Importante é saber o quanto será a eventualidade citada por você.
Eu costumo, ao menos uma vez por mês, enfrentar as estradas não pavimentadas ( pelo que me lembre, de acordo com o CTB, quando falamos em estrada, já subentende-se que são não pavimentadas, pois quando pavimentadas teremos que dizer rodovia...acho que é isso.
)
Veja bem: o HB20 não foi feito para enfrentar estes terrenos com regularidade. O conforto é inversamente proporcional a qualidade da estrada.
Eu não ultrapasso os 40 km/h nessas vias e a média deve ficar em 20 km/h, tamanho cuidado que tenho com o carro.
Vou satisfazer os contrários ao protetor de cárter. Ele raspa muita nas estradas ruins, mas mesmo assim não me arrisco a ficar sem eles, devido a possibilidade maior de se jogar uma pedra direto no cárter, caso não houvesse a proteção.
Como o Bertoche disse: caso o orçamento permita, não hesite em buscar o X.
Um ponto positivo que estava esquecendo de mencionar. A vedação para poeira do HB20 é muito boa. Pelo menos no meu HB20, a poeira para toda nas borrachas das portas, não adentrando nada perceptível na cabine. Logicamente com o ar ligado na função de recirculação, ou simplesmente com as janelas fechadas.
Boa sorte na escolha.
Abraços,