Olá pessoal !
Aqui está um assunto que gosto muito porque acompanho desde o lançamento dos motores flex, tanto aqui no Brasil, quanto no exterior.
Claro que o assunto é polêmico, porque não so envolve tecnologia automotiva, como envolve politica energética tambem !
Mas vamos falar aqui apenas o lado técnico deste motor flex comentando aqui suas vantagens e desvantagens.
O motor flex nada mais é do que um motor a etanol que pode tb usar gasolina. Mas é aqui que entram as discussões e debates. Na verdade esse motor não está otimizado para render o máximo com etanol como se fosse um motor 100% a etanol e muito menos está apto a funcionar apenas com gasolina. Ok, vamos às explicações :
Pq ele não é otimizado para render 100% com etanol ? É simples, faltou aqui mais compressão para ele, ou seja o etanol rende melhor com altas taxas de compressões de 13,5 : 1 a 15,5 : 1 , e isso se torna mais crítico em se tratando de motores com 4 valvulas por cilindro que para funcionarem com melhor rendimento exigem uma maior taxa de compressão se comparados aos motores mais antigos de 2 valvulas por cilindro.
Mas se os motores flex utilizassem essa alta taxa de compressão seria quase ou praticamente impossivel ele usar apenas gasolina para funcionar, principalmente nossa péssima e desqualificada gasolina comum ou aditivada de apenas 87 octanas.
E o principal problema aqui é que com essa alta compressão, esse motor flex alimentado apenas com gasolina sofreria tanto com detonação ( aquela grilada ) que, em pouquissimo tempo, ele se autodestruiria facilmente.
Não haveria como a engenharia automotiva usar curva de avanco de ignição nenhuma, pq ele simplesmente não aceitaria nada de ponto de ignição para funcionar e imagino que todos nós sabemos que motores de combustão interna necessitam de uma curva de avanço de ignição para funcionarem bem e terem um rendimento decente e satisfatório.
Então usou-se uma taxa de compressão média entre a taxa usada em motores 100% a etanol e a taxa usada em motores 100% a gasolina.
Agora vou explicar pq os motores flex não tem um bom rendimento quando alimentados apenas com a gasolina comum ou aditivada : É muito simples de entender pessoal ! Faltou um pouco mais de octanagem para nossas gasolinas de apenas 87 octanas e isso faz com que, para o motor flex não detonar ( grilar ) ele tem de funcionar com uma curva de avanço de ignição bem atrasada, o que compromete totalmente a boa combustão e ai não se produz nem potencia e torque adequados e muito menos economia de combustivel, pois esse motor flex vai funcionar o tempo todo com o ponto de ignição atrasado, o que significa a PIOR SITUAÇÃO POSSIVEL para o funcionamento de qualquer motor automotivo.
Mas e se alimentarmos esse motor flex apenas com etanol ?
Muito bem colegas, aqui a historia é bem mais vantajosa e interessante de se ouvir :
Como o etanol tem muito maior octanagem do que as nossas gasolinas, ele permite que o motor utilize curvas de ignição bem mais agressivas, o que significa que esse motor flex vai funcionar com o ponto de ignição bem mais avançado comparado com quando alimentado apenas com gasolina e assim se produz mais potencia e torque com economia de combustivel.
Eu sei que nesse momento todos devem se perguntar : economia de combustivel com etanol ?
Sim senhores, pois façam as contas considerando os preços de ambos os combustiveis e a maior potencia e torque produzidos pelo etanol e vamos ver quem ganha essa parada !
E olhem que não estamos falando do terrivel carvão deixado dentro dos nossos motores flex quando apenas alimentados com nossas péssimas gasolinas. Claro que com etanol, a queima é muito mais limpa e isenta desse carvão !
A única excessão em parte ao que eu disse aqui vai para a gasolina podium, que tem 95 octanas, por isso se usada pura daria aos motores flex um melhor rendimento (aceitaria mais avanço de ignição sem detonar ) do que as outras gasolinas, mas tb não conseguiria mesmo assim produzir a mesma potencia e torque do etanol , e perderia na relação custo-beneficio por ser bem cara e dificil de ser encontrada em qualquer lugar !
E uma das maiores desvantagens de nossas gasolinas comparadas ao etanol é que elas poluem 70% mais o ar ambiente do que o etanol, portanto mais uma grande vantagem do etanol como combustivel!!!!!
Por isso eu ja disse aqui neste site em outro tópico que o melhor combustivel brasileiro para motores flex é o etanol sem dúvida alguma e se misturado com 20% de gasolina podium ou mesmo uma boa aditivada para agir como aditivo desse etanol, temos assim uma mistura com excelente relação custo-beneficio, dificil de ser vencida por qualquer outra combinação de combustiveis, inclusive ja adotada por alguns de nossos colegas aqui do clube HB20, por mim e por todos os meus amigos tb ! Agora cabe a cada um dos nossos colegas que analizem bem esse comentário e decidam por qual combustivel usar nos seus carros flex ! Quaisquer dúvidas que por acaso surjam referente a esse meu comentário, por favor podem perguntar que terei o maior prazer em responder.
Valeu pessoal, abraços a todos !
Obs : Só a título de curiosidade, para quem ainda não sabe: todos os motores flex atuais tem instalados neles um pequeno microfone, chamado de sensor de detonação, que ouve e capta todas as griladas ou detonações que ocorrem em quaisquer situações de funcionamento quando usadas gasolinas com baixa octanagem e assim, esse microfone avisa o módulo da central da injeção eletronica e ela automaticamente vai atrasando o ponto de ignição até essa detonação ser totalmente eliminada para proteger o motor contra uma possível quebra de peças internas !
Mas o outro lado da moeda é que o rendimento deste motor só vai piorando , a queima ou a combustão fica comprometida, e assim se produz o terrivel carvão que nada mais é do que a queima incompleta da gasolina !!!!
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Editado pela última vez por ianisgreek em 28 Abr 2013 21:22, em um total de 6 vezes.
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