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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 20:43 
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Ahh tá, entendi sim e sinceramente, se essas calotas plásticas originais já estiverem fazendo barulhos durante a rodagem com esse seu HB20, eu até sugiro que vc as tire das rodas pq o visual das rodas de ferro sem calotas até que não fica dos piores.

Já vi muitos HB20 tanto das versões 1.0 e tbm 1.6 circulando ainda com aquelas tais rodas originais de ferro e sem as calotas e não fica nada estranho!

Pelo menos essas rodas assim sem aquelas calotas de enfeite, seu HB20 vai mostrar uma rodagem um pouco mais silenciosa.

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, couro beje, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 22:06 
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ianisgreek escreveu:
Ahh tá, entendi sim e sinceramente, se essas calotas plásticas originais já estiverem fazendo barulhos durante a rodagem com esse seu HB20, eu até sugiro que vc as tire das rodas pq o visual das rodas de ferro sem calotas até que não fica dos piores.

Já vi muitos HB20 tanto das versões 1.0 e tbm 1.6 circulando ainda com aquelas tais rodas originais de ferro e sem as calotas e não fica nada estranho!

Pelo menos essas rodas assim sem aquelas calotas de enfeite, seu HB20 vai mostrar uma rodagem um pouco mais silenciosa.

Sim, ví muitos reclamarem de barulhos internos no HB20, eu honestamente não concordo, acho o veículo bem silencioso


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 12 Mai 2022 11:33 
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Tbm concordo com vc pq o nosso atual HB20 apesar dos muitos anos de fabricação e de utilização, ele segue silencioso internamente.

E deixando mais um feedback positivo sobre essa experimental nova medida de pneus dianteiros 195/65-15 nesse HB20 , a cada dia circulando pela cidade, o veículo se mostra gostoso e ligeiramente e até mais prazeroso de ser guiado, pq cada marcha permite que com as mesmas acelerações anteriores, que o veículo avance um pouco mais e que assim, essas marchas sejam utilizadas por um período mais prolongado de tempo sem aquela anterior necessidade de se trocar de marchas a todo momento como ocorre com o veículo totalmente original.

Só faltam mesmo mais alguns testes em viagens por rodovias e irei concluir mais esse experimento nesse nosso HB20.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 12 Mai 2022 15:37 
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ianisgreek escreveu:
Tbm concordo com vc pq o nosso atual HB20 apesar dos muitos anos de fabricação e de utilização, ele segue silencioso internamente.

E deixando mais um feedback positivo sobre essa experimental nova medida de pneus dianteiros 195/65-15 nesse HB20 , a cada dia circulando pela cidade, o veículo se mostra gostoso e ligeiramente e até mais prazeroso de ser guiado, pq cada marcha permite que com as mesmas acelerações anteriores, que o veículo avance um pouco mais e que assim, essas marchas sejam utilizadas por um período mais prolongado de tempo sem aquela anterior necessidade de se trocar de marchas a todo momento como ocorre com o veículo totalmente original.

Só faltam mesmo mais alguns testes em viagens por rodovias e irei concluir mais esse experimento nesse nosso HB20.

Depois de ver o Relato do OSilva que ele não tem reclamações sobre o câmbio att dele como eu, fico imaginando se talvez a medida nova tenha afetado o funcionamento deste. To pensando em pegar um par de pneu original emprestado para colocar na dianteira e ver o que sinto, tirar as variações, sabe?

Quanto a barulho interno, o meu foi infelizmente desmontado o painel inteiro para trocar o trocador de calor do AC que veio furado do antigo dono, mesmo assim ele voltou da CCS silencioso.


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 14 Mai 2022 00:33 
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Se lhe for possível , faça assim mesmo e iremos aguardar pelo seu novo comentário se houve realmente alguma melhora nesses sintomas percebidos na dirigibilidade do seu HB20 ou não.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 19:49 
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E continuando a rodar com o nosso HB20 agora equipado como experiência apenas com os pneus dianteiros com medidas um pouquinho só maiores do que os traseiros sendo 195/65-15 enquanto que atrás ele segue rodando com os pneus 185/65-15 e sempre usando a mesma pressão nos 4 de 34 libras.

A estabilidade geral segue mostrando um pouco mais de firmeza, principalmente ao se fazer curvas em velocidades um pouco maiores do que o normal mas sem que essa mudança mostre ter afetado a estabilidade traseira desse HB20 que continua firme e bem estável.

Mas agora ele se mostra com um rodar um pouco mais silencioso, exatamente pq com essa nova medida de pneus, seria como se todo o câmbio dele recebesse um alongamento geral de 5.2 % a mais do que o original quando sabemos que a regra geral e já estabelecida anuncia que se considera ainda normal um aumento máximo de até 3% para mais ou para menos nas medidas originais dos pneus para qq veículo.

E o que está ocorrendo é que rodando normalmente e conduzindo de modo sempre semelhante por basicamente as mesmas rotas urbanas e periféricas da minha cidade, sem o uso do ar cond. e levando no máximo uma ou 2 pessoas é que agora as rotações do motor estão um pouco menores, (exatamente os 5,2% a menos ), o que se traduz nessa perceptível sensação de um maior silencio interno, apesar das velocidades de condução serem basicamente as mesmas.

Mas o que bagunçou um pouco os testes de consumo médio foi pq adicionei por necessidade uns 15% de gasolina no restante do etanol contido no tanque para assim facilitar as partidas a frio e agora as médias lógico que tbm subiram um pouco, indo de uns 9 kms/l até 9,2 kms/l quando ele estava abastecido apenas com etanol para 9,6 kms/l com essa nova mistura de combustíveis até esse momento com o tanque mostrando ainda 2 palitinhos no nível de combustível.

Portanto, no nosso próximo reabastecimento já com 15% de gasolina a mais no restante do etanol, vamos recomeçar os mesmos testes básicos de consumo médio nessas condições e sempre observando cuidadosamente as reações mostradas por esse motor 1.6 Gamma com esse par de pneus um pouco maiores somente na frente desse HB20.

Lembrando ainda que sempre que a temperatura ambiente diminui como ocorre agora no inverno, as médias de consumo tbm despencam na mesma proporção apesar da injeção eletrônica estar perfeitamente calibrada para qq tipo de combustível e as suas mais variadas misturas contendo gasolina e etanol .

A explicação básica para isso é que se o ar ambiente está mais frio, ele tbm estará mais denso ou pesado e isso faz com que maiores quantidades de volume de combustível tbm sejam necessárias para com isso todo o sistema de injeção eletrônica manter sempre ideal a correta proporção ou relação de ar/combustível nas mais variadas situações de carga em qq motor.

Não percebi até agora nenhuma mudança no comportamento geral do motor com essa nova mistura de combustíveis e nem o motor modificou as suas respostas a qq tipo de solicitação do acelerador, que continuam sempre prontas e afiadas, apesar desse alongamento algo excessivo para as regras normais de substituição das medidas originais de pneus .

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 22:50 
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ianisgreek escreveu:
E continuando a rodar com o nosso HB20 agora equipado como experiência apenas com os pneus dianteiros com medidas um pouquinho só maiores do que os traseiros sendo 195/65-15 enquanto que atrás ele segue rodando com os pneus 185/65-15 e sempre usando a mesma pressão nos 4 de 34 libras.

A estabilidade geral segue mostrando um pouco mais de firmeza, principalmente ao se fazer curvas em velocidades um pouco maiores do que o normal mas sem que essa mudança mostre ter afetado a estabilidade traseira desse HB20 que continua firme e bem estável.

Mas agora ele se mostra com um rodar um pouco mais silencioso, exatamente pq com essa nova medida de pneus, seria como se todo o câmbio dele recebesse um alongamento geral de 5.2 % a mais do que o original quando sabemos que a regra geral e já estabelecida anuncia que se considera ainda normal um aumento máximo de até 3% para mais ou para menos nas medidas originais dos pneus para qq veículo.

E o que está ocorrendo é que rodando normalmente e conduzindo de modo sempre semelhante por basicamente as mesmas rotas urbanas e periféricas da minha cidade, sem o uso do ar cond. e levando no máximo uma ou 2 pessoas é que agora as rotações do motor estão um pouco menores, (exatamente os 5,2% a menos ), o que se traduz nessa perceptível sensação de um maior silencio interno, apesar das velocidades de condução serem basicamente as mesmas.

Mas o que bagunçou um pouco os testes de consumo médio foi pq adicionei por necessidade uns 15% de gasolina no restante do etanol contido no tanque para assim facilitar as partidas a frio e agora as médias lógico que tbm subiram um pouco, indo de uns 9 kms/l até 9,2 kms/l quando ele estava abastecido apenas com etanol para 9,6 kms/l com essa nova mistura de combustíveis até esse momento com o tanque mostrando ainda 2 palitinhos no nível de combustível.

Portanto, no nosso próximo reabastecimento já com 15% de gasolina a mais no restante do etanol, vamos recomeçar os mesmos testes básicos de consumo médio nessas condições e sempre observando cuidadosamente as reações mostradas por esse motor 1.6 Gamma com esse par de pneus um pouco maiores somente na frente desse HB20.

Lembrando ainda que sempre que a temperatura ambiente diminui como ocorre agora no inverno, as médias de consumo tbm despencam na mesma proporção apesar da injeção eletrônica estar perfeitamente calibrada para qq tipo de combustível e as suas mais variadas misturas contendo gasolina e etanol .

A explicação básica para isso é que se o ar ambiente está mais frio, ele tbm estará mais denso ou pesado e isso faz com que maiores quantidades de volume de combustível tbm sejam necessárias para com isso todo o sistema de injeção eletrônica manter sempre ideal a correta proporção ou relação de ar/combustível nas mais variadas situações de carga em qq motor.

Não percebi até agora nenhuma mudança no comportamento geral do motor com essa nova mistura de combustíveis e nem o motor modificou as suas respostas a qq tipo de solicitação do acelerador, que continuam sempre prontas e afiadas, apesar desse alongamento algo excessivo para as regras normais de substituição das medidas originais de pneus .

Eu tenho uma teoria que os 15% de gasolina (E85) faz com que o mapa do HB20 seja ainda o de 100% etanol, ele deve mudar de 30 a 30% pelo que me disse uma vez um tecnico da CCS


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 23:24 
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É bem interessante essa sua abordagem quanto a esse curioso assunto.

Pior é que somente a engenharia da Hyundai do Brasil poderia nos responder sobre isso com uma maior precisão.

Mas a realidade é que não me parece que isso seja real pq já lí e apenas deixando aqui um exemplo, um artigo muito instrutivo na net, escrito pelo dono da Fueltech de que ele já teve a oportunidade de ver de perto como atuava na prática todo o layout de funcionamento dos mapas disponíveis de uma ECU automotiva flex original e ele ficou simplesmente boquiaberto diante de tanta e tamanha sofisticação tecnológica e dos infinitos recursos disponíveis , gravados e guardados no software de uma ECU de um motor flex e principalmente se ela for de uma versão turbo alimentada e mais ainda com uma transmissão automática.

E ele conclui dizendo que seria praticamente impossível para sua atual empresa Fueltech , criar , desenvolver e lançar no mercado atual, um hardware e um software de um módulo que fosse compatível e semelhante a uma ECU flex daquelas originais de fábrica contendo todos aqueles recursos disponibilizados e as suas respectivas estratégias de funcionamento ...

Ou melhor ainda, se fosse possível a ele desenvolver e revender ECUs automotivas para um HB20 1.0 TGDI flex por exemplo, já com o upgrade de stage 2 somente dando aqui um simples exemplo e que seria só compra-la e instalar no veículo sem nenhuma outra adaptação.

Pq esses hardwares e softwares são criados em sistemas desenvolvidos e gerenciados por poderosos computadores que ajudam a engenharia de motores e elaborarem assim todos os mapas para todas as situações possíveis de funcionamento com as suas estratégias e funções variadíssimas para cada motor específico , contidos em cada uma dessas atuais ECUs originais de fábrica.

Mas esse já pode ser um sonho perfeitamente possível de ser realizado num futuro muito próximo, pq tecnologia para isso já existe no mercado internacional e assim, bastaria apenas colocar isso em prática , criando e comercializar essas novas ECUs já envenenadas por esses fabricantes independentes desse maravilhoso ramo da performance automotiva !

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 00:31 
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ianisgreek escreveu:
É bem interessante essa sua abordagem quanto a esse curioso assunto.

Pior é que somente a engenharia da Hyundai do Brasil poderia nos responder sobre isso com uma maior precisão.

Mas a realidade é que não me parece que isso seja real pq já lí e apenas deixando aqui um exemplo, um artigo muito instrutivo na net, escrito pelo dono da Fueltech de que ele já teve a oportunidade de ver de perto como atuava na prática todo o layout de funcionamento dos mapas disponíveis de uma ECU automotiva flex original e ele ficou simplesmente boquiaberto diante de tanta e tamanha sofisticação tecnológica e dos infinitos recursos disponíveis , gravados e guardados no software de uma ECU de um motor flex e principalmente se ela for de uma versão turbo alimentada e mais ainda com uma transmissão automática.

E ele conclui dizendo que seria praticamente impossível para sua atual empresa Fueltech , criar , desenvolver e lançar no mercado atual, um hardware e um software de um módulo que fosse compatível e semelhante a uma ECU flex daquelas originais de fábrica contendo todos aqueles recursos disponibilizados e as suas respectivas estratégias de funcionamento ...

Ou melhor ainda, se fosse possível a ele desenvolver e revender ECUs automotivas para um HB20 1.0 TGDI flex por exemplo, já com o upgrade de stage 2 somente dando aqui um simples exemplo e que seria só compra-la e instalar no veículo sem nenhuma outra adaptação.

Pq esses hardwares e softwares são criados em sistemas desenvolvidos e gerenciados por poderosos computadores que ajudam a engenharia de motores e elaborarem assim todos os mapas para todas as situações possíveis de funcionamento com as suas estratégias e funções variadíssimas para cada motor específico , contidos em cada uma dessas atuais ECUs originais de fábrica.

Mas esse já pode ser um sonho perfeitamente possível de ser realizado num futuro muito próximo, pq tecnologia para isso já existe no mercado internacional e assim, bastaria apenas colocar isso em prática , criando e comercializar essas novas ECUs já envenenadas por esses fabricantes independentes desse maravilhoso ramo da performance automotiva !

Então eu concordo com o que o técnico da FuelTech disse por total e chego a duvidar do que o da CCS me disse.
Mas as vezes parece que faz um pouco de sentido pois eu não sinto aquela perda e comportamento diferente que sentia no fiesta quando fazia E85 ou E70.
Mas admito que só testei isso por uns 4 meses só


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 11:11 
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Então Biel, eu sempre gostei da engenharia da Ford do Brasil desde quando ela lançou aqui no nosso mercado , o seu primeiro motor 100% a etanol.

Ela sempre foi a pioneira naqueles tempos, ao esmerar e aperfeiçoar no desenvolvimento tecnológico sempre que o assunto eram os motores a etanol e exatamente por isso , ela era respeitada por aqui desde aqueles tempos .

Mas com toda essa evolução tecnológica disponível e que envolve os mais recentes motores flex, fica difícil de imaginar atualmente que todos esses fabricantes como a Hyundai, Chevrolet, VW , as demais coreanas e todas as outras marcas de veículos flex de economizarem na elaboração e calibração de suas ECUs simplesmente pq se elas adotarem essa atitude, jamais vão atingir o objetivo de oferecerem os novos motores apresentando cada vez mais, um melhor rendimento geral, seja ele com gasolina, com etanol e mesmo com a maior infinidade de misturas possíveis entre ambos esses combustíveis.

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