Bem-vindo: 05 Out 2024 12:07

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Impressões do Citroen C4 Cactus THP 1.6 turbo flex aut.
MensagemEnviado: 09 Mar 2024 15:39 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E esse nosso C4 Cactus THP , o novo companheiro de uso diário tanto no transito urbano e tbm para qq tipo de viagem completou os seus primeiros 10150 kms e portanto, venceu a troca do seu filtro de combustível !

Óbvio que para um procedimento tão simples e corriqueiro assim, nem é preciso recorrer a uma CCS da rede Citroen e eu mesmo já havia comprado um filtro original e agora, basta leva-lo nessa próxima semana até a loja de troca de oleo do nosso colega e fazer essa troca bem fácil e rapidinho !

Tá aí um item tão comum mas que muito rotineiramente é assim deixado de lado e esquecido na grande maioria dos atuais veículos flex e os resultados disso são sempre bem desagradáveis afinal , todos aqui devem saber que o filtro de combustível de QUAISQUER veículos flex deve sim ser sempre trocado a cada 10 mil kms rodados sem nenhuma outra desculpa ...

Porque é a partir desse imperdoável esquecimento vital que já começam uma boa parte dos problemas e todos causados por uma quantidade cada vez menor de volume de combustível que vai conseguir passar por esse filtro cada vez mais saturado de sujeiras e assim ele vai encontrar uma restrição cada vez maior à sua livre passagem até ele finalmente chegar lá na flauta ou galeria dos injetores e com isso, começa-se a ter uma gradual perda de desempenho oferecido pelo motor ainda mais nas situações mais críticas como em uma máxima solicitação , por exemplo ao se fazer uma ultrapassagem em rodovia ...

Por isso que sempre vai valer bem mais à pena cuidar da manutenção preventiva de nossos veículos e manter tudo em dia e em troca desses cuidados, vamos te-los sempre afiados e prontos a nos servir o melhor possível e com todo o prazer e entusiasmo e em quaisquer tipos de utilização !

Obs : Sim, esse nosso C4 cactus já havia passado pela sua 1ª revisão obrigatória de 1 ano mas naquela ocasião, lá no começo de Setembro/2023 , ele estava com menos de 6000 kms rodados e devido a isso, não trocaram esse seu filtro por pedido pessoal meu, afinal, fazer uma troca de qq peça quando ela é necessária é uma coisa mas desperdiçar um filtro que ainda nem venceu ainda assim à toa é tbm sempre inaceitável, então tudo a seu tempo tbm com os veículos em geral !!!

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 13 Mar 2024 14:58 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E mais um caso interessante ocorreu recentemente com uma amiga da nossa familia.

Ela já estava no seu 2º Nissan Kicks 1.6 e ela sempre compra esses seus veículos zero KM .

Mas conversando na academia conosco , ela comentou que sempre que faz qq viagem nesse seu atual Nissan Kicks, que ela sente uma notável falta de um melhor desempenho , justamente nos momentos mais críticos percebidos em qq viagem que é nos momentos das ultrapassagens.

E não somente eu estava nessa conversa, como tbm o meu irmão mais novo que foi quem teve na nossa família, o 1º veículo equipado com esse consagrado e formidável motor THP 1.6 turbo flex originário na BMW no seu então novo Peugeot 2008 2016 com câmbio manual de 6 marchas que foi comprado por ele zero KM lá em 2016 e que ele rodou nele até os 80 mil kms antes de troca-lo em 2022 pelo seu atual Citroen C4 Cactus THP 2022 aut. que tbm foi comprado zero KM e foi só alegrias e satisfação plena sem que esse seu antigo Peugeot 2008 jamais tivesse apresentado o menor dos problemas mecânicos ou de qq outro tipo !

E assim foi que sugerimos a essa nossa amiga que trocasse esse seu atual Nissan Kicks por um novo Citroen C4 Cactus THP ou por um novo Peugeot 2008 THP e ambos equipados com o ótimo câmbio aut. de 6 marchas !

Ao que ela comentou que ainda nem tinha experimentado nenhum desses 2 modelos de veículos sugeridos por nós e foi quando eu ofereci a ela de imediato que fizesse um test-drive no nosso Citroen C4 Cactus THP , para vermos quais seriam as impressões pessoais que ela iria ter sobre ele .

E não deu outra , após ela percorrer por algumas quadras e tbm de circular por um trecho de uma via expressa conduzindo o nosso C4 Cactus THP , ela retornou a academia sem disfarçar um nítido sorriso de surpresa e nem o quanto ela gostou desse improvisado test-drive !!!

Pronto, isso foi o suficiente para ela já decidir trocar o seu atual Nissan Kicks por um novo Citroen C4 Cactus THP aut. inclusive nós não deixamos de comentar com ela das óbvias vantagens gerais desse modelo da Citroen sobre esse atual Nissan Kicks dela.

MensagemEnviado: 16 Mai 2024 15:43 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E hoje mais cedo, encontro por um acaso na porta da escola que minha filha estuda , uma antiga amiga e ela me vê saindo com o nosso atual Citroen C4 Cactus THP e me chama :

Ela então me detém por um pouco e me fala que está com o seu atual Honda HRV mais velho mas que está querendo troca-lo por um outro SUV zero KM dessa categoria e assim, me perguntou por esse meu C4 1.6 turbo flex aut.

Falei nada mais do que a verdade de que em se tratando de um SUV dessa categoria, que ele apresenta de fato, uma relação de custo benefício imbatível junto com o novo Peugeot 2008 THP aut.

Me perguntou ainda onde ficava a revenda autorizada Peugeot/Citroen aqui na nossa cidade e qual era exatamente esse modelo que eu tinha, expliquei tudo a ela e tbm pedi para ela olhar pelo novo Peugeot 2008 THP flex aut. 2024 e sobre as excelentes vantagens desse conjunto mecânico desse nosso C4 e tbm desse novo Peugeot 2008 THP inclusive da ótima economia de combustível apresentada por eles sem nem precisar citar sobre o seu brilhante desempenho para não espantar de cara com ela ...

Falei ainda a ela que além de mim, que o meu irmão tbm tinha comprado um C4 Catus THP zero KM 2022 e igualzinho a esse meu e que ele tbm comprou depois para a esposa dele , um novo Peugeot 2008 THP aut. flex 2024 zero KM.

E antes que eu fosse embora , ela ainda me pediu para ver por dentro o espaço interno desse nosso C4 Cactus e logo depois me disse que achou ideal para o uso dela.

Vamos ver se ela vai mesmo comprar um desses 2 modelos e o que ela vai achar do maravilhoso desempenho de qq um deles, resultado da combinação dessa eficiente motorização 1.6 THP turbo flex com o seu excelente câmbio aut. japonês Aisin e aliado ainda a sua ótima aerodinâmica, ao seu pêso bem leve de apenas 1214 kgs que por isso, dá toda essa real agilidade e economia a esses 2 modelos de SUV ou crossover como queiram.

E esse nosso C4 está atualmente com um pouco mais de 13400 kms rodados, usado basicamente no transito urbano diário além de algumas viagens ocasionais que já fiz com ele e continua perfeito em tudo quanto ao seu funcionamento geral.

Obs : Tbm é bem verdade que desde zero KM, ele está sendo muitíssimo bem cuidado em toda a sua manutenção preventiva e por exemplo, só de trocas de oleo do seu motor desde zero KM já foram feitas nada menos do que 4 trocas até agora.

Mas lembrando que esse veículo foi retirado zero KM da revenda em Agosto de 2022 !!!

MensagemEnviado: 30 Jul 2024 21:55 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E hoje à tarde , tive uma interessante oportunidade de fazer um test-drive num novo Fiat Fastback Abarth 1.3 turbo flex abastecido com etanol.

A revenda Fiat da minha cidade me fez esse convite e fui acompanhado de um vendedor muito atencioso .

Era um modelo branco já rodado quase 800 kms e que me impressionou de uma forma bem positiva exceto por um importante detalhe que para mim ficou negativo !

Gostei muito do seu desempenho geral, um bom câmbio aut. com trocas obedientes de marchas até por borboletas atrás do volante, uma boa estabilidade e suspensões bem calibradas além do bom espaço interno incluindo o seu porta-malas e do seu ótimo acabamento .

O único senão ficou para o ronco muito grave e insistente emitido pelo seu sistema de escape, onde no meu entendimento notei que a Abarth exagerou um pouco no resultado prático final, ou seja, passou do ponto ideal ...

Inclusive tive a oportunidade de testar esse modelo em rodovia num horário de pouco movimento e deu para explorar um pouco mais a fundo todo o potencial do seu ótimo desempenho.

Mas fico imaginando fazendo uma viagem um pouco mais prolongada com um Fastback desses e com esse ronco mais acentuado sempre presente nos nossos ouvidos por longos períodos de tempo ... acredito certamente que vai incomodar sim e cansar um pouco além da conta com toda a certeza !

E não vou negar que se eu comprasse um modelo desses, modificaria sim certamente o seu sistema de escape original instalando nele pelo menos mais um abafador de inox adicional no meio dessa tubulação para assim, atenuar um pouco mais esse ronco insistente que ficou muito grave e incomodo na minha opinião !

Mas com relação ao desempenho oferecido por esse motor T270 afinado pela divisão Abarth, dou meus parabéns pelo excelente trabalho realizado pela engenharia da fábrica e pelo seu acelerador que se mostrou bem arisco e mostrando uma ótima e esportiva calibração de imediata resposta geral que até me fez lembrar da calibração do pedal do acelerador do nosso atual HB20 1.6 e assim essa foi mais uma outra ótima surpresa geral desse test-drive bem revelador !

Obs : Numa hipotética comparação com um Citroen C4 cactus THP shine pack ou com um Peugeot 2008 THP Griffe , lógico que esse Fastback Abarth é superior em equipamentos, acabamento mas não se mostrou superior em desempenho e sim eles até podem no máximo se igualarem nesse quesito !!!

Mas esse Fiat Abarth perde sim para essa dupla de veículos franceses em consumo médio, com toda a certeza e de acôrdo com a classificação do INMETRO já que ele é um pouco mais pesado do que essa citada dupla de veículos franceses além do fato lógico que já sabemos que para se fazer um motor 1.3 turbo flex render o mesmo que um outro motor tbm turbo flex mas 1.6, que ele deve sim ser muito bem e melhor alimentado para se obter assim esses resultados em desempenho !

E uma última citação pessoal , se me perguntassem se eu por um acaso trocaria esse meu atual C4 Cactus THP Shine Pack por um Fastback Abarth desses , a minha resposta seria um NÃO e no máximo eu até poderia ficar com os dois se isso fosse possível, mas a realidade é que eu nunca abriria mão desse nosso atual C4 Cactus THP só por causa desse novo Fiat Abarth 1.3 turbo flex T270 !!!

MensagemEnviado: 03 Ago 2024 12:52 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E falando nesse nosso atual Citroen C4 cactus THP , já percebo estar colhendo os bons frutos por ter feito um caprichado amaciamento nesse veículo !

Ou seja, respeitei os limites de desempenho exigido nos seus primeiros 5 mil kms e fiz 3 trocas de oleo até ele chegar a essa quilometragem crítica desses seus primeiros 5000 kms rodados !

Além daquele cuidado básico e indispensável de SEMPRE abastece-lo desde zero KM somente com etanol levemente temperado com 15% de gasolina comum !

E agora que ele já está com 19 mil kms rodados, já passou pela sua 1ª revisão dos 10 mil kms , onde foi trocado o seu filtro de combustível e agora a pouco aos 17 mil kms rodados , percebi a necessidade de tbm substituir preventivamente o seu elemento do filtro de ar.

E o resultado prático de todo esse cuidado com esse veículo é o seu motor 1.6 turbo flex sempre mostrando respostas bem afiadas a qq solicitação do seu acelerador.

Esses dias atrás, tive uma oportunidade de realizar uma brincadeira com ele ao fazer uma aceleração a partir de uns 50 kms/h constantes e lado a lado com a Rampage R/T de meu irmão e qual não foi a super grata surpresa que eu tive ao ver esses 2 veículos embalando em plena aceleração um ao lado do outro com uma levíssima vantagem para o Citroen até uns 160 kms/h e isso em uma pequena reta desimpedida nos arredores da nossa cidade num horário já bem avançado da noite.

E esses veículos nesse rápido teste estavam vazios apenas com os seus condutores.

Agora ficou uma baita dúvida de fazermos um outro teste de aceleração lado a lado com esses veículos saindo do zero em alguma reta um pouco mais longa para ver o desempenho real deles sendo que a rampage conta com as suas 4 rodas tracionando contra esse C4 com a sua tração apenas nas suas rodas dianteiras .

Essa brincadeira promete algumas surpresas e repasso aqui os resultados depois desse outro teste !

MensagemEnviado: 14 Ago 2024 11:32 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E logo após realizar mais uma troca de oleo e o filtro de oleo do motor desse nosso C4 Cactus THP flex, com 19600 kms rodados nesse ultimo dia 12/08 , fizemos mais uma rápida viagem com ele até Belo Horizonte e retornamos de lá agora a pouco !

Foi um percurso total de uns 850 kms e abastecido com aquela mistura de somente 18% de gasolina comum para temperar os restantes 82% de etanol e o consumo médio total dele em todo esse percurso foi de 10,5 kms/l sem usar o A/C e mantendo velocidades quase constantes que variavam entre 110 kms/h a 130 kms/h.

Nem precisamos citar mais aqui do excelente desempenho mostrado por essa sua mecânica nesse trecho dessa rodovia com esse veículo assim abastecido.

Além do seu sistema de direção , freios, suspensões , escape e assim tbm dos seus pneus e do seu sistema elétrico sempre mostrando um funcionamento impecável e sem falhas.

Obs : E agora que esse Citroen já completou quase 20500 kms rodados, vou providenciar pela segunda vez o rodizio dos seus pneus para haver um desgaste sempre regular e uniforme de todos eles .

MensagemEnviado: 25 Ago 2024 12:17 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E apesar desse Citroen C4 Cactus THP flex automático não ser um veículo da linha Hyundai , como optei por usa-lo na minha rotina diária, só tenho a elogiar esse pequeno cross over ou mini SUV como queiram.

E acabo de chegar de mais uma rápída viagem de 860 kms de percurso total com ele de 2 dias até a capital mineira Belo Horizonte e ele novamente brilhou como sempre o fez mostrando um rendimento e desempenho exemplares e impecáveis para a categoria desse veículo !

De fato , pelo preço que se paga por ele, não se encontra atualmente nenhum outro veículo flex turbo nacional com câmbio automático que o supere em qq item que seja de um modo geral !

E os elogios especiais mais do que merecidos vão para todo o seu conjunto mecânico, composto desse seu já conhecido e fabuloso motor 1.6 turbo flex de origem BMW acoplado a um câmbio automático Aisin japonês de 6 velocidades tbm já mais do que plenamente consagrados aqui no nosso mercado.

E vamos tbm considerar que ele é um veículo com nada menos de 22,5 cms de altura livre do solo e que devido a isso, tem lá suas restrições quanto a sua estabilidade e aerodinâmica.

Ou seja, se esse conjunto mecânico dele estivesse montado em um novo Citroen C3 ou um novo Peugeot 208 , teríamos ainda mais vantagens dinâmicas como muito mais desempenho, estabilidade e economia de combustível !

Mas que mesmo assim, esse seu conjunto mecânico o deixa bem esperto , tanto para rodar no transito urbano e melhor ainda, para se fazer com ele qq tipo de viagens por rodovias, onde nessas situações é que ele mostra toda a sua garra de maneira exemplar !

E que quando abastecido com a mistura mágica com os 85% de etanol e apenas misturado levemente com mais 15% de gasolina comum, ele ainda é capaz de mostrar médias de consumo ao redor dos 10 kms/l e andando bem esperto nas rodovias e mantendo velocidades médias entre 110 kms/h até picos de 140 kms/h onde o tráfego e a rodovia permitir isso com segurança !

Vamos ver quais serão os prováveis novos concorrentes desse modelo da Citroen e tbm do Peugeot 2008 THP turbo flex automático para supera-los tanto em rendimento/desempenho e tbm em confiabilidade além da relação custo-benefício pq até agora, nenhum outro modelo dessa categoria nem sequer chega perto do que essa dupla pode oferecer inclusive na sua excelente e insuperável relação custo-benefício oferecida por eles.

MensagemEnviado: 31 Ago 2024 11:31 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E me esqueci de comentar aqui sobre um curioso episódio dessa nossa última viagem com esse C4 Cactus THP até a capital mineira Belo Horizonte.

E ao retornar na nossa volta de lá , num domingo pela manhã bem cedo, trafegava tranquilo na minha velocidade de cruzeiro por um trecho reto e plano de pista dupla da BR 040 quando vejo pelo retrovisor que se aproximava apavorando mais rápido atrás de nós , uma dessas novas pick up Ford Ranger desses modelos mais novos, ao que meu irmão deu uma rápida olhada e me comentou que muito provavelmente, poderia ser a versão top de linha com o seu motor V6 turbo diesel de 250 cvs ao que logo em seguida confirmamos que era de fato ...

Eu só mudei rapidamente o programa do câmbio do nosso C4 Cactus do ECO PRO para o Sport e fiquei preparado aguardando ela me ultrapassar e lasquei o pé embaixo.

Coitada dessa picapona que só teve o gosto de chegar ao meu lado e logo o nosso valente Citroen avançou pela frente dela na nossa pista da direita mesmo em que estávamos e o seu velocímetro digital logo mostrou uns 202 kms/h que foi o suficiente para despachar tranquilo essa Ranger lá atrás.

Logo pensei rapidamente com os meus botões se um trombolho de uma enorme camionete cabine dupla daquelas teria nem de perto a mesma aerodinâmica do nosso C4 Cactus naquelas velocidades em que ela trafegava e mesmo diante do fato de que ela contava sim com uma maior cavalaria debaixo do seu capô e assim, lembrei daquele velho e sábio ditado popular que diz:

" Passarinhos que inventam de querer acompanhar os vôos noturnos dos morcegos , sempre amanhecem espetados em galhos de árvores ... "

MensagemEnviado: 06 Set 2024 16:54 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Um colega antigo meu sempre foi um fâ incondicional da dona VW !

E atualmente ele tem um T-Cross 250 TSI flex automático 2021.

E já sabemos tbm desde sempre que esse modelo da VW com o nosso atual C4 Cactus THP flex automático são concorrentes diretos e rivais.

E que em se tratando de mercado e de revenda, que esse modelo da VW é sim de fato melhor !

Mas como toda moeda tem os seus 2 lados, quando o assunto é rendimento e desempenho , coitado desse T-Cross quando comparado com esse Citroen C4 Cactus THP pq ele leva uma taca feia e come poeira em qq disputa de acelerações lado a lado e até ao chegarem na velocidade máxima atingida por ambos quando o C4 abre uma boa distância na frente !

Inclusive até no consumo médio, apesar do C4 ter um motor 1.6 turbo flex e desse T-Cross ter um motor 1,4 turbo que é um pouco menor , mas o peso de ambos esses veículos se equivalem e com isso, no caso do motor 250 TSI da dona VW, esse motor 1.4 turbo vai se esforçar um pouco mais para empurrar esse SUV da VW do que o motor 1.6 THP vai se esforçar para levar o pêso de um C4 cactus.

E isso gera discussões animadas e que só terminam quando entramos no assunto desempenho, quando eu afirmo a todos que sempre compro os meus veículos olhando e considerando em primeiro lugar, o desempenho que eles podem me oferecer e aqui nesse item, qq Citroen C4 Cactus THP sempre vai oferecer a melhor performance dentre todos os seus demais concorrentes dessa mesma categoria e não somente desse T Cross 250 TSI.

E assim , sempre damos por encerradas , todas essas nossas discussões !

Criar novo tópico Responder  [ 29 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas