Bom, já é sabido que o HB20 não é o melhor exemplo de consumo baixo, mas imagino que o tipo de relevo e fluidez vão impactar fortemente nessa questão.
Pois bem, tenho usado pouquissimo o carro, já que estou desempregado há um tempo. Porém, na maioria das vezes que saio, faço percursos pequenos com muitas subidas, semaforo e transito pesado. Quando está livre, sou limitado a andar a 50km/h e sinto o carro 'preso'. Pra ele começar a ficar economico, penso q seria a partir de 60km/h e aqui é impossivel por conta dos radares.
Minhas médias no uso descrito acima (urbano) ficam em 5,5km/l na gasolina (ar ligado 50% do tempo) e 4.5km/l no etanol (ar ligado 90% do tempo). Já em rodovia, achei ele economico se você andar em velocidade entre 80 a 100km/h - Numa viagem com transito absolutamente livre, fechei um trecho de uns 200km com média de 16.3km/l (ar ligado 50% do tempo), com pico de 19/km/l, usando gasolina.
Num outro trecho de 200 e poucos km mas com trechos urbanos com transito, fechei com uns 12.8km/l com gasolina (mas que tinha pelo menos 1/4 de tanque com etanol).
NÃO SE ASSUSTE!