Bem-vindo: 28 Mar 2024 10:12

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 10 Nov 2016 12:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
barbacinza escreveu:
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega...



Em tempo, o que achou da comparação de tempos na pista entre o HB20 Turbo e o UP Tsi?

Abraço,


A desvantagem que o UP! Tsi levou foi por conta do controle de tração. Essa é uma pista amarrada em que o controle de tração do UP fez seu papel nas curvas. Já o hb20 respondeu melhor ao pé do Rubinho pelos simples fato de não ter essa tecnologia.

Tem um teste em Interlagos realizado pelo fullpower que o resultado é invertido, pois Interlagos é uma pista menos amarrada dando vantagem ao UP! Tsi


Sent from my iPhone using Tapatalk



É isso mesmo colega BarbaCinza, esses controles eletrônicos de tração na prática, amarram e cortam bastante, muito do torque e potência dos motores, principalmente em situações críticas onde existem riscos de se perder a tração dos pneus com o solo.

Mas tb é um fato de que veículos que ainda não dispõe desse sistema de controle de tração, que a performance do motor pode ser controlada e dosada em determinadas situações e assim se tem disponível mais performance do que nos veículos em que esses controles de tração já ficam sempre ligados.

Obs : Tb é importante citar aqui que não se deve confundir esses controles de tração com os controles de estabilidade, pq a função e atuação deles é distinta, bem diferente, ainda que ambos os sistemas compartilhem de mesmos sensores !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 10 Nov 2016 13:24 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Então, parece que já tem vídeo do UP com o controle desativado, não sei se é verdade, um erro da VW não ter a opção de desativar igual tem no Ka e no Fiesta...

Mas essa questão de segundos e desempenhos ficam mais atrelados a entusiastas como nós. Quanto aos comparativos fica cada vez mais difícil devido as características específicas de cada um...

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 10 Nov 2016 13:30 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Out 2012 13:55
Mensagens: 3477
Duvida para você Ianis... no Fiesta tem a opção de desativar o controle de tração, será que este é atrelado ao de estabilidade também? Uma vez que nas especificações está Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (AdvanceTrac®®)...

Voltando ao tópico... a diferença de tecnologias entre o TSI e o Kappa turbo seria o ponto chave da diferença de desempenho? A injeção direta seria uma delas?

_________________
Moderador
Imagem
Meu HB20


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 10 Nov 2016 14:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Clever, vc abordou um assunto que é de fato polêmico pq existem atualmente muitos veículos no nosso mercado em que às vezes pode se desligar o controle de tração, mas que permanece sempre ligado o controle de estabilidade.

Já em outros como é o caso do meu jetta TSI, não existe um botão para se desligar manualmente o controle de tração por puro motivo de economia da dona VW, mas já existem à venda kits com esse botão original e eu até já instalei um desses kits no meu jettão.

Mas já existem modelos esportivos da Audi, BMW e Mercedes Benz em que se permite dependendo da configuração escolhida, desligar tanto o controle de tração como o de estabilidade, mas essa atitude é com certeza para pilotos com muitíssima experiência com o carro e com as pistas, pq vc estará literalmente arriscando sim, esse seu precioso veículo ...

E no caso do meu jettão, quando eu o aciono esse botão, o controle de tração se desliga na prática, mas permanece sempre ligado o controle de estabilidade. certamente para os óbvios efeitos da segurança do próprio veículo e dos seus passageiros.

Então, e no caso de quando arranco com o jettão mais rápido com esse botão acionado, o torque disponível pelo motor já desde baixíssimas rotações é tanto que os pobres dos pneus facilmente ficam derretendo no piso como se tivesse sabão espalhado, por isso que nesses casos, é preciso saber dosar bastante o pé no acelerador para se conseguir fazer o veículo arrancar rapidamente e sendo assim, é melhor deixar sempre esse controle de tração ligado.

Já o controle de estabilidade funciona de forma bem curiosa, porém perfeita, precisa e sempre afinada :

Suponha que vc está contornando um trevo e resolve aumentar levemente e de maneira proposital a velocidade do seu veículo :

Vai chegar um determinado momento que se vc continuar a abusar do excesso de velocidade, os sensores do sistema do ABS e da aceleração lateral do veículo vão lendo a progressiva perda de tração e de estabilidade de todos os pneus e esse sistema começa a frear progressivamente as rodas, numa ação necessária para se evitar que o veículo perca o controle direcional ou derrape e bata no meio fio, enfim, é inacreditável perceber na prática, esse incrível funcionamento desse controle eletrônico de estabilidade dos veículos que já vem de fábrica com ele.

Ou seja, esse sistema de controle de estabilidade sempre vai deter a velocidade do veículo quando ele perceber que ela é abusiva para quaisquer situações de utilização mais esportiva desse veículo e assim, é uma grande e valiosa ajuda para se evitar os acidentes.

Quanto aos testes desses veículos postados acima, é isso mesmo colega, dependendo da pista, os controles de tração e estabilidade ajudam na obtenção de menores tempos de volta, mas dependendo do traçado da pista, esses controles eletrônicos podem tb atrapalhar e por isso, até piorar os tempos das voltas ...

Valeu Clever, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 10:16 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 16 Out 2013 12:58
Mensagens: 85
barbacinza escreveu:
ianisgreek escreveu:

Quero dizer com isso que esse novo motor 1.0 turbo tem sim uma ampla capacidade de desenvolver bem mais do que esse atual e bem contido rendimento que atualmente ele apresenta.

E saibam tb que esses atuais motores aspirados 1.6 dos HB20 não vão muito além desse atual desempenho que eles
Já no caso desse novo motor 1.0 turbo, se a Hyundai de fato, lançasse mão de todos os recursos tecnológicos disponíveis atualmente para ele no seu próprio portfolio de engenharia de motores, ele iria em muito ultrapassar o desempenho oferecido por esses seus atuais motores aspirados 1.6 mesmo que eles fossem mais modernizados ainda e disso eu não tenho a mínima dúvida!!!

É isso aí colegas, valeu !


Sim isso eu concordo plenamente com você. Existe potencial oculto nesse motor para mantê-lo a uma distância comercialmente segura do 1.6. Não sou a favor de grandes modificações mas talvez um simples chip com presets moderados extraia alguns cavalinhos sem que isso traga prejuízo potencial a longos prazos.


Sent from my iPhone using Tapatalk


ianisgreek escreveu:
Com certeza colega Bertoche que os upgrades de performance existem para quaisquer motores, tanto superalimentados como para os aspirados.

Mas lembre-se tb que o único upgrade de performance que faria um HB20 1.6 aspirado fazer um HB20 turbo comer poeira seria instalar nele UM BOM KIT TURBO, pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega, pq um HB20 turbo c/ upgrades de performance é que certamente vai fazer esse HB20 1.6 aspirado e envenenado comer muita poeira a ponto de fazer o seu pobre piloto cuspir muitos tijolos ... rsrsrsrsrs!

E a propósito colega Bertoche, vc poderia citar aqui para nós, quais seriam esses prováveis upgrades de performance que vc sugere para esse motor 1.6 dos HB20 exceto o kit de turbina ???


Claro que um motor turbinado tem maior potencial de UPgrade, mas esse 1.6 nosso é excelente, não é capado igual o 1.0T..

Sobre UPgrades no aspirado, eu tenho a santíssima trindade, chip, filtro e escape.. o que permite que, abastecido com alcool, eu consiga bater carros 1.8 e 2.0 na arrancada..

Quem quiser, na assinatura tem o link da minha garagem e lá tem vídeos do meu carro na pista,

Att

_________________
1.6 Premium Manuel.
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 12:10 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
ianisgreek escreveu:
E a propósito colega Bertoche, vc poderia citar aqui para nós, quais seriam esses prováveis upgrades de performance que vc sugere para esse motor 1.6 dos HB20 exceto o kit de turbina ???
Olá Ianis.
Achei que já tinha respondido, mas ao começar a citar a mensagem do Barbacinza, para concordar com ele, li sua pergunta que da primeira vez que li, me passou, então a resposta inicia com a que lhe dei mesmo, começando com um kit de turbina e depois fazendo basicamente um upgrade semelhante ao que se faria no 1.0 T. Vai andar até.
Mas eu pessoalmente não vou fazer isso.
Não vou levar às pistas e o que ele faz originalzinho é perfeitamente suficiente para mim, e não é pouco.
Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
...pq se vc está citando aqui upgrades de performance para manter esse motor 1.6 dos HB20 ainda aspirado, simplesmente ESQUEÇA colega...

Sim Ianis.
Achei que isso era tão óbvio que nem imaginei ser necessário dizer.
Mas foi por isso que disse "com um pouco mais de investimento", justamente para custear a instalação de um turbo e depois fazer melhorias semelhantes às que se fariam no motor HB20 Turbo 1.0, que dispensam esse acréscimo porque já vem com o referido equipamento.

Em tempo, o que achou da comparação de tempos na pista entre o HB20 Turbo e o UP Tsi?

Abraço,
Então Barba, comecei querendo citar sua mensagem acima desta.
A julgar pelos 1.6 originais o seu carro deve estar bem rápido.

Mas vamos combinar, fora das pistas, poucos carros que custam bem mais caro que o HB20 1.6 andam tanto como ele.
Zero a cem em dez segundos é uma marca bem boa. Tanto é que na pista do acelerados ele bateu o UP TSI
SUVs então, que são pesadas, é mais raro ainda andarem mais.
Na mesma pista, do acelerados, ele bate o HR-V por 0,5s (O HB20 T anda junto), bate o Jeep por 2,5s e o Ecosport por quase 4s.
O 1.6 original é muito rápido já.

Era isso. Gosto muito.
Abraço,

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 12:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Colega Stenio Guto, com certeza que com essa trindade de upgrades citados por vc, isso já dá uma boa ajuda na performance original dos HB20 1.6.

Só ficou faltando aí para ajudar um pouco mais essa trinca de upgrades, um caprichado trabalho no cabeçote desse seu motor com a ajuda de um banco de fluxo, ou seja, um trabalho nos dutos, uma equalização e polimento das câmaras de combustão e ainda fazer uma nova angulação das 16 válvulas e das suas sedes pq assim, se otimizaria mais tanto a entrada como a saída dos gases pelo cabeçote e somados à essa trinca de upgrades, isso já daria uma performance ainda melhor a esse motor 1.6 aspirado.

Obs : E combinando todos esses upgrades acima citados, se esse motor 1.6 com todas essas modificações passar a ser alimentado exclusivamente com etanol ou mesmo com a mistura mágica de uns 20% de gasolina e 80% de etanol, poderia tb ser aumentada a taxa de compressão dele com uma leve rebaixada nesse cabeçote, passando-a dos originais 12 : 1 para uns 13,5:1 e assim viria um pouco mais de desempenho geral, além de tb se diminuir com isso um pouco mais, o consumo médio desse motor.

É isso aí colega, valeu !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 13:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Ianis, confesso que senti falta de ao menos uma linha sua para mim, imediatamente após uma mensagem em que respondo à uma pergunta sua, e que foi postada quase meia hora antes da sua mensagem mais recente.
Se às vezes não concordamos com alguma coisa, não é motivo para ficar de mal, não é mesmo?
Aqui em nossa comunidade ninguém deve se considerar tão iniciante que não possa ensinar nada a alguém e nem tão sabido que não possa aprender alguma coisa.
Aprendemos é mesmo assim, trocando opiniões, conversando, debatendo, refletindo e nos relacionando.
Ninguém é melhor e nem pior do que qualquer outro aqui. É minha opinião.
Espero que vc não esteja me evitando pelo estilo das questões que levanto por aqui.
Abraço.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 13:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6215
Localização: Montes Claros - M.G.
Bertoche, veja bem, acredito que todos nós estamos aqui trocando opiniões e assim, vamos compartilhando o que já sabemos e tb aprendemos o que ainda desconhecemos.

Mas penso tb que deve ser bem esclarecido aqui que se qualquer um de nós escreve algo que deve na realidade ser corrigido, é assim que deve ser feito, senão, os demais colegas vão lendo alguma opinião postada aqui que de fato, não está totalmente correta e acha que aquilo está correto e é exatamente assim que vão surgindo e se espalhando todos os MITOS que existem atualmente e aos montes por aí e falados por mecânicos e até gerentes de CCS espalhadas por todo esse nosso Brasil, infelizmente !

Ou em outras palavras, os mitos em mecânica automotiva existem por pura falta de cultura especifica desse determinado assunto e por isso mesmo é que eles se proliferam junto c/ esse famigerado "disse que me disse", infelizmente.

E tem mais, devemos ter a humildade de reconhecer que ninguém tb obviamente nasceu sabendo de nenhum assunto especificamente, mas que durante o decorrer das nossas vidas, que cada qual aqui vai sim aprendendo sobre determinados assuntos de uma maneira e uma profundidade tb obviamente diferente dos demais e com isso, vai sim de fato, havendo um natural acumulo de experiencia e conhecimento com o tempo sobre um determinado assunto e isso tb não quer dizer que o nível de conhecimento que um determinado colega mostra possuir, que deve tb haver o mesmo por parte dos demais colegas, por isso que existe sim aqui, essa troca de informações com as devidas correções do que foi aqui citado e que deve sim tb obrigatoriamente ser corrigido, se esse for o caso.

E se vc achar que alguma opinião minha citada aqui não esteja de acôrdo com os seus conhecimentos, por favor, não espere para discordar pq assim vamos nos corrigindo, utilizando-nos dos nossos próprios conhecimentos já acumulados com a nossa vivência ...

Obs : Lembrem-se sempre de que mecânica automotiva é uma ciência exata e se vc disser que matou uma cobra, deve mostra-la morta e ainda mostrar tb o pau com que vc a matou ... rsrsrsrsrsrsr!!!!!

Valeu colega, abrç !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: HB20 Turbo encara o dinamômetro.
MensagemEnviado: 11 Nov 2016 14:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER
Avatar do usuário

Registrado em: 19 Mai 2013 15:56
Mensagens: 6363
Localização: Três Lagoas - MS
Sim, Ianis.
Acho que concordo com tudo o que vc disse.
Só estava preocupado de que talvez vc estivesse evitando falar comigo por alguma divergência que eventualmente tenhamos tido em algum momento.
Sim, não tenho duvida alguma que vc entende muito de carros, motores e preparação.
Será que algum insensato aqui no clube ousaria duvidar disso?
E se alguma vez eu discordo ou discordei de você aqui, tenha certeza, que só pode ter sido em algum aspecto pontual e bem delimitado de nossas conversas.
Não gostaria que vc desistisse de compartilhar comigo um pouco do seu conhecimento e experiência.
Abraço e sucesso.

_________________
RESPEITE AS REGRAS DE TRÂNSITO, OS LIMITES DE VELOCIDADE E USE O CINTO DE SEGURANÇA.
HB20X premium AT prata 14/14 com 37 mil km e HB20X premium AT vermelho 14/15 com 87 mil km
Representante Oficial do HB20 Clube - Mato Grosso do Sul


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB