Bem-vindo: 15 Mar 2025 18:41

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 09 Mar 2025 19:20 

ianisgreek escreveu:
renankaic escreveu:
Olá amigo tudo bem?

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

O HB20X 2015 AT da minha mãe fez retífica no cabeçote (troca da junta) após ter fervido por conta de vazamento do liq de arrefec.
Beleza o carro está OK e o óleo já foi trocado, colocaram o 5w30 padrão.

Estou querendo sugerir para na proxima troca ela colocar o 0w20 da Petronas por conta do manual permitir o uso do óleo 5w20 também. Mas entendo que o óleo 0W fluirá mais rapidamente pelo motor na primeira partida do dia.

O foco desta mudança seria melhorar o consumo do HB20 dela pois ela sempre reclama que está bebendo bastante. Já trocamos filtros de ar e comb, velas, limpeza do tbi mas ela ainda acha que está gastando bastante gasolina por mês com ele.

A minha pergunta é: Você notou melhoria na autonomia do seu Hyundai após migrar para o 0w-20 ?

Desde já obrigado!

Seja bem vindo ao forum e agradeço pelo seu apoio !

Desde quando compramos o nosso ainda atual e pioneiro HB20 1.6 2013 zero KM, sempre foi utilizado nas trocas de oleo dele esse oleo padrão 5W-30.

Mas depois de alguns anos, com o lançamento dessa nova geração de oleos mais leves e menos viscosos porém melhor aditivados, resolvi substituir esse antigo oleo padrão 5W-30 da classificação API-SN pelo novo oleo da Petronas 0W-20 e API - SP.

Sem duvidas que os benefícios mesmo que sutis logo aparecem como um motor funcionando um pouco mais livre, no que se traduz em ganhos tanto em um leve melhor desempenho e tbm num leve menor consumo médio , justamente pq esse oleo mais leve ( menos viscoso ) vai opor uma menor resistência a livre movimentação do motor em seu funcionamento normal.

Já quanto ao combustível que sempre utilizamos nesse nosso HB20 1.6 desde zero KM é a mistura de 80% de etanol apenas levemente temperado com 20% de gasolina comum.

E assim abastecido no uso diário dele no transito moderado da nossa cidade, ele mostra médias de consumo ao redor de 8,4 kms/l até 8,8 kms/l mas nem sempre utilizamos o seu ar cond. ligado e esse HB20 circula leve e basicamente com no máximo 2 pessoas.

Obrigado pela resposta meu caro.

A próxima troca será só daqui a um ano, mas já vou repassar para ela procurar pelo 0w20 com api ilsac-gf6. Qualquer melhoria no consumo é bem-vinda. Ela também abastece com álcool e o uso dela é misto, mas mais rodovia (para ir ao trabalho) que cidade (as vezes ela precisa ir em consultas médicas ou fazer compras). A forma de condução dela é assim e dá mais ou menos uns 7-8 mil km por ano

Desejo-lhe uma excelente semana

Perfil Enviar mensagem particular  

MensagemEnviado: 09 Mar 2025 19:29 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

renankaic escreveu:
ianisgreek escreveu:
renankaic escreveu:
Olá amigo tudo bem?

Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!

O HB20X 2015 AT da minha mãe fez retífica no cabeçote (troca da junta) após ter fervido por conta de vazamento do liq de arrefec.
Beleza o carro está OK e o óleo já foi trocado, colocaram o 5w30 padrão.

Estou querendo sugerir para na proxima troca ela colocar o 0w20 da Petronas por conta do manual permitir o uso do óleo 5w20 também. Mas entendo que o óleo 0W fluirá mais rapidamente pelo motor na primeira partida do dia.

O foco desta mudança seria melhorar o consumo do HB20 dela pois ela sempre reclama que está bebendo bastante. Já trocamos filtros de ar e comb, velas, limpeza do tbi mas ela ainda acha que está gastando bastante gasolina por mês com ele.

A minha pergunta é: Você notou melhoria na autonomia do seu Hyundai após migrar para o 0w-20 ?

Desde já obrigado!

Seja bem vindo ao forum e agradeço pelo seu apoio !

Desde quando compramos o nosso ainda atual e pioneiro HB20 1.6 2013 zero KM, sempre foi utilizado nas trocas de oleo dele esse oleo padrão 5W-30.

Mas depois de alguns anos, com o lançamento dessa nova geração de oleos mais leves e menos viscosos porém melhor aditivados, resolvi substituir esse antigo oleo padrão 5W-30 da classificação API-SN pelo novo oleo da Petronas 0W-20 e API - SP.

Sem duvidas que os benefícios mesmo que sutis logo aparecem como um motor funcionando um pouco mais livre, no que se traduz em ganhos tanto em um leve melhor desempenho e tbm num leve menor consumo médio , justamente pq esse oleo mais leve ( menos viscoso ) vai opor uma menor resistência a livre movimentação do motor em seu funcionamento normal.

Já quanto ao combustível que sempre utilizamos nesse nosso HB20 1.6 desde zero KM é a mistura de 80% de etanol apenas levemente temperado com 20% de gasolina comum.

E assim abastecido no uso diário dele no transito moderado da nossa cidade, ele mostra médias de consumo ao redor de 8,4 kms/l até 8,8 kms/l mas nem sempre utilizamos o seu ar cond. ligado e esse HB20 circula leve e basicamente com no máximo 2 pessoas.

Obrigado pela resposta meu caro.

A próxima troca será só daqui a um ano, mas já vou repassar para ela procurar pelo 0w20 com api ilsac-gf6. Qualquer melhoria no consumo é bem-vinda. Ela também abastece com álcool e o uso dela é misto, mas mais rodovia (para ir ao trabalho) que cidade (as vezes ela precisa ir em consultas médicas ou fazer compras). A forma de condução dela é assim e dá mais ou menos uns 7-8 mil km por ano

Desejo-lhe uma excelente semana

Aproveitando essa oportunidade, percebo que esse HB20 da sua familia é usado basicamente em regime de serviço severo e nesses casos, não recomendo fazer trocas de oleo com mais do que a cada 5 mil kms pq esse tipo de utilização contamina muito o oleo do motor.

E se vc tiver quaisquer outras dúvidas, fique a vontade para expor aqui que sempre daremos um jeito de ajudar.

Retribuo igualmente os seus votos e agradeço !

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

MensagemEnviado: 09 Mar 2025 19:39 

Opa amigo, acredito que não te passei a informação claramente, então lá vai: Ela usa o carro mais na rodovia para ir de voltar do trabalho (dá uns 16km para ir e 16km para voltar) e ocasionalmente para raramente ela vai para a cidade.

Nesses 7-8 mil km por ano, tenho certeza que pelo menos 90% do uso é em rodovias.
Vira e mexe ela ainda viaja para visitar minha vó que mora a 140km de nossa cidade e só chega lá pela rodovia.
Ainda há a questão que ela roda bem mais que 10km todos os dias, logo o motor sempre está na temperatura de operação, sem aquela coisa do óleo não chegar na temperatura ideal de funcionamento.

Pelo pouco que já estudei sobre, uso em maior em rodovia não se encaixaria em uso severo, certo?

MensagemEnviado: 09 Mar 2025 21:44 
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Sim, vc está correto, assim diz a teoria sobre isso e se essa é o tipo de utilização que se faz com esse HB20 da sua família.

Nesse caso, para uma proteção mais segura, recomendo que as trocas de oleo se enquadram no intervalo de 10 mil kms ou a cada 6 meses.

Porque veículos usados basicamente por viagens em rodovias são de fato submetidos a menores contaminações do oleo do motor se comparar com um veículo usado somente em transito urbano diário.

E menos mal será os casos de veículos que rodam com etanol porque esse combustível contamina bem menos o oleo dos motores do que quaisquer tipos de gasolinas.

Mas eu só não recomendo as trocas de oleo muito mais espaçadas do que isso, como ao faze-las a cada 10 mil kms ou a cada 1 ano pq nesses casos, penso que esse já é um tempo suficiente longo para haver uma considerável contaminação mais acentuada desse oleo e assim, ele já vai perder as suas principais características protetoras e com isso vai deixar o motor mais sujeito aos desgastes precoces.

Resumindo quero dizer aqui que na minha opinião, eu não confio em períodos para trocas de oleo do motor de 1 ano pq esse já é um intervalo de tempo muito longo e por isso mesmo que eu o considero bem arriscado para deixar um oleo qualquer dentro de um motor e ainda esperar que ele estará de fato protegendo 100% desse motor.

Obs : Só para te deixar um exemplo prático, ninguém das nossas famílias já deixou um veículo nosso para trocar o oleo do motor nesse período de 1 ano ou aos 10 mil kms , justamente pq não acreditamos em oleo algum que possa proteger qq motor em um intervalo de tempo tão longo assim, não importa o uso que se faça com esse veículo .

A maioria dos fabricantes cita esse intervalo de trocas a cada 1 ano ou a cada 10 mil kms por puras conveniências e razões de marketing, somente para assim mostrar que os seus veículos precisam de cada vez menos manutenção.

Mas adivinhe se qq motor de um veículo assim tratado conforme o fabricante recomenda, começar a perder uma boa parcela da sua compressão lá pelos 80 mil a 100 mil kms se qq fabricante que seja vai garantir esse motor e dar um outro novinho para esse cliente ...

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.

Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas