Showza escreveu:
Obrigado pelas boas vindas e pelas respostas colegas!
As 2 primeiras revisões foram feitas na CSS, sendo a última realizada em março de 2018.
Então, até pensei em ir na CSS, mas considerando o histórico do carro de não ter tantos problemas crônicos, sendo que a garantia só cobrirá defeitos de fábrica, além da revisão de 40k custar ao todo R$768,21, vou optar mesmo pela revisão em meu mecânico de confiança.
Encontrei no site oficial da Hyundai a página que fala das revisões e com base nisso (e no manual) irei trocar os seguintes itens: 1) Óleo de Motor, Anel de Vedação, Filtro de Óleo e Filtro de Combustível;
2) Filtro de Ar (motor) e Ar Condicionado;
3) Velas de Ignição;
4) Correias de acionamento.
Sendo assim pergunto:
a) As correias envolvem o quê? tem algum tensionador?
b) Seria interessante trocar o fluído de freio ou algum outro fluído?
c) Já li relatos sobre a baixa durabilidade da vela original e possível troca pela iridium - mas pelo menos até onde li, não vi nada definitivo sobre a compatibilidade da vela dos modelos fabricados a partir de 2016 com as velas dos modelos anteriores. De qualquer forma, se ficar com a comum, farei a troca sempre entre 20 e 25mil km rodados.
d) Qual a durabilidade média das pastilhas e discos de freio (só para planejar
)?
e) Algum outro item que merece atenção
No mais, assim que possível que possível levarei a um mecânico de confiança para revisão, mas como ressaltei, prefiro sempre atuar na prevenção pra não ter surpresas que poderia ser evitas facilmente.
https://www.hyundai.com.br/pos-vendas/m ... ahb20.htmlEntão Samuel, vamos as minhas respostas quanto às suas dúvidas :
A) - Essa correia citada a ser trocada nessa revisão de 40000 kms é a que aciona os acessórios como o ar cond. alternador e a bomba d'água, que tb troquei no meu HB20 1.6 nessa revisão de 40000 kms, mas na verdade, constatei que ela ainda estava bem nova e aguentaria ir até os 60000 kms com toda a segurança.
B) - Sim, de fluídos, apenas o fluído do sistema de freios e que tb é o mesmo do acionamento da embreagem que são hidráulicos é que deve ser sempre trocado a cada 2 anos por questões de segurança e tb para conservar e aumentar a vida útil de todos os componentes do sistema de freios e do acionamento da embreagem.
Curiosamente e sem nenhuma explicação técnica, a dona Hyundai do Brasil nem menciona essa substituição obrigatória do fluído de freios a cada 2 anos para nenhum dos seus modelos de HB20 quando TODAS as demais montadoras assim procedem ...
C) - Sim, a durabilidade das velas de ignição convencionais NGK que equipam originalmente toda a linha HB20 até 2015 são sofríveis por serem do modelo mais simples de cobre e que por isso, a durabilidade e eficiencia delas são bem limitadas.
Só para vc ter uma ideia, esse modelo de velas de ignição chega aos 40000 kms rodados aos frangalhos de tão ruins que são e que por causa disso, a dona Hyundai do Brasil criou vergonha na cara e as substituiu pelo modelo de iridium que são mais nobres e tecnologicamente bem mais avançadas, mas somente a partir da linha 2016 em todos os modelos de HB20.
Sim, vc pode comprar essas novas velas de iridium no setor de peças de qq CCS da rede Hyundai e instalar no seu HB20 que o motor dele vai sentir uma leve melhora na sua eficiencia, inclusive eu mesmo fiz essa substituição por minha conta no nosso HB20 nessa revisão de 40000 kms numa CCS Hyundai, mas eles deixaram bem claro para mim que não se responsabilizavam por essa minha solicitação pessoal por recomendação expressa da fábrica para não usar essas velas de iridium nos HB20 de 2015 para trás... rsrsrsrsrs!
Mas até hoje estou rodando com essas velas de ignição de iridium e aguardando o motor do meu HB20 pifar por causa disso ... bando de coreanos estúpidos, ignorantes e irredutíveis esses da Hyundai do Brasil ...kkkkkkkk!!!
D) - Quanto ao desgaste de pastilhas de freio, isso vai depender muito do modo de condução de cada condutor em particular.
E assim, os motoristas mais tranquilos e menos agressivos ao volante, vão gozar obviamente de uma maior durabilidade de pastilhas e lonas de freios do que aqueles condutores que sempre usam o pedal de freio com mais frequencia e agressividade e esquecem que em todos os veiculos existe o freio motor para ajudar nas frenagens ...
No nosso HB20 1.6 por exemplo, que já está com mais de 6 anos de uso regular e quase 56000 kms rodados, as pastilhas e lonas de freio ainda são as originais de fabrica e estão com 50% de vida util , verificados na última revisão e o fluído de freios já foi trocado por duas vezes.
Se houver mais alguma dúvida , disponha, boa sorte !