MarceloAlves escreveu:
Olá amigo, tudo bem?
Na quarta-feira deixei meu HB20 em uma concessionária Hyundai da cidade vizinha de Rio Claro - SP.
Hoje recebi o diagnóstico: catalisador entupido; a turbina está OK.
Pelo que pesquisei na internet, problema no catalisador também leva à perda de potência.
Segundo o mecânico, um catalisador novo está custando por volta de R$8000,00
Como mencionei, andei utilizando um álcool muito barato por cerca de 2 meses; talvez tenha sido essa a raiz do problema.
Você conhece algo nesse sentido?
Abraço e bom final de semana.
Então companheiro, catalisador entupido é menos mal do que uma turbina pifada e pode ser bem mais provável que isso seja causado por gasolinas adulteradas do que com etanol adulterado.
Afinal, qq tipo de gasolinas para serem adulteradas , são ocasionalmente misturadas nelas solventes baratos mas o etanol para ser adulterado só se for misturado nele porções de água pura e simplesmente !
Então , acredito com certeza que o mais provável nesse seu caso tenha sido alguns abastecimentos mais antigos com alguma gasolina adulterada e que foi causando acúmulo de resíduos carboníferos nesse catalisador e tenha levado a esse atual entupimento !
Mas existem sim obviamente outras causas para esses entupimentos de catalisadores como com uma sonda lambda defeituosa, velas de ignição desgastadas, filtro de ar e de combustível já bem saturados , oleo do motor já velho e bem contaminado e por aí vão todas as possíveis causas para ocorrer esse problema !
E na minha opinião, vc agora tem duas opções :
Ou compra um catalisador novo original ou paralelo ou ainda um semi-novo num desmanche .
Ou ainda como uma segunda opção e nesse caso somente se esse seu HB20 já estiver fora do período de garantia dos 5 anos , seria vc instalar nele um downpipe no lugar do catalisador original e boas, com isso vc ainda iria ganhar uns 5 a 7 cvs ao deixar seu escape com o seu fluxo de gases bem mais livre apesar do nível de emissões de poluentes ficar nesse caso um pouco maior !
E isso se torna ainda mais verdadeiro no caso de se abastecer com gasolinas do que com etanol porque ele é sempre um combustível de queima bem mais limpa e que emite assim muito menos poluentes tanto com e tbm sem o catalisador instalado no seu escape !!!
Obs : Se isso ocorresse nesse nosso atual HB20 2013 , com certeza que eu nem perderia mais o meu tempo comprando um novo catalisador para ele e iria sem dúvidas nessa segunda opção e ainda ganharia um pouco mais de desempenho de graça sem esse tal de catalisador atrapalhando o livre fluxo de gases pelo seu escape !!!
Tanto é assim que esse nosso atual Jetta TSI já está sem o seu catalisador original desde os seus primeiros 5000 kms rodados, pq instalei nele esse downpipe já fazem quase 10 anos e até hoje é só alegrias e divertimento com ele !
E vc tbm pode apostar que logo, tanto esse nosso atual C4 cactus THP turbo flex e tbm esse nosso novo BMW 320i turbo flex vão ficar sem os seus catalisadores originais pq irei instalar neles um downpipe para assim ganhar um pouco mais de desempenho, com toda a certeza desse mundo !