Bem-vindo: 28 Mar 2024 21:29

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Manutenção Preventiva - HB20 2015 1.6AT - 24mil km
MensagemEnviado: 03 Fev 2019 23:12 
Offline

Registrado em: 27 Jan 2019 14:50
Mensagens: 4
Olá pessoal,

Recentemente comprei um HB20 2015 1.6 AUT com 24mil km rodados.

Não gosto de ficar preso a CSS e prefiro fazer manutenção preventiva, trocando peças por km ou tempo de uso, mesmo que não apresentem problemas perceptíveis.

Comprei meu carro em uma revendedora de automóveis e pelo que percebi estava um tempinho parado.

Tinha um Siena Fire 2010 que rodei 76mil km e já conhecia bem sua mecânica e que peças trocar e km.

Aos colegas experientes, na km do meu veículo, quais peças devo trocar ou me atentar de imediato e também para as próximas km de 30, 40, 50mil km? O manual não achei tão claro sobre essas questões.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Preventiva - HB20 2015 1.6AT - 24mil km
MensagemEnviado: 04 Fev 2019 10:14 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
Showza escreveu:
Olá pessoal,

Recentemente comprei um HB20 2015 1.6 AUT com 24mil km rodados.

Não gosto de ficar preso a CSS e prefiro fazer manutenção preventiva, trocando peças por km ou tempo de uso, mesmo que não apresentem problemas perceptíveis.

Comprei meu carro em uma revendedora de automóveis e pelo que percebi estava um tempinho parado.

Tinha um Siena Fire 2010 que rodei 76mil km e já conhecia bem sua mecânica e que peças trocar e km.

Aos colegas experientes, na km do meu veículo, quais peças devo trocar ou me atentar de imediato e também para as próximas km de 30, 40, 50mil km? O manual não achei tão claro sobre essas questões.


No seu caso eu consideraria pra essa revisão o pedido na revisão de 30mil km, pelo rodado ou a de 40mil km por tempo, já q o carro está fazendo 4 anos.
No manual tem uma seção onde aponta varios itens pra substituir ou inspecionar (ajustar ou substituir caso necessário), conforme a km ou tempo. Baseando-se nela, acredito que não vai ter grandes problemas.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Preventiva - HB20 2015 1.6AT - 24mil km
MensagemEnviado: 05 Fev 2019 21:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Boa noite Showza e seja bem vindo ao forum !

Pelo que vc citou, esse HB20 rodou apenas 24000 kms e é um modelo 2015.

Mas vc não citou se no manual dele consta se ele passou por alguma revisão obrigatória em alguma CCS da rede Hyundai.

E nesse seu caso, se vc desejar leva-lo em uma CCS Hyundai de sua confiança para ser feita uma boa e confiável revisão, com certeza e devido a esse seu caso especifico, vão sugerir que seja feita nesse seu HB20 , a revisão de 40000 kms ou de 4 anos de uso.

Boa sorte colega !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Preventiva - HB20 2015 1.6AT - 24mil km
MensagemEnviado: 06 Fev 2019 01:16 
Offline

Registrado em: 27 Jan 2019 14:50
Mensagens: 4
Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas colegas! :P

As 2 primeiras revisões foram feitas na CSS, sendo a última realizada em março de 2018.

Então, até pensei em ir na CSS, mas considerando o histórico do carro de não ter tantos problemas crônicos, sendo que a garantia só cobrirá defeitos de fábrica, além da revisão de 40k custar ao todo R$768,21, vou optar mesmo pela revisão em meu mecânico de confiança.

Encontrei no site oficial da Hyundai a página que fala das revisões e com base nisso (e no manual) irei trocar os seguintes itens:

1) Óleo de Motor, Anel de Vedação, Filtro de Óleo e Filtro de Combustível;
2) Filtro de Ar (motor) e Ar Condicionado;
3) Velas de Ignição;
4) Correias de acionamento.

Sendo assim pergunto:

a) As correias envolvem o quê? tem algum tensionador?
b) Seria interessante trocar o fluído de freio ou algum outro fluído?
c) Já li relatos sobre a baixa durabilidade da vela original e possível troca pela iridium - mas pelo menos até onde li, não vi nada definitivo sobre a compatibilidade da vela dos modelos fabricados a partir de 2016 com as velas dos modelos anteriores. De qualquer forma, se ficar com a comum, farei a troca sempre entre 20 e 25mil km rodados.
d) Qual a durabilidade média das pastilhas e discos de freio (só para planejar :lol: )?
e) Algum outro item que merece atenção :?:

No mais, assim que possível que possível levarei a um mecânico de confiança para revisão, mas como ressaltei, prefiro sempre atuar na prevenção pra não ter surpresas que poderia ser evitas facilmente.

https://www.hyundai.com.br/pos-vendas/m ... ahb20.html


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Manutenção Preventiva - HB20 2015 1.6AT - 24mil km
MensagemEnviado: 06 Fev 2019 21:31 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Showza escreveu:
Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas colegas! :P

As 2 primeiras revisões foram feitas na CSS, sendo a última realizada em março de 2018.

Então, até pensei em ir na CSS, mas considerando o histórico do carro de não ter tantos problemas crônicos, sendo que a garantia só cobrirá defeitos de fábrica, além da revisão de 40k custar ao todo R$768,21, vou optar mesmo pela revisão em meu mecânico de confiança.

Encontrei no site oficial da Hyundai a página que fala das revisões e com base nisso (e no manual) irei trocar os seguintes itens:

1) Óleo de Motor, Anel de Vedação, Filtro de Óleo e Filtro de Combustível;
2) Filtro de Ar (motor) e Ar Condicionado;
3) Velas de Ignição;
4) Correias de acionamento.

Sendo assim pergunto:

a) As correias envolvem o quê? tem algum tensionador?
b) Seria interessante trocar o fluído de freio ou algum outro fluído?
c) Já li relatos sobre a baixa durabilidade da vela original e possível troca pela iridium - mas pelo menos até onde li, não vi nada definitivo sobre a compatibilidade da vela dos modelos fabricados a partir de 2016 com as velas dos modelos anteriores. De qualquer forma, se ficar com a comum, farei a troca sempre entre 20 e 25mil km rodados.
d) Qual a durabilidade média das pastilhas e discos de freio (só para planejar :lol: )?
e) Algum outro item que merece atenção :?:

No mais, assim que possível que possível levarei a um mecânico de confiança para revisão, mas como ressaltei, prefiro sempre atuar na prevenção pra não ter surpresas que poderia ser evitas facilmente.

https://www.hyundai.com.br/pos-vendas/m ... ahb20.html



Então Samuel, vamos as minhas respostas quanto às suas dúvidas :

A) - Essa correia citada a ser trocada nessa revisão de 40000 kms é a que aciona os acessórios como o ar cond. alternador e a bomba d'água, que tb troquei no meu HB20 1.6 nessa revisão de 40000 kms, mas na verdade, constatei que ela ainda estava bem nova e aguentaria ir até os 60000 kms com toda a segurança.

B) - Sim, de fluídos, apenas o fluído do sistema de freios e que tb é o mesmo do acionamento da embreagem que são hidráulicos é que deve ser sempre trocado a cada 2 anos por questões de segurança e tb para conservar e aumentar a vida útil de todos os componentes do sistema de freios e do acionamento da embreagem.

Curiosamente e sem nenhuma explicação técnica, a dona Hyundai do Brasil nem menciona essa substituição obrigatória do fluído de freios a cada 2 anos para nenhum dos seus modelos de HB20 quando TODAS as demais montadoras assim procedem ...

C) - Sim, a durabilidade das velas de ignição convencionais NGK que equipam originalmente toda a linha HB20 até 2015 são sofríveis por serem do modelo mais simples de cobre e que por isso, a durabilidade e eficiencia delas são bem limitadas.

Só para vc ter uma ideia, esse modelo de velas de ignição chega aos 40000 kms rodados aos frangalhos de tão ruins que são e que por causa disso, a dona Hyundai do Brasil criou vergonha na cara e as substituiu pelo modelo de iridium que são mais nobres e tecnologicamente bem mais avançadas, mas somente a partir da linha 2016 em todos os modelos de HB20.

Sim, vc pode comprar essas novas velas de iridium no setor de peças de qq CCS da rede Hyundai e instalar no seu HB20 que o motor dele vai sentir uma leve melhora na sua eficiencia, inclusive eu mesmo fiz essa substituição por minha conta no nosso HB20 nessa revisão de 40000 kms numa CCS Hyundai, mas eles deixaram bem claro para mim que não se responsabilizavam por essa minha solicitação pessoal por recomendação expressa da fábrica para não usar essas velas de iridium nos HB20 de 2015 para trás... rsrsrsrsrs!

Mas até hoje estou rodando com essas velas de ignição de iridium e aguardando o motor do meu HB20 pifar por causa disso ... bando de coreanos estúpidos, ignorantes e irredutíveis esses da Hyundai do Brasil ...kkkkkkkk!!!

D) - Quanto ao desgaste de pastilhas de freio, isso vai depender muito do modo de condução de cada condutor em particular.

E assim, os motoristas mais tranquilos e menos agressivos ao volante, vão gozar obviamente de uma maior durabilidade de pastilhas e lonas de freios do que aqueles condutores que sempre usam o pedal de freio com mais frequencia e agressividade e esquecem que em todos os veiculos existe o freio motor para ajudar nas frenagens ...

No nosso HB20 1.6 por exemplo, que já está com mais de 6 anos de uso regular e quase 56000 kms rodados, as pastilhas e lonas de freio ainda são as originais de fabrica e estão com 50% de vida util , verificados na última revisão e o fluído de freios já foi trocado por duas vezes.

Se houver mais alguma dúvida , disponha, boa sorte !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB