Olá OSilva, obrigado pela colaboração!!
Meu carro é automático então não posso te indicar com precisão a durabilidade da embreagem, mas se está chegando a 100k rodado sendo a peça original, considero uma ótima vida util, visto que considerando o padrão de revisões a cada 10k rodado, essa embreagem estaria durando por volta de 10 anos. Sou da opinião de que se ja está te incomodando e tem algo maior pra fazer, eu já trocaria a peça, aproveitando a mão de obra, digamos.
Pois é, minha dúvida é se precisa entrar no pacote, mas não aproveita mão de obra, pq no geral sou eu mesmo quem faz... Nesse caso, preferiria alguém mais experiente para mexer, e com as ferramentas adequadas, porém se pudesse deixar uns 10mkm pra frente seria interessante, pra não ter que gastar tanto de uma vez... Esse HB20 faz 8 anos de uso agora em Outubro, por mais que considere uma ótima durabilidade, se puder aumentar mais ainda seria fantástico... Rsrs .
Pelo que entendi, vc faz as trocas de filtros e óleo conforme o manual (10k rodado ou 1 ano), ou quando faz uso severo, a manutenção é em metade do tempo padrão. Se for isso, acho que está ok. Eu não sou profundo conhecedor de problemas, mas será que parte desses problemas de detonação, não tem a ver com alguma carbonização da TBI (já que vc usa bastante gasolina) ou até mesmo nas lambdas?
Sim, sou bem cuidadoso com óleo e filtros, e faço trocas de acordo com o uso. Se rodo mais na cidade, deixo até o limite de 10mkm, mas se rodo mais na terra, ou com uso mais severo, adianto a troca.
Pensei também na possibilidade de carbonização, até cheguei a fazer uma "faxina" de modo externo como recomendado pelo colega ianisgreek, com meio tanque apenas de etanol + aditivo bardhal, não senti nenhuma diferença. Talvez seja a hora de tirar os bicos e colocar no ultrassom pra limpeza, estava com preguiça por conta do trabalho que dá, e minha banheira só cabe um por vez.. KKK. As sondas são outra possibilidade que tbm levantei, cheguei a testar no multímetro (usando uma placa e cabos de protoboard) a sonda pré detonação, que ficaram dentro do esperado. Operação entre 12 e 13v, sinalização perto de 0v quando desacelera, próximo de 1 ao acelerar. A resistência entre gnd e sinal deu por volta de 10 Ohms, o que teoricamente significaria bom funcionamento. Não cheguei a testar a sonda na saída, pq dava mais trabalho, e pq meu cavalete cedeu, estou esperando chegar o novo.
Uso sim bastante gasolina, em especial recentemente, mas no geral, esse motor rodou bem mais com etanol do que gasolina.
As suas médias de consumo me parecem muito boas mesmo mas n sei dizer se o tipo de vela pode tb influenciar negativamente na questão do tópico anterior. Já sobre a correia poly-V, talvez nem tenha sido a concessionaria que te enganou, pois era previsto a troca a cada 40mil km ou 4 anos. Meu pai trocou o dele em revisão e no ano seguinte, mudou a norma para que verificassem a correia e só trocar em caso de necessidade. A concessionária não pode 'não atender' uma norma da fabrica, pois acarretaria perda da sua garantia por culpa deles. Já o barulho, talvez seja algo no tensionador da correia ou coisa parecida, mas é um chute.
Na realidade, não acho que as velas comuns afetariam negativamente, penso que deixei de ter ganhos em potência e consumo por não ter adotado uma tecnologia melhor. Nada é tão bom que não possa melhorar... Rsrs. Falei sobre ter sido enganado pq a posição oficial sobre a troca mudou, naquele momento eu não aceitava a troca e não queria fazer, a concessionária afirmou que tinha que trocar pois senão o motor poderia estourar, o que não concordei, mas acabei aceitando exatamente para manter a garantia...
Posso estar equivocado, mas dentro do que já estudei sobre o assunto, não existe tensionador. A própria polia onde se faz a conexão é ligeiramente móvel, e ela cria a tensão. Seria bem legal se alguém mais entendido pudesse dar uma opinião sobre isso, mas acho que vou ter que acabar mandando trocar mesmo...
Do problema de suspensão, tem algum tópico relacionado, que parece que a pessoa trocou o kit por peças do modelo 2016 e se não resolveu, melhorou muito o problema. A durabilidade de amortecedores, tem fabricante que fala em 40mil km, mas tem quem diga que vc só deve trocar se ele estourar ou nao tiver mais grande eficiencia no teste (vi uma vez um relatorio com graficos e tal, achei interessante).
Os kits de amortecedor fui eu mesmo quem trocou, mas não era modelo novo, era do mesmo modelo original, porém de outro fabricante. Aliás, foi um parto, achei que seria mais fácil, acabei gastando um domingo inteirinho por conta, desde umas 9 da manhã até umas 9 da noite. Vacilei ao não medir as molas, e assim fiquei sem referência pra comparar. Mas de olho, parecia que as molas traseiras eram mais "achatadas" que as frontais, embora tivessem o mesmo número de elos. Não tive um relatório profissional, pela mão de obra ter sido executado por um amador... Rsrs Esses amortecedores, buchas e coxins estão com pouco mais de 20mkm, não acredito que seja necessária nova troca, mas fiquei cismado com as molas.. Quando o carro tinha lá pelos seus 30mkm ele com certeza socava menos do que hoje.
Seu problema de camber, pode ser alguma peça do conjunto, bandeja ou dei la que pode estar entortando ou aumentando o desgaste eu acredito. Já o problema de vibração, será que não é um problema de balanceamento na roda por conta desse buraco que vc caiu? Talvez tenha um amassado na roda que a partir de certo ponto não fique 100% balanceado, mas estou só supondo...
Foi feito o alinhamento depois dessa batida no buraco, inclusive os -0°51' é medição posterior, e junto, feito também o balanceamento das rodas. O rapaz que fez o serviço falou que o problema seria na barra de direção, então não deixei ele mexer, pois se fosse, teríamos medidas diferentes nos lados esquerdo e direito. Estou mais inclinado a achar que seja na bandeja mesmo.. As rodas são de liga, não tem nenhum arranhão, trinca, amassado ou quebrado visível a olho nu.
Estou entendendo que vc troca pneus a cada 40mil km. Sei de casos que já foram bem além disso, mas rodando em asfalto apenas. Curiosamente descobri esses dias que andar muito em estrada de terra diminui a durabilidade dos pneus. Confesso que ainda acho um pouco sem sentido, mas fui pesquisar depois que um amigo falou que ia precisar trocar os pneus dele (outro carro, marca e modelo), com apenas 12,500km rodados.
Os pneus até durariam mais, eu que não gosto de estender, pq pego estradas sinuosas de mão dupla, um pneu careca pode me matar. Meu padrão pra troca na realidade não é a quilometragem, é bem mais subjetivo. Existe um trevo entre a 040 e anel rodoviário aqui em BH ("trevo da Manesmann"), que consigo fazer a curva 70km/h sem problemas. Se, o pneu grita, ou o carro ameaça descolar, concluo que é hora da troca. Como aconteceu aos 40mkm e aos 80mkm, adotei que esse seria um padrão de troca para meu caso específico. Em relação ao caso do seu amigo, acho bizarro trocar com tão pouca rodagem, mas cada caso é um caso...
Bom, não posso falar nada minimamente técnico aki pq está além da minha compressão. Meu único comentário é só pra que vc deixe o rapaz que trocou sua bateria ainda mais escandalizado, pq tenho 2 exemplos pra citar pra vc: 1 - HB20 2015 premium todo original, a bateria durou 5 anos e 2 - HB20 2016 premium tb todo original, e a bateria ainda funcionando com 6 anos de uso (a própria concessionaria ficou impressionada. No teste disseram que ela ainda tem 63% de eficiencia). Talvez seja apenas sorte.
Gostei de saber disso, vi muitos casos até aqui mesmo no fórum de gente trocando bateria de HB20, Creta e outros Hyundai com 1 a 2 anos de uso, e ficava na minha cabeça que só podia ser uso inadequado... Tem dia que nem ligo o carro, mas meu uso costuma ser de 20 a 60km ao sair de casa em dias normais, 90km cada trecho pro sítio. Talvez essas pessoas que tiveram que trocar tão rapidamente percorram distâncias muito pequenas, consequentemente sem tempo suficiente para que seja adequadamente carregadas, e com o uso constantemente em tensão abaixo do ideal, forcem a bateria, chegando a um fim tão prematuro... Conjecturas apenas, não tenho embasamento real para falar que é o caso.
Aqui nada a adicionar, só pra comentar que realmente é um pouco chato o barulho do ABS e as vezes ate assusta pq da a impressão de que o freio 'solta'. Mas é um 'mal' que vem pro nosso bem.
Kkkkk... Quando comprei esse carro achava que era um defeito! Enchi tanto o saco na concessionária que eles mandaram o mecânico dar uma volta comigo pra avaliar. Morri de vergonha quando ele me explicou que era exatamente como deveria ser... O ABS do Voyage que eu tinha antes não fazia tanto barulho.
-----------------
Na minha humilde opinião, me parece que vc está cuidando bem do seu carro, não tenho nada a acrescentar de momento. Quem sabe conforme forem aparecendo mais opiniões...[/quote]
Eba... Obrigado pela sua opinião e pelos pontos colocados! Muito grato por sua atenção!!
|