E hoje à tarde , tive uma interessante oportunidade de fazer um test-drive num novo Fiat Fastback Abarth 1.3 turbo flex abastecido com etanol.
A revenda Fiat da minha cidade me fez esse convite e fui acompanhado de um vendedor muito atencioso .
Era um modelo branco já rodado quase 800 kms e que me impressionou de uma forma bem positiva exceto por um importante detalhe que para mim ficou negativo !
Gostei muito do seu desempenho geral, um bom câmbio aut. com trocas obedientes de marchas até por borboletas atrás do volante, uma boa estabilidade e suspensões bem calibradas além do bom espaço interno incluindo o seu porta-malas e do seu ótimo acabamento .
O único senão ficou para o ronco muito grave e insistente emitido pelo seu sistema de escape, onde no meu entendimento notei que a Abarth exagerou um pouco no resultado prático final, ou seja, passou do ponto ideal ...
Inclusive tive a oportunidade de testar esse modelo em rodovia num horário de pouco movimento e deu para explorar um pouco mais a fundo todo o potencial do seu ótimo desempenho.
Mas fico imaginando fazendo uma viagem um pouco mais prolongada com um Fastback desses e com esse ronco mais acentuado sempre presente nos nossos ouvidos por longos períodos de tempo ... acredito certamente que vai incomodar sim e cansar um pouco além da conta com toda a certeza !
E não vou negar que se eu comprasse um modelo desses, modificaria sim certamente o seu sistema de escape original instalando nele pelo menos mais um abafador de inox adicional no meio dessa tubulação para assim, atenuar um pouco mais esse ronco insistente que ficou muito grave e incomodo na minha opinião !
Mas com relação ao desempenho oferecido por esse motor T270 afinado pela divisão Abarth, dou meus parabéns pelo excelente trabalho realizado pela engenharia da fábrica e pelo seu acelerador que se mostrou bem arisco e mostrando uma ótima e esportiva calibração de imediata resposta geral que até me fez lembrar da calibração do pedal do acelerador do nosso atual HB20 1.6 e assim essa foi mais uma outra ótima surpresa geral desse test-drive bem revelador !
Obs : Numa hipotética comparação com um Citroen C4 cactus THP shine pack ou com um Peugeot 2008 THP Griffe , lógico que esse Fastback Abarth é superior em equipamentos, acabamento mas não se mostrou superior em desempenho e sim eles até podem no máximo se igualarem nesse quesito !!!
Mas esse Fiat Abarth perde sim para essa dupla de veículos franceses em consumo médio, com toda a certeza e de acôrdo com a classificação do INMETRO já que ele é um pouco mais pesado do que essa citada dupla de veículos franceses além do fato lógico que já sabemos que para se fazer um motor 1.3 turbo flex render o mesmo que um outro motor tbm turbo flex mas 1.6, que ele deve sim ser muito bem e melhor alimentado para se obter assim esses resultados em desempenho !
E uma última citação pessoal , se me perguntassem se eu por um acaso trocaria esse meu atual C4 Cactus THP Shine Pack por um Fastback Abarth desses , a minha resposta seria um NÃO e no máximo eu até poderia ficar com os dois se isso fosse possível, mas a realidade é que eu nunca abriria mão desse nosso atual C4 Cactus THP só por causa desse novo Fiat Abarth 1.3 turbo flex T270 !!!
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