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E retornando a esse tópico pq acredito que assunto jamais vai faltar aqui !
E ontem, depois do nosso pioneiro Jettão TSI permanecer completamente inativo desde o dia 20/06 , fui utiliza-lo e ao dar a partida ontem bem tarde da noite e com a temperatura já bem gelada, o seu motor pegou de estalo normalmente como seria o ideal de qualquer carro bem conservado e todo original o que já sabemos que está longe de ser o caso desse nosso atual Jetta TSI stage 2 e com várias alterações da sua mecânica original.
Mas não podemos esquecer que , além de todas essas modificações , que se trata de um sedan que já completou 12 longos anos de vida e nada menos do que 99700 kms rodados até agora, apesar de que reconheço e declaro que esse sedan não foi comprado para ser utilizado no meu dia a dia e sim para uso basicamente mais em viagens.
Pior ou melhor dizendo é esse fato real de que eu estou misturando nada menos de 36% de etanol hidratado no tanque dele e lembrando que esse sedan é originalmente equipado com um motor 2.0 turbo que é somente a gasolina.
E que sempre em todos os seus abastecimentos com essa mistura de gasolina comum com + essa elevada dosagem de etanol hidratado, que esse combustível dele é sempre aditivado com um frasco de 500 mls de aditivo flex.
Mas o melhor de todos esses fatos é que ele está mostrando que essa nossa calibração do seu piggyback Unichip ficou perfeita , dando esse resultado surpreendente que ele está nos comprovando na prática no dia a dia da sua rotina de utilização !
E junto desse fato, soma-se a excelente mecânica desse sedan premium mexicano da dona VW que fez com que nesse longo período de utilização dele até hoje, que ele somente necessitou de uma única troca de bateria até agora !
A sua bateria original de 65 amperes e de uma marca mexicana ( Enertec ) durou de junho de 2013 até o inicio de 2020 quando pifou e foi substituída por uma nova bateria da Moura de 72 ampares e está aqui nele até hoje se mostrando firme e forte.
Portanto , vamos ver até onde vai a durabilidade dessa sua bateria atual.
E falando em baterias automotivas, acredito que um dos motivos dessa alta durabilidade dessas baterias desse nosso Jetta seria esse uso peculiar que fazemos dele, ou seja :
Nunca se deve ficar dando partidas num veículo com o seu motor frio e em seguida deixa-lo funcionar somente por alguns segundos e em seguida desligar o seu motor.
Simplesmente pq se qualquer um fizer sempre assim, a bateria vai sendo mais descarregada do que carregada pelo sistema elétrico do veículo e isso é o que fatalmente vai reduzir bastante a sua vida útil.
Além disso, esses funcionamentos periódicos e de curta duração com o motor ainda frio ou em fase de aquecimento é que contaminam muito o oleo lubrificante com restos não queimados de combustível justamente porque o motor ainda está frio ou aquecendo , diluindo com isso a viscosidade do oleo do motor e deteriorando todas as melhores propriedades protetoras dele e o pior são os desgastes precoces do motor causados com esse oleo diluído.
Por isso que sempre quando eu ligo esse nosso Jetta, normalmente a grande parte desse longo tempo que já estou com ele, deixo o seu motor ligado e trafego com ele em utilização e funcionamento normal por no mínimo uns 45 minutos sem desligar o seu motor e faço assim por alguns motivos principais que são :
Agindo assim, o seu motor e toda a sua parte mecânica incluindo a sua transmissão vão atingir a sua temperatura normal e ideal de trabalho , afinal veículo nenhum foi fabricado para ser utilizado por esse curtíssimos e nocivos espaços de tempo com toda a sua mecânica ainda fria ou em aquecimento, mas para ser utilizado por longos períodos sem que o seu motor seja desligado.
Então , essa utilização por esse longos períodos de tempo de qq tipo de veículo é que conservam bem mais toda a sua mecânica e não adianta argumentarem contra isso pq esse já é um fato mais do que já amplamente comprovado em mecânica automotiva no mundo todo !
E assim , tbm fazemos com o nosso outro sedan, o BMW 320i flex que já chegou de fábrica equipado com uma generosa bateria de nada menos do que 80 amperes e o melhor de tudo, instalada no fundo do seu porta-malas e portanto bem longe do nocivo calor do seu motor, o que oferece essa vantagem além do fato do pêso dessa bateria estar exatamente em cima do seu diferencial traseiro para melhorar um pouco mais a aderência dos seus pneus de tração que são nesse caso os traseiros.
E com essas recomendações, seguimos cuidando e conservando todos os nossos veículos e observando por curiosidade a durabilidade individual de cada um dos seus componentes e assim, acumulando essas nossas atuais experiencias pessoais obtidas com cada um deles !
_________________ BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque
Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje
Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto
Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron
HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza
Opala coupé 1982 - 6 cil.
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