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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 01 Ago 2019 21:05 
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ianisgreek escreveu:
robsonkobayashi escreveu:
Sempre preferi usar a gasolina, até pq o preço do álcool na minha cidade é bem próximo da gasolina (alcool=~3,30 x gasolina=~3,90). Vou ver se acho um posto confiável e abastercer com álcool no HB20.

Minha experiência com o motor Kappa 1.0 do Picanto, o mesmo do HB20S não foi muito boa quando abasteci com álcool e daí só passei a usar gasolina.



É bem estranha e curiosa essa citação , pq a taxa de compressão dos motores kappa 1.0 flex da linha HB20 e Kia é de altos 12,5:1 o que significa que esse motor adora e prefere sempre o etanol do que essas nossas gasolinas, exatamente devido a elevada octanagem do etanol quando comparado com a pobre e baixa octanagem das nossas gasolinas que não combinam em nada com os motores flex de elevada compressão.

Inclusive aqui no forum, eu mesmo já li vários comentários de colegas que tem HB20 1.0 aspirado e eles afirmaram que ao experimentarem o etanol nesse pequeno motor, perceberam que ele de fato mostrou um desempenho levemente melhor do que quando abasteciam com gasolinas ...

É isso aí, valeu !



Na verdade é trauma mesmo, pq das vezes q abastecemos com álcool, o motor não pegou (apesar do tanque de partida a frio estar com gasolina), já li que tem que andar x km pra poder reconhecer e tal, mas nos outros carros (Pajero TR4, Stilo, Gol, Fiesta, etc.) q alterei de combustível nunca tive esses problemas. Como esse novo HB20S não tem esse tanque, creio que tenham melhorado essa flexibilidade de mudança de combustível.

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 01 Ago 2019 21:53 
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Então Robson, na realidade, confesso aqui que nunca testei na prática o sistema de reconhecimento de combustível nem do nosso HB20 1.6 e nem do nosso Creta 2.0 simplesmente pq nunca mudamos radicalmente de combustível, por exemplo , trocando o etanol que sempre foi a nossa preferencia incondicional quando abastecemos, para quaisquer das nossas gasolinas.

Mas baseado no que já estudei sobre motores flex e sua tecnologia empregada, existem atualmente diversos tipos de sistemas e de calibração dos hardwares/softwares utilizados por cada fabricante para equiparem suas linhas de veículos flex, mas é tudo uma questão de marketing adotado por cada fabricante na escolha desses sistemas utilizados.

E exatamente por isso que existem tb essas diferenças de comportamento de todas essas marcas de veículos flex existentes quando é trocado o tipo de combustível abastecido e alguns reconhecem sim o novo combustível abastecido no mesmo instante da troca enquanto que outros já requerem algum tempo maior de funcionamento e/ou de distância percorrida para haver de fato esse devido reconhecimento.

Geralmente é necessário uns 15 minutos de funcionamento ou uns 10 kms percorridos antes de guardar o veículo na garagem para uma nova utilização dele na manhã seguinte para ocorrer uma partida a frio pronta já na 1ª tentativa.

É isso aí, valeu !

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 02 Ago 2019 09:15 
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Conforme orientações do Hyundai Sempre, abastecer no mínimo 7L e o motor tem que estar aquecido (acima de 80ºC), além de rodar 10km ou 15min.

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 02 Ago 2019 10:49 
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Exatamente isso e como já citei antes, vejam que esse sistema de reconhecimento de combustível de cada fabricante tem o seu funcionamento e procedimento específicos mas na realidade, era para ser algo padrão e não com todas essas diferenças operacionais.

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 13:16 
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Colegas, aproveitando o assunto desse tópico para deixar mais um comentário :

Conforme já citei naquele outro tópico sobre o comparativo entre os Jettas TSI e os Corollas há poucos dias atrás , aumentei a adição de 20% para 25% de etanol hidratado misturado na gasolina abastecida nesse nosso jetta e tenho verificado bastante satisfeito e até surpreso que as ponteiras terminais duplas do escape do jetta, que sempre mostravam-se com uma nojenta fuligem preta quando eu o abastecia com as gasolinas aditivadas, passou a ficar cada vez mais limpa, sinal óbvio de essa adição extra de etanol misturado na gasolina está fazendo o real efeito de limpar todas as carbonizações internas deixadas nesse motor e infelizmente pela queima incompleta desses nossos lixos de gasolinas mal refinadas e pessimamente elaboradas.

Sabemos que a grande maioria dos veículos importados comercializados aqui no mercado brasileiro são equipados como motores somente a gasolina, não importa se esse motor seja aspirado ou turbo.

Mas o grande problema ao que parece, é que eles não foram otimizados e nem calibrados 100% nas suas respectivas fábricas de montagem para funcionarem bem com essas nossas gasolinas TÃO DIFERENTES na sua composição em relação a todas as demais gasolinas encontradas em todos os demais países do mundo e isso traz reais desvantagens práticas de uma combustão incompleta dessas gasolinas e como consequência direta disso, há uma produção de carbonizações internas acumuladas nesses pobres motores importados além de haverem tb comprovadas perdas no rendimento geral desses motores por causa dessas carbonizações internas.

E com o motor 2.0 turbo importado dos jettas TSI tb não é diferente dos demais motores importados e foi por isso que adotei recentemente e por minha conta, uma nova calibração gringa do Unichip, especifica para essa nova mistura de 25% de etanol hidratado adicionada na gasolina abastecida nele e dentre as várias vantagens práticas observadas desde então além de um leve porém notável melhor desempenho, tb já se percebe atravéz das ponteiras do escape, esse ótimo efeito dessa limpeza interna desse motor.

Assim, deixo aqui mais essa dica mostrando as vantagens técnicas reais do nosso ainda desprezado etanol até nos motores aspirados e turbo a gasolina importados, mesmo que neles seja usado ainda apenas uma pequena proporção de etanol como essa de 25% junto aos devidos novos ajustes da injeção, lógico!

Por isso tenham sempre muito cuidado para ninguém se aventurar a simplesmente misturar qq quantidade que seja de etanol no tanque de qq veículo somente a gasolina pq isso fatalmente vai trazer problemas de um mal funcionamento geral e até podem surgir defeitos no sistema de injeção desses veículos, caso não seja feita essa previa e devida recalibração da ECU desses veículos para eles assim, aceitarem e estarem aptos a funcionarem otimizados com essas novas misturas extras de etanol na gasolina abastecida neles, por isso não façam nunca nenhuma adição de etanol no tanque desses veículos somente a gasolina sob pretexto algum.

Obs : Vejam que essa mistura onde adiciono os 25% de etanol nas gasolinas aditivadas para esse jetta como é esse caso aqui vai resultar em uma composição real de 45,25% de etanol puro e de 54,75% de gasolina pura, portanto essa nova mistura isso altera muito a composição básica dessas nossas atuais gasolinas e isso requer obviamente essa devida alteração nos mapas de calibração originais da ECU desses motores para eles então estarem aptos a funcionarem perfeitos com essa nova mistura de combustíveis.

E por isso, o funcionamento do motor turbo desse jetta continua totalmente perfeito inclusive até nas partidas a frio, a ponto de se algum outro condutor resolver conduzi-lo mesmo que de curiosidade e não for avisado sobre essa nova mistura de combustível abastecido no tanque dele, ele jamais será capaz de perceber absolutamente nada de diferente nesse jetta, a não ser as nítidas respostas mais afiadas ao apertar o acelerador dele, resultado da somatória dessa nova recalibração do Unichip associado a essa adição extra de etanol na gasolina abastecida nele !

É isso aí colegas, por isso que não canso jamais de dar sempre as merecidas vivas ao nosso nobre etanol !

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 15:26 
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Como falei no outro tópico, semana passada usei 70% etanol + 30% gasolina com 69 km/h de média em 185 km e fez 14,9 km/L no 1.0.
Estou muito satisfeito.


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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 07 Ago 2019 15:34 
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ZECAM escreveu:
Como falei no outro tópico, semana passada usei 70% etanol + 30% gasolina com 69 km/h de média em 185 km e fez 14,9 km/L no 1.0.
Estou muito satisfeito.


Então Zecam, lembrando que com a adição de até uns 30% até 33% de gasolinas comuns/aditivadas misturadas ao etanol no tanque dos veículos flex, a perda de octanagem ainda é tolerável e não influencia negativamente na obtenção de um melhor rendimento como vc mesmo confirmou nesse seu teste pessoal com o seu HB20 1.0 !

Mas saibam tb que misturando acima desses 30% de gasolina no etanol, já serão notadas perdas de rendimento geral com os maiores prejuízos no desempenho obtido por esses motores flex.

Valeu colega, é isso aí !

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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 13 Ago 2019 07:35 
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ZECAM escreveu:
Como falei no outro tópico, semana passada usei 70% etanol + 30% gasolina com 69 km/h de média em 185 km e fez 14,9 km/L no 1.0.
Estou muito satisfeito.
Legal, Zecam, ótima média! Eu ainda não tive a oportunidade de pegar estrada com Etanol, ou pelo menos uma mistura com maior proporção deste. A última viagem que fiz foi na época em que eu ainda usava somente gasolina e o motor ainda estava com menos de 10mil km, e fiz 16,8km/l. Achei uma média muito boa também, mesmo assim tenho certeza de que com Etanol seria bem melhor em termos de desempenho e durabilidade pro motor.

Enviado da Estação Espacial Internacional usando o Tapatalk

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 Título: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 13 Ago 2019 09:22 
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Mais dois detalhes, a rodovia tinha muitas subidas e descidas, exigindo muito e o carro estava com 4 pessoas e uma pouco de bagagem! Em condições mais favoráveis teria sido melhor!


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 Título: Re: gasolina ou álcool
MensagemEnviado: 30 Set 2019 09:23 
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Quando utilizei gasolina (V-power), o que não havia feito dos 7 km aos 20000 km, abasteci 40 litros então tinha 10 litros de álcool no tanque o que dá 80%, meu Kappa 1.0 fez um barulho estranho na lenta até uns 1500 rpm, parecia motor diesel, fiz uma pesquisa e ví relatos de pré detonação com gasolina, imediatamente fui recompletando com alcool e o barulho foi desaparecendo.

De fato, a taxa de compressão de 12,5:1 é muito alta pra nossa gasolina e o módulo atrasa o ponto ao máximo pra tentar compensar mas não é o suficiente, tanto que o novo Hb20 modelo 2020 teve a taxa reduzida pra 11,5:1 e inclusive demonstra menor consumo com urbano com álcool nas fichas técnicas (8,5 pra 9,1 km/l) o que é estranho pois a taxa de 12,5 pro etanol é mais adequada que a 11,5 mas estas taxas são medições estáticas e funcionam mais como parâmetro pq na prática as taxas são dinâmicas em que influenciam a eficiência de enchimento ou volumétrica dos cilindros antes de cada compressão.

Se eu morasse numa região em que o álcool não compensasse, estudaria uma forma de aumentar a octanagem da gasolina ou reduziria a taxa de compressão estática como a Hyundai fez no novo modelo (não sei se foi através de junta mais grossa ou pistão mais cavado) ou ainda colocaria uma esponja na tubulação do ar antes do filtro original para assim diminuir a entrada de ar reduzindo a taxa de compressão dinâmica (menos ar entrando = menos ar pra ser comprimido = menos compressão dinâmica = menos energia gasta para comprimir) então talvez nem perca desempenho em baixa fora que dá pra lavar a esponja prolongando a vida útil do filtro original e talvez tb diminuir o ruido da tubulação de admissão.


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