É uma lista um pouco subjetiva para falar naquilo que gosto / gostamos no HB20.
Ao conhecer o carro tive de trocar o VW Fox por outro HB20.
Porque fiquei querendo que todos da casa pudessem usufruir do mesmo bom.
Minha lista começa pelo que a gente pensa que é detalhe, e é mesmo.
É pena a Hyundai não colocar esses detalhes gratis em toda a linha.
Eu iria comprar um Style 1.0. Queria conhecer um HB20 de cada motor. Pelo ronco e pelo gosto que tenho de fazer carros fracos andarem.
É divertido poder acelerar, dentro dos limites legais, e, na rua, quase ninguém notar.
Mas o Style não tinha nada dessa lista, então tive de pagar mais um tantão e veio com um ótimo motor de lambuja.
São coisas super baratas então porque não colocar em toda a linha?
Ele desliga tudo quando tranco no controle remoto. Tudo, até a luz do teto que eu tenha acendido manualmente.
É como se ele dissese, sou verde, não vou gastar nada. Tudo exceto a luz de emergência do pisca-alerta.
No mais, ele não apita e não irrita. Apenas desliga. Não é óbvio que é isso que eu quero?
Ele não apita nem para indicar o não-uso do cinto. (sorte dos primeiros). Apenas mantém acesa a luz do painel. É mais educado.
Na mesma linha, andei num Fit EX 2007, um carro bem legal, em que pese o atraso de 2 gerações.
Mas ele não abre as portas se vc não desligar a chave. "Se não desligar não abro". Só manualmente no botãozinho sei lá qual... Super chato.
E não sobe os vidros quando tranca. Não está vendo que eu quero trancar? Vai trancar o carro de vidro aberto???
No HB20 até a iluminação do quebra sol desliga sozinha quando vc fecha o quebra sol.
Muitos carros talvez sejam assim, mas como saber quais são e até que ponto eles são assim?
Se cada um quer de um jeito, vamos fazer programável, mas enquanto isso não vem, o meu eu quero do jeito mais fácil e que não me apite.
Nas Ranger modelo anterior elas apitam quando se deixa a chave, o farol, um monte de coisa ela apita. Os celta apitam, os VW Fox não desligam lanterna, a lista deve ser imensa. Em todo outro carro que eu entro falta alguma coisa.
No HB20 se cai por exemplo uma caneta, ou um cartão de crédito entre o banco e o freio de mão, aquilo aparece do melhor modo embaixo do banco dianteiro olhando para vc quando vc abre a porta. Uma beleza.
E um carro amistoso com o dono deve ser amistoso com os demais. Até a buzina é cortês.
Não tem correia dentada, o bloco é de alumínio e o comando variável. Não é uma maravilha?
Um bom test-drive deveria durar três dias para conhecer todos os detalhes da interação do dono com o carro e vice-versa.
A posição alta de engate dos cintos de segurança dianteiros, o porta-luvas que cabe um piano, o diâmetro de giro de 10,2 m, a direção levinha, o silêncio, o volante (e os bancos) de couro.
E nem falei ainda do 0 a 100 em 9,6s e nos até 13,5 km/l de etanol.
Difícil juntar tanta coisa que eu gosto em qualquer carro.
Sempre vai ter uma coisa e faltar outra.
Abraço,