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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 02 Jul 2024 00:49 
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E complementando essa minha postagem anterior, um assunto de importância vital ao se chipar qq veículo dotado de injeção eletrônica, principalmente no caso dos motores turbo é o cuidado que se deve ter com a necessária nova regulagem das velas de ignição !

Inclusive essa dica que vou citar aqui vale não somente para os motores chipados turbo de fábrica, mas tbm para os motores aspirados originais que receberam um kit turbo e até nos motores aspirados que receberam alguma preparação mais leve, principalmente nos motores aspirados que tiveram seus cabeçotes retrabalhados para facilitar um melhor fluxo de gases e que tbm tiveram os seus cabeçotes rebaixados para se aumentar a taxa de compressão deles e assim, ganhar um pouco mais de potência e torque !

E em todos esses casos, a folga ou o gap das velas de ignição deverá obrigatoriamente ser reduzido por exemplo, indo de originais 0,8 mm a 0,9 mm para 0,7 mm pq assim se assegura de se ter uma faísca ou centelha nas velas mais firme e estável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição.

Pq em todos esses casos acima citados desses motores ao receberem essa preparação, o ambiente dentro das câmaras de combustão de cada cilindro do motor deles fica bem mais denso e comprimido dificultando assim a ocorrência desse faiscamento ou a produção dessas centelhas e essa é a principal razão dessa real necessidade de se reduzir um pouco mais essa regulagem original dessa distância ou gap nas velas de ignição para com isso facilitar e garantir a produção dessas faíscas ou centelhas sem que ocorra nenhuma falha !

E assim tbm é facilitado e aliviado todo o trabalho das bobinas de ignição, que são as responsáveis diretas em fazer ocorrer esse centelhamento ou faiscamento nas velas de ignição.

Então, nunca se deve fazer esse upgrade de performance em nenhum motor a combustão interna sem antes se reduzir um pouco essa regulagem ou o gap original de todas as velas de ignição, pq assim estará assegurado o correto funcionamento desses motores, sem ocorrer o risco de haverem falhas de funcionamento, sejam eles aspirados ou turbo quando eles recebem essa leve preparação.

E só deixando um exemplo prático aqui, nos motores VW 2.0 TFSI turbo do nosso Jetta TSI, ao se instalar nele o upgrade de stage 2, onde entre outras modificações , se aumenta a pressão do turbo indo dos originais 0,85 bars para 1.3 bars , a regulagem original das suas velas de ignição tbm é reduzida dos originais 0,8 mm para 0,7 mm.

Assim tbm ocorre no caso do nosso novo BMW 320i flex, onde a pressão inicial e original do seu turbo que de 0,55 bars se eleva com esse upgrade de stage 2 para 1.3 bars e que devido a isso, tbm é necessário reduzir a regulagem original das suas velas de ignição dos 0,9 mm para 0,7 mm e com isso, se garante um novo rendimento desse motor, muito mais forte e saudável sem os riscos de ocorrerem falhas de ignição e nem de sobrecarregar o trabalho das suas bobinas de ignição !

Obs : Relembrando aqui que esse aumento extra de desempenho proporcionado por esses chips de potência chamados de stage 2 nada mais são do que um rendimento adicional que a grande maioria dos fabricantes de veículos deixam assim desperdiçados em cima da mesa e sem utilizar por diversos motivos mas sem nenhuma explicação técnica convincente mas que podem sim ser perfeitamente explorados e utilizados com tranquilamente por cada dono desses veículos se assim eles o desejarem, afinal essa margem extra de resistência, todos esses motores já tem de fábrica por isso que não existem riscos maiores de ocorrerem problemas futuros se esses motores forem corretamente cuidados em toda a sua manutenção preventiva !

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BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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Opala coupé 1982 - 6 cil.


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 Título: Re: Chip de Potência
MensagemEnviado: 04 Jul 2024 19:38 
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Só relembrando aqui aos demais colegas que se interessam por esse assunto que naquela época , ainda lá no final de 2013 e quanto ao stage 2 instalado nesse nosso atual Jetta TSI da versão de 211 cv , que a oficina autorizada VW da CCS durante a 1ª revisão obrigatória dos seus primeiros 5 mil kms rodados, que ao perceberem a falta do catalisador e de ver o piggyback ligado no chicote da ECU dele, que eles imediatamente me obrigaram a assinar uma declaração onde dizia que se ocorresse alguma pane mecânica nesse jetta, que a VW não teria obrigação alguma em reparar os estragos.

E assim foi com todas as demais revisões até o término do período de garantia da fábrica VW de 3 anos.

Até hoje, após 11 anos de uso e atualmente com um pouco mais de 92 mil kms rodados sendo a grande maioria dessa quilometragem percorrida com o stage 2 , nunca tivemos o menor dos problemas com a mecânica desse nosso jetta.

E agora que chegou a vez da nossa nova e atual BMW 320i flex fazer a sua 1ª revisão obrigatória de 10 mil kms rodados e assim, hoje ela foi levada até o CCS BMW da nossa cidade !

E como ela tbm recebeu esse mesmo upgrade de stage 2 desse nosso jetta TSI, ela foi levada exatamente assim dessa maneira até a oficina autorizada dessa CCS BMW e logo os mecânicos perceberam sim a falta do seu catalisador além de identificarem tbm o módulo do piggyback instalado no cofre do motor dela ...

Fiquei quieto e torcendo calado para dar tudo certo mas confesso aqui que esperei sim pela bronca deles mas qual não foi a minha grata e imensa surpresa ao ouvir dos mecânicos que isso atualmente é normal em qq BMW nova e que a mecânica delas aguenta isso tranquilo e sem problema algum, DESDE QUE o seu dono seja sempre cuidadoso e caprichoso com toda a manutenção preventiva dela e foi onde eu concordei e até bati palmas aos mecânicos que disseram isso já em côro juntamente com a concordância do gerente dessa CCS.

Ou seja, se de fato esses citados donos fizerem sim um stage 2 nessas BMW quando ainda novas e de qq modelo que seja, mas que tbm sempre cuidem com capricho de toda a manutenção preventiva desses seus veículos, então que nesses casos até os próprios funcionários de uma CCS da rede BMW não vão importar e nem condenar esses seus donos devido a essa leve transgressão e ousadia de instalarem esse upgrade de performance stage 2 em veículos ainda bem novos e dentro da garantia de fábrica !!!

E assim, trocaram o oleo do motor mais o seu respectivo filtro de oleo, conferiram todo o restante da mecânica dessa 320i que estava toda perfeita e como nem mesmo poderia ser diferente disso e então, agora segue o cortejo e vida longa para mais essa nossa nova BMW 320i flex assim como tbm já tem ocorrido com esse nosso atual e pacato Jetta TSI 2013 equipado com esse mesmo upgrade de performance e seguindo firme e saudável já com um pouco mais de 94 mil kms rodados nesses seus longos 11 anos de vida !!!

Então, o único e maior segredo de uma vida longa de qq veículo com esses upgrades de performance nada mais é do que cuidar bem da sua manutenção preventiva e boas, bola pra frente !

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