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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 04 Abr 2025 00:57 
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Veja só Eduardo que essas médias de consumo que vc está observando com o seu novo Creta 1.0 TGDI já podem ser consideradas como ótimas.

Principalmente se vc considerar o pèso desses Cretas atuais quando tracionados por um pequeno motor 1.0 TGDI que se mostra bem mais ideal a um HB20 hatch e até para um HB20 sedan que são veículos bem mais leves, sejam eles com os câmbios manuais e/ou automáticos, mas que entendo que na realidade, esse motor 1.0 TGDI da Hyundai é de fato um pouco pequeno e insuficiente para tracionar um Creta com a desenvoltura que ele sempre merece !

Tbm acredito sim que aquele seu pioneiro Nissan Kicks era na realidade, mais econômico mesmo se considerarmos que aquele motor 1.6 dele ainda era de uma geração mais antiga do que essa atual tecnologia já empregada nessa nova geração desse motor 1.0 TGDI flex dessa atual linha HB20 e Creta , já que aqueles kicks ainda eram equipados com um sistema bem desatualizado de injeção de combustível multiponto se comparado ao sistema desse seu atual Creta 1.0 TGDI .

Obs : E se vc ainda se lembrar daquelas médias conseguidas na gasolina com aquele seu pioneiro Nissan Kicks, por favor, cite aqui nesse tópico novamente só para termos esses dados como um mero parâmetro comparativo com essas médias atuais obtidas e aqui citadas pelos veículos mais atualizados da linha HB20 e Creta de 2019 para cá !

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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 05 Abr 2025 18:37 
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E atualizando aqui as informações sobre o amaciamento do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão.

Agora se aproximando dos 700 kms rodados e a satisfação dele com o seu novo SUV só se acentua cada vez mais.

E ele continua conduzindo esse seu novo Creta turbo 1.6 somente no modo sport do seu câmbio e comentou que as respostas já estão se mostrando bem mais afiadas e prontas, a ponto de em determinadas situações de acelerações médias, os pneus dianteiros desgarrarem com uma certa facilidade ... mesmo com o controle de tração ativado !

Mas não há nada de anormal nisso, além do fato real de que esse bom amaciamento estar proporcionando uma boa compressão geral desse novo motor desse Creta e isso se reflete diretamente nesse perceptível torque extra já bem presente desde essas rotações mais baixas para as médias rotações onde a ação do turbo já se faz bem mais presente.

E esse meu irmão comentou tbm que está impaciente para fazer logo a 1ª troca de oleo e do filtro desse seu novo Creta e que ele vai continuar a conduzi-lo unicamente nesse modo Sport até por pelo menos nos primeiros 1500 kms rodados e somente depois disso é que ele vai começar a utilizar o modo DRIVE de condução nesse seu novo Creta 1.6 TGDI justamente para proporcionar um amaciamento mais eficaz desse novo motor 1.6 turbo.

Obs : E assim, nós acreditamos que os veículos zero KM devem ser tratados dessa maneira e de acôrdo com os gôstos pessoais e as opções de cada um.

E que devido a isso, cada um vai colher o resultado desse tratamento que ele dispensar e tratar o seu novo veículo desde zero KM.

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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 06 Abr 2025 19:35 
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ianisgreek escreveu:
E atualizando aqui as informações sobre o amaciamento do novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão.

Agora se aproximando dos 700 kms rodados e a satisfação dele com o seu novo SUV só se acentua cada vez mais.

Ele continua conduzindo somente no modo sport do seu câmbio e comentou que as respostas já estão se mostrando bem afiadas e prontas, a ponto de em determinadas situações de acelerações médias, os pneus dianteiros desgarrarem com uma certa facilidade ... mesmo com o controle de tração ativo !

Mas não há nada de anormal nisso, além do fato real de que esse bom amaciamento estar proporcionando uma boa compressão geral desse novo motor desse Creta e isso se reflete diretamente nesse perceptível torque extra já bem presente desde essas rotações mais baixas para as médias.

E esse meu irmão comentou tbm que está impaciente para fazer logo a 1ª troca de oleo e do filtro desse seu novo Creta e que ele vai continuar a conduzi-lo unicamente nesse modo Sport até por pelo menos nos primeiros 1500 kms rodados e somente depois disso é que ele vai começar a utilizar o modo DRIVE de condução nesse seu novo Creta 1.6 TGDI.

Obs : E assim, nós acreditamos que os veículos zero KM devem ser tratados dessa maneira e de acôrdo com os gôstos pessoais e as opções de cada um.

E que devido a isso, cada um vai colher o resultado desse tratamento que ele dispensar e tratar o seu novo veículo desde zero KM.


Ianis, o Kicks fazia uma média de uns 13,5 km/l (tenho tudo documentado) na cidade e com ar ligado o tempo todo.
O seu irmão deve ter sentido um pouco de delay no novo Creta, né?
Semana passada, descobri que o Creta na versão da Platinum p cima, tem dois sistemas de ar condicionado, pois eu sempre desligo o ar antes de desligar o carro. Mas, andando na semana passada e com pouco combustível, decidi desligar o ar para economizar, até chegar a um posto e não estava afim de ouvir música (sempre ouço no carro), quando comecei a ouvir um barulhinho inédito para mim e logo em seguida, percebi que era o ar do banco do motorista, ou seja, tem duas saídas distintas (a que sai do banco traseiro é o mesmo sistema da frente), avise o seu irmão. É bom desligar os dois sistemas antes de desligar o carro.


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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 07 Abr 2025 00:48 
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Então Eduardo, essas médias de consumo que vc citou aqui que conseguia com seu antigo kicks vc pode ter a plena certeza que muito dificilmente elas poderão ser batidas por um outro veículo 1.6 seja ele aspirado ou turbo.

Bem como tbm é interessante esse seu feedback quanto aos novos Cretas 2025.

O que o meu irmão percebeu e comentou foi que nesse seu novo Creta 1.6 TGDI , ele notou sim exatamente esse leve delay citado por vc nas respostas durante as acelerações das baixas rotações para as médias rotações.

Comentei com ele que imagino ser devido as dimensões um pouco maiores do turbo utilizado nesse motor 1.6 , o que faz com que haja essa pequena demora na entrada desse turbo , mas que essa turbina foi assim dimensionada justamente para ela produzir mesmo com essas nossas gasolinas comuns e aditivadas de baixa octanagem , esses oficiais 193 cvs com os 27 kgfm de torque produzidos por esse motor 1.6 TGDI.

Tanto é assim que até nos motores 1.0 TGDI tanto na linha dos Creta e tbm na linha dos HB20, que existe tbm esse leve delay ou seja, essa leve demora nas respostas durante as acelerações de baixas para as médias rotações.

Obs : Até no motor 1.6 turbo flex THP do nosso C4 Cactus e tbm no Peugeot 2008 do meu irmão com essa mesma motorização 1.6 turbo flex, tbm existe essa mesma demora ou delay nas respostas durante as acelerações nessas mesmas condições, ou seja, das baixas para as médias rotações.

E um outro detalhe técnico bem curioso é que nesses veículos aqui citados, esse delay nas respostas quanto as acelerações é um pouco mais evidente e mais perceptível quanto mais tranquilos forem os modos de condução selecionados nos câmbios desses veículos.

E quanto as suas demais observações , vou comentar com esse meu irmão para que ele tbm leia aqui a respeito dessas novidades !

Saiba ainda que é sempre muito instrutivo para todos os demais colegas e visitantes desse Clube , encontrarem aqui com todas essas informações passadas e compartilhadas por vcs que compraram essas novas versões desse novo Creta 2025 e assim, agradecemos sempre por todos esses comentários aqui postados !

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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 08 Abr 2025 17:54 
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ianisgreek escreveu:
Então Eduardo, essas médias de consumo que vc citou aqui que conseguia com seu antigo kicks vc pode ter a plena certeza que muito dificilmente elas poderão ser batidas por um outro veículo 1.6 seja ele aspirado ou turbo.

Bem como tbm é interessante esse seu feedback quanto aos novos Cretas 2025.

O que o meu irmão percebeu e comentou foi que nesse seu novo Creta 1.6 TGDI , ele notou sim exatamente esse leve delay citado por vc nas respostas durante as acelerações das baixas rotações para as médias rotações.

Comentei com ele que imagino ser devido as dimensões um pouco maiores do turbo utilizado nesse motor 1.6 , o que faz com que haja essa pequena demora na entrada desse turbo , mas que essa turbina foi assim dimensionada justamente para ela produzir mesmo com essas nossas gasolinas comuns e aditivadas de baixa octanagem , esses oficiais 193 cvs com os 27 kgfm de torque produzidos por esse motor 1.6 TGDI.

Tanto é assim que até nos motores 1.0 TGDI tanto na linha dos Creta e tbm na linha dos HB20, que existe tbm esse leve delay ou seja, essa leve demora nas respostas durante as acelerações de baixas para as médias rotações.

Obs : Até no motor 1.6 turbo flex THP do nosso C4 Cactus e tbm no Peugeot 2008 do meu irmão com essa mesma motorização 1.6 turbo flex, tbm existe essa mesma demora ou delay nas respostas durante as acelerações nessas mesmas condições, ou seja, das baixas para as médias rotações.

E um outro detalhe técnico bem curioso é que nesses veículos aqui citados, esse delay nas respostas quanto as acelerações é um pouco mais evidente e mais perceptível quanto mais tranquilos forem os modos de condução selecionados nos câmbios desses veículos.

E quanto as suas demais observações , vou comentar com esse meu irmão para que ele tbm leia aqui a respeito dessas novidades !

Saiba ainda que é sempre muito instrutivo para todos os demais colegas e visitantes desse Clube , encontrarem aqui com todas essas informações passadas e compartilhadas por vcs que compraram essas novas versões desse novo Creta 2025 e assim, agradecemos sempre por todos esses comentários aqui postados !


Ianis, tem um amigo que comprou agora em dezembro, a Duster 1.6, com câmbio manual e faz uma média superior a do Kicks, segundo ele.
Sim, sempre é bom ler muita coisa antes de se decidir comprar qualquer modelo, pois com consultores de concessionárias, não rola. Aqui é o canal certo para tirar todas as dúvidas, pena que as pessoas não tem mais interesses em fóruns, eu continuo gostando muito, não curto grupo, pois tem muita polêmica.
Estou gostando do Creta, as coisas que não gostei, citei aqui anteriormente, são elas, o carro rola a carroceria quando passa em piso desnivelado, te sacode muito, a direção é leve até em altas velocidades, o freio não é o seu ponto forte, muito pelo contrário (pode ser a minha unidade), o p brisa é muito próximo do motorista, mas deixei o banco de maneira que já não me incomoda tanto, o resto, o carro é show (pela sua proposta).
Sobre o delay, melhorou muito depois de amaciado, como tb o freio.
Delay é coisa de motor turbo, pois os "pseudos" especialistas dizem ser uma característica do turbo. Até caminhoneiro já me disse que tinha delay no caminhão turbo. No caso do Creta, depois que embala, o carro anda bem, o do seu irmão, anda bem mais ainda.


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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 08 Abr 2025 18:41 
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Então Eduardo, sobre o consumo médio desse Duster 1.6 mesmo com o câmbio manual ser ainda mais econômico do que o seu ex Nissan Kicks, aqui já surgem várias duvidas quanto a veracidade dessas informações.

Ou seja, num teste comparativo e em condições iguais entre um Duster 1.6 com câmbio manual contra um Nissan Kicks 1.6 também manual, sei não mas é uma boa briga com tendência do Kicks se sair vencedor nesse comparativo por ele ser o mais leve.

Contra o Duster c/ o seu motor aspirado 1.6 comparado a esse Nissan Kicks tbm 1.6, acredito que esse Renault perde na tecnologia empregada e ainda, ele é mais pesado, por isso que não acredito muito nessa superioridade citada por esse seu amigo em um suposto menor consumo desse Renault sobre esse Nissan !

E quanto ao Creta 1.6 TGDI do meu irmão, ele só cita elogios sobre esse seu novo SUV Hyundai que já completou os primeiros 800 kms rodados.

Segue um comparativo entre esses dois veículos acima citados e mais o novo Creta 1.6 TGDI.

https://www.carrosnaweb.com.br/resultco ... 0757-19461

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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 14 Abr 2025 16:47 
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E o novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão completou os seus primeiros 1000 kms rodados e assim, ele já foi levado até a loja de troca de oleo para se fazer a 1ª troca do oleo e do filtro desse motor e que ele tbm já havia comprado previamente o filtro de oleo original na CCS da Hyundai.

E aproveitando que o motor já estava na temperatura normal de trabalho, abrimos logo o bujão de dreno do cárter e o oleo escorreu com uma coloração amarronzada mas não muito escura , sinal de que esse oleo de amaciamento ainda estava parcialmente saudável e portanto , com a maioria das suas propriedades protetoras vigentes.

Foram colocados 4,5 lts de oleo 0W-30 , o lubrificante recomendado pela Hyundai do Brasil e o nível ficou na marcação de máximo da sua vareta de medição.

E o seu proprietário comentou comigo que vai prolongar o procedimento para o amaciamento desse motor até os primeiros 2500 kms , ou seja , até lá ele vai manter as rotações desse motor entre as 2 mil rpms até as 4 mil rpms além dele continuar conduzindo apenas no modo Sport do seu câmbio.

Só depois dessa quilometragem é que ele vai considerar esse motor 1.6 turbo desse seu novo Creta mais amaciado para exigir dele a partir daí, as suas maiores performances.

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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 18 Abr 2025 21:03 
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ianisgreek escreveu:
E o novo Creta 1.6 TGDI do meu irmão completou os seus primeiros 1000 kms rodados e assim, ele já foi levado até a loja de troca de oleo para se fazer a 1ª troca do oleo e do filtro desse motor e que ele tbm já havia comprado previamente o filtro de oleo original na CCS da Hyundai.

E aproveitando que o motor já estava na temperatura normal de trabalho, abrimos logo o bujão de dreno do cárter e o oleo escorreu com uma coloração amarronzada mas não muito escura , sinal de que esse oleo de amaciamento ainda estava parcialmente saudável e portanto , com a maioria das suas propriedades protetoras vigentes.

Foram colocados 4,5 lts de oleo 0W-30 , o lubrificante recomendado pela Hyundai do Brasil e o nível ficou na marcação de máximo da sua vareta de medição.

E o seu proprietário comentou comigo que vai prolongar o procedimento para o amaciamento desse motor até os primeiros 2500 kms , ou seja , até lá ele vai manter as rotações desse motor entre as 2 mil rpms até as 4 mil rpms além dele continuar conduzindo apenas no modo Sport do seu câmbio.

Só depois dessa quilometragem é que ele vai considerar esse motor 1.6 turbo desse seu novo Creta mais amaciado para exigir dele a partir daí, as suas maiores performances.



Fala, Ianis. Seu irmão está gostando do carro? Achou algum ponto fraco?


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 Título: Re: NOVO CRETA 2025
MensagemEnviado: 18 Abr 2025 22:48 
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Então Eduardo, por enquanto o que meu irmão comenta sobre esse novo Creta dele é lamentar que esse seu ótimo motor 1.6 TGDI não ter uma versão flex.

Porque quanto ao restante do veículo, ele falou estar satisfeito inclusive com a posição do banco do condutor apesar da estatura dele de 1,87 mts.

Tbm comentou que comparado com o seu novo Jeep Commander 2.0 turbo, que o conforto geral e equipamentos oferecidos por essa nova versão de Creta 1.6 turbo até que não destoa tanto, percebendo que entre esses dois SUVs , existem várias semelhanças.

E vc, o que mais tem notado de alguma impressão importante para nos relatar aqui sobre o seu novo Creta TGDI 2025 ?

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