicas com elas.

Apenas existe a desvantagem do preço dessas novas velas de ignição de iridium de serem bem mais caras do que as antigas velas de cobre que se desgastam bem mais rapidamente e com isso comprometendo tbm todo o bom rendimento desse motor.
Exato, afogar pelo que eu aprendi no passado seria até algo apenas na hora de ligar um carro carburado.
Mas imagino que seja o que for, deve ter algo de errado, pois o 1.6 do HB20 é melhor do que qualquer 1.0 aspirado (de qualquer geração) em todos os aspectos exceto consumo.



Concordo contigo Biel, pq afogar para mim significa encharcar os cilindros de um motor qq com combustível em excesso que não consegue ser queimado normalmente, ou seja, esse excesso de combustível não tem uma combustão completa e eficaz causando com isso um real afogamento de qq motor.

Mas todos os motores com injeção eletrônica de combustível contam com sensores suficientes para controlar com precisão toda a massa de combustível admitido pelo motor na quantidade exata para ser queimado na forma mais completa e controlada, gerando assim um máximo rendimento para qq motor e sem causar com isso nem excessos e muito menos falta de combustível em nenhuma situação de funcionamento.

Posso até arriscar e citar aqui que esse atual motor aspirado Gamma 1.6 da Hyundai do Brasil ainda seja dos mais modernos motores populares 1.6 encontrados atualmente no Brasil e considerem que ele foi lançado no nosso mercado em 2012.

Para ele estar num estágio mais atualizado e mais avançado na última tecnologia de ponta, faltou apenas ele estar equipado com um moderno sistema de injeção direta de combustível.

Prova disso é o atual motor TGDI 1.6 turbo a gasolina dos novos Hyundai Tucson, que são motores Gamma 1.6 de ultima geração equipados com injeção direta e turbo.

E para esse novo motor estar completo, só faltou ele ser lançado aqui numa versão atualizada flex, para assim ele ser insuperável na sua categoria.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 15 Jan 2022 10:00 
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Registrado em: 09 Jan 2022 17:40
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Obrigado pelas dicas,
Eu falo afogar pois aprendi a dirigir lá em 98 quando tinha 8 anos em um del rey ghia do meu pai kkkk.

O afogar que falo é quando estou parado em um farol e vou sair as vezes o carro morre, mas aparentemente é por eu não ter encontrado o ponto certo da embreagem e acelerador, faz 1 semana que estou com o carro e nessa 1 semana sai com o carro apenas 3 vezes.

No meu antigo palio o rpm ficava em 1000rpm e no hb20 fica em torno de 750 a 800 rpm em ponto morto.

Mas como peguei o carro agora minha intenção é fazer uma preventiva para ter mais confiança no carro pois assim vou saber o que e quando foi feito ou trocado algo do carro.


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