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 Título: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 14:57 
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Registrado em: 24 Out 2012 15:25
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Boa tarde!
Já estou a uma semana com o carro, e estou muito satisfeito!
Ao ler o manual, vi que a Hyundai recomenda dirigir os primeiros 2000km com a rotação do motor entre 2500 e 4000 giros. Geralmente dirijo a 2500, fazendo as trocas de marcha em aproximadamente 3000 giros. Sabemos que rotações muito altas prejudicam o motor. A dúvida que eu tenho é a seguinte: é necessário manter as rotações sempre acima de 2500 giros nesses primeiros 2000km? Por exemplo, se vc tiver em uma descida, de 5ª a marcha, a 80km/h, geralmente a rotação do motor fica abaixo de 2000 giros. Isso pode prejudicar o motor? Preciso reduzir a marcha, mesmo numa descida, pra adequar a rotação?
Abraço

Raphael Damásio
HB20/1.6/Comfort Plus + Áudio/Branco


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 15:28 
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Registrado em: 19 Nov 2012 13:07
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Opa na real to andando normal com o meu nem sabia dessa de 2500 de rotação ... troco a marcha quando o motor se faz necessário, vou dar uma olhada no manual pra ver como devo andar acho que estou forçando demais hushus..


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 16:11 
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Registrado em: 13 Nov 2012 14:29
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Também fiquei com essa dúvida... 2500 giros é quando eu troco a marcha! Sempre ando com o carro entre 1800 e 2500, exceto nas esticadas... 2500 giros o carro já tá fazendo barulho, pra mim é hora de trocar a marcha!


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 16:17 
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Registrado em: 16 Nov 2012 13:17
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Boa tarde Raphael Damásio,

no meu manual fala que é recomendavel andar com giro entre 2000 e 4000rpm nos primeiros 1000 quilometros. Fala lá que não se deve forçar o motor antes desses 1000 Km. Eu entendo como forçar o motor colocar 3º marcha numa subida e o motor ficar abaixo dos 2000 giros; ou colocar segunda nessa mesma subida ou reta e acelerar acima dos 4000 giros; ou utilizar o carro para puxar reboque. Agora no caso em que vc falou, onde vc deixa o carro de 5° marcha sem encostar no acelerador, descendo o morro, não há problema nenhum. Só nã recomendo pq vc irá causar um desgaste prematuro das pastilhas de freio, já que não estará utilizando freou motor.

Abraço!

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Seja cauteloso no trânsito, pois além da sua vida existe mais vidas em jogo. 


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 19:50 
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Registrado em: 07 Out 2012 13:48
Mensagens: 59
Eu também não tava sabendo disso, tava subindo o pico do jaraguá acima de 3000 em 3° marcha de vez em quando ia para 4°, quando desci coloquei a 5° e reduzia para 4° nas curvas. Sem falar da galera toda olhando..rsrs falou


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 20:43 
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Registrado em: 18 Nov 2012 21:44
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Amaciamento de motor novo é sempre um assunto controverso.

Depois de muito ler sobre o assunto, decidi fazer o que manda o manual e não esquentar a cabeça.

Pra não ficar neurótico, Apenas não passe dos 4000 giros e não pise até o fundo antes dos 1000 km. É impossível evitar as rotações entre 750 e 2000 RPM, mesmo porque, toda vez que vc sai com o carro, tem que passar por essas rotações. Só que acelerar em marchas longas com o motor nessa rotação não faz bem pro motor. Ficar muito tempo na mesma rotação também não. O ideal é explorar todas as rotações entre 2000 e 4000 até os 1000 km, sem pisar fundo. Depois dos 1000 km, é bom explorar progressivamente as rotações mais altas, pro motor ficar bem amaciado, mais potente e econômico.

_________________
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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 21 Nov 2012 23:30 
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Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Tityus escreveu:
Amaciamento de motor novo é sempre um assunto controverso.

Depois de muito ler sobre o assunto, decidi fazer o que manda o manual e não esquentar a cabeça.

Pra não ficar neurótico, Apenas não passe dos 4000 giros e não pise até o fundo antes dos 1000 km. É impossível evitar as rotações entre 750 e 2000 RPM, mesmo porque, toda vez que vc sai com o carro, tem que passar por essas rotações. Só que acelerar em marchas longas com o motor nessa rotação não faz bem pro motor. Ficar muito tempo na mesma rotação também não. O ideal é explorar todas as rotações entre 2000 e 4000 até os 1000 km, sem pisar fundo. Depois dos 1000 km, é bom explorar progressivamente as rotações mais altas, pro motor ficar bem amaciado, mais potente e econômico.


Boa! Tbmtava com essa duvida. Obrigado pela dica

_________________
Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 23 Nov 2012 15:14 
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Registrado em: 24 Out 2012 15:25
Mensagens: 20
Beleza, valeu pelas dicas aí!
Abraço!


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 02:50 
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Registrado em: 15 Nov 2012 23:20
Mensagens: 58
Boa noite pessoal. Tenho um 1.6 e não estou bem satisfeito com o consumo: ta fazendo algo em torno de 8.4km/l com gasolina e 7km/l com etanol. Não sei se isso se deve ao fato de ter andado apenas 390km ate agora, mas já adiando que essas medições tirei abastecendo o primeiro tanque com gasolina e o segundo com etanol.

Estou com serias duvidas quanto a melhor forma de amaciar esse motor, visto que algumas pessoas dizem que é melhor esticar as primeira, segunda e terceira marchas ate os 4000rpm, outras afirmam que seria melhor so esticar a partir da quarta e quinta marcha.

Me preocupo em não conseguir amaciar bem este motor pra bater o melhor consumo/desempenho. Aberto a sugestões!

Obrigado desde

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Flávio França
HB20 Premium 1.6 Manual
Preto Ônix


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 Título: Re: Rotação entre 2500 e 4000 giros é necessário?
MensagemEnviado: 24 Nov 2012 12:03 
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Registrado em: 13 Nov 2012 14:29
Mensagens: 59
Localização: Rio de Janeiro
Flávio, estes números que você informou foram dados pelo computador de bordo (CB) ou você fez cálculos pela quantidade de combustível consumido entre dois abastecimentos?

Ainda não fiz os cálculos do meu pela quantidade de combustível, estou me baseando por enquanto só pelo CB, e ele tem dado 11.8km/l na cidade com gasolina e pegando engarrafamentos. Sei que os números do CB podem não ser muito precisos, mas não acho que o consumo real seja muito diferente disso.

Tenho acelerado até 2500 a 3000 giros antes de passar qualquer marcha, e ando com rotação entre 1800 a 2300 quando em velocidade constante.


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