Bem-vindo: 01 Nov 2025 14:33

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: COMPARATIVO ENTRE O JETTA E O COROLLA
MensagemEnviado: 19 Jun 2025 12:30 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E como eu sempre me considero um fã incondicional do etanol devido as muitas vantagens técnicas oferecidas por ele quando comparado com quaisquer das gasolinas, ontem eu finalizei mais uma leve correção do mapa atual do Unichip do nosso Jetta TSI para me permitir a subir muito levemente para esses atuais 36% a proporção de etanol hidratado misturado na gasolina abastecida nele.

E dos antigos 30% do inicio desse ano, subimos para 32% , em seguida passamos para 34% , demos uma beliscada para 35% e agora acredito que vamos finalizar nesses atuais e mais recentes 36% de etanol hidratado misturado na gasolina em que ele é abastecido.

Óbvio que por esse veículo ser importado e destinado a ser abastecido somente com gasolinas decentes de mínimas 98 octanas RON , isso me levou a utilizar esse piggyback Unichip tanto para passar esse Jetta para stage 2 e tbm para ir aumentando gradualmente essas misturas de etanol hidratado na gasolina que o abastecemos e tudo isso lógico que com o objetivo básico de ir incrementando gradualmente o seu desempenho final.

E com isso ganhamos diretamente duas vantagens técnicas :

Com esses atuais 36% de etanol hidratado, as gasolinas nacionais comuns e aditivadas vão passar dessas oficiais 93 octanas RON para essas atuais 102 octanas RON , ou seja, essa nova mistura já vai permitir um considerável ganho tanto no torque e tbm na potencia final atingida, justamente devido a esse aumento da octanagem proporcionada pelo etanol hidratado.

E a outra ótima vantagem técnica que tbm se obtém em se misturar esses 36% de etanol hidratado na gasolina é o efeito de uma bem menor carbonização interna desse motor e até um efeito de uma boa faxina no sentido de auxiliar numa maior descarbonização aliada ainda a utilização do aditivo que eu sempre adiciono no tanque desse Jetta para haver assim essa dupla função tanto de anular o efeito corrosivo do etanol e tbm de lubrificar e de proteger todo o sistema de alimentação desse motor.

E uma prova prática bem real desse efeito descarbonizante do etanol é que já se percebe as ponteiras do escape desse Jetta bem mais limpas e livres daquelas nojentas e nocivas fuligens negras causadas pela queima incompleta dessas gasolinas nacionais comuns e aditivadas de qualidade sempre medíocre.

E agora, depois que apliquei esse novo mapa no Unichip para adicionar esses 36% de etanol, percebi ainda um pouco mais de torque vindo bem afiado desde as mais baixas rotações desse motor e quando aperto um pouco mais o seu acelerador, as respostas se mostram já bem mais agressivas que muitas vezes até assustam um pouco exatamente devido a todos esses efeitos benéficos oferecidos pelo nosso maravilhoso e sempre nobre ETANOL.

Obs : E eu tbm estou surpreso que devido ao efeito dessa nova calibração mais fina dos mapas de avanço de ignição para esses atuais 36% de etanol, que esse Jetta se mantém ainda bem econômico mesmo com essa elevada dosagem de etanol misturado na gasolina que o abastecemos, portanto esse é mais um ponto bem positivo para essa nossa nova calibração, graças a Deus.

Inclusive, rodando pelo transito mais leve da nossa cidade e com esse jetta já abastecido com essa mistura de 36% de etanol com mais 64% de gasolina comum e + o aditivo flex, notei médias repetidas entre 8,3 km/l a 8,6 km/l mas com o ar cond. desligado o tempo todo o que já posso considerar como ótimas !

Mas que tbm é verdade e tenho plena consciência disso de que essa calibração que faço nesse Unichip visa basicamente um maior rendimento geral desse motor sem considerar nenhum menor índice de emissão de poluentes, afinal eu não tenho nenhum apoio técnico de uma Robert Bosch ou de uma Magnetti Marelli para me ajudar a aprimorar mais essas atuais calibrações para assim, eu tbm obter os menores níveis de emissões de poluentes.

Mas estou sim amplamente satisfeito com todos esses ótimos resultados práticos alcançados em desempenho com essas calibrações pessoais que me permitem misturar essa ótima dosagem extra de etanol no tanque desse nosso Jetta TSI.

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 04 Jul 2025 10:24 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E retornando a esse tópico pq acredito que assunto jamais vai faltar aqui !

E ontem, depois do nosso pioneiro Jettão TSI permanecer completamente inativo desde o dia 20/06 , fui utiliza-lo e ao dar a partida ontem bem tarde da noite e com a temperatura já bem gelada, o seu motor pegou de estalo normalmente como seria o ideal de qualquer carro bem conservado e todo original o que já sabemos que está longe de ser o caso desse nosso atual Jetta TSI stage 2 e com várias alterações da sua mecânica original.

Mas não podemos esquecer que , além de todas essas modificações , que se trata de um sedan que já completou 12 longos anos de vida e nada menos do que 99700 kms rodados até agora, apesar de que reconheço e declaro que esse sedan não foi comprado para ser utilizado no meu dia a dia e sim para uso basicamente mais em viagens.

Pior ou melhor dizendo é esse fato real de que eu estou misturando nada menos de 36% de etanol hidratado no tanque dele e lembrando que esse sedan é originalmente equipado com um motor 2.0 turbo que é somente a gasolina.

E que sempre em todos os seus abastecimentos com essa mistura de gasolina comum com + essa elevada dosagem de etanol hidratado, que esse combustível dele é sempre aditivado com um frasco de 500 mls de aditivo flex.

Mas o melhor de todos esses fatos é que ele está mostrando que essa nossa calibração do seu piggyback Unichip ficou perfeita , dando esse resultado surpreendente que ele está nos comprovando na prática no dia a dia da sua rotina de utilização !

E junto desse fato, soma-se a excelente mecânica desse sedan premium mexicano da dona VW que fez com que nesse longo período de utilização dele até hoje, que ele somente necessitou de uma única troca de bateria até agora !

A sua bateria original de 65 amperes e de uma marca mexicana ( Enertec ) durou de junho de 2013 até o inicio de 2020 quando pifou e foi substituída por uma nova bateria da Moura de 72 ampares e está aqui nele até hoje se mostrando firme e forte.

Portanto , vamos ver até onde vai a durabilidade dessa sua bateria atual.

E falando em baterias automotivas, acredito que um dos motivos dessa alta durabilidade dessas baterias desse nosso Jetta seria esse uso peculiar que fazemos dele, ou seja :

Nunca se deve ficar dando partidas num veículo com o seu motor frio e em seguida deixa-lo funcionar somente por alguns segundos e em seguida desligar o seu motor.

Simplesmente pq se qualquer um fizer sempre assim, a bateria vai sendo mais descarregada do que carregada pelo sistema elétrico do veículo e isso é o que fatalmente vai reduzir bastante a sua vida útil.

Além disso, esses funcionamentos periódicos e de curta duração com o motor ainda frio ou em fase de aquecimento é que contaminam muito o oleo lubrificante com restos não queimados de combustível justamente porque o motor ainda está frio ou aquecendo , diluindo com isso a viscosidade do oleo do motor e deteriorando todas as melhores propriedades protetoras dele e o pior são os desgastes precoces do motor causados com esse oleo diluído.

Por isso que sempre quando eu ligo esse nosso Jetta, normalmente a grande parte desse longo tempo que já estou com ele, deixo o seu motor ligado e trafego com ele em utilização e funcionamento normal por no mínimo uns 45 minutos sem desligar o seu motor e faço assim por alguns motivos principais que são :

Agindo assim, o seu motor e toda a sua parte mecânica incluindo a sua transmissão vão atingir a sua temperatura normal e ideal de trabalho , afinal veículo nenhum foi fabricado para ser utilizado por esse curtíssimos e nocivos espaços de tempo com toda a sua mecânica ainda fria ou em aquecimento, mas para ser utilizado por longos períodos sem que o seu motor seja desligado.

Então , essa utilização por esse longos períodos de tempo de qq tipo de veículo é que conservam bem mais toda a sua mecânica e não adianta argumentarem contra isso pq esse já é um fato mais do que já amplamente comprovado em mecânica automotiva no mundo todo !

E assim , tbm fazemos com o nosso outro sedan, o BMW 320i flex que já chegou de fábrica equipado com uma generosa bateria de nada menos do que 80 amperes e o melhor de tudo, instalada no fundo do seu porta-malas e portanto bem longe do nocivo calor do seu motor, o que oferece essa vantagem além do fato do pêso dessa bateria estar exatamente em cima do seu diferencial traseiro para melhorar um pouco mais a aderência dos seus pneus de tração que são nesse caso os traseiros.

E com essas recomendações, seguimos cuidando e conservando todos os nossos veículos e observando por curiosidade a durabilidade individual de cada um dos seus componentes e assim, acumulando essas nossas atuais experiencias pessoais obtidas com cada um deles !

MensagemEnviado: 28 Jul 2025 16:57 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E novamente o nosso atual Jetta TSI , que permanecia completamente inativo desde o dia 04/07 , ontem a noite dia 27/07 fui utiliza-lo novamente para dar algumas voltas noturnas pelas noites mais frias com ele e ao dar a partida no seu motor, ele pegou de estalo na primeira tentativa e funcionou tranquilo e estável apesar dele estar com o upgrade de stage 2 e pior ainda, calibrado agora para funcionar com nada menos de 36% de etanol hidratado misturado na gasolina abastecida no tanque dele.

E bem diferente da maioria de todos os demais Jettas TSI stage 2 que rodam por todo esse nosso imenso Brasil abastecidos com diferentes teores de etanol hidratado misturado no tanque deles e com reprogramação da ECU , esse nosso jetta TSI está se utilizando de um piggyback da Unichip e devidamente reprogramado para aceitar essa elevada dosagem de 36% de etanol hidratado misturado no seu tanque.

E o mais interessante de toda essa modificação que fizemos nele é que esse nosso Jetta permanece com todo o seu sistema de alimentação completamente original de fábrica, ou seja, as suas bombas de baixa e de alta pressão e os seus injetores ainda permanecem absolutamente originais de fábrica bem como as suas velas de ignição e as suas 4 bobinas de ignição.

O que foi modificado na mecanica desse jetta foi somente a calibração do seu Unichip que agora permite que ele seja abastecido com essa dosagem extra de etanol e lógico que agora ele ganhou um desempenho extra e bem mais afiado, o que seria impossível de ser obtido com o simples abastecimento dessas caras e raras gasolinas premium de alta octanagem como é o caso da gasolina podium da Petrobrás e da gasolina octapro da Ipiranga.

Além da retirada do seu catalisador duplo e da substituição do seu intercooler original que tbm foram substituídos por peças mais eficientes e sempre com o objetivo de ir melhorando um pouco mais o desempenho final dessa mecânica dele.

Afinal , vcs podem ter a plena certeza de que nenhuma gasolina automotiva desse mundo atual vai oferecer a mesma octanagem do nosso etanol e muito menos nenhuma delas poderá oferecer o mesmo nível de resfriamento oferecido pelo etanol o que se reverte essas duas importantes qualidades do etanol para proporcionar sempre aquela dose extra de desempenho em qq tipo de motor, seja ele aspirado e melhor ainda no caso dos motores turbo quando comparado a qq tipo das melhores gasolinas premium existentes atualmente por aí sem falar no custo delas que é sempre bem mais elevado se comparado com o preço do nosso nobre etanol.

Obs : E com o nosso atual BMW 320i flex tbm ocorre o mesmo com esse nosso outro sedan sendo utilizado assim como esse nosso Jetta TSI preferencialmente mais durante as noites calmas e mais frias do que durante os dias mais quentes e movimentados.

MensagemEnviado: 10 Ago 2025 01:04 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E com o advento dessas novas gasolinas comuns e aditivadas contendo agora 30% de etanol no lugar dos 27% de antes , tive de alterar levemente a antiga mistura que eu fazia no tanque do nosso atual Jetta TSi stage 2 de 64% de gasolina com + 36% de etanol hidratado.

Agora eu abasteci esse Jetta com 66% de gasolina comum com + 34% de etanol hidratado para corresponder com aquela antiga mistura anterior quando as gasolinas continham 27% de etanol misturado nelas.

Então agora com essa nova composição dessas nossas gasolinas comuns e aditivadas, eu vejo são leves vantagens técnicas pq agora estou colocando 2% a mais de gasolina E-30 e 2% a menos de etanol hidratado e mesmo assim ainda ganhando uma fração de octana a mais do que antes.

Trocando isso em números práticos, temos agora com essa nova mistura de 66% de gasolina comum de 94 octanas RON com + 34% de etanol hidratado de 117 octanas RON uma soma total de 101,8 octanas RON contra a soma de 101,6 octanas RON da mistura anterior dos 64% de gasolina comum com + 36% de etanol hidratado.

E a outra pequena vantagem dessa atual mistura além desse pequeno ganho em octanagem é a energia levemente maior dessa nova mistura pq temos agora a soma de 2% a menos de etanol hidratado com + 2% a mais de gasolina E-30.

Ou seja, sintetizando todas essas contas, acabei por levar uma levíssima vantagem técnica em relação a antes na soma da energia total oferecida por essa nova mistura de combustíveis.

Vamos observar a partir de agora, como vai se comportar o funcionamento e o consumo geral desse motor 2.0 TFSI da VW/Audi com esse stage 2 e abastecido com essa nova mistura de 66% de gasolina comum E-30 com + 34% de etanol hidratado.

MensagemEnviado: 13 Ago 2025 22:30 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E agora a noitinha, acabei de chegar de mais uma rápida viagem até uma cidade vizinha a minha, distante 170 kms .

Portanto foi um percurso total de uns 350 kms e dessa vez utilizamos o nosso Jettão TSI stage 2 e já abastecido com essas novas gasolinas E-30 onde misturamos mais 34% de etanol hidratado.

Viajei só e com o veículo vazio, sem utilizar o ar cond. e tentei manter velocidades de cruzeiro entre 110 kms/h a 120 kms/h a maior parte desse trajeto que é de pista simples mas com um trafego mais leve , com uma boa pavimentação e com uma topografia mais regular e com poucas curvas.

E chegando em casa no final dessa viagem , o seu comp. de bordo indicava ainda ótimos 11,6 kms/l o que eu considero como uma considerável média geral de consumo, considerando já essas novas gasolinas E-30 e misturada com mais os 34% de etanol hidratado que foi acrescentado nessa gasolina abastecida nele.

Obs : Eu posso até tentar mas com os meus recursos disponíveis mais limitados , eu não prometo conseguir afinar ainda mais esse mapa atual do Unichip para conseguir assim um rendimento um pouco melhor do que esse !!!

MensagemEnviado: 20 Ago 2025 16:21 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E como percebi pelos valores obtidos dos logs realizados sobre as regulagens do nosso Jetta TSI stage 2 de que abastecendo agora com 66% dessas novas gasolinas E-30 com + 34% de etanol hidratado , que essa mistura mostrou na prática uma leve margem negativa no fuel trim, ou seja, que estava havendo um levíssimo excesso de volume dessa mistura desses combustíveis além do ideal e que assim, o sistema eletrônico desse jetta estava retirando justamente o excesso desse pouquinho de combustível extra dos seus injetores.

O que significa que com essa mesma calibração do Unichip, que isso me permitia aumentar bem levemente o teor de etanol hidratado nessa mistura e assim, modifiquei a mistura dessa nova gasolina E-30 com etanol hidratado para o meu próximo abastecimento.

E com isso, abasteci agora com 65% dessa nova gasolina E-30 e com + 35% de etanol hidratado e parece que a partir de então, que o fuel trim ou seja, o balanceamento da mistura de ar + combustível está se mostrando bem mais perto do ideal do que antes, ou seja, que não deve haver nem sobra e nem falta de volume de combustível nos injetores.

Mas vamos continuar com calma e tranquilidade esses testes de verificação dessa nova mistura com relação ao fuel trim desse mapa atual desse Unichip até o acerto dessa mistura de combustíveis ficar o mais próximo possível do ideal.

Lembrando aqui que isso que estamos fazendo com a calibração do motor desse jetta é apenas o trabalho de adequar a regulagem do Unichip para essa mistura dessas novas gasolinas E-30 com mais essa quantidade de etanol hidratado e só para haver assim, um real aumento da octanagem final dessa mistura desses 2 combustíveis e que hoje está ao redor de 102 octanas RON, ou seja , que essa é uma octanagem suficiente para haver um ótimo rendimento geral e com toda a segurança do motor desse nosso Jetta TSI que está com o upgrade de stage 2 + como dizem na linguagem mecânica popular dos preparadores daqui do Brasil.

E o melhor de tudo, com essa mistura acima citada em que eu sempre abasteço esse meu jetta , eu me livro em definitivo de estar procurando e mendigando por esses tais Postos de Combustíveis da dona Petrobras em busca dessas tais raras e sempre caras gasolinas podium e ainda faço uma boa economia de $$$$ além de manter o motor desse nosso Jetta mais livre dessas nojentas carbonizações causadas por essas gasolinas ...

E acredito que sendo assim, teremos sempre um pouco mais de uma saudável diversão pela frente , afinal, vive-se apenas uma vez nessa vida !!!

MensagemEnviado: 04 Set 2025 12:36 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E ontem a noite, retornando sozinho de mais uma rápida viagem até uma cidade vizinha a nossa e dessa vez, me utilizei do nosso pioneiro porém confiável sedan Jetta TSI 2013 com o seu stage 2+ e sempre abastecido com a mistura de 65% de gasolina E-30 com + 35% de etanol hidratado.

Estava viajando tranquilo e mantendo entre 110 km/h a 120 km/h quando visualizei pelo retrovisor interno um par de faróis azulados que se aproximava mais rápido e muito possivelmente seria de algum veículo mais novo.

Como era um trecho mais reto e plano da rodovia e que estava com um movimento mais tranquilo e portanto com a pista mais vazia , esperei só de curiosidade para ver que veículo era aquele ...

E logo surgiu a resposta, era um novo Chery Arrizo 6 sedan 1.5 turbo flex híbrido que tem um desempenho até que quase equiparável ao dos Jettas TSI mas quando ainda originais ...

Acredito ainda que o condutor desse sedan quando visualizou a traseira do nosso Jetta deve ter imaginado que como ele se tratava do modelo mais antigo e com isso ele talvez até nem percebeu direito aquelas famosas 3 letras TSI no canto direito da tampa do porta-malas e assim , ele logo abriu para a esquerda nessa longa reta e me ultrapassou rápido .

Mas como quaisquer bons condutores de um bem cuidado Jetta TSI poderia fazer numa situação dessas, eu logo apertei em seguida com gosto e determinação o acelerador dele e depois de alguns poucos segundos , eu já havia alcançado a traseira desse Arrizo 6 e abri logo para a esquerda para ultrapassa-lo e propositalmente deixei o pé embaixo e continuei em aceleração plena para abrir uma boa e ampla vantagem lá na frente dele.

E não é que o condutor desse Chery Arrizo não gostou nada de ser ultrapassado por nós e resolveu vir atrás a caça do nosso jettão !!!

Mas nesse momento já era muito tarde e como estava faltando menos de uns 30 kms para a nossa chegada , resolvi continuar mantendo uma boa e confortável margem de vantagem na frente dele e assim, acabava de vez com essa brincadeira besta de gato e rato e foi assim até que cheguei na nossa cidade já bem na frente dele e deixando esse outro sedan bem mais atrás e só vendo de longe as lanternas traseiras acesas do nosso Jettão.

Agora com essa nova safra de novos sedans médios tipo esse Arrizo 6, o BYD King além dos Corollas , Civics e Sentras, esse nosso simples e antigo Jetta TSI stage 2 não tem mesmo sequer nem um pingo de paz e sossego nessas viagens que ele faz de vez em quando e assim, vamos nos divertindo porque essa vida é curta e passa muito rápido.

MensagemEnviado: 07 Set 2025 21:01 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o nosso atual Jetta TSI 2013 com stage 2 e abastecido sempre com 35% de etanol hidratado com + 65% de gasolina E-30 mostrou uma ótima média de consumo numa outra rápida viagem até uma cidade vizinha a nossa.

Viajei sozinho , com esse sedan vazio e com o seu ar cond. desligado e mantive cuidadosamente uma velocidade de cruzeiro de 110 kms/h a maior parte do tempo e com a ajuda do piloto automático além de evitar ao máximo abusar do seu acelerador em todas as situações.

E conduzindo com todo esse cuidado para se obter o seu menor consumo, ele mostrou no final dessa curta viagem de 155 kms de percurso total, uma ótima média geral de 12,6 kms/l , o que eu achei um excelente resultado considerando que ele está abastecido com a mistura de 65% de gasolina E-30 com + 35% de etanol hidratado.

Além do fato de que essa é mais uma prova bem real de que essa nossa atual calibração desse Unichip para esse motor 2.0 turbo desse nosso Jetta TSI ficou bem eficiente e para um resultado ainda melhor do que esse só se a ECU dele fosse do tipo flexfuel original de fábrica.

MensagemEnviado: 16 Set 2025 22:43 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Retornando aqui para compartilhar mais uma experiência positiva que eu tive com o nosso atual Jetta TSI 2013.

Antes do advento dessas novas gasolinas E-30, sempre que eu o abastecia, era com uma mistura de gasolina E-27 com mais 36% de etanol hidratado.

Mas depois do lançamento dessa nova gasolina E-30 eu tive de alterar levemente a calibração do Unichip para abastecer com uma mistura de 66% dessa nova gasolina E-30 com + 34% de etanol hidratado.

O motor reagiu muito bem funcionando perfeito como sempre ocorreu e assim eu fui aumentando bem lentamente o teor de etanol hidratado nos abastecimentos passando de 34% para 35% e hoje (16/09 ) eu fui mais ousado e aumentei para os antigos 36% de etanol hidratado misturado no tanque dele.

Mas com uma importante diferença de que agora a gasolina é a E-30 que contém 3% a mais de etanol anidro do que a antiga gasolina E-27 e assim, fiz mais uma leve recalibração no Unichip para auxiliar numa melhor aceitação da injeção de combustível desse Jetta a essa nova mistura de 64% de gasolina comum E-30 com + 36% de etanol hidratado.

Ou seja em outras palavras, o que eu fiz foi aumentar o percentual dessa mistura em exatos 3 % a mais de etanol mas agora com uma boa e interessante vantagem de que esse etanol extra é do tipo anidro adicionado nessas novas gasolinas E-30 que é mais puro e mais forte e não é nada igual ao etanol hidratado, portanto essa é mais uma outra ótima vantagem nossa na obtenção de um melhor rendimento geral desse motor 2.0 turbo desse nosso Jetta.

E rodando nele hoje mais cedo e já abastecido com essa nova mistura e com a atualização da correção da calibração do Unichip para essa nova mistura, o motor dele continuou a funcionar perfeito igual a um relógio suiço e lógico que eu espetei tbm o meu scanner na tomada OBD2 dele somente para acompanhar melhor todos os parâmetros e dados de funcionamento do motor agora que ele está funcionando com essa nova mistura contendo esses 3% a mais de etanol comparado com antes.

E assim, por enquanto , o scanner mostrou que está tudo sob controle e tranquilo e só falta a prova prática para a confirmação se de fato, essa minha nova recalibração do Unichip vai mostrar na realidade que ficou tudo perfeito e sem nenhuma falta de combustível em nenhum regime de rotações e de solicitações diversas desse motor.

Esse novo teste óbvio que seria melhor indicado para ser feito durante alguma oportunidade de uma viagem rápida a trabalho até uma cidade mais próxima da nossa.

Retornarei aqui assim que tiver mais novidades sobre esse assunto.

Obs : E só para esclarecer aqui que a mecânica automotiva é só um grande hobby já bem antigo que eu tenho e o conservo comigo com muita dedicação e empenho.

A nossa área de trabalho é bem outra, muito diferente dos veículos e da mecânica automotiva , mas ambas convivem em perfeita harmonia e nunca que uma interfere na outra.

MensagemEnviado: 30 Set 2025 21:26 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

E o nosso pioneiro Jetta TSI 2.0 2013 continua a ser vítima implacável desses LIXOS ORDINÁRIOS de gasolinas nacionais uma vez mais.

E quando eu falo aqui " mais uma vez " é devido ao fato real de que nesses longos 12 anos rodando com ele por esses atuais 101150 kms rodados e vejam ainda que eu não faço uso diário dele, mas que ele é utilizado apenas em algumas viagens ocasionais tanto as mais curtas e tbm algumas mais longas , o que se caracteriza em um serviço mais leve de utilização.

E sem falar que ele sempre é um veiculo cuidadosamente muito bem mantido em toda a sua manutenção preventiva desde que ele era ainda zero KM.

Mas que infelizmente ele tbm não escapou de ser mais uma vítima dessas nocivas e detestáveis carbonizações internas que já inutilizou algumas peças até mais tranquilas do seu motor mas nem por isso baratas além da mão de obra especializada que pago para essa substituição.

E assim, já foram substituídos até agora em toda essa sua vida útil, 2 injetores que pifaram , a sua bomba de combustível de baixa pressão localizada no seu tanque e que já foi trocada por duas vezes, alguns sensores do sistema de injeção de combustível , o seu coletor de admissão completo tbm já foi substituído por duas vezes, a sua válvula de respiro do cárter que tbm já foi trocada por duas vezes e mais recentemente a sua bomba d'água completa foi trocada porque começou a vazar o líquido de arrefecimento devido a uma trinca e ela ainda era a original de fábrica.

Não restam dúvidas de que ele é de fato um baita sedan esportivo empolgante e maravilhoso, mas ele tem sim um custo bem salgado dessa sua manutenção preventiva e tbm da sua manutenção corretiva para que ele possa continuar a ser assim corretamente mantido e oferecer todo esse prazer de ser conduzido.

E isso sem falar em várias trocas de oleo e do filtro do seu câmbio DSG que tbm é bem eficiente mas muito sensível a quaisquer eventuais maus tratos como negligenciar essa sua manutenção preventiva que eu faço sempre a cada 2 anos mas que a dona VW recomenda que ela seja feita a cada 3 anos ou a cada 60 mil kms.

E que apesar de eu estar misturando nada menos de 36% de etanol hidratado no tanque dele para assim obter a mesma octanagem das tais gasolinas podium e octapro e de sempre adicionar um frasco de um eficiente aditivo flex , esse pobre sedan não escapa de ser vítima dessas nocivas carbonizações que seriam com certeza praticamente toda eliminada somente se esse seu motor fosse originalmente da versão flexfuel pq nesse caso, eu o abasteceria somente com etanol e levemente temperado só com um pouco de gasolina como eu e toda a nossa família sempre fazemos com todos os nossos atuais veículos flexfuel.

Mas deixemos seguir esse cortejo assim mesmo ... afinal, essa ainda é uma das nossas melhores diversões !!!

Criar novo tópico Responder  [ 145 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas