Bem-vindo: 29 Mai 2024 06:25

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 15 Mai 2024 13:33 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
Boa tarde Pessoal, estou passando por uma situação que está tirando meu sono a dias.

Eu tenho um HB20S 2015 1.0 3cc, e ele está subindo a temperatura quando nas marchas mais lentas. Eu já levei em alguns mecânicos e não conseguem achar o problema. Vou dar bastante detalhes para contextualizar e saber se alguém tem alguma sugestão/dica/solução.

O carro liga normalmente, tem a aceleração normal e arranca normal, nível de líquido de arrefecimento normal e nível de óleo normal. Também colocando a mão nas mangueiras, todas estão quentes, entendo que o fluxo está normal. A ventoinha de refrigeração liga normalmente. Passado um tempo andando, em média uns 20 minutos, o RPM fica oscilando entre 400 à 900 quando eu preciso parar em algum sinaleiro, fazer conversão ou situação de reduzir. Quando isso começa a acontecer, a situação de oscilar o RPM, passa alguns minutos e vejo que a temperatura do carro começa a subir. O normal que já notei é ficar uma barrinha abaixo da metade, quando ele esquenta, sobe 3 barrinhas acima da metade, passado alguns minutos abaixa para o normal, é bem estranho. Quando eu ando nas rodovias que não preciso ficar andando com marchas "menores", o carro se comporta super bem e não acontece a situação.

Agora vou dizer o que já fiz e uma coisa que notei foi que, quando eu faço a drenagem do líquido do radiador e recoloco, o carro passa uns 3 dias normal e após volta a acontecer.

Outra situação que pode ser que tenha haver ou não é que, meu ar condicionado não está aquecendo, apenas gelando, eu fico pensando se esse calor do ar pode estar indo para o motor ou talvez dando falso positivo com o sensor de temperatura, porém, o problema vem acompanhado do baixo RPM do motor, como comentei e também não uso o ar quente do condicionado.

O que já foi feito:
- Troca de velas
- Troca de todos os filtros (óleo, ar, motor, combustível)
- Troca de tampa válvula de pressão do radiador
- Troca de bomba de água
- Troca de válvula termostática
- Troca de óleo
- Limpeza completa no sistema de arrefecimento, drenagem e aplicado novo líquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo)
- Troca de sonda lambda
- Limpeza de bico
- Limpeza de TBI
- Troca de correias (alternador e ar)
- Troca de rolamento da polia do alternador
- Drenagem e reposição do fluído de freio
- Troca de pastilhas

Comentei coisas que que fiz/troquei que pode ser que não tem haver, porém, pode ser que tenha.

Estou bem desanimado com meu HB20S, porém, tenho um apego com esse carro.

Alguém com alguma sugestão/dica/solução para ajudar? Caso precisem de mais informações, podem me pedir sem problema que posso fornecer tudo de possível.

Um grande abraço!

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 15 Mai 2024 16:38 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 173
khaiolopes escreveu:
Boa tarde Pessoal, estou passando por uma situação que está tirando meu sono a dias.

Eu tenho um HB20S 2015 1.0 3cc, e ele está subindo a temperatura quando nas marchas mais lentas. Eu já levei em alguns mecânicos e não conseguem achar o problema. Vou dar bastante detalhes para contextualizar e saber se alguém tem alguma sugestão/dica/solução.

O carro liga normalmente, tem a aceleração normal e arranca normal, nível de líquido de arrefecimento normal e nível de óleo normal. Também colocando a mão nas mangueiras, todas estão quentes, entendo que o fluxo está normal. A ventoinha de refrigeração liga normalmente. Passado um tempo andando, em média uns 20 minutos, o RPM fica oscilando entre 400 à 900 quando eu preciso parar em algum sinaleiro, fazer conversão ou situação de reduzir. Quando isso começa a acontecer, a situação de oscilar o RPM, passa alguns minutos e vejo que a temperatura do carro começa a subir. O normal que já notei é ficar uma barrinha abaixo da metade, quando ele esquenta, sobe 3 barrinhas acima da metade, passado alguns minutos abaixa para o normal, é bem estranho. Quando eu ando nas rodovias que não preciso ficar andando com marchas "menores", o carro se comporta super bem e não acontece a situação.

Agora vou dizer o que já fiz e uma coisa que notei foi que, quando eu faço a drenagem do líquido do radiador e recoloco, o carro passa uns 3 dias normal e após volta a acontecer.

Outra situação que pode ser que tenha haver ou não é que, meu ar condicionado não está aquecendo, apenas gelando, eu fico pensando se esse calor do ar pode estar indo para o motor ou talvez dando falso positivo com o sensor de temperatura, porém, o problema vem acompanhado do baixo RPM do motor, como comentei e também não uso o ar quente do condicionado.

O que já foi feito:
- Troca de velas
- Troca de todos os filtros (óleo, ar, motor, combustível)
- Troca de tampa válvula de pressão do radiador
- Troca de bomba de água
- Troca de válvula termostática
- Troca de óleo
- Limpeza completa no sistema de arrefecimento, drenagem e aplicado novo líquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo)
- Troca de sonda lambda
- Limpeza de bico
- Limpeza de TBI
- Troca de correias (alternador e ar)
- Troca de rolamento da polia do alternador
- Drenagem e reposição do fluído de freio
- Troca de pastilhas

Comentei coisas que que fiz/troquei que pode ser que não tem haver, porém, pode ser que tenha.

Estou bem desanimado com meu HB20S, porém, tenho um apego com esse carro.

Alguém com alguma sugestão/dica/solução para ajudar? Caso precisem de mais informações, podem me pedir sem problema que posso fornecer tudo de possível.

Um grande abraço!


Olá, vc disse na apresentação q já possui o carro há mais de ano, com qto tempo começou a dar esses problemas? E as antigas manutenções do sistema de arrefecimento, sabe informar como foram feitas?
De toda forma creio q vc terá q levar em uma especializada em sistema de arrefecimento para poder solucionar esse BO.
Só consigo te informar que além do radiador e motor, a maioria tbm tem uma passagem pra dentro da cabine q deve fazer parte do sistema de aquecimento do ar.
No meu eu só completa com o líquido original de fábrica, mas troquei o radiador e daí coloquei o da Tyreno, muito bom tbm.

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 15 Mai 2024 22:52 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
robsonkobayashi escreveu:
khaiolopes escreveu:
Boa tarde Pessoal, estou passando por uma situação que está tirando meu sono a dias.

Eu tenho um HB20S 2015 1.0 3cc, e ele está subindo a temperatura quando nas marchas mais lentas. Eu já levei em alguns mecânicos e não conseguem achar o problema. Vou dar bastante detalhes para contextualizar e saber se alguém tem alguma sugestão/dica/solução.

O carro liga normalmente, tem a aceleração normal e arranca normal, nível de líquido de arrefecimento normal e nível de óleo normal. Também colocando a mão nas mangueiras, todas estão quentes, entendo que o fluxo está normal. A ventoinha de refrigeração liga normalmente. Passado um tempo andando, em média uns 20 minutos, o RPM fica oscilando entre 400 à 900 quando eu preciso parar em algum sinaleiro, fazer conversão ou situação de reduzir. Quando isso começa a acontecer, a situação de oscilar o RPM, passa alguns minutos e vejo que a temperatura do carro começa a subir. O normal que já notei é ficar uma barrinha abaixo da metade, quando ele esquenta, sobe 3 barrinhas acima da metade, passado alguns minutos abaixa para o normal, é bem estranho. Quando eu ando nas rodovias que não preciso ficar andando com marchas "menores", o carro se comporta super bem e não acontece a situação.

Agora vou dizer o que já fiz e uma coisa que notei foi que, quando eu faço a drenagem do líquido do radiador e recoloco, o carro passa uns 3 dias normal e após volta a acontecer.

Outra situação que pode ser que tenha haver ou não é que, meu ar condicionado não está aquecendo, apenas gelando, eu fico pensando se esse calor do ar pode estar indo para o motor ou talvez dando falso positivo com o sensor de temperatura, porém, o problema vem acompanhado do baixo RPM do motor, como comentei e também não uso o ar quente do condicionado.

O que já foi feito:
- Troca de velas
- Troca de todos os filtros (óleo, ar, motor, combustível)
- Troca de tampa válvula de pressão do radiador
- Troca de bomba de água
- Troca de válvula termostática
- Troca de óleo
- Limpeza completa no sistema de arrefecimento, drenagem e aplicado novo líquido de arrefecimento (água desmineralizada e aditivo)
- Troca de sonda lambda
- Limpeza de bico
- Limpeza de TBI
- Troca de correias (alternador e ar)
- Troca de rolamento da polia do alternador
- Drenagem e reposição do fluído de freio
- Troca de pastilhas

Comentei coisas que que fiz/troquei que pode ser que não tem haver, porém, pode ser que tenha.

Estou bem desanimado com meu HB20S, porém, tenho um apego com esse carro.

Alguém com alguma sugestão/dica/solução para ajudar? Caso precisem de mais informações, podem me pedir sem problema que posso fornecer tudo de possível.

Um grande abraço!


Olá, vc disse na apresentação q já possui o carro há mais de ano, com qto tempo começou a dar esses problemas? E as antigas manutenções do sistema de arrefecimento, sabe informar como foram feitas?
De toda forma creio q vc terá q levar em uma especializada em sistema de arrefecimento para poder solucionar esse BO.
Só consigo te informar que além do radiador e motor, a maioria tbm tem uma passagem pra dentro da cabine q deve fazer parte do sistema de aquecimento do ar.
No meu eu só completa com o líquido original de fábrica, mas troquei o radiador e daí coloquei o da Tyreno, muito bom tbm.


Boa noite.

Sim eu tenho esse carro a exatamente 1 ano e 4 meses, esse problema surgiu nesse último mês e desde então estou tentando solucionar. As antigas manutenções não sei informar, mas, quando fui fazer a manutenção, o mecânico me informou que o último dono não dava a devida atenção, foi ai que sugeriu trocar a bomba de água, a tampa de válvula de pressão, correias de ar e alternador e válvula termostática, assim fiz, porém, ainda não resolveu. Acabei de ler o manual inteiro e tem uma indicação de troca de líquido do arrefecimento com 100 mil KM, eu peguei ele com 89 mil e hoje está com 113 mil KM.

Vou fazer o que me sugeriu, amanhã vou em um pessoal de radiadores especializados e explicar minha situação para ver o que eles sugerem ou qual a solução, novidades vou postando aqui. Caso você tenha mais alguma sugestão e/ou alguém tenha, fico grato pela contribuição.

Abraço.

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 16 Mai 2024 01:16 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6279
Localização: Montes Claros - M.G.
Seja bem vindo ao forum e estou acompanhando esses seus relatos sobre esse seu HB20 1.0 2015.

Baseado no que vc fala, o ar cond. dele somente gela e não aquece, de onde isso não está nada correto e pode sugerir que houve algum problema anterior no aquecedor dele ou que talvez o antigo dono para tentar solucionar esse problema, pode ter feito alguma gambiarra provisória nesse sistema de aquecimento dele e que pode estar influenciando nesse excesso de temperatura desse motor.

Já quanto a manutenção preventiva desse sistema de arrefecimento dele, não tem nenhum segredo maior e seria apenas trocar todo o líquido velho e adicionar um líquido novo composto apenas de água desmineralizada e o aditivo original recomendado numa proporção de 50% para cada um desses produtos e pronto, esse serviço já estaria realizado com sucesso.

Ou ainda , como uma outra opção igualmente válida, pode-se tbm utilizar um aditivo já pronto para uso e que já vem diluído na proporção correta de água desmineralizada + aditivo que o efeito é sempre o mesmo.

E quanto as correias desse veículo, tampa do radiador, bomba d'água e válvula termostática, vc citou que já trocou todas essas peças e portanto , deve estar tudo normal quanto a isso.

E somente para vc se basear, a quantidade total desse líquido nesse sistema não passa nunca de 5 lts no máximo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 16 Mai 2024 11:58 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
ianisgreek escreveu:
Seja bem vindo ao forum e estou acompanhando esses seus relatos sobre esse seu HB20 1.0 2015.

Baseado no que vc fala, o ar cond. dele somente gela e não aquece, de onde isso não está nada correto e pode sugerir que houve algum problema anterior no aquecedor dele ou que talvez o antigo dono para tentar solucionar esse problema, pode ter feito alguma gambiarra provisória nesse sistema de aquecimento dele e que pode estar influenciando nesse excesso de temperatura desse motor.

Já quanto a manutenção preventiva desse sistema de arrefecimento dele, não tem nenhum segredo maior e seria apenas trocar todo o líquido velho e adicionar um líquido novo composto apenas de água desmineralizada e o aditivo original recomendado numa proporção de 50% para cada um desses produtos e pronto, esse serviço já estaria realizado com sucesso.

Ou ainda , como uma outra opção igualmente válida, pode-se tbm utilizar um aditivo já pronto para uso e que já vem diluído na proporção correta de água desmineralizada + aditivo que o efeito é sempre o mesmo.

E quanto as correias desse veículo, tampa do radiador, bomba d'água e válvula termostática, vc citou que já trocou todas essas peças e portanto , deve estar tudo normal quanto a isso.

E somente para vc se basear, a quantidade total desse líquido nesse sistema não passa nunca de 5 lts no máximo !


Bom dia, obrigado pela recepção. Fico grato pela contribuição.

A pouco deixei o carro em uma especializado de radiadores e ar condicionado. O que foi comentado é que precisar checar o radiador para saber se está com algo entupido ou não e também já checar o sistema de ar condicionado do carro. Também comentaram sobre o sensor de temperatura, que é muito difícil, mas se com defeito, pode dar falso positivo.

Irei aguardar o que o pessoal irá me passar de análise. Em conversa com o pessoal, tudo o que fiz em questão de válvula, bomba, tampa e etc foi o correto nesses casos e como você citou, se não estava OK agora está.

Enfim, vou até resolver esse problema, pois, minha Esposa simplesmente ama o HB20S dela e eu sou uma pessoa que quer entender do começo ao final das coisas.

Caso não tenho uma devolutiva digamos que "assertiva", irei levar na concessionária para saber o que conseguem fazer/ajudar nesse caso.

De toda forma, obrigado demais pela contribuição e irei informado aqui os avanços ou dores que estou tendo.

Abraço.

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 16 Mai 2024 20:58 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 16/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Boa noite Pessoal.

Como comentei mais cedo, e seguindo a orientação de nosso colega @robsonkobayashi, deixei o carro em uma especializada de radiador e ar condicionado.

Retiraram o radiador para a análise, e o mesmo se encontra em ótimas condições, sem entupimentos e/ou sujeira considerada moderada. Foi também realizado os testes elétricos/eletrônicos da ventoinha do sistema de arrefecimento e ela é quem há algo compartilhado com o ar condicionado. Nos testes foi checado os dois ciclos de ventilação, a normal e a de emergência, recepção de corrente elétrica, no caso do ar condicionado, foi checado o compressor em componentes elétricos e a pressão do mesmo, tudo dentro do padrão e normal. O ar quente do ar condicionado não está repassando para dentro da cabine, pois, o radiador está entupido/obstruído, sendo assim necessário a limpeza do mesmo, porém, precisam desmontar o painel inteiro do carro e decidi não fazer no momento, pois, quero primeiro resolver essa questão da temperatura e como o ar gelado está funcionando perfeitamente, está OK. O pessoal também passou o scanner para checar se havia alguma falha no sistema de sensor de temperatura e também não foi encontrado nada no sistema nem de falhas antigas ou novas.

Por fim, como comentei todo o caso e também comentei que já fiz a troca da válvula termostática. Sugeriram remover a válvula(fizeram a retirada, drenagem do líquido e reposição do mesmo seguindo as orientações de quantidade de águaXadtivo), andar alguns dias sem a válvula e acompanhar a questão de temperatura. Caso a temperatura volte a ter o mesmo comportamento, colocar a válvula termostática novamente e caso não apresente mais a alta temperatura, indicaram comprar a válvula diretamente da concessionária, pois, é comum válvula de "outras marcas" não terem o mesmo desempenho ou até mesmo virem com problema.

Vim andando com o carro da especializada de radiador e ar condicionado e até o momento o carro não teve o comportamento de super aquecimento e está com ótimo desempenho. O que comentaram foi que a média de consumo do carro irá ser afetada diretamente, pois, o carro estará a princípio andando "frio".

Bom...esse é só mais um dia da minha saga com esse HB20S! Torçam por mim pessoal que seja de fato essa válvula o problema. Um grande abraço.

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 17 Mai 2024 11:00 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6279
Localização: Montes Claros - M.G.
Muito bem por esse relato, ele foi muito esclarecedor e até instrutivo para todos !

Acredito sim pq é bem possível de que essa válvula termostática paralela não esteja com um funcionamento 100% como ocorre com as originais em bom estado.

E esses profissionais estão de fato demonstrando um bom conhecimento, com certeza !

Vamos torcer para quando for colocada uma nova termostática original, esse seu HB20 volte a ter seu funcionamento normal !

Obs : Quanto a esse citado entupimento do aquecedor, é muito provável que ele foi causado por adições e utilizações de águas de torneiras nesse sistema de arrefecimento e o calcáreo e os demais minerais dessas águas é que tenham entupido esse sistema.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 17 Mai 2024 22:37 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 17/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Boa noite Pessoal.

Hoje ainda meu HB20S está andando sem a válvula termostática e o resultado ainda é o mesmo de ontem após retirar a válvula, o carro simplesmente está normal, com a força normal, desempenho normal. Como eu trabalho em casa, deixei meu sogro usando o carro a fim de acompanhar a temperatura, e me reportou que o carro não teve alta de temperatura nem perca de desempenho. O que notamos foi exatamente um consumo maior de combustível, que onde fazia 12 agora está fazendo 10 km/l, mas, isso está tudo bem era o esperado e normal.

Irei andar com o carro sem a válvula por 5 dias e estarei reportando para ter documentado e vocês também acompanharem.

Do mais, muito obrigado até o momento pessoal!

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Carro perdendo força e com alta de temperatura
MensagemEnviado: 22 Mai 2024 22:20 
Offline

Registrado em: 14 Mai 2024 22:56
Mensagens: 7
:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 18/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Carro respondendo normal, com partida normal, temperatura e consumo de combustível com padrão do carro sem a válvula.

:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 19/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Carro respondendo normal, com partida normal, temperatura e consumo de combustível com padrão do carro sem a válvula.

:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 20/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Carro respondendo normal, com partida normal, temperatura e consumo de combustível com padrão do carro sem a válvula.

:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 21/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Carro respondendo normal, com partida normal, temperatura e consumo de combustível com padrão do carro sem a válvula.

:::::::::::::::::: ATUALIZAÇÃO 22/05/2024 - Carro perdendo força e com alta de temperatura ::::::::::::::::::

Carro começou a esquentar de uma forma muito repentina ao ligar o ar condicionado, sendo necessário desligar o carro para baixar a temperatura.

Infelizmente minha saga de resolver esse problema continua.

Uma coisa que notamos foi que o carro sobe muito rápido a temperatura e baixa muito rápido também. Estou achando até que pode ser o sensor de temperatura, de toda forma deixei em meu mecânico de confiança para ele dar uma última analisada antes de levar na concessionaria e esperar o arrombo.

Alguém com alguma sugestão pessoal, pois, Eu já estou esgotado de possibilidades.

Um abraço.

_________________
Khaio Lopes

TOYOTA - Corolla XEi 2019 2.0 16V Automático
HYUNDAI - HB20S 2015 1.0 3CC 12V Manual
JEEP - Wrangler 2010 3.8 Sport 4X4 V6 12V Automático


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 9 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB