Bem-vindo: 23 Abr 2024 05:35

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 17 Fev 2014 17:45 
Offline

Registrado em: 13 Fev 2013 16:06
Mensagens: 58
Olá amigos,

Gostaria de criar esse tópico para informar sobre um teste que realizei no HB20 AT da minha irmã. Decidi realizar o teste pois tenho visto muitas reclamações com relação ao gasto da versão automática desse carro, e eu andando com o carro percebi que não era assim. Fui verificando que alguns detalhes da condução auxiliam MUITO na economia de combustivel da versão AT. Detalhe, minha irmã dirigindo o Computador de Bordo sempre informava consumo na faixa dos 8km/l, mais ou menos o que a galera alcança aqui, no entanto consegui melhorar muito isso e gostaria de compartilhar.

Abaixo seguem alguns dados do teste:

Local: Teresina-PI
Tipo do Percurso: Cidade
Km rodados no teste: 200km
Combustível: gasolina
Consumo no CB: 11,3Km/l
Ar condicionado: 50% ligado

Bem, aproveitei que minhã irmã viajou para realizar o teste e penso que muito aqui podem se aproveitar desse tópico, e de fato minha intenção é que realizem testes tb com as dicas que vou dar.

Considerando que seu HB20 AT esteja com manutenção em dias, utilizando gasolina de qualidade ( não necessariamente aditivada ) e com a calibragem correta dos pneus, seguem as dicas que utilizei para alcançar esta marca:

Primeira e mais importante dica

Cambio sempre em D, acelere até a velocidade que desejar, retire o pé do acelerador completamente e depois volte a acelerar com pequenos e leves toques para manter a velocidade constante.

Segunda dica

->Deixe o CB em consumo instantâneo para acompanhar o gasto, perceba que ao usar a dica acima o consumo vai ficar na faixa dos 15 a 20km/l.

Então, se alguém se habilitar em fazer estes testes seria interessante para comprovar a eficácia das dicas.

PS: Mesmo que os 11,3km/l não sejam exatamente o consumo real, perceba que a melhora com relação a forma de condução de minhã foi bem significativa.

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 22 Fev 2014 09:39 
Offline

Registrado em: 01 Fev 2014 22:40
Mensagens: 6
Prezado, tbm tenho um HB20AT 1.6no meu primeiro tanque tbm fez 8km/l com gas supra e ar ligado. Depois a partir do segundo tanque apresentou medias muito boas superiores a 10km com gas supra e piso pouco (nao passo de 2 rpm). O que contribui tbm eh q nao pego muito transito no caminho para o trabalho. Alguns tanques dao 9.5 km/l , mas a maioria da 10 ou 10,5


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 22 Fev 2014 10:03 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Dez 2012 15:52
Mensagens: 335
Localização: Rio Grande do Sul
Luis Araujo escreveu:
Prezado, tbm tenho um HB20AT 1.6no meu primeiro tanque tbm fez 8km/l com gas supra e ar ligado. Depois a partir do segundo tanque apresentou medias muito boas superiores a 10km com gas supra e piso pouco (nao passo de 2 rpm). O que contribui tbm eh q nao pego muito transito no caminho para o trabalho. Alguns tanques dao 9.5 km/l , mas a maioria da 10 ou 10,5


Também fiz alguns testes e observei, no meu caso, que a forma de condução impacta pouco no consumo. Os dois fatores que me pesam mais são a baixa velocidade média e o trânsito pesado, quase parado. Neste último caso, estou tentando mudar para "N" (neutro) quando muito tempo parado, pois acho o carro fica puxando e gastando mais. Com o tempo vou aprendendo a entender melhor o automático.

_________________
Meu 1º AT: Vendido: Era muiiiito bom!
(✓) Insulfilm e tapetes originais: brinde
(✓) Sensor de estacionamento: caro (da css)
(✓) Manopla Premium


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 26 Fev 2014 18:22 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 11 Set 2013 21:21
Mensagens: 73
Estou bastante insatisfeito com o consumo do meu 1.0, em trânsito consigo fazer 7,3~8 km/L, com a/c 100% sendo abastecido com 80% álcool e 20% gasolina. Também acho esse CB muito impreciso, não dá p confiar.. Abraços.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 26 Fev 2014 19:51 
Offline

Registrado em: 05 Abr 2013 18:34
Mensagens: 28
Me venda teu pé, que no meu eu não consigo fazer 7.5km/l na gazolina kkkkkkkkkkkkkk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 26 Fev 2014 21:18 
Offline

Registrado em: 13 Fev 2013 16:06
Mensagens: 58
Detalhe que não citei: vez ou outra eu dava umas arrancadas em semáforos e rotatórias, de fato não andei como tartaruga, sempre ia na velocidade máxima da via.

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 26 Fev 2014 21:26 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 01 Nov 2013 21:25
Mensagens: 218
Boas dicas! Quando eu comprar meu primeiro automático vou seguir hehe.

_________________
HB20 Comfort Style - 13/14 Branco Polar


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 27 Fev 2014 22:43 
Offline

Registrado em: 26 Nov 2013 22:41
Mensagens: 5
Pessoal,, sou representante comercial e ando mais de 3000 km/mês, eu só rodo com 10% gasolina comum e 90% etanol... sempre, desde quando peguei o carro. consigo médias acima de 11km/l cidade/estrada. a dica do amigo acima é a dica mais acertada... eu também acelero até a velocidade desejada e tiro o pé, e vou mantendo a velocidade com pequenos toques no acelerador.. sempre deu certo... nossos carros são equipados com comando de válvulas variável, se não estou enganado, se não pisar muito o motor trabalha apenas com 8 das 16 válvulas.. com isso a economia...

abç

_________________
HB20 1.6 Confort plus Branco Polar 13/14
Farol Osram Breaker Night Unlimited
Carpetes personalizados
Insulfim G50
Sensor de estacionamento


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 28 Fev 2014 15:50 
Offline

Registrado em: 13 Fev 2013 16:06
Mensagens: 58
Edu de oliveira escreveu:
Pessoal,, sou representante comercial e ando mais de 3000 km/mês, eu só rodo com 10% gasolina comum e 90% etanol... sempre, desde quando peguei o carro. consigo médias acima de 11km/l cidade/estrada. a dica do amigo acima é a dica mais acertada... eu também acelero até a velocidade desejada e tiro o pé, e vou mantendo a velocidade com pequenos toques no acelerador.. sempre deu certo... nossos carros são equipados com comando de válvulas variável, se não estou enganado, se não pisar muito o motor trabalha apenas com 8 das 16 válvulas.. com isso a economia...

abç


Edu,

Valeu por compartilhar. Essa observação técnica do comando de válvulas variável foi interessante.

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Fiz 11,3km/l no HB20 AT na cidade
MensagemEnviado: 28 Fev 2014 16:07 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 09 Jul 2013 19:39
Mensagens: 1102
Localização: Porto Alegre
carloscomp escreveu:
Edu de oliveira escreveu:
Pessoal,, sou representante comercial e ando mais de 3000 km/mês, eu só rodo com 10% gasolina comum e 90% etanol... sempre, desde quando peguei o carro. consigo médias acima de 11km/l cidade/estrada. a dica do amigo acima é a dica mais acertada... eu também acelero até a velocidade desejada e tiro o pé, e vou mantendo a velocidade com pequenos toques no acelerador.. sempre deu certo... nossos carros são equipados com comando de válvulas variável, se não estou enganado, se não pisar muito o motor trabalha apenas com 8 das 16 válvulas.. com isso a economia...

abç


Edu,

Valeu por compartilhar. Essa observação técnica do comando de válvulas variável foi interessante.

Abraços


Esta informação "técnica" está totalmente equivocada, o Comando Variável de válvulas não funciona assim, não existe isto de usar só 8v, vc está sempre trabalhando com as 16v.

Nos carros de comando fixo, o comando de válvulas é um eixo com excêntricos, os "cames", e este eixo que fica no cabeçote do motor, eles empurram as válvulas de admissão e escape.

Uma gif explicando pra quem não conhece:

Imagem

No comando variável, o que acontece é que em um determinado giro do motor, o comando varia o tempo/curso de abertura das válvulas, variando assim a quantidade da mistura de ar/combustível que vai pra dentro da câmara de combustão!

Imagem

Claro que existem vários modelos de comandos variável de válvulas, cada um acionado de um jeito diferente, mas a ideia é principal é variar tempo/curso de abertura das válvulas, com isto da para brincar bastante em economia, potencia e torque!

Ok???


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB