Bem-vindo: 28 Mar 2024 12:47

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 191 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 20  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 12:15 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Jun 2016 15:21
Mensagens: 7
Localização: Piracicaba/SP
Fala galera, tudo bem?

Recebi meu Hb20, Turbo, confort Style, branco, 16/17, ontem a noite.

Troquei o meu antigo Hb20 2013, confort style, 1.6, pelo turbo. Embora o turbo tenha menos cv, me satisfez plenamente, para o que eu preciso está ótimo.

Mas seguinte, até pesquisei no fórum, mas as informações sobre o Turbo não são muitas.

Então se tiver em local errado, peço desculpas.

Nunca tive carro turbo, então gostaria de saber se preciso fazer algo especial para "amaciar o carro" ou sigo todo o procedimento dos outros carros?

Abraçosss

_________________
Hb20,Turbo


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 13:11 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
thalesdini escreveu:
Fala galera, tudo bem?

Recebi meu Hb20, Turbo, confort Style, branco, 16/17, ontem a noite.

Troquei o meu antigo Hb20 2013, confort style, 1.6, pelo turbo. Embora o turbo tenha menos cv, me satisfez plenamente, para o que eu preciso está ótimo.

Mas seguinte, até pesquisei no fórum, mas as informações sobre o Turbo não são muitas.

Então se tiver em local errado, peço desculpas.

Nunca tive carro turbo, então gostaria de saber se preciso fazer algo especial para "amaciar o carro" ou sigo todo o procedimento dos outros carros?

Abraçosss


Seja bem vindo Thales, parabéns pela aquisição e continue participando do fórum...

Então amigo no fórum ainda tem poucas informações sobre o Turbo por ser uma versão nova, temos mais informações sobre lançamento, análises, test-drive e outras especulações, informações de proprietários creio que você e outros que ingressaram recentemente que farão uma grande contribuição e servirão de referência no fórum...

Creio que a forma de amaciar o motor é semelhante a de qualquer carro, pelo que andei lendo só tem que ter o cuidado adicional de verificar a turbina a cada 6 meses ou alguma KM que postaram em outro tópico, em breve algum membro com conhecimentos mais apurados da parte mecânica deve responder este tópico...

Abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 13:32 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 03 Mai 2014 14:50
Mensagens: 356
Localização: São Paulo
Gui n nnn


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 13:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
thalesdini escreveu:
Fala galera, tudo bem?

Recebi meu Hb20, Turbo, confort Style, branco, 16/17, ontem a noite.

Troquei o meu antigo Hb20 2013, confort style, 1.6, pelo turbo. Embora o turbo tenha menos cv, me satisfez plenamente, para o que eu preciso está ótimo.

Mas seguinte, até pesquisei no fórum, mas as informações sobre o Turbo não são muitas.

Então se tiver em local errado, peço desculpas.

Nunca tive carro turbo, então gostaria de saber se preciso fazer algo especial para "amaciar o carro" ou sigo todo o procedimento dos outros carros?

Abraçosss



Colega Thalesdini, seja bem vindo ao forum e parabéns pelo seu novo HB20 !

Até onde sabemos sobre os motores turbo, eles apresentam sim vantagens técnicas sobre todos os demais motores aspirados como uma maior economia de combustível, uma maior potência e torque específicos em relação a sua cilindrada e o melhor de tudo, essa força extra é sempre percebida pelo condutor iniciando-se em rotações bem mais baixas do que a apresentada pelos motores aspirados de cilindrada até bem maior !

Mas continuo acreditando que apesar dessas importantes vantagens técnicas aqui citadas, esse tipo de motor necessita sim de alguns pequenos cuidados adicionais com a sua manutenção preventiva quando comparado com os demais veículos aspirados, como usar sempre oleos de motor 100% sintéticos e da melhor qualidade e tb de se efetuar essas trocas preferencialmente e no máximo a cada 5000 kms ou a cada 6 meses de uso, o que ocorrer primeiro !

Eu nem sei se a Hyundai do Brasil determina esses prazos que eu citei acima para as trocas de oleo desse novo HB20 1.0 turbo, mas acredito que deixar o oleo num motor turbo pelo prazo de 1 ano inteiro sinceramente, eu não deixaria jamais pq sabemos que todos os motores turbo trabalham em temperaturas sempre bem mais elevadas do que os motores aspirados e essa temperatura elevada comprovadamente desgasta bem mais rápido o oleo do motor, mesmo que ele seja de altíssima qualidade, pq infelizmente essa sempre foi uma característica marcante dos motores turbo e não tem como modifica-la !

Quanto a amaciar esse motor 1.0 turbo, eu apenas evitaria forçar quaisquer motores novos a funcionar em rotações muito baixas (abaixo de 1500 rpms) usando marchas mais altas (terceira, quarta e quinta marchas) especialmente nesse período de amaciamento que é de pelo menos os seus primeiros 2000 kms iniciais !

Obs : E apenas citando aqui como um exemplo, tenho um veículo turbo em casa, o meu jetta TSI que o comprei zero KM e sempre troquei o oleo e filtro de oleo do motor dele a cada 5000 kms rodados ou a cada 6 meses de uso exatamente como uma medida protetora e preventiva, afinal, ninguém melhor do que o próprio dono de um veículo turbo para deseja-lo sempre nas melhores condições de uso e de conservação possíveis !

É isso aí colega, boa sorte com seu novo HB20 turbo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 16:53 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Mai 2016 06:53
Mensagens: 187
Localização: Vitória/ES
Segue o que diz no manual, companheiro.

_________________
____________________________

Rodrigo Castro
HB20 R-SPEC 1.6 AT 2016 VERMELHÍSSIMO
BMW F800R 2010 - "Alemoa"

Garagem: viewtopic.php?f=8&t=11364


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 18:57 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Segue o Ianis que é sucesso garantido, o cara manja... 8-)

Vlw meste, abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 04 Jun 2016 20:46 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
hugodj182 escreveu:
Segue o Ianis que é sucesso garantido, o cara manja... 8-)

Vlw meste, abraço...



Colega Hugo, veja vc que infelizmente eu não concordo totalmente com a tabela de manutenção preventiva dos HB20 pq a própria Hyundai do Brasil infelizmente comeu mosca como por exemplo, nem sequer menciona no manual dele quando se deve trocar o fluído de freios dos nossos HB20, por essa razão que eu tb nunca respeitei ao pé da letra todas as recomendações dela como por exemplo, em relação às trocas do oleo do motor e do respectivo filtro do meu HB20 que eu sempre troquei por minha própria conta a cada 6 meses ou a cada 5000 kms rodados, prevalecendo a condição que eu atingir primeiro !

Certamente que eu jamais deixaria o oleo do motor de nenhum veículo meu ficar um ano inteirinho cozinhando lá dentro do motor dele sujeitando-o a ter borras e outras sujeiras internas futuras devido à alta oxidação que o oleo sofre diariamente, mas veja vc se a Hyundai Motors ou os demais fabricantes explicam isso nos seus manuais de manutenção???

Eu tb bem sei que o que a dona Hyundai Motors bem como todas os demais fabricantes de veículos atuais querem é mostrar que cada vez mais, os seus veículos precisam de cada vez menos manutenção preventiva e isso nem sempre corresponde à realidade pratica, ou seja, não dá para confiar 100% nessas tabelas de manutenção preventiva dessas fábricas ...

Por isso, infelizmente nem tudo o que esses coreanos dizem eu vou obedecer e muito menos seguir no meu HB20, afinal eu gosto muito mais do meu veículo que custou o meu dinheiro do que a própria fábrica da Hyundai Motors e tb bem sei que se um dia houver algum problema técnico com ele, ainda terei de aguentar tanto a chateação de ter que passar pelo crivo todo dos mecânicos nem sempre bem preparados das CCS HMB, como tb depois disso ainda sei que ficarei um bom tempo sem usar o meu HB20 para ele ser devidamente reparado além de muitas outras amolações, por isso que muitas rotinas de manutenção preventiva do meu HB20 prefiro eu mesmo cuidar delas à minha maneira do que deixar apenas por conta da rede de CCS da dona Hyundai Motors do Brasil !!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Editado pela última vez por ianisgreek em 01 Jul 2016 09:50, em um total de 1 vez.

Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 05 Jun 2016 14:12 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 27 Mar 2015 08:36
Mensagens: 2538
Localização: Pouso Alegre/MG
Então Ianis de fato acho muito importante esse seu alerta... Porque muita gente confia cegamente em tudo que diz no manual ou em tudo que dizem nas concessionárias devido ao terrorismo que fazem em relação a garantia, só que no manual muitas coisas são genéricas, subjetivas ou não totalmente esclarecidas, daí depois dá algum problema e culpam o proprietário para ficar com a conta e dias sem carro até chegar peças...

Como vc mesmo mencionou alguns exemplos, o ideal é a pessoa ficar sempre atenta as necessidades e o comportamento do seu veículo de acordo com o uso feito... Por isso sempre desconfio quando o pessoal posta aqui que identificou um comportamento "estranho" no carro e teve a resposta da concessionária que é algo normal...

Não manjo tanto de parte mecânica de carros, mas sem dúvida se tiver algum B.O. vou postar aqui para você e outros membros que manjam dessa parte passar dicas preciosas...

Vlw, abraço...

_________________
J. Hugo Vieira
Pouso Alegre/MG
HB20 Comfort Plus 15/15 White Top - Versão: Customizado.
Garagem: viewtopic.php?f=8&t=10613
HB20 Clube Sul de MG: viewtopic.php?f=45&t=10626


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 05 Jun 2016 20:07 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
hugodj182 escreveu:
Então Ianis de fato acho muito importante esse seu alerta... Porque muita gente confia cegamente em tudo que diz no manual ou em tudo que dizem nas concessionárias devido ao terrorismo que fazem em relação a garantia, só que no manual muitas coisas são genéricas, subjetivas ou não totalmente esclarecidas, daí depois dá algum problema e culpam o proprietário para ficar com a conta e dias sem carro até chegar peças...

Como vc mesmo mencionou alguns exemplos, o ideal é a pessoa ficar sempre atenta as necessidades e o comportamento do seu veículo de acordo com o uso feito... Por isso sempre desconfio quando o pessoal posta aqui que identificou um comportamento "estranho" no carro e teve a resposta da concessionária que é algo normal...

Não manjo tanto de parte mecânica de carros, mas sem dúvida se tiver algum B.O. vou postar aqui para você e outros membros que manjam dessa parte passar dicas preciosas...

Vlw, abraço...



Olá colega Hugo, veja só, estava navegando na net hoje e me deparei com um interessante forum gringo sobre veículos turbo e percebi usuários relatando que tanto a Dodge como a Hyundai Motors recomendam para seus veículos equipados com motores turbo lá nos EUA de fazerem as trocas de oleo a cada 3000 milhas (4830 kms) ou 6 meses de uso, prevalecendo sempre a condição que se atingir primeiro.

Esses foristas citaram tb que esses intervalos recomendados para essas trocas de oleo e filtro são exatamente a metade do intervalo recomendado para se fazer essa mesma manutenção nesses mesmos veículos, porém quando equipados com motores aspirados !

E que, curiosamente, o mesmo ocorre quanto ao intervalo para as trocas de velas de ignição para esses motores turbo e que tb nessa situação, essas duas montadoras tb recomendam trocar as velas de ignição na metade do prazo normalmente recomendado para os seus veículos com motores aspirados.

No caso dos motores turbo, essas trocas são recomendadas para serem efetuadas a cada 45000 kms rodados ou a cada 3 anos de uso, tb prevalecendo sempre a condição que ocorrer primeiro !

Nota-se porém, que no caso dessas velas de ignição para os motores turbo, que as velas recomendadas são sempre as de melhor qualidade ou seja, as de dupla platina ou de iridium e nunca aquelas velas mais comuns com eletrôdos de cobre que encontramos normalmente nos motores aspirados dos HB20 nacionais !

E no caso dos oleos para os motores turbo, sempre recomendam os oleos 100% sintéticos na viscosidade 5W-30 serviço API - SN.

Então nobres colegas, vejam vcs que os motores turbo, apesar de se mostrarem sempre como sendo os mais vantajosos do que os motores aspirados, exigem sim alguns cuidados extras na sua manutenção preventiva quando comparados com os demais motores sem turbo, mas sinceramente não sei com esse lançamento aqui dessa nova versão 1.0 turbo do HB20, quais as recomendações especificas para a manutenção preventiva que a Hyundai do Brasil determina para esse modelo.

E reafirmo aqui para todos os colegas que caso seja necessário, sempre estarei ao inteiro dispor para prestar com prazer, consultoria sobre mecânica automotiva, afinal não ha nada mais gratificante do que compartilharmos o que já aprendemos com todos os demais colegas que por um acaso, venham a necessitar em algum momento, desses conhecimentos específicos !

Valeu colegas, abrçs !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Hb20, Turbo
MensagemEnviado: 05 Jun 2016 20:45 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 10 Mai 2016 11:27
Mensagens: 296
Eu sou da seguinte opinião em relação à troca de óleo.

Se eu ando quase sempre na estrada, troco o óleo perto do limite ou com 75% do limite.

Andando quase sempre na cidade, troco o óleo com 5 mil km ou com 6 meses e sempre óleo e filtro de óleo. Pq andar na cidade é uma condução sempre mais "agressiva" ao carro.

No meu antigo Up TSI, andei na maciota até os 2500km, troquei o óleo e filtro e fui subindo de giro gradativamente para só depois, meter o pé a qualquer hora. O motor estava sempre tinindo.

Farei o mesmo com o HB20.

_________________
HB20S Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 191 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 20  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB