Olá!
Tenho um HB20 1.6 automático ano 2014 modelo 2015 com 45000km.
Na última semana o carro apresentou perda de força e muita dificuldade para pegar. Na rua demorava muito para responder e quando acelerava era de uma vez. Nas subidas parecia que ficava desengatado algumas vezes. No semáforo era preciso manter o acelerador levemente pressionado para o carro não morrer. Notei que as vezes que aconteceu foram após o abastecimento. Eu costumo abastecer com etanol e faz bastante tempo que o tanque não é enchido com gasolina. Agora que começou a esfriar, enchi o tanquinho de gasolina. Tenho quase certeza de que o problema está relacionado ao tanque de partida. A linha do tempo foi:
→ Carro só abastecido com etanol várias vezes, tanquinho de partida vazio;
→ Começou a esfriar e levava um pouco mais de tempo para ligar, nada estranho até aí. O carro ligou sem grandes problemas (apenas um pouco mais de tempo pelo menor temperatura) para ir ao posto. Abasteci com etanol e enchi o tanquinho com gasolina. Mas assim que fui ligar APÓS abastecer, tive dificuldade. O motor ficou fraco e com a rotação estranha logo depois;
→ Depois de dirigir por uns 20 minutos e chegar ao destino, o carro ficou parado por algumas horas. Foi difícil para ligar e quando pegou o no início o motor estava fraco. Parei e deixei o motor ligado, acelerei o motor algumas vezes. Fez um estouro numa delas, mas um pouco depois o carro estava normal novamente;
→ O carro funcionou bem depois de ligado desde então. Antes de o tanque terminar, porém, mesmo tendo abastecido o tanquinho de partida, a ignição voltou a demorar (sem muita dificuldade, da mesma forma que é normal quando está um pouco frio e sem gasolina de partida);
→ No abastecimento seguinte enchi o tanque com etanol. Como suspeitava do combustível de ignição, pedi ao frentista verificar. Ele disse que parecia ter pouca, mas que o posto estava sem gasolina e que eu deveria encher no posto seguinte. Com o tanque cheio de etanol e o tanquinho vazio, liguei para ir calibrar o pneu, tudo facilmente. Liguei novamente para ir ao posto ao lado encher o tanquinho, também facilmente. Após encher o tanque de partida (que impressionantemente já estava quase vazio mesmo), porém, o carro quase não ligou. Depois de várias tentativas, o motor ligou, mas ficou fraco e falhando novamente. Dirigi uns 20 minutos assim. O vídeo de link
https://youtu.be/reYqnr7lKG8 é de quando cheguei em casa, quando não precisava mais apertar o acelerador para não morrer, mas ficava variando deste jeito;
→ Na partida seguinte, mais de um dia depois, foi difícil de ligar (deu um estouro de novo, quando acelerei para não morrer) e motor ainda estava fraco. Melhorou depois de mais algum tempo.
→ Agora o carro consumiu dois palitos do etanol e está funcionando normalmente. Quis verificar o tanquinho de partida: fui ao posto e estava vazio. Para sair até que não tive problemas para ligar, mas pude notar que novamente estava perdendo força e variando a rotação. O trajeto foi de uns metros do posto até em casa, então não tenho certeza se está crítico como das outras vezes, mas certamente havia algo de errado. Vou testar em breve e atualizo o post.
Enfim, é isto que está ocorrendo. Não há nenhuma luz acesa no painel. Alguém já teve este problema ou sabe o que pode ser? Não queria levar para fazer um diagnóstico caro se for um problema simples...
Eu descartei ser a bateria, pois não tem um ano que troquei e a dificuldade em dar partida é abrupta e descontínua. Também não acho que tem a ver com a qualidade do combustível, pois abasteci em postos diferentes as três vezes. Duvido da embreagem, já que o problema some depois de alguns km após o abastecimento. Acho que não é a bomba de combustível também, pelo mesmo último motivo (mas quem sabe).
Obrigado!!