renankaic escreveu:
Olá amigo tudo bem?
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
O HB20X 2015 AT da minha mãe fez retífica no cabeçote (troca da junta) após ter fervido por conta de vazamento do liq de arrefec.
Beleza o carro está OK e o óleo já foi trocado, colocaram o 5w30 padrão.
Estou querendo sugerir para na proxima troca ela colocar o 0w20 da Petronas por conta do manual permitir o uso do óleo 5w20 também. Mas entendo que o óleo 0W fluirá mais rapidamente pelo motor na primeira partida do dia.
O foco desta mudança seria melhorar o consumo do HB20 dela pois ela sempre reclama que está bebendo bastante. Já trocamos filtros de ar e comb, velas, limpeza do tbi mas ela ainda acha que está gastando bastante gasolina por mês com ele.
A minha pergunta é: Você notou melhoria na autonomia do seu Hyundai após migrar para o 0w-20 ?
Desde já obrigado!
Seja bem vindo ao forum e agradeço pelo seu apoio !
Desde quando compramos o nosso ainda atual e pioneiro HB20 1.6 2013 zero KM, sempre foi utilizado nas trocas de oleo dele esse oleo padrão 5W-30.
Mas depois de alguns anos, com o lançamento dessa nova geração de oleos mais leves e menos viscosos porém melhor aditivados, resolvi substituir esse antigo oleo padrão 5W-30 da classificação API-SN pelo novo oleo da Petronas 0W-20 e API - SP.
Sem duvidas que os benefícios mesmo que sutis logo aparecem como um motor funcionando um pouco mais livre, no que se traduz em ganhos tanto em um leve melhor desempenho e tbm num leve menor consumo médio , justamente pq esse oleo mais leve ( menos viscoso ) vai opor uma menor resistência a livre movimentação do motor em seu funcionamento normal.
Já quanto ao combustível que sempre utilizamos nesse nosso HB20 1.6 desde zero KM é a mistura de 80% de etanol apenas levemente temperado com 20% de gasolina comum.
E assim abastecido no uso diário dele no transito moderado da nossa cidade, ele mostra médias de consumo ao redor de 8,4 kms/l até 8,8 kms/l mas nem sempre utilizamos o seu ar cond. ligado e esse HB20 circula leve e basicamente com no máximo 2 pessoas.
Obrigado pela resposta meu caro.
A próxima troca será só daqui a um ano, mas já vou repassar para ela procurar pelo 0w20 com api ilsac-gf6. Qualquer melhoria no consumo é bem-vinda. Ela também abastece com álcool e o uso dela é misto, mas mais rodovia (para ir ao trabalho) que cidade (as vezes ela precisa ir em consultas médicas ou fazer compras). A forma de condução dela é assim e dá mais ou menos uns 7-8 mil km por ano