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 Título: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 10:02 
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http://www.car.blog.br/2015/09/hb20-16- ... penho.html

Abaixo a reportagem:

Citação:
O Hyundai HB20 1.6 e Volkswagen Up! são carros de categorias diferentes, mas próximas. O HB20 é um compacto, vendido em versões 1.0 e 1.6, exclusivamente com quatro portas, e preços, na versão 1.0, partindo de R$ 38.500, enquanto o Up! é um sub-compacto, com motores 1.0 MPI ou TSI, 2 ou 4 portas, e preços partindo de R$ 30.900 reais.

Ocorre que, com a chegada da versão TSi do up! e sua promessa de "desempenho de 1.8 e consumo de 1.0", e preços a partir de R$ 43.990 reais, ele se posiciona como competidor de modelos 1.6, e este artigo traz uma análise desses dois carros com base em desempenho, consumo, preço e dimensões.

Inicialmente vamos esclarecer que as imagens aqui são de uma versão de entrada do Up!, um Move-Up! TSI, equipada com o pacote de opcionais "Move Completo", que deixa seu preço em R$ 45 mil reais, enquanto o HB20 1.6 mostrado é um exemplar da versão Premium, Automática, completa, que tem preço de R$ 60.775 reais. Entretanto, para efeito de comparativo de preços e itens, vamos usar os dados das versões de entrada de cada carro, no caso o Up! TSI Move, e o Hyundai HB20 1.6 Comfort Plus.

Preços - Custo x Benefício

O Up! TSI é mais barato, partindo de R$ 43.990 reais, enquanto o HB20 1.6 Comfort Plus custa R$ 47.235 reais. Ambos trazem de série ar-condicionado, direção com assistência (elétrica no Up!, hidráulica no HB20), vidros dianteiros elétricos, travas (com chave de telecomando) e retrovisores elétricos, sistema de som com Bluetooth, alarme, banco do motorista com regulagem de altura e fixação ISOFIX de cadeiras infantis. E os itens de segurança legalmente exigidos: ABS + EBD e duplo airbag dianteiro.

O Up! oferece os seguintes itens a mais que o HB20 1.6: controle de tração (M-ABS), regulagem de volante em altura, sistema de alerta de velocidade, 3 apoios de cabeça no banco traseiro, alerta sonoro de faróis acesos, sistema s.a.v.e. no porta-malas, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Já o HB20 1.6 Comfort Plus tem os seguintes itens a mais que o Up! TSI Move: vidros elétricos nas portas traseiras, sendo todos com função one-touch, comando interno de abertura do tanque de combustível, volante multifuncional com comandos de áudio e Bluetooth, iluminação no porta-luvas.

Em termos de custo x benefício o Up! Move, por ser mais R$ 3.245 mais barato acaba levando vantagem, sobretudo se se optar pelo pacote completo, de R$ 1.000 reais, que acrescenta rodas de alumínio, faróis e lanternas de neblina e sensor de estacionamento traseiro, e mesmo assim ainda sobra mais de R$ 2.000 reais de "troco" em relação ao preço do HB20.

Dimensões e espaço interno

O Hyundai HB20 mede 3,9 metros de comprimento, sendo 25 cm maior que o Up! TSI. Sua distância entre-eixos é de 2,5 metros, 8 cm maior que os 2,42 cm do Up!. Essa vantagem dimensional do HB20, porém, é usada principalmente no cofre do motor. O HB20 é preparado para receber motores de 4 cilindros, enquanto o Up! só usa motores de três cilindros.

Então o cofre do motor do Up! é bem menor que o do HB20, fazendo com que seu espaço interno útil - para passageiros e bagagem - seja comparável ao do HB20, mesmo o modelo da VW sendo bem menor por fora. O porta-malas do Up! tem capacidade de 285 litros, 15 litros a menos que os 300 litros do HB20.

Já no espaço para motorista e passageiro dianteiro, o Up! é mais espaçoso, sobretudo verticalmente, evitando que se bata o joelho no console - como ocorre no HB20. No banco traseiro há uma vantagem marginal para o HB20.

O resultado é que no quesito dimensões, há um empate entre Up! e HB20, e isso significa que o que você transporta no HB20, é possível transportar também no Up!.

Design

Já no que respeita ao design, o Up! adota linhas sóbrias e funcionais. Não há exageros, nem o recurso a modismos, com uma carroceria de formas discretas e simples - sempre com foco na função.

Já o HB20 é mais chamativo e usa e abusa de linhas rebuscadas, recortadas em excesso, muitas das quais sem função alguma, exceto o estilo pelo estilo. Um exemplo são os faróis: esticados para a lateral, apesar de não adotarem nenhuma função de iluminação nesse espaço. Isso é um tipo de recurso que não se observa no up!.

Em artigo anterior nós fizemos uma análise detalhada do design do Up! e do HB20 com base nos princípios do funcionalismo estético de Dieter Rams, onde consideramos o Up! superior em termos de design (veja aqui).

Entretanto, a maioria das pessoas considera o HB20 mais "bonito". Então, consideramos um empate no quesito design, já que o Up! se sobressai no quesito técnico, enquanto o Hb20 tem um desenho que agrada mais aos consumidores, pelo menos em um primeiro momento (já que o visual do HB20 tende a enjoar mais rápido).

Segurança

Tanto Hyundai HB20 quanto Volkswagen Up! foram bem classificados no teste de segurança do Latin NCAP, mas o Up! foi superior tanto na classificação de segurança de adultos, com 5 estrelas, quanto na de crianças, que obteve 4 estrelas. Já o HB20 ficou com 4 estrelas e 3 estrelas, respectivamente.

Na parte de sistemas ativos de segurança, o Up! leva vantagem por oferecer o controle de tração M-ABS - item ausente no HB20. Ademais, o up! Move conta com 3 apoios de cabeça na traseira, enquanto o HB20 apenas 2.

E, por fim, no teste de frenagem a 100 Km/h executado pela Revista Auto Esporte, o Up! TSi veio a imobilidade em 40,3 metros, enquanto o HB20 1.6 demandou 43,4 metros.

Assim, em termos de segurança, a vitória é inequívoca do Up! TSI.

Desempenho

O Up! usa um motor 1.0 TSi (Turbo e Injeção Direta) que oferta 105 cavalos e 16,8 Kgfm de torque. Já o Hyundai HB20 1.6 usa um quatro cilindros 1.6L com 128 cavalos e 16,5 Kgfm de torque. Ocorre que o torque máximo do Up! surge já a 1.500 RPM, enquanto o do HB20 vem a 5.000 RPM. Ambos usam uma transmissão manual de cinco marchas, e o HB20 pesa 1000 Kg, 50 Kg a mais que os 950 Kg do Up!.

O resultado dos testes da Revista Auto Esporte mostra que o Up! TSi supera o HB20 1.6 Manual em todas as provas de desempenho. O sub-compacto alemão acelerou de 0 a 100 Km/h em 9,5 segundos, enquanto o HB20 1.6 MT fez em 10,2 segundos. Na retomada de 80 a 120 Km/h o Up! TSI foi 2,4 segundos mais rápido, terminando em 12,5 segundos, contra 14,9 segundos do HB20 1.6.

A prova de aceleração de 0 a 1000 metros mostra nova superioridade do Up!, que chega primeiro à marca de 1000 metros, em 30,6 segundos, 0.7 décimos antes que o HB20 1.6. Nessa marca, o Up! TSi estará a 172 Km/h, enquanto o Hb20 a 169,4 Km/h,

Assim, como fica evidente ao se andar nos dois carros, como fizemos no vídeo acima, a vantagem de desempenho do Up! TSI sobre o HB20 1.6 é bastante notável e muito significativa. E isso fica claro logo nas primeiras aceleraras, pois o up! é muito mais ágil em baixa rotação. Então a sensação de mais desempenho é muito favorável ao modelo da VW.

Consumo

A tecnologia TSi aplicada ao motor do up! lhe confere uma grande vantagem em termos de desempenho, e também em consumo, como fica claro nos números aferidos pelo INMETRO, que relacionamos abaixo.

O gráfico acima traz os números de consumo de gasolina em cidade e estrada. Em estrada, com 16,1 Km/h, o Up! TSi é 23,8% mais econômico. Já em cidade a vantagem do Up! é de 20%. O dado interessante é que o consumo em cidade do Up! é 6,1% melhor que o consumo em estrada do HB20 1.6.

Com etanol a vantagem do Up! TSI cai, mas ainda assim é grande: 19,3% em estrada e 24,6% em estrada. E novamente o Up! TSI consome menos em cidade que o HB20 1.6 em estrada. A tabela abaixo traz uma simulação de gastos com consumo do Up! TSI e HB20 1.6, considerando uma rodagem anual de 15.000 Km em um percurso 55% cidade e 45% estrada. Os preços médios da gasolina e do etanol considerado são os informados pela pesquisa da ANP: R$ 3,296 e R$ 2,059, respectivamente.

Assim, ao longo do ano, o dono do HB20 gastará R$ 4.061 reais de gasolina, enquanto o do Up! TSI dispenderá R$ 3.333 reais. Ou seja, com o Up! TSi ele economizará mais de R$ 728 reais por ano. Já o dono de um Ka 1.5 gastará R$ 640 reais a mais por ano, enquanto um Fox 1.6 16V fica R$ 1.027 reais mais dispendioso. Por fim, o Palio 1.6 16V custa R$ 1.383 reais a mais que o Up! TSI só com gastos de gasolina.

Conclusão

O Up Tsi é mais barato, oferece desempenho cerca de 10% superior, e consumo médio 20% menor. O Up! ainda é mais seguro, pois freia melhor, tem recursos ativos de segurança (M-ABS) e se saiu melhor em testes de impacto.



Pois é galera. Acredito que a Hyundai revolucionou o mercado no segmento em 2012, com o HB20. Acredito que agora é a vez da Volkswagen.

Um dos pontos que não concordei na reportagem foi sobre a análise do Design. A conversa de que as linhas do HB20 são enjoativas, na minha opinião é inveja de quem não consegue produzir um carro com visual mais "antenado" com os gostos atuais.

Faltaram falar sobre o preço médio de seguro, para termos mais um comparativo.

Dois pontos críticos no UP!, para o meu tipo de uso seria os 15 litros a menos no porta malas e a visibilidade do carro em rodovias não duplicadas com grande quantidades de caminhões. A "robutez" do HB20, neste caso, é mais favorável para "ser visto".

Abraços,

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 10:30 
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Registrado em: 27 Mai 2015 10:48
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Boa Ricardo!!! Belo tópico!

Achei bem interessante o Up! TSI pelo torque e consumo. Parte estética, fico com o Hb20. Fico na expectativa do 1.0 turbo da Hyundai. Acredito que esse motor no HB mudaria a história pro lado da Hyundai. Um ponto de atenção, acredito que seja a parte de manutenção. A história dos turbos até o momento no Brasil já foi esquecida. Espero que com estas novas tecnologias o cenário seja outro. Meu bolso agradece... Por enquanto, meu HB ta com 3 meses e 7000 rodados. Fico ainda com a qualidade desse motor 1.6. Mas pensando no próximo carro, realmente o UP! TSI já está na minha lista de favoritos, até porque mais uns 2, 3 anos, já teremos um retorno da manutenção desse motor turbo... Hyundai, acorda aí!!!

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Rodrigo Monteiro - Hb20 Spicy 1.6 15/15 Vermelho Tropic


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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 12:02 
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Com certeza o seguro do UP será mais caro, tendência da VW e de modelos considerados esportivos... Esses comparativos que citam design (subjetivo pois cada um tem seu gosto) e quem chega primeiro, não sei... é notável que o custo de manutenção do HB20 é um dos mais baratos, além do seguro, que no meu caso tem ficado justo... sou leigo, mas então o torque máximo a 1500 rpm constrange os 23 cavalos de diferença?

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 12:04 
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hb20 só ganha em estética. alias esse é o unico ponto deles pra quase todos


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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 12:38 
Manutenção e seguro são itens importantes, em relação a estética, a VW é jurássica...


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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 15:15 
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casarin escreveu:
Manutenção e seguro são itens importantes, em relação a estética, a VW é jurássica...


Podiam ter colocado esse motor do Up! no Novo Fox. Eu gosto do visual do Novo Fox. Lógico que não é só tirar o motor do Up! e colocar no Fox, seria preciso ainda mais testes e adaptações.

Abraços,

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 15:47 
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Caralhoooooo que materia apelativa!!!!! :o

O escritor não ficou nem com vergonha de puxar sardinha pro Up? :?

Que p** de piloto é este que fez 10 segundos de 0 a 100km/h no HB20 16 manual???????

kkkkk design nem se compara. Hb20 com aquela caixa de fósforo? aff :oops:

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 16:00 
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Buzon escreveu:
Caralhoooooo que materia apelativa!!!!! :o

O escritor não ficou nem com vergonha de puxar sardinha pro Up? :?

Que p** de piloto é este que fez 10 segundos de 0 a 100km/h no HB20 16 manual???????

kkkkk design nem se compara. Hb20 com aquela caixa de fósforo? aff :oops:


Fala ai Buzon, seu 1.6 também já não chegou aos 200.. rsrs

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 16:08 
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Clever escreveu:
Buzon escreveu:
Caralhoooooo que materia apelativa!!!!! :o

O escritor não ficou nem com vergonha de puxar sardinha pro Up? :?

Que p** de piloto é este que fez 10 segundos de 0 a 100km/h no HB20 16 manual???????

kkkkk design nem se compara. Hb20 com aquela caixa de fósforo? aff :oops:


Fala ai Buzon, seu 1.6 também já não chegou aos 200.. rsrs


220km/h irmão. E 8.2s de 0 a 100 km/h.

Colocaram uma véia pra dirigir neste teste. Não é possivel!!! :twisted:

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 Título: Re: Tópico Polêmico: HB20 1.6 x Up! TSi
MensagemEnviado: 04 Set 2015 16:20 
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hard escreveu:
hb20 só ganha em estética. alias esse é o unico ponto deles pra quase todos


E o Bertoche acha ainda que o 1.6 anda mais por ter 28cv a mais....e torque a 5000 é de doer...qto ao HB 1.0 nem vou comentar...mesmo preço por um desempenho ridículo e consumo pior ainda...nota zero para esse lixo da HB.


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