Retornando a esse tópico para falarmos sobre as modificações eletrônicas que já fizemos até o momento no nosso atual Jetta TSI.
Como esse nosso Jetta TSI é um veículo importado e portanto que consome somente gasolinas, além do fato do motor dele ser um 2.0 turbo e de já sabermos das necessidades obvias dele exigir sempre as melhores gasolinas contendo as maiores octanagens para assim ele desenvolver todo o seu máximo rendimento geral.
Muito bem, aqui no Brasil isso já é um grande problema , pq esse tipo de gasolinas chamadas de premium somente são encontradas nas capitais e em grandes cidades além do seu preço que é sempre bem salgado comparado com as demais gasolinas comuns e aditivadas.
E como eu moro no interior de MG, onde raramente se encontram essas tais dessas gasolinas premium, imaginei um jeito prático mas funcional de driblar esse problema e essa exigência :
Passaria esse nosso Jetta para stage 2, onde se retiram o seu conjunto de catalisadores do seu escape e se instala um módulo piggyback para assim "chipar" a ECU desse veículo.
E nesse meu caso, eu optei em escolher o Unichip por ser um produto bem confiável além dele oferecer sempre uma ótima assistência técnica e eu até acabei por fazer lá na sede deles no RJ o curso sobre esse módulo pq assim, eu poderia aprender melhor a explorar e a utilizar bem mais , todos os benefícios e recursos técnicos oferecidos por ele.
E assim, planejei de ir misturando progressivamente pequenos percentuais de etanol na gasolina comum e/ou aditivada a cada vez que eu abastecia esse nosso Jetta e com isso, eu sempre estava ganhando mais octanagem e os seus respectivos leves aumentos de rendimento proporcionados a esse motor.
Mas paralelo a isso, eu tbm tive de desenvolver sozinho todas essas calibrações específicas para o meu Unichip para com isso, fazer o motor desse Jetta aceitar a funcionar bem e com um ótimo rendimento geral com essas novas misturas de gasolinas contendo esses vários percentuais de etanol.
Só para recordar aqui que quanto maior for a octanagem de um combustível ou mistura deles, mais se pode melhorar as curvas de avanço do ponto de ignição e tbm de pressão da turbina.
Tanto é que já fiz logs de funcionamento desse motor quando ele ainda estava totalmente original e com as gasolinas comuns e as aditivadas de 93 octanas , a pressão máxima do turbo limitava em apenas 0,65 bars a 0,7 bars.
Mas quando esse Jetta era abastecido com a gasolina Podium , essa pressão da turbina já subia para 0,85 bars a 0,875 bars mostrando claramente o quanto é importante abastecer qq veículo turbo com um combustível que ofereça uma maior octanagem possível.
E junto dessa maior pressão dessa turbina, tbm verificou-se nesses logs de funcionamento, maiores avanços do ponto de ignição com essa gasolina de maior octanagem.
Certamente que se eu apenas misturasse esses percentuais de etanol aqui citados no tanque desse Jetta sem nenhuma outra modificação técnica, a sua ECU não se adaptaria jamais a essas misturas contendo essas dosagens extras de etanol e com certeza que acenderiam luzes amarelas de advertência no painel dele além de ocorrerem tbm falhas diversas no funcionamento desse motor.
E o motivo é devido ao fato de que esse motor não ter sido calibrado originalmente de fábrica para funcionar com quaisquer gasolinas misturadas a etanol nesses percentuais extras além desses já oficiais e excessivos 27% de etanol já misturado oficialmente nas nossas gasolinas comuns e aditivadas.
E assim , decidimos em começar esse nosso trabalho misturando no inicio , apenas 15% de etanol no tanque dele, em seguida desenvolvemos o mapa especifico no Unichip para essa exata mistura e depois do motor já estar bem afinado para essa mistura citada, esse mapa era salvo com essa calibração e já fazíamos em seguida uma nova mistura de 20% de etanol e repetíamos novamente todo esse procedimento e depois, era sempre salvo cada um desses novos mapas no meu notebook.
E com isso, fizemos tbm mapas para a mistura com 25% de etanol, depois com 30% de etanol e agora já estamos com 32% de etanol misturado na gasolina dele.
Lógico que essas minhas calibrações são feitas com a ajuda de scanners, de logs de funcionamento do motor, fazendo-se sempre as devidas correções diversas e necessárias e depois de todo esse trabalho concluído e salvo nos mapas do Unichip e tbm no meu notebook, estava encerrada cada uma dessas calibrações individuais e já iniciávamos assim , uma nova calibração sempre adicionando um pouco mais de etanol misturado com gasolina comum no tanque desse Jetta e assim por diante.
Lembrando aqui que todo esse trabalho realizado com essas calibrações que eu tenho desenvolvido para esse nosso Jetta iniciaram lá em 2014 e ainda estamos trabalhando para atingir o objetivo dos 34% a 35% de etanol misturado na gasolina comum a ser abastecida nesse veículo.
E todo esse combustível misturado de gasolina com etanol abastecido sempre é acompanhado de um aditivo flex, justamente para proteger todo o sistema de alimentação e de injeção desse Jetta que não é um veículo flex mas somente a gasolina.
Obs : Já sabemos tbm que o limite técnico permitido pelo sistema original de alimentação e de injeção do motor desse Jetta para essas misturas de gasolina e etanol é de no máximo 50% de cada um desses combustíveis e segundo os preparadores da grande São Paulo, sem haver o risco de falta de combustível e ainda sem a necessidade de se substituir nenhuma bomba de combustível e nem os injetores por outros maiores.
Mas essa calibração específica desses 50% de cada combustível é obtida até agora atravez de remap na ECU para Jettas TSI das versões de 200 cvs e tbm para essa nossa versão de 211 cvs e não atravez de piggybacks como nesse meu caso.
E o nosso objetivo não é chegar nesses 50% de etanol extra misturados no tanque desse jetta porque acreditamos pessoalmente que esse percentual é muito para ser suportando por todo o sistema restante de alimentação e de injeção originais desse motor , mas apenas para se chegar até uns 34% a 35% de etanol misturado na gasolina pq assim, já é o suficiente para a octanagem resultante dessa mistura atingir as mesmas 102 octanas RON dessas nossas melhores gasolinas premium, a Podium e a Octapro.
Mas como o etanol tem um poder de um maior resfriamento de todo o interior dos motores incluindo tbm as câmaras de combustão do que o de quaisquer das gasolinas , já estou percebendo com essa mistura de 32% de etanol na gasolina, um desempenho geral brilhante e até um pouco mais forte e agressivo do que o obtido por essa mesma versão de Jetta com stage 2 e quando ele é abastecido com essas gasolinas premium.
E a tripla vantagem de se abastecer com essa mistura é o custo dela, sempre bem menor do que o custo dessas gasolinas premium e quanto maior for essa proporção de etanol misturado na gasolina, percebe-se que maior tbm é a relação do custo benefício oferecido por ela, a outra vantagem é a facilidade de se achar esses 2 combustíveis em qq lugar do Brasil e a outra importante vantagem é quanto a carbonização deixada dentro do motor que é um pouco menor ao se abastecer com essas misturas extras de etanol misturado nas gasolinas.
Obs : O motivo para se fazer o upgrade de stage 2 nesses jettas turbo é devido ao fato da dona VW liberar esses sedans da sua fábrica com a calibração original da suas ECU capadas ou seja, contidas por muito menos propositalmente.
E como um exemplo sobre a mecânica desse Jetta TSI nessa versão de 211 cv , temos a pressão do turbo regulada de fábrica com apenas 0,8 bars e que com essa nova calibração desse Unichip, sobe-se essa pressão para 1.3 bars , que é um limite ainda seguro para essa turbina dele mas que com isso, já desperta uma boa parcela de desempenho do seu motor que ficou assim desprezado e adormecido propositalmente pela fábrica da dona VW.
Lembrando aqui que desde o final de 2013 que estou utilizando esse Unichip com essa calibração de stage 2 fazendo a sua turbina soprar até esses 1.3 bars e nunca tive o menor problema com ela, que continua perfeita.
E os níveis de potência desse motor que com a regulagem original desses 0,8 bars produzem uma média real de 225 cvs de motor mas que depois de se aumentar essa pressão para 1.3 bars no turbo , já se atinge até 300 cvs de motor nessas melhores preparações de stage 2 e lógico que com os jettas dessa versão abastecidos com essas melhores gasolinas premium.
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
|