paulojoaopm escreveu:
Estou com essa mesma sensação. Retirei um modelo zero 2017/2018 em janeiro deste ano e achei até que o mesmo estava com defeito. O meu oscila a lenta, no ar condicionado fica impossível de andar e o consumo ta em 10km/l na gasolina. Sinto os mesmos soquinhos. Até 2500rpm ele ta morto, aí quando passa de 2500 ele da um soco 3000 da outro e 3500 ele te joga pra trás no banco. Ainda acho que está com problema, a luz de injeção ascendeu logo no ínicio quando tirei da css, porém o mecânico disse q foi só leitura do combustivel errada e apagou o defeito e nunca mais ascendeu. Viajei com ele, e hj está com 2000km rodados, e fiquei muito chateado, fez 12.8km/l o mesmo que o city 1.5 do meu pai e um picasso 2.0 ano 2001.
Nessa semana resolvi voltar ele pro alcool e veio a surpresa. O carro é outro, sem lógica, um motor muiiiito mais forte e esperto, não sente tanto o ar condicionado ligado e a média no painel até então ta marcando 10,4km/l no alcool na cidade.
No resumo eu diria que, ou esse motor é feito pra rodar no alcool ou ele ta com defeito e não ta lendo direito a gasolina, fazendo o motor ficar fraco.
Colega Paulo, está correta essa sua citação, ou seja, esse motor flex 1.0 aspirado da linha HB20 sempre se mostrou funcionar beeeeeeeeemmmm melhor com etanol do que com gasolina e isso é devido a sua taxa de compressão ser bem elevada para se usar apenas gasolina, mas como o etanol adora essas altas taxas de compressão e odeia as baixas compressões, nesse caso, ele mostra com vontade a sua superioridade em octanagem quando comparado até com essa caríssima e famigerada gasolina podium de alta octanagem.
São 95 octanas dessa gasolina podium contra 113 octanas do etanol, então ADEUS para todas as gasolinas se tentarem lutar contra o etanol !!!
Mas ao que nos parece, não houve outra opção da engenharia da Hyundai com relação a esse pequeno motor 1.0 aspirado dela pq se ela optasse em abaixar um pouco mais a atual taxa de compressão dele para beneficiar o uso da gasolina, ele perderia em torque e potência quando abastecido com etanol, então ficou naquela do "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come" e assim ficou concluido para esse pequeno motor 1.0 ficar com nada menos do que 12,5:1 de taxa de compressão, enquanto que as gasolinas nunca aceitam mais do que 10,5 a 11:1 de taxa de compressão, coitadas ... rsrsrsrsrs!!!
Obs : Lembrando aqui que quanto maior for essa taxa de compressão, mais rendimento geral o motor vai apresentar, mas para isso o combustível utilizado tb deve ter obrigatoriamente uma elevada octanagem para tudo funcionar bem.