Bem-vindo: 10 Fev 2025 06:39

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12
Autor Mensagem
 Título: Re: COMPARATIVO ENTRE O JETTA E O COROLLA
MensagemEnviado: 29 Dez 2024 19:31 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem a tardinha, cheguei de mais uma viagem curta até uma cidade vizinha a minha.

Dessa vez , eu fui com o nosso pioneiro e veterano Jetta TSI com o seu stage 2 e abastecido com a mistura de 30% de etanol e 70% de gasolina comum.

Óbvio que assim abastecido e com esse upgrade de desempenho, o motor dele está respondendo muito bem e com muito torque desde as mais baixas rotações.

E essa desejável qualidade em qq motor ajuda bastante em qq viagem e principalmente durante as ultrapassagens além da facilidade que se tem com esse desempenho extra em se manter com facilidade as velocidades constantes não importa quantas subídas vc encontrar pela sua frente.

E na minha volta, não é que ao fazer uma ultrapassagem a um Corolla desses dessa versão mais nova que seguia mais lento, o cara não gostou mesmo de ter ficado para trás e resolveu querer revidar essa ultrapassagem vindo furioso atrás de mim ...

Mas coitado de qq Corolla da vida ao tentar ser mais rápido e veloz do que um jetta TSI 2.0 mesmo que seja dos mais antigos como é o caso desse nosso 2013 e pior ainda, se esse Jetta estiver com a sua mecânica bem afiada e com o upgrade de stage 2.

É a mesma coisa de se chutar cachorro morto , ou seja , sem a mínima chance dele conseguir andar mais e nem mesmo próximo de qq jetta TSI mesmo original e ainda mais em rodovias abertas , com muito poucas curvas e um movimento tranquilo.

E pior ainda quando se enfrenta algumas subidas mais longas pela frente, quando o desempenho de um motor turbo vai de fato, brilhar e se sobressair bem mais quando comparado com o desempenho de qq motor aspirado de tamanhos semelhantes.

No nosso caso aqui é o motor 2.0 aspirado desse Corolla contra o motor 2.0 turbo do Jetta e por isso, considero que essa é uma situação de uma baita covardia, mas que mesmo assim, não entendo como o condutor desse Corolla não soube respeitar a nítida superioridade do desempenho de um Jetta TSI Highline e assim, ele ainda insistia em querer me ultrapassar para revidar ...

Foi bom pq além de me divertir um pouco, ainda dei uma descarbonizada no motor do Jetta nessas poucas aceleradas a mais que dei nele para me livrar das investidas desse insistente Corolla que acabou por ficar lá atrás e bem sossegado nesse seu lugar !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 08 Jan 2025 19:22 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico para compartilhar com todos sobre mais um detalhe importante e curioso que percebi hoje.

Como a nossa BMW 320i flex já está com 10700 kms rodados e no seu manual não existe recomendação sobre quando deve ser feita a substituição preventiva do seu filtro de combustível, achei por bem fazer preventivamente e por minha conta essa substituição :

Mas qual não foi a minha grata surpresa ao verificar que o filtro de combustível desse veículo é do mesmo modelo do filtro de combustível dos Jettas TSI, porém ele tem o dobro do tamanho e com um diâmetro semelhante.

De onde se conclui que devido a esse veículo ter um motor 2.0 turbo flex, que para se prolongar por mais tempo a saturação desse filtro mesmo abastecendo-se somente com etanol, esse fabricante se precaveu e providenciou um filtro de um tamanho mais generoso e em dobro comparado a todos os demais filtros de combustível que eu conhecia até agora.

E de curiosidade, tiramos esse filtro do veículo só para uma verificação melhor e sopramos para ver se havia de fato nele alguma restrição e saturação perceptível quanto a livre passagem do fluxo de combustível.

Mas ele ainda se mostrava com um fluxo bem livre , mostrando que ele suportaria tranquilo rodar por mais uns 10 mil kms com segurança e sem maiores riscos de haver uma saturação e restrição maior quanto a livre passagem do fluxo de combustível, vindo do tanque até o motor.

Moral dessa história é que quando os fabricantes de fato querem projetar algo melhorado e mais confiável em qq veículo, eles podem faze-lo sim com toda a certeza e aqui está uma simples prova sobre isso !

Obs : Então , nesse caso e já que a situação foi essa, eu guardei o filtro novo e remontei de novo o filtro original no seu lugar pq sei que posso rodar com segurança e tranquilidade por mais uns 10 mil kms a mais já que a vida útil desse filtro mostrou que nos permite proceder assim.

Abaixo segue foto dos filtros de combustível do jetta TSI ( o menor ) comparado ao filtro do BMW 320i flex.

Anexos:
filtro dos carros.jpeg
filtro dos carros.jpeg [ 123.44 KiB | Exibido 408 vezes ]

MensagemEnviado: 03 Fev 2025 19:29 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E como já tínhamos programado de irmos em família , para fazermos uma viagem daqui do norte de MG até Recife - PE , eu até que preparei a nossa 320i flex para essa viagem, mas devido ao pêso que seriam de 4 adultos e mais a nossa bagagem para duas semanas, achamos melhor por deixar essa BMW quieta para essa longa empreitada devido tanto a pouca altura dela até o solo além da falta de espaço interno suficiente e resolvemos utilizar o nosso pioneiro Jetta TSI 2013 que tbm já estava revisado e que na prática, ele tem muito mais espaço tanto no seu porta-malas e tbm no seu banco traseiro além dele mostrar ter um pouco mais de altura livre até o solo comparado com essa nossa 320i flex.

Combinamos então que iríamos em 4 famílias, cada uma em seu veículo e o mais baixo desses 4 veículos era justamente o nosso jetta TSI.

Os outros 3 carros dessa turma eram, a pick up Ford Maverick hibrida do meu irmão, o Jeep Commander 2.0 turbo do meu outro irmão e um Jeep Compass 2.0 flex de um amigo da nossa familia.

Esse trajeto todo de ida até Recife são de aproximados 1700 kms e decidimos por pernoitar no final do primeiro dia de viagem em Feira de Santana na Bahia, distante 880 kms das nossas casas.

E no dia seguinte pela manhã, seguiríamos pelos restantes 820 kms até a capita pernambucana, Recife .

Até aqui, tudo havia transcorrido tranquilo e na paz com todos e com esses veículos.

Mas no dia seguinte, logo após o meio dia e depois de percorrermos um pouco mais de 240 kms depois que saímos de Feira de Santana na Bahia e já passando pela simpática cidade de Estância no estado do Sergipe, eis que esse nosso estimado Jettão TSI resolveu nos fazer uma bela e inesperada de uma surpresa e apareceu assim de repente um aviso no seu painel indicando nível baixo no reservatório do seu radiador.

Lógico que num momento desses, eu me assustei sim com essa péssima novidade e tbm achei bem estranho ocorrer essa ingrata surpresa, já que esse é um veículo que sempre é super bem tratado por mim desde zero KM, mas como nem tudo em um veículo mesmo naqueles mais bem cuidados , vai depender somente do seu dono ...

Então, eu logo parei no acostamento para verificar melhor e após diagnosticar rapidamente um razoável vazamento do líquido de arrefecimento que gotejava sem parar por debaixo do motor e então , sendo assim, pedí ao pessoal dos demais 3 veículos que seguissem a viagem em frente que eu logo iria providenciar o conserto desse jetta e que nós tbm seguiríamos a viagem assim que fosse possível.

Felizmente que nessa cidade, me informaram que havia uma única mas ótima revenda da rede VW que me prestou um excelente atendimento geral e após eu completar o nível do reservatório alí mesmo na rodovia com o mesmo líquido rosado de arrefecimento original , levamos esse veículo rodando devagar e em segurança até a oficina autorizada dessa revenda que não estava muito distante dalí.

E daquela oficina autorizada VW , logo surgiu o tão esperado diagnóstico de que o vazamento era da bomba d'água e eu então solicitei imediatamente a sua substituição.

Assim, pernoitamos com a família nessa cidade aconchegante e hospitaleira aguardando o conserto desse nosso veículo e no dia seguinte já quase no final da tarde, o nosso Jettão finalmente ficou pronto e perfeito novamente para seguirmos o restante dessa viagem.

Curioso foi que nessa ocasião eu constatei que essa sua bomba d'água é originalmente de plástico do tipo baquelite e não de algum metal como deveria ser de um alumínio assim como eu entendo que seria o correto e constatamos tbm que foi um pequeno pedaço dela que quebrou exatamente no seu apoio com o bloco do motor, ocasionando com isso o vazamento do líquido.

E o chefe daquela oficina tbm comentou conosco se tratar de uma mera fadiga de material, mas ele considerou que aquilo era normal após quase 12 anos de uso regular com esse veículo que estava naquele momento com um pouco mais de 96 mil kms rodados e permanecia rodando com a sua bomba d'água original de fábrica.

E faltando uns 540 kms dalí até Recife, reiniciamos a nossa viagem logo naquele final de tarde e chegamos na capital pernambucana naquela noite e logo após as 23 hs numa viagem tranquila e com o motor do jettão rodando firme e saudável pela BR 101 e nos mostrando que a sua temperatura estava sempre estabilizada e mantendo o nível correto do líquido de arrefecimento no reservatório.

E no nosso retorno, quase 10 dias depois, foi a mesma tranquilidade de sempre com o jetta acompanhando e fechando a fila desses 4 veículos por todos os 1700 kms de volta até a nossa cidade e depois de novamente pernoitarmos em Feira de Santana na Bahia.

Detalhe curioso foi que esse Jetta fez esse percurso total de um pouco mais de 3400 kms sempre abastecido com gasolina comum misturada com 30% de etanol e esbanjou no torque e na potência com sobra, permitindo ultrapassagens sempre seguras e tranquilas o tempo todo e ainda com uma boa reserva de desempenho mesmo com esse veículo bem carregado como ele estava.

E ele de novo nos surpreendeu ao mostrar uma média geral de 10,8 kms/lt , o que eu achei ótima, considerando as médias de velocidade utilizadas , o pêso transportado e ainda esses 30% extras de etanol misturados na gasolina do seu tanque e juntamente com o aditivo flex que eu nunca dispensei em nenhum dos reabastecimentos dele.

Óbvio que para eu abastecer assim com essa citada mistura de combustíveis, tive de desenvolver um mapa para o Unichip dele justamente para habilitar e permitir ao seu motor de aceitar e funcionar bem e com um máximo de rendimento com essa exata mistura de combustíveis já que esse veículo é importado e originalmente só a gasolina.

Lembrando ainda que esse citado mapa específico do Unichip somente nos permite abastecer com gasolina comum e/ou aditivada misturada a 30% de etanol hidratado, já que se o meu desejo for abastecer somente com as gasolinas comuns e aditivadas, eu teria de trocar obrigatoriamente esse mapa no Unichip e selecionar um outro mapa desenvolvido somente para essas gasolinas citadas já que ele permanece armazenado na memória desse Unichip junto de mais alguns outros mapas , mas é lógico que se essa for a minha opção de escolha, certamente que eu estaria perdendo rendimento e esse brilhante desempenho mostrado o tempo todo por esse jetta quando ele é assim abastecido com essa citada mistura de gasolina com etanol hidratado.

Inclusive até para se utilizar essas tais dessas caras e raras gasolinas premium de alta octanagem como a Podium e a Octapro , eu já tenho salvo na memória desse Unichip, um mapa específico e dedicado somente para essas gasolinas especiais mas a realidade é que eu nunca abasteci com elas até agora nesse jetta e confesso tbm que nem elas jamais me fazem falta alguma , já que com essa mistura atual de 30% de etanol na gasolina comum, se obtém a exata e mesma octanagem dessas tais gasolinas premium , porém com um custo de fato bem menor além da menor carbonização causada por essa mistura aqui citada.

Lembrando ainda que esse piggyback Unichip tem a capacidade de armazenar até 5 mapas diferentes e selecionáveis em sua memória.

Obs : E além disso, um outro detalhe técnico importante e digno de nota é que nesses pouco mais de 3400 kms de percurso total percorridos nessa longa viagem, o nível do oleo do motor desse jetta permaneceu sempre na marca de máximo da vareta de medição, apesar do calor e do oleo 0W-20 API-SP ser bem fino mas que eu sempre o utilizo por minha própria conta e risco no motor desse nosso Jettão porque esse oleo proporciona uma melhor lubrificação geral se comparado a todos os seus demais oleos concorrentes.

Portanto , esses foram os pontos reais e positivos dessa nossa prazerosa viagem de ida e volta com esse Jettão TSI 2013 até Recife .

Criar novo tópico Responder  [ 113 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12

Todos os horários são GMT - 3 horas