Bem-vindo: 15 Mar 2025 18:35

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12
Autor Mensagem
 Título: Re: COMPARATIVO ENTRE O JETTA E O COROLLA
MensagemEnviado: 29 Dez 2024 19:31 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem a tardinha, cheguei de mais uma viagem curta até uma cidade vizinha a minha.

Dessa vez , eu fui com o nosso pioneiro e veterano Jetta TSI com o seu stage 2 e abastecido com a mistura de 30% de etanol e 70% de gasolina comum.

Óbvio que assim abastecido e com esse upgrade de desempenho, o motor dele está respondendo muito bem e com muito torque desde as mais baixas rotações.

E essa desejável qualidade em qq motor ajuda bastante em qq viagem e principalmente durante as ultrapassagens além da facilidade que se tem com esse desempenho extra em se manter com facilidade as velocidades constantes não importa quantas subídas vc encontrar pela sua frente.

E na minha volta, não é que ao fazer uma ultrapassagem a um Corolla desses dessa versão mais nova que seguia mais lento, o cara não gostou mesmo de ter ficado para trás e resolveu querer revidar essa ultrapassagem vindo furioso atrás de mim ...

Mas coitado de qq Corolla da vida ao tentar ser mais rápido e veloz do que um jetta TSI 2.0 mesmo que seja dos mais antigos como é o caso desse nosso 2013 e pior ainda, se esse Jetta estiver com a sua mecânica bem afiada e com o upgrade de stage 2.

É a mesma coisa de se chutar cachorro morto , ou seja , sem a mínima chance dele conseguir andar mais e nem mesmo próximo de qq jetta TSI mesmo original e ainda mais em rodovias abertas , com muito poucas curvas e um movimento tranquilo.

E pior ainda quando se enfrenta algumas subidas mais longas pela frente, quando o desempenho de um motor turbo vai de fato, brilhar e se sobressair bem mais quando comparado com o desempenho de qq motor aspirado de tamanhos semelhantes.

No nosso caso aqui é o motor 2.0 aspirado desse Corolla contra o motor 2.0 turbo do Jetta e por isso, considero que essa é uma situação de uma baita covardia, mas que mesmo assim, não entendo como o condutor desse Corolla não soube respeitar a nítida superioridade do desempenho de um Jetta TSI Highline e assim, ele ainda insistia em querer me ultrapassar para revidar ...

Foi bom pq além de me divertir um pouco, ainda dei uma descarbonizada no motor do Jetta nessas poucas aceleradas a mais que dei nele para me livrar das investidas desse insistente Corolla que acabou por ficar lá atrás e bem sossegado nesse seu lugar !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 08 Jan 2025 19:22 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico para compartilhar com todos sobre mais um detalhe importante e curioso que percebi hoje.

Como a nossa BMW 320i flex já está com 10700 kms rodados e no seu manual não existe recomendação sobre quando deve ser feita a substituição preventiva do seu filtro de combustível, achei por bem fazer preventivamente e por minha conta essa substituição :

Mas qual não foi a minha grata surpresa ao verificar que o filtro de combustível desse veículo é do mesmo modelo do filtro de combustível dos Jettas TSI, porém ele tem o dobro do tamanho e com um diâmetro semelhante.

De onde se conclui que devido a esse veículo ter um motor 2.0 turbo flex, que para se prolongar por mais tempo a saturação desse filtro mesmo abastecendo-se somente com etanol, esse fabricante se precaveu e providenciou um filtro de um tamanho mais generoso e em dobro comparado a todos os demais filtros de combustível que eu conhecia até agora.

E de curiosidade, tiramos esse filtro do veículo só para uma verificação melhor e sopramos para ver se havia de fato nele alguma restrição e saturação perceptível quanto a livre passagem do fluxo de combustível.

Mas ele ainda se mostrava com um fluxo bem livre , mostrando que ele suportaria tranquilo rodar por mais uns 10 mil kms com segurança e sem maiores riscos de haver uma saturação e restrição maior quanto a livre passagem do fluxo de combustível, vindo do tanque até o motor.

Moral dessa história é que quando os fabricantes de fato querem projetar algo melhorado e mais confiável em qq veículo, eles podem faze-lo sim com toda a certeza e aqui está uma simples prova sobre isso !

Obs : Então , nesse caso e já que a situação foi essa, eu guardei o filtro novo e remontei de novo o filtro original no seu lugar pq sei que posso rodar com segurança e tranquilidade por mais uns 10 mil kms a mais já que a vida útil desse filtro mostrou que nos permite proceder assim.

Abaixo segue foto dos filtros de combustível do jetta TSI ( o menor ) comparado ao filtro do BMW 320i flex.

Anexos:
filtro dos carros.jpeg
filtro dos carros.jpeg [ 123.44 KiB | Exibido 3179 vezes ]

MensagemEnviado: 03 Fev 2025 19:29 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E como já tínhamos programado de irmos em família , para fazermos uma viagem daqui do norte de MG até Recife - PE , eu até que preparei a nossa 320i flex para essa viagem, mas devido ao pêso que seriam de 4 adultos e mais a nossa bagagem para duas semanas, achamos melhor por deixar essa BMW quieta para essa longa empreitada devido tanto a pouca altura dela até o solo além da falta de espaço interno suficiente e resolvemos utilizar o nosso pioneiro Jetta TSI 2013 que tbm já estava revisado e que na prática, ele tem muito mais espaço tanto no seu porta-malas e tbm no seu banco traseiro além dele mostrar ter um pouco mais de altura livre até o solo comparado com essa nossa 320i flex.

Combinamos então que iríamos em 4 famílias, cada uma em seu veículo e o mais baixo desses 4 veículos era justamente o nosso jetta TSI.

Os outros 3 carros dessa turma eram, a pick up Ford Maverick hibrida do meu irmão, o Jeep Commander 2.0 turbo do meu outro irmão e um Jeep Compass 2.0 flex de um amigo da nossa familia.

Esse trajeto todo de ida até Recife são de aproximados 1700 kms e decidimos por pernoitar no final do primeiro dia de viagem em Feira de Santana na Bahia, distante 880 kms das nossas casas.

E no dia seguinte pela manhã, seguiríamos pelos restantes 820 kms até a capita pernambucana, Recife .

Até aqui, tudo havia transcorrido tranquilo e na paz com todos e com esses veículos.

Mas no dia seguinte, logo após o meio dia e depois de percorrermos um pouco mais de 240 kms depois que saímos de Feira de Santana na Bahia e já passando pela simpática cidade de Estância no estado do Sergipe, eis que esse nosso estimado Jettão TSI resolveu nos fazer uma bela e inesperada de uma surpresa e apareceu assim de repente um aviso no seu painel indicando nível baixo no reservatório do seu radiador.

Lógico que num momento desses, eu me assustei sim com essa péssima novidade e tbm achei bem estranho ocorrer essa ingrata surpresa, já que esse é um veículo que sempre é super bem tratado por mim desde zero KM, mas como nem tudo em um veículo mesmo naqueles mais bem cuidados , vai depender somente do seu dono ...

Então, eu logo parei no acostamento para verificar melhor e após diagnosticar rapidamente um razoável vazamento do líquido de arrefecimento que gotejava sem parar por debaixo do motor e então , sendo assim, pedí ao pessoal dos demais 3 veículos que seguissem a viagem em frente que eu logo iria providenciar o conserto desse jetta e que nós tbm seguiríamos a viagem assim que fosse possível.

Felizmente que nessa cidade, me informaram que havia uma única mas ótima revenda da rede VW que me prestou um excelente atendimento geral e após eu completar o nível do reservatório alí mesmo na rodovia com o mesmo líquido rosado de arrefecimento original , levamos esse veículo rodando devagar e em segurança até a oficina autorizada dessa revenda que não estava muito distante dalí.

E daquela oficina autorizada VW , logo surgiu o tão esperado diagnóstico de que o vazamento era da bomba d'água e eu então solicitei imediatamente a sua substituição.

Assim, pernoitamos com a família nessa cidade aconchegante e hospitaleira aguardando o conserto desse nosso veículo e no dia seguinte já quase no final da tarde, o nosso Jettão finalmente ficou pronto e perfeito novamente para seguirmos o restante dessa viagem.

Curioso foi que nessa ocasião eu constatei que essa sua bomba d'água é originalmente de plástico do tipo baquelite e não de algum metal como deveria ser de um alumínio assim como eu entendo que seria o correto e constatamos tbm que foi um pequeno pedaço dela que quebrou exatamente no seu apoio com o bloco do motor, ocasionando com isso o vazamento do líquido.

E o chefe daquela oficina tbm comentou conosco se tratar de uma mera fadiga de material, mas ele considerou que aquilo era normal após quase 12 anos de uso regular com esse veículo que estava naquele momento com um pouco mais de 96 mil kms rodados e permanecia rodando com a sua bomba d'água original de fábrica.

E faltando uns 540 kms dalí até Recife, reiniciamos a nossa viagem logo naquele final de tarde e chegamos na capital pernambucana naquela noite e logo após as 23 hs numa viagem tranquila e com o motor do jettão rodando firme e saudável pela BR 101 e nos mostrando que a sua temperatura estava sempre estabilizada e mantendo o nível correto do líquido de arrefecimento no reservatório.

E no nosso retorno, quase 10 dias depois, foi a mesma tranquilidade de sempre com o jetta acompanhando e fechando a fila desses 4 veículos por todos os 1700 kms de volta até a nossa cidade e depois de novamente pernoitarmos em Feira de Santana na Bahia.

Detalhe curioso foi que esse Jetta fez esse percurso total de um pouco mais de 3400 kms sempre abastecido com gasolina comum misturada com 30% de etanol e esbanjou no torque e na potência com sobra, permitindo ultrapassagens sempre seguras e tranquilas o tempo todo e ainda com uma boa reserva de desempenho mesmo com esse veículo bem carregado como ele estava.

E ele de novo nos surpreendeu ao mostrar uma média geral de 10,8 kms/lt , o que eu achei ótima, considerando as médias de velocidade utilizadas , o pêso transportado e ainda esses 30% extras de etanol misturados na gasolina do seu tanque e juntamente com o aditivo flex que eu nunca dispensei em nenhum dos reabastecimentos dele.

Óbvio que para eu abastecer assim com essa citada mistura de combustíveis, tive de desenvolver um mapa para o Unichip dele justamente para habilitar e permitir ao seu motor de aceitar e funcionar bem e com um máximo de rendimento com essa exata mistura de combustíveis já que esse veículo é importado e originalmente só a gasolina.

Lembrando ainda que esse citado mapa específico do Unichip somente nos permite abastecer com gasolina comum e/ou aditivada misturada a 30% de etanol hidratado, já que se o meu desejo for abastecer somente com as gasolinas comuns e aditivadas, eu teria de trocar obrigatoriamente esse mapa no Unichip e selecionar um outro mapa desenvolvido somente para essas gasolinas citadas já que ele permanece armazenado na memória desse Unichip junto de mais alguns outros mapas , mas é lógico que se essa for a minha opção de escolha, certamente que eu estaria perdendo rendimento e esse brilhante desempenho mostrado o tempo todo por esse jetta quando ele é assim abastecido com essa citada mistura de gasolina com etanol hidratado.

Inclusive até para se utilizar essas tais dessas caras e raras gasolinas premium de alta octanagem como a Podium e a Octapro , eu já tenho salvo na memória desse Unichip, um mapa específico e dedicado somente para essas gasolinas especiais mas a realidade é que eu nunca abasteci com elas até agora nesse jetta e confesso tbm que nem elas jamais me fazem falta alguma , já que com essa mistura atual de 30% de etanol na gasolina comum, se obtém a exata e mesma octanagem dessas tais gasolinas premium , porém com um custo de fato bem menor além da menor carbonização causada por essa mistura aqui citada.

Lembrando ainda que esse piggyback Unichip tem a capacidade de armazenar até 5 mapas diferentes e selecionáveis em sua memória.

Obs : E além disso, um outro detalhe técnico importante e digno de nota é que nesses pouco mais de 3400 kms de percurso total percorridos nessa longa viagem, o nível do oleo do motor desse jetta permaneceu sempre na marca de máximo da vareta de medição, apesar do calor e do oleo 0W-20 API-SP ser bem fino mas que eu sempre o utilizo por minha própria conta e risco no motor desse nosso Jettão porque esse oleo proporciona uma melhor lubrificação geral se comparado a todos os seus demais oleos concorrentes.

Portanto , esses foram os pontos reais e positivos dessa nossa prazerosa viagem de ida e volta com esse Jettão TSI 2013 até Recife .

MensagemEnviado: 15 Fev 2025 11:34 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando mais uma vez a esse tópico para comentar sobre essa ultima longa viagem até Recife no Pernambuco, realizada tanto pelo nosso Jetta , pela pick up Maverick híbrida a gasolina , pelo Jeep Commander 2.0 turbo a gasolina e pelo Jeep Compass 2.0 aspirado flex do nosso amigo.

Então, desses 4 veículos, com excessão desse Jeep Compass flex, todos os demais são a gasolina, apesar de que só eu viajei por todo esse longo trajeto de um pouco mais de 3400 kms rodados de percurso total abastecendo sempre esse nosso Jetta com gasolina comum misturada a 30% de etanol e sempre acrescentando um frasco de aditivo flex em todos os abastecimentos.

O nosso amigo do Compass flex optou em sempre abastecer com uma mistura de meio a meio de gasolina com etanol mas sem utilizar-se de aditivos.

Já a camioneta Maverick híbrida e o Commander 2.0 turbo a gasolina, esses dois abasteceram sempre com gasolina comum e colocavam tbm em todos os abastecimentos , um frasco de aditivo flex.

E felizmente que não foi percebido em nenhum desses 4 veículos, sintomas de combustível adulterado com eventuais falhas e/ou consumo excessivo, apesar de que tbm ajudou bastante o fato de que sempre nós fizemos uso dos aditivos flex além da nossa escolha que era por Postos de bandeiras confiáveis como Shell e Ipiranga e ainda aqueles postos de combustíveis que se mostravam mais bem apresentáveis visualmente e com um maior movimento geral.

MensagemEnviado: 20 Fev 2025 11:33 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E dentro desse contexto sobre isolamento acústico e térmico abordado por um colega recentemente em um outro novo tópico sobre as forrações internas do teto de um HB20 , tenho um assunto a comentar :

Logo quando comprei esse nosso atual jetta TSI, na primeira viagem que fizemos com ele, percebi que toda a bagagem acomodada no seu porta-malas ficava muito quente, mostrando claramente que o calor emanado pelo seu sistema de escape que estava localizado talvez um pouco mais próximo do assoalho do porta-malas , era a causa real desse aquecimento.

E de volta para casa, fui dar uma olhada melhor e retirei o único tapete de carpete que cobre o seu porta malas e vi que esse assoalho de todo o porta-malas estava totalmente na chapa nua, incluindo todo aquele bojo que serve de alojamento do pneu de reserva.

De onde concluí se tratar de mais uma óbvia economia porca de palito da dona VW em um veículo que ela mesma fala que é da sua linha premium, infelizmente !

E foi daí que me surgiu a ideia de forrar com a manta de feltro, aquela usada em tapeçaria automotiva e vendida em lojas do ramo e que tbm é conhecida como feltro fonoabsorvente automotivo.

Comprei logo uns 2.5 mts quadrados dessa manta que deve ser de uns 10 mm de espessura e com paciência , recortei esse feltro nas medidas exatas para ele cobrir todo o assoalho do porta-malas incluindo tbm todo o bojo do alojamento do pneu reserva.

Lógico que todo esse feltro não pode simplesmente ficar solto lá no porta-malas e assim, comprei tbm uma lata de cola adesiva especial para esse feltro e colei toda essa camada de feltro em todo o assoalho.

Depois coloquei de volta o pneu reserva no seu alojamento e por cima desse feltro novo, coloquei tbm de volta o tapete original de carpete que cobre o porta-malas do jetta.

E com isso, ficou resolvido em definitivo até hoje esse aquecimento excessivo que passava do escapamento para o interior do porta-malas atravez do assoalho dele.

Obs : Quem desejar melhorar a forração interna de quaisquer tipos de veículos que estejam ainda na chapa nua, poderá tranquilo pedir a um bom tapeceiro automotivo que faça esse serviço que é bem fácil de ser executado e o material até que não custa assim tão caro e que proporciona de fato uma proteção dupla, tanto contra o aquecimento e tbm contra os ruídos.

MensagemEnviado: 26 Fev 2025 17:56 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E já que esse tópico fala sobre veículos de marcas diversas além dos Hyundai, vou deixar aqui mais um relato que considero importante para enriquecer os nossos conhecimentos sobre esse assunto :

Meu irmão tem um Fox 2017 da versão highline 1.6 de 16 válvulas com o câmbio manual de 6 marchas.

Esse veículo foi comprado por ele semi-novo do seu 1º dono já fazem quase uns 5 anos atrás e ele estava naquela época com menos de 60 mil kms rodados e que naquela ocasião, ele se mostrava ser um veículo bem cuidadoso e com a manutenção preventiva desse Fox toda em dia mas que o seu ex dono se desfez dele para troca-lo por um outro veículo VW zero KM nessa revenda da VW que estava assim revendendo esse Fox.

Então, após fechada essa compra lá mesmo nessa CCS VW de Osasco-SP onde esse veículo tinha entrado como parte do pagamento , meu irmão aproveitou-se que esse Fox já estava lá e que ele tinha uma pequena garantia oferecida ao meu irmão por essa revenda devido ao seu ótimo estado geral de conservação e assim, para reforçar ainda mais essa garantia extra , esse meu irmão decidiu solicitar que fosse realizada por sua própria conta uma cuidadosa revisão preventiva extra nesse veículo lá mesmo nessa oficina autorizada desse revendedor VW logo antes dele iniciar a sua longa viagem de uns 1000 kms de retorno até a nossa cidade aqui em MG.

E essa longa viagem de volta transcorreu uma maravilha e sem nenhum problema , com esse Fox sendo abastecido sempre e basicamente com etanol e apenas levemente temperado com uns 15% de gasolina e mostrando o tempo todo um ótimo rendimento geral.

E agora, depois de mais de uns 4 anos após essa compra e sempre muito bem mantido , esse conservado Fox Highline 2017 resolveu fazer uma bela de uma surpresa a esse meu irmão assim como o fez tbm o nosso querido Jetta TSI que nos aprontou aquela da quebra repentina da sua bomba d'água em plena BR 101 lá no interior de Sergipe.

Ocorreu que a luz amarela do EPC acendeu assim do nada no painel desse Fox e ele imediatamente o levou até a oficina autorizada da revenda VW daqui da nossa cidade.

E após um competente e antigo mecânico daquela oficina autorizada e que nós já o conhecemos bem , verificar melhor esse Fox, o diagnóstico foi depois anunciado :

A correia dentada do motor que foi trocada ainda lá naquela oficina autorizada daquela revenda da VW de Osasco-SP por ocasião da sua compra , foi instalada errada e fora de posição pq estava com um dente fora da sua posição correta.

Mas bem pior do que isso foi o sensor da temperatura do liquido do radiador que estava permitindo que esse aditivo passasse por ele e com isso, contaminando toda a fiação do chicote elétrico correspondente e indo até a ECU onde esse aditivo tbm acabou por penetrar lá dentro dessa ECU.

E para completar essa bagunça toda , tbm foi diagnosticado que foi contaminado com esse aditivo do radiador o sensor de rotação do motor que acabou por entrar em curto-circuito.

Bom, resumo dessa brincadeira é que nessa "pequena bagunça" iniciada por esse sensor de temperatura do motor, inutilizou- se a ECU do motor além desses 2 sensores com o líquido do radiador.

Quanto a instalação errada da correia do comando de válvulas do motor, bastou reinstalar acertando corretamente a posição original dela e pronto, resolvido esse problema.

Agora meu irmão assim como sua esposa e os seus filhos vão ficar sem utilizar esse seu Fox até serem providenciadas essas 3 peças que ele quer que sejam as originais para que assim, ele obtenha dessa revenda VW a garantia total desse serviço a ser realizado lá.

E depois de toda essa descoberta, esse meu irmão observou por um acaso no site do "Reclame Aqui" que lá já constam várias reclamações semelhantes a essa e relacionadas a esse veículo.

Então dona VW do Brasil , vcs merecem sim é um baita de um puxão de orelhas por esse imperdoável descuido e se a culpa é esse sensor de temperatura que nem são vcs quem obviamente o fabricam, que vcs pelo menos exijam desse fornecedor desse sensor uma melhor qualidade desses componentes fornecidos à linha de montagem da VW do Brasil pq até esse mecânico dessa oficina autorizada nos comentou que isso não é nenhuma novidade pq já é um antigo fato recorrente em outros veículos montados aqui pela dona VW do Brasil.

Fato bem lamentável esse, infelizmente !!!

Obs : E depois desse grande e inesperado desprazer , esse meu irmão até me jurou que esse Fox foi o último veículo da dona VW que ele adquire, que nunca mais ele quer um outro veículo dessa marca ...

Ele tbm é o dono do Jeep Commander 2.0 turbo 2025 adquirido zero KM no final do ano passado e que viajou conosco com ele até Recife no começo desse ano.

E além desses 2 veículos ele tbm tem um Astra 2011 flex semi-novo que o comprou já há uns 5 anos atrás e que ele o turbinou para seu uso pessoal e que até agora está funcionando perfeito, uma bala de Astra que só roda no etanol e ele tbm tem um HB20 1.0 TGDI automático 2023 comprado zero km e que continua funcionando perfeito.

E por ocasião da compra desse meu novo BMW 320i flex , vários amigos além dos meus sobrinhos me incentivando fortemente a comprar um novo Jetta GLI no lugar dessa BMW ... coitados, é nunca que eu faria algum dia uma baita de uma besteira sem tamanho dessas porque eu estou é muitíssimo satisfeito com essa minha escolha pessoal !!!

Sem comparação alguma esse tal desse novo Jetta GLI com as novas BMW 320i flex , garantido !

MensagemEnviado: 03 Mar 2025 12:15 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando aqui para atualizar a situação do Fox Highline 2017 do meu irmão :

O mecânico da oficina autorizada VW e nosso já antigo conhecido mostrou que ele de fato se interessou em resolver da melhor maneira, todos aqueles problemas que ele diagnosticou nesse Fox e deixou esse veículo perfeito novamente :

A única substituíção que ele fez foi apenas o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento que essa revenda VW tinha em estoque essa peça original no seu setor de peças.

Quanto ao restante dos problemas, a correia dos comandos de válvulas do motor , ele apenas a reinstalou na sua posição correta e pronto, show de bola.

Já quanto ao sensor de rotação, ele conseguiu recupera-lo com a ajuda desse mesmo limpa contato elétrico em spray e com isso, essa peça tbm ficou perfeita novamente.

Já a ECU desse veículo, felizmente que ele constatou que o aditivo do radiador não conseguiu penetrar dentro dela e com a ajuda desse mesmo spray de limpa contato elétrico, ele limpou toda a conexão da ECU e ela tbm foi prontamente recuperada.

Um trabalho perfeito e digno dos melhores elogios o desse mecânico dessa oficina autorizada da VW , portanto ele está sim de parabéns pelo seu empenho diferenciado ao se prontificar em resolver os problemas técnicos apresentados por esse veículo.

E assim, esse Fox já está rodando novamente mas agora ele está mostrando um novo e perfeito funcionamento , bem melhor do que antes !

MensagemEnviado: 06 Mar 2025 10:48 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Retornando a esse tópico para falarmos sobre as modificações eletrônicas que já fizemos até o momento no nosso atual Jetta TSI.

Como esse nosso Jetta TSI é um veículo importado e portanto que consome somente gasolinas, além do fato do motor dele ser um 2.0 turbo e de já sabermos das necessidades obvias dele exigir sempre as melhores gasolinas contendo as maiores octanagens para assim ele desenvolver todo o seu máximo rendimento geral.

Muito bem, aqui no Brasil isso já é um grande problema , pq esse tipo de gasolinas chamadas de premium somente são encontradas nas capitais e em grandes cidades além do seu preço que é sempre bem salgado comparado com as demais gasolinas comuns e aditivadas.

E como eu moro no interior de MG, onde raramente se encontram essas tais dessas gasolinas premium, imaginei um jeito prático mas funcional de driblar esse problema e essa exigência :

Passaria esse nosso Jetta para stage 2, onde se retiram o seu conjunto de catalisadores do seu escape e se instala um módulo piggyback para assim "chipar" a ECU desse veículo.

E nesse meu caso, eu optei em escolher o Unichip por ser um produto bem confiável além dele oferecer sempre uma ótima assistência técnica e eu até acabei por fazer lá na sede deles no RJ o curso sobre esse módulo pq assim, eu poderia aprender melhor a explorar e a utilizar bem mais , todos os benefícios e recursos técnicos oferecidos por ele.

E assim, planejei de ir misturando progressivamente pequenos percentuais de etanol na gasolina comum e/ou aditivada a cada vez que eu abastecia esse nosso Jetta e com isso, eu sempre estava ganhando mais octanagem e os seus respectivos leves aumentos de rendimento proporcionados a esse motor.

Mas paralelo a isso, eu tbm tive de desenvolver sozinho todas essas calibrações específicas para o meu Unichip para com isso, fazer o motor desse Jetta aceitar a funcionar bem e com um ótimo rendimento geral com essas novas misturas de gasolinas contendo esses vários percentuais de etanol.

Só para recordar aqui que quanto maior for a octanagem de um combustível ou mistura deles, mais se pode melhorar as curvas de avanço do ponto de ignição e tbm de pressão da turbina.

Tanto é que já fiz logs de funcionamento desse motor quando ele ainda estava totalmente original e com as gasolinas comuns e as aditivadas de 93 octanas , a pressão máxima do turbo limitava em apenas 0,65 bars a 0,7 bars.

Mas quando esse Jetta era abastecido com a gasolina Podium , essa pressão da turbina já subia para 0,85 bars a 0,875 bars mostrando claramente o quanto é importante abastecer qq veículo turbo com um combustível que ofereça uma maior octanagem possível.

E junto dessa maior pressão dessa turbina, tbm verificou-se nesses logs de funcionamento, maiores avanços do ponto de ignição com essa gasolina de maior octanagem.

Certamente que se eu apenas misturasse esses percentuais de etanol aqui citados no tanque desse Jetta sem nenhuma outra modificação técnica, a sua ECU não se adaptaria jamais a essas misturas contendo essas dosagens extras de etanol e com certeza que acenderiam luzes amarelas de advertência no painel dele além de ocorrerem tbm falhas diversas no funcionamento desse motor.

E o motivo é devido ao fato de que esse motor não ter sido calibrado originalmente de fábrica para funcionar com quaisquer gasolinas misturadas a etanol nesses percentuais extras além desses já oficiais e excessivos 27% de etanol já misturado oficialmente nas nossas gasolinas comuns e aditivadas.

E assim , decidimos em começar esse nosso trabalho misturando no inicio , apenas 15% de etanol no tanque dele, em seguida desenvolvemos o mapa especifico no Unichip para essa exata mistura e depois do motor já estar bem afinado para essa mistura citada, esse mapa era salvo com essa calibração e já fazíamos em seguida uma nova mistura de 20% de etanol e repetíamos novamente todo esse procedimento e depois, era sempre salvo cada um desses novos mapas no meu notebook.

E com isso, fizemos tbm mapas para a mistura com 25% de etanol, depois com 30% de etanol e agora já estamos com 32% de etanol misturado na gasolina dele.

Lógico que essas minhas calibrações são feitas com a ajuda de scanners, de logs de funcionamento do motor, fazendo-se sempre as devidas correções diversas e necessárias e depois de todo esse trabalho concluído e salvo nos mapas do Unichip e tbm no meu notebook, estava encerrada cada uma dessas calibrações individuais e já iniciávamos assim , uma nova calibração sempre adicionando um pouco mais de etanol misturado com gasolina comum no tanque desse Jetta e assim por diante.

Lembrando aqui que todo esse trabalho realizado com essas calibrações que eu tenho desenvolvido para esse nosso Jetta iniciaram lá em 2014 e ainda estamos trabalhando para atingir o objetivo dos 34% a 35% de etanol misturado na gasolina comum a ser abastecida nesse veículo.

E todo esse combustível misturado de gasolina com etanol abastecido sempre é acompanhado de um aditivo flex, justamente para proteger todo o sistema de alimentação e de injeção desse Jetta que não é um veículo flex mas somente a gasolina.

Obs : Já sabemos tbm que o limite técnico permitido pelo sistema original de alimentação e de injeção do motor desse Jetta para essas misturas de gasolina e etanol é de no máximo 50% de cada um desses combustíveis e segundo os preparadores da grande São Paulo, sem haver o risco de falta de combustível e ainda sem a necessidade de se substituir nenhuma bomba de combustível e nem os injetores por outros maiores.

Mas essa calibração específica desses 50% de cada combustível é obtida até agora atravez de remap na ECU para Jettas TSI das versões de 200 cvs e tbm para essa nossa versão de 211 cvs e não atravez de piggybacks como nesse meu caso.

E o nosso objetivo não é chegar nesses 50% de etanol extra misturados no tanque desse jetta porque acreditamos pessoalmente que esse percentual é muito para ser suportando por todo o sistema restante de alimentação e de injeção originais desse motor , mas apenas para se chegar até uns 34% a 35% de etanol misturado na gasolina pq assim, já é o suficiente para a octanagem resultante dessa mistura atingir as mesmas 102 octanas RON dessas nossas melhores gasolinas premium, a Podium e a Octapro.

Mas como o etanol tem um poder de um maior resfriamento de todo o interior dos motores incluindo tbm as câmaras de combustão do que o de quaisquer das gasolinas , já estou percebendo com essa mistura de 32% de etanol na gasolina, um desempenho geral brilhante e até um pouco mais forte e agressivo do que o obtido por essa mesma versão de Jetta com stage 2 e quando ele é abastecido com essas gasolinas premium.

E a tripla vantagem de se abastecer com essa mistura é o custo dela, sempre bem menor do que o custo dessas gasolinas premium e quanto maior for essa proporção de etanol misturado na gasolina, percebe-se que maior tbm é a relação do custo benefício oferecido por ela, a outra vantagem é a facilidade de se achar esses 2 combustíveis em qq lugar do Brasil e a outra importante vantagem é quanto a carbonização deixada dentro do motor que é um pouco menor ao se abastecer com essas misturas extras de etanol misturado nas gasolinas.

Obs : O motivo para se fazer o upgrade de stage 2 nesses jettas turbo é devido ao fato da dona VW liberar esses sedans da sua fábrica com a calibração original da suas ECU capadas ou seja, contidas por muito menos propositalmente.

E como um exemplo sobre a mecânica desse Jetta TSI nessa versão de 211 cv , temos a pressão do turbo regulada de fábrica com apenas 0,8 bars e que com essa nova calibração desse Unichip, sobe-se essa pressão para 1.3 bars , que é um limite ainda seguro para essa turbina dele mas que com isso, já desperta uma boa parcela de desempenho do seu motor que ficou assim desprezado e adormecido propositalmente pela fábrica da dona VW.

Lembrando aqui que desde o final de 2013 que estou utilizando esse Unichip com essa calibração de stage 2 fazendo a sua turbina soprar até esses 1.3 bars e nunca tive o menor problema com ela, que continua perfeita.

E os níveis de potência desse motor que com a regulagem original desses 0,8 bars produzem uma média real de 225 cvs de motor mas que depois de se aumentar essa pressão para 1.3 bars no turbo , já se atinge até 300 cvs de motor nessas melhores preparações de stage 2 e lógico que com os jettas dessa versão abastecidos com essas melhores gasolinas premium.

MensagemEnviado: 11 Mar 2025 15:23 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E atualizando esse tópico sobre as modificações eletrônicas do nosso Jetta TSI, concluímos mais uma etapa da calibração agora dos 34% de etanol hidratado misturado na gasolina comum desse sedan.

As vantagens, não custa repetir aqui de novo, são mais octanagem nessa mistura que agora já chega às 102 octanas RON.

Ou seja, a mesma octanagem das nossas gasolinas premium mais top disponíveis, que são a Podium e a Octapro , o que significa que esse motor 2.0 TSI está mostrando um maior desempenho geral do que se ele estivesse abastecido com essas caras e raras gasolinas premium, devido ao maior poder de resfriamento do etanol comparado com quaisquer tipos de gasolinas.

Só um detalhe que me chamou a atenção depois de pronto esse mapa dessa mais recente calibração para esses citados 34% de etanol misturados na gasolina :

Rodando tranquilo pelo transito urbano, percebi que a cada saída dos semáforos, que bastava acelerar só um pouquinho a mais e os pneus dianteiros já cantavam fácil, numa óbvia demonstração do excelente torque que essa calibração está proporcionando a esse motor 2.0 turbo já desde as mais baixas rotações.

Lembrando aqui que esse nosso Jetta não tem aquele botão físico no seu painel para se desligar o seu controle de tração.

Então significa que essa nova calibração para esses 34% de etanol acrescentou um ótimo e bem perceptível torque extra até nas mais baixas rotações, o suficiente para que o próprio sistema eletrônico do controle de tração original desse jetta já não estar mais absorvendo esse torque extra e evitando que os seus pneus dianteiros se desgarrem mais facilmente nessa saídas em pleno transito urbano , mesmo com uma baixa aceleração.

E os pneus dianteiros são novos e estão aderindo muito bem ao solo.

Mas com essa nova mistura de combustíveis temos a baita vantagem do custo por litro ser bem menor, além da facilidade em se encontrar esses 2 combustíveis em qq parte do Brasil e o melhor de tudo :

Com uma menor carbonização geral desse pobre motor que infelizmente não foi lançado aqui em uma versão flex.

E esse fato é tão real que até as ponteiras do escape desse jetta já mostram agora com esses 34% de etanol misturado no tanque dele, sinais de estar limpando aquela nojenta e nociva fuligem escura causada pela combustão incompleta desses lixos medíocres de gasolinas nacionais sempre super mal refinadas.

Citando aqui ainda da importância de se desenvolver uma calibração mais afinada e cuidadosa para essa nova mistura , porque o consumo médio desse sedan , mesmo com esses 34% de etanol extras adicionado no tanque dele praticamente muito pouco aumentou as suas médias de consumo.

Percebi tbm que agora rodando no transito urbano mais leve e tranquilo da nossa cidade, esse Jetta já assim abastecido está mostrando ótimas médias entre 8,6 kms/l até 9 kms/l , ou seja, quase as mesmas antigas médias obtidas quando esse Jetta estava ainda bem novo e era abastecido com gasolina podium onde me lembro bem que ele alcançava nessas mesmas condições básicas, médias de até 9,4 kms/l.

Então considero que essa é mais uma outra notável e grande vitória do etanol sobre essas tais de mijolinas nacionais.

Criar novo tópico Responder  [ 119 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 8, 9, 10, 11, 12

Todos os horários são GMT - 3 horas