carloscomp escreveu:
Edu de oliveira escreveu:
Pessoal,, sou representante comercial e ando mais de 3000 km/mês, eu só rodo com 10% gasolina comum e 90% etanol... sempre, desde quando peguei o carro. consigo médias acima de 11km/l cidade/estrada. a dica do amigo acima é a dica mais acertada... eu também acelero até a velocidade desejada e tiro o pé, e vou mantendo a velocidade com pequenos toques no acelerador.. sempre deu certo... nossos carros são equipados com comando de válvulas variável, se não estou enganado, se não pisar muito o motor trabalha apenas com 8 das 16 válvulas.. com isso a economia...
abç
Edu,
Valeu por compartilhar. Essa observação técnica do comando de válvulas variável foi interessante.
Abraços
Esta informação "técnica" está totalmente equivocada, o Comando Variável de válvulas não funciona assim, não existe isto de usar só 8v, vc está sempre trabalhando com as 16v.
Nos carros de comando fixo, o comando de válvulas é um eixo com excêntricos, os "cames", e este eixo que fica no cabeçote do motor, eles empurram as válvulas de admissão e escape.
Uma gif explicando pra quem não conhece:
No comando variável, o que acontece é que em um determinado giro do motor, o comando varia o tempo/curso de abertura das válvulas, variando assim a quantidade da mistura de ar/combustível que vai pra dentro da câmara de combustão!
Claro que existem vários modelos de comandos variável de válvulas, cada um acionado de um jeito diferente, mas a ideia é principal é variar tempo/curso de abertura das válvulas, com isto da para brincar bastante em economia, potencia e torque!
Ok???