ianisgreek escreveu:
Achei esse tópico mais antigo aqui no forum para comentar sobre o rendimento geral desse motor Gamma 1.6 flex dessa linha HB20 de 2012 até 2015 que é o que ainda tenho nesse nosso atual HB20.
Sempre percebi uma boa esperteza desse motor nas respostas desde as mais leves acelerações em baixas rotações, digamos que rodando com o veículo mais leve , em locais mais planos e com subidas mais leves, percebe-se rodando nele com etanol e sem o ar cond. ligado , que as respostas ao acelerador já se mostram interessantes e sempre prontas desde as 1500 rpms sendo que mesmo um pouquinho abaixo disso, entre 1250 rpms a 1500 rpms já se sente as respostas bem convincentes e espertas desse motor 1.6 Gamma.
Atribui-se a esse importante fator, a sua taxa de compressão de 12:1 , o seu comando variável na admissão e nas ultimas versões do Gamma 1.6 desde 2020 surge a nova versão com variador de fase tbm no comando do escape e com esse detalhe técnico é que se consegue atingir todo aquele torque máximo real obtido de nada desprezíveis 17,6 kgfm em testes independentes em alguns dinamômetros .
Ainda melhor do que isso é aquela sempre boa sensação percebida desse torque se iniciar bem mais cedo desde aquelas bem baixas rotações quando se pisa no acelerador na casquinha.
E que a partir das 3000 rpms, já se obtém um pouco mais de 80% de todo o torque máximo disponível, condição essa que permite a qq HB20 1.6 vencer subidas mais fortes muitas vezes até com as marchas mais fracas com facilidade e que ele se mostra capaz de subir de boa e sem reclamar.
Foi exatamente essa louvável caraterística bem preciosa e desejada desse motor que me fez experimentar colocar pneus um pouco maiores mas apenas nas rodas dianteiras comparado com os pneus traseiros.
E a prova mais real dessa experiencia prática é que o motor continua a responder bem, mesmo com todas as marchas agora um pouco mais de 5 % alongadas do que as originais devido a utilização desses pneus de medidas maiores do que os originais.
A vantagem é uma leve maior velocidade obtida com as mesmas rotações do motor, sentindo um pouco mais de silencio interno em viagens e ainda com um consumo médio tbm levemente menor do que antes.
A única desvantagem percebida ao usar esses pneus de medidas maiores do que os pneus originais seria que quando esse HB20 estiver trafegando em viagens mais carregado, ele perderia o seu embalo e a velocidade um pouco mais rapidamente do que antes nos casos de enfrentar subidas mais fortes , mas lembrando tbm que temos pelo menos 5 marchas no câmbio e se a 5ª marcha por exemplo se mostrar insuficiente para subir determinado trecho com uma velocidade razoável,, basta reduzir rapidamente para a 4ª marcha e o HB20 vai se mostrar capaz de subir e vencer ainda um pouco mais forte e rápido essa subida do que se ele permanecesse na 5ª marcha desse veículo quando ele estivesse com os seus pneus ainda todos originais.
Então, o que vai ocorrer na realidade é que a faixa de utilização para cada marcha desse câmbio dele com os pneus de medidas um pouco maiores ficaria na prática um pouco mais estendida do que no caso de se usar os pneus de medidas originais.
Essa regra que citei logo acima se torna ainda mais verdadeira quanto mais leve se trafegar com qq HB20 1.6 e principalmente se ele tiver câmbio manual e estiver abastecido com etanol ou com leves misturas de gasolina de não mais do que 20% que é exatamente para não se perder muito de todas as principais características positivas do etanol quando comparado com qq das gasolinas.
E esse é exatamente o caso da utilização diária desse nosso HB20 1.6 !!!
E se por um acaso, surgir alguma oportunidade de viajarmos com ele com mais carga, basta trocar rapidamente o par de pneus dianteiros pelos traseiros e ainda teremos outra vantagem da traseira do veículo não abaixar tanto pq os pneus dianteiros são 6,5 mm mais altos do que os traseiros, portanto essa tbm se mostra como mais uma outra vantagem prática positiva que estou percebendo nessa minha nova experiência pessoal com esse nosso pioneiro HB20 1.6 !!!
Gosto muito do Gamma ainda, tirando o fato de não ter Injeção direta, para mim ainda seria um motor bem moderno (Com o varador de fase e abertura como na gringa então, seria bem de ponta mesmo se continuar aspirado).
A meu ver, a Hyundai apenas o tirou de linha aqui no Brasil pois o 1.0 Turbo meio que pegou o espaço dele. Ainda mais ele sem as atualizações do Gen 3