MAMK escreveu:
Pessoal,
Obrigado pela explicações.... mais ainda estou com duvidas. Bom, sendo verdadeira a questão que o ABS funciona nas 4 rodas (independente se forem a disco ou tambor), gostaria de saber quantos "CANAIS" tem o sistema ABS do HB20... alguem sabe?...
Sei que existem freios ABS com 4 canais (um para cada roda) que são os "melhores" por agir independentemente em cada roda, ou com 2 canais (um para as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras) que não seriam tão efetivos em determinadas situações de frenagem.
CORREÃO:
Há atualmente quatro classificações de ABS quanto as linhas ou canais que o sistema de freios possui:
1.
Quatro canais, quatro sensores - este é o melhor método. Há um sensor em todas as rodas e um conjunto de válvulas para cada uma. Com essa configuração, a unidade controladora monitora cada roda individualmente para assegurar a máxima potência de frenagem.
2.
Três canais, quatro sensores – essa configuração possui um sensor de rotação e um canal de controle (composto por um conjunto de válvulas) para cada roda dianteira, e apenas um canal com dois sensores de rotação para as rodas traseiras. Nesse sistema as rodas traseiras têm sua pressão controladas em conjunto, se forma que possuem a pressão de frenagem correspondente à que possui a menor aderência;
3.
Três canais, três sensores – semelhante ao anterior, essa configuração possui um único sensor para as rodas traseiras. Esse sistema pode ser empregado em veículos com tração traseira, onde o sensor é instalado na transmissão, de forma que as rodas traseiras são controlados por um único canal. As rodas dianteiras possuem sensores e canais individuais.
4.
Um canal, um sensor - este sistema é bastante comum em caminhonetes com ABS nas rodas traseiras. Possui apenas uma válvula, a qual controla ambas as rodas traseiras, e um sensor de rotação situado no eixo traseiro. Este sistema opera na parte traseira da mesma maneira que um sistema de três canais. As rodas traseiras são monitoradas juntas e ambas precisam começar a travar para poder ativar o sistema ABS. Neste sistema também é possível que uma das rodas traseiras trave, reduzindo a eficiência da freada. Este sistema é fácil de identificar. Geralmente há uma tubulação de freio correndo ao longo de uma peça em "T" ajustada para ambas as rodas traseiras. O sensor de rotação geralmente fica próximo ao diferencial na carcaça do eixo traseiro.
Fonte:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIq ... letronicosE no HB20 tem quantos?... Acabei de ligar no 0800 e me informaram que o sistema
ABS/EBD é para as 4 rodas, porém não souberam especificar o número de canais. A atendente disse que ia "perguntar" um técnico e que me devolveriam a ligação com a informação desejada.... será?... vamos aguardar para ver.