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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 26 Jan 2022 16:02 
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ianisgreek escreveu:
kkkkkkkkkkkkkkkk então era apenas mais um Golf TSI 1.4 turbo levemente disfarçado de GTI e ainda, muito provavelmente sem um stage 2 que para esse veículo seria no mínimo uns 4.500,00 e se ele já tivesse de fato com esse upgrade de performance stage 2 , vc talvez nem conseguisse acompanhar esse Golf 1.4 turbo com um HB20 1.6 aut.

Pq esse motor turbo da VW é um 1.4 flex e no stage 2 ele atinge tranquilo uns 200 cvs e quase 38 kgs de torque ou seja, é muita força para sumir com sobras na frente de qq HB20 1.6 aut. ou manual no etanol mesmo se ele estiver mexidinho mas ainda mantendo o motor Gamma aspirado.

Lembrando que a comparação mais injusta e desleal considerada no mundo automotivo é quando vc for comparar o desempenho de um motor turbo com etanol e um motor aspirado tbm com etanol e as suas cilindradas forem mais semelhantes.

Pq o problema aqui não são apenas os 30 cvs de diferença na potência máxima , mas o torque de 25,5 kgfm do motor VW 1.4 turbo flex contra os 17 kgfm do motor 1.6 Gamma e isso considerando ambos esses motores totalmente originais e apenas abastecidos com etanol.
Sim, mesmo sendo o 1.4 turbo é um tremendo de um motor, inclusive adoraria ter um.
Eu fiquei meio espantado que acompanhei ele na subida, o cara pode ser babaço e não saber mudar de marcha talvez kkkk

Com certeza é stage 0, pois até um stage 1 já é ótimo, ja que o meu ta stock exceto no pneu.

Vale lembrar também que não me iludo que na reta ele me deixaria bem para trás


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 26 Jan 2022 16:50 
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Calma Biel que ambos faremos trocas futuras dos nossos atuais HB20 1.6 aspirados e posso jurar para vc, nunca mais compro nenhum veículo com motor aspirado, afinal a fila anda e essa configuração antiga de motor infelizmente já era, pq ela já está amplamente superada por essa atual tecnologia dessa geração dos modernos motores turbo flex com injeção direta ... rsrsrsrsrsrs.

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Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 26 Jan 2022 17:07 
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ianisgreek escreveu:
Calma Biel que ambos faremos trocas futuras dos nossos atuais HB20 1.6 aspirados e posso jurar para vc, nunca mais compro nenhum veículo com motor aspirado, afinal a fila anda e essa configuração antiga de motor infelizmente já era, pq ela já está amplamente superada por essa atual tecnologia dessa geração dos modernos motores turbo flex com injeção direta ... rsrsrsrsrsrs.

Com certeza, inclusive eu peguei o HB20 ano passado justamente achando que é a melhor opção (pelo meu orçamento claro) de motor aspirado, embora eu já quero que este seja o ultimo carro "aspirado" e de injeção MPFI.. E adorei, estou curtindo muito o carro.

Mas o próximo, pode ser 1.0 turbo, mas quero turbo kk.
embora eu vá preferir algum como o 1.4T da VW pois eu gosto muito de motor 4 cilindros, nada contra os 3 cilindros, mas prefiro um que seja balanceado nas forças primarias as secundárias.
Também gosto de carro relativamente leve, menos ou até 1200 kg.
Vai que até lá o Brasil perde o preconceito contra cambios de embreagem dupla (sei que o Power Shit ferrou, mas eu adoraria um att dsg).


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 26 Jan 2022 20:14 
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Opa, concordo contigo Biel , já existem modelos 1.0 turbo no nosso mercado que são um verdadeiro show de bola.

Mas com certeza que a maciez de funcionamento de um motor 1.3 ou 1.4 de 4 cilindros turbo flex jamais poderá ser comparado ao funcionamento ainda um pouco áspero e não tão macio como os motores de 3 cilindros turbo flex mais modernos do mercado mundial.

Estou curioso para ver esse novo motor de 4 cilindros 1.3 turbo flex da Fiat Stellantis equipando um veículo menor da atual linha Fiat.

Acredito que vai ser um lançamento mais do que bem interessante, por isso vamos aguardar mais um pouquinho.

E dando um exemplo, se o novo Fiat Pulse 1.0 turbo flex pesando uns 1230 kgs com o novo câmbio CVT mostrou-se bem esperto tanto circulando pelo transito urbano e mais ainda rodando por rodovias quando abastecido com etanol, imagina então esse motor maior 1.3 de 4 cilindros turbo flex em um modelo mais leve como esse novo Fiat Pulse e com uma calibração geral mais adequada a essa nova configuração mecânica ???

Isso ainda vai sacudir todo esse nosso mercado atual.

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 26 Jan 2022 21:41 
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ianisgreek escreveu:
Opa, concordo contigo Biel , já existem modelos 1.0 turbo no nosso mercado que são um verdadeiro show de bola.

Mas com certeza que a maciez de funcionamento de um motor 1.3 ou 1.4 de 4 cilindros turbo flex jamais poderá ser comparado ao funcionamento ainda um pouco áspero e não tão macio como os motores de 3 cilindros turbo flex mais modernos do mercado mundial.

Estou curioso para ver esse novo motor de 4 cilindros 1.3 turbo flex da Fiat Stellantis equipando um veículo menor da atual linha Fiat.

Acredito que vai ser um lançamento mais do que bem interessante, por isso vamos aguardar mais um pouquinho.

E dando um exemplo, se o novo Fiat Pulse 1.0 turbo flex pesando uns 1230 kgs com o novo câmbio CVT mostrou-se bem esperto tanto circulando pelo transito urbano e mais ainda rodando por rodovias quando abastecido com etanol, imagina então esse motor maior 1.3 de 4 cilindros turbo flex em um modelo mais leve como esse novo Fiat Pulse e com uma calibração geral mais adequada a essa nova configuração mecânica ???

Isso ainda vai sacudir todo esse nosso mercado atual.

Ian, qual sua opinião sobre cambio CVT?


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 27 Jan 2022 11:39 
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Então Biel, infelizmente os câmbios CVT se apresentam atualmente como uma opção econômica do nosso mercado automotivo mas certamente que não são os melhores em eficiência.

Eles ainda apresentam um arcaico sistema de correias que as vezes apresentam falhas.

E para tentar melhorarem a eficiência desse tipo de câmbio CVT estão equipando-os atualmente com cada vez um maior numero de marchas, mas ele ainda está longe da eficiência absoluta dos atuais câmbios de dupla embreagem.

E quanto a isso , nada poderá ser feito a não ser que os fabricantes desses câmbios DSG os popularizarem ainda mais e evoluírem cada vez mais os seus moderníssimos sistemas de gerenciamento eletrônico.

Sem dúvidas que o DSG é e deverá continuar a ser o rei absoluto dos câmbios aut. mas ele ainda é bem sensível contra qq tipo de maus tratos e negligências quanto a sua correta manutenção preventiva.

Esse meu atual jetta 2.0 TSI está equipado de fábrica com exatamente esse câmbio aut. DSG e desde que ele era zero KM que adiantei todas as revisões dele e fiz isso foi justamente para prevenir que ocorresse qq tipo de problema posterior.

A dona VW recomenda trocas de oleo e do filtro desse câmbio DSG a cada 3 anos ou 60 mil kms rodados e eu por prevenção reduzi todos esses prazos para exatamente a metade.

Hj esse meu sedan esportivo 13/13 está com pouco mais de 74 mil kms em quase 9 anos de uso tranquilo, basicamente usado em viagens e com muito pouco uso em transito urbano, mas que é um câmbio maravilhoso, muito inteligente e bastante funcional, macio e suave igual uma sêda, enfim, é surpreendente o seu funcionamento geral.

E só deixando aqui um breve exemplo da inteligencia desse câmbio DSG dele :

Suponha que vc está viajando por uma rodovia plana tranquilo e na 6ª marcha e de repente na sua frente aparece uma descida de serra e quando vc começa a descer essa descida mais íngreme, vc já coloca por instinto esse câmbio no modo sport exatamente pq com esse programa, ele já tem a intenção de ajudar a reduzir a velocidade iniclal em que vc estava e com isso ele já começa a automaticamente reduzir sozinho para uma , duas ou tres marchas inferiores dependendo da velocidade que vc está descendo essa serra e ele vai assim ajustando e reduzindo progressivamente a velocidade que vc está usando para descer essa serra com a correta e ideal redução de marchas, sem dúvidas que é uma maravilha da engenharia alemã ...

Esse câmbio tem apenas dois programas, o normal (Drive) e o esportivo (sport).

Rodando normalmente vc seleciona o Drive e esse câmbio vai observando constantemente o seu tipo particular de condução e se vc está mais tranquilo e rodando calmamente fazendo um leve uso do acelerador , ele automaticamente já percebe essa sua intenção e troca todas as marchas em rotações bem baixas, tipo a apenas 2000 rpms aproveitando assim e sempre todo o torque disponível desse poderoso motor e com isso vem uma ótima economia de combustível.

Nesse modo de condução, rodando tranquilo por rodovias e mantendo sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h com a ajuda do piloto aut., vc vê fácil no comp. de bordo dele médias de consumo entre 13,8 a 14,2 kms/l .

E no transito das cidades, dá para conseguir mantendo essa mesma calma de condução entre 9 a 9,7 kms/l.

Mas quando vc está com vontade de acelerar um pouco mais ou apenas quer se divertir em uma rodovia mais tranquila, basta colocar a alavanca em Sport e o motor já fica bem mais nervoso e pronto para atacar quem quer que seja, ainda mais que esse meu jetta é Stage 2 + que quer dizer, motor e câmbio chipados e ele tem um novo intercooler alemão maior e mais eficaz do que o próprio modelo original e temos assim um conjunto bem eficaz e violento quando ele se faz necessário.

Curioso que esse câmbio DSG tem na sua programação uma reserva de desempenho que poderá ser liberada com um simples programa baixado nele, onde ele será capaz de absorver com a mesma eficácia original de antes, toda a força extra proporcionada pelo upgrade stage 2 + ou até outros upgrades um pouco mais agressivos.

Isso ocorre pq a quantidade de sensores que existe nesse sedan é impressionante, com certeza que ele é um belo exemplo da eficaz e perfeita engenharia automotiva alemã.

Esse é um veículo que sempre me surpreende com um sorriso , por isso que existe essa ampla satisfação minha de te-lo e mante-lo sempre bem afiado.

E infelizmente o mercado brasileiro nunca descobriu na realidade todas essas reais virtudes desse discreto sedan e assim preferem correr para os sedans médios japoneses como os civic e corollas da vida ... mas que com isso eles vão com certeza, levar tacas e mais tacas em rodovias e até mesmo dentro das cidades nas arrancadas em farol dos jettas TSI e disso vcs podem apostar sempre o que quiser.

A diversão com um jetta 2.0 Highline TSI e que atualmente foi transformado desde 2019 pela VW em Jetta GLI contando com ainda um pouco mais potência do que antes, sempre é amplamente garantida, bem ao contrário do que pode oferecer de diversão todos os demais sedans médios do nosso mercado atual !

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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 27 Jan 2022 13:05 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, infelizmente os câmbios CVT se apresentam atualmente como uma opção econômica do nosso mercado automotivo mas certamente que não são os melhores em eficiência.

Eles ainda apresentam um arcaico sistema de correias que as vezes apresentam falhas.

E para tentar melhorarem a eficiência desse tipo de câmbio CVT estão equipando-os atualmente com cada vez um maior numero de marchas, mas ele ainda está longe da eficiência absoluta dos atuais câmbios de dupla embreagem.

E quanto a isso , nada poderá ser feito a não ser que os fabricantes desses câmbios DSG os popularizarem ainda mais e evoluírem cada vez mais os seus moderníssimos sistemas de gerenciamento eletrônico.

Sem dúvidas que o DSG é e deverá continuar a ser o rei absoluto dos câmbios aut. mas ele ainda é bem sensível contra qq tipo de maus tratos e negligências quanto a sua correta manutenção preventiva.

Esse meu atual jetta 2.0 TSI está equipado de fábrica com exatamente esse câmbio aut. DSG e desde que ele era zero KM que adiantei todas as revisões dele e fiz isso foi justamente para prevenir que ocorresse qq tipo de problema posterior.

A dona VW recomenda trocas de oleo e do filtro desse câmbio DSG a cada 3 anos ou 60 mil kms rodados e eu por prevenção reduzi todos esses prazos para exatamente a metade.

Hj esse meu sedan esportivo 13/13 está com pouco mais de 74 mil kms em quase 9 anos de uso tranquilo, basicamente usado em viagens e com muito pouco uso em transito urbano, mas que é um câmbio maravilhoso, muito inteligente e bastante funcional, macio e suave igual uma sêda, enfim, é surpreendente o seu funcionamento geral.

E só deixando aqui um breve exemplo da inteligencia desse câmbio DSG dele :

Suponha que vc está viajando por uma rodovia plana tranquilo e na 6ª marcha e de repente na sua frente aparece uma descida de serra e quando vc começa a descer essa descida mais íngreme, vc já coloca por instinto esse câmbio no modo sport exatamente pq com esse programa, ele já tem a intenção de ajudar a reduzir a velocidade iniclal em que vc estava e com isso ele já começa a automaticamente reduzir sozinho para uma , duas ou tres marchas inferiores dependendo da velocidade que vc está descendo essa serra e ele vai assim ajustando e reduzindo progressivamente a velocidade que vc está usando para descer essa serra com a correta e ideal redução de marchas, sem dúvidas que é uma maravilha da engenharia alemã ...

Esse câmbio tem apenas dois programas, o normal (Drive) e o esportivo (sport).

Rodando normalmente vc seleciona o Drive e esse câmbio vai observando constantemente o seu tipo particular de condução e se vc está mais tranquilo e rodando calmamente fazendo um leve uso do acelerador , ele automaticamente já percebe essa sua intenção e troca todas as marchas em rotações bem baixas, tipo a apenas 2000 rpms aproveitando assim e sempre todo o torque disponível desse poderoso motor e com isso vem uma ótima economia de combustível.

Nesse modo de condução, rodando tranquilo por rodovias e mantendo sempre entre 110 kms/h a 120 kms/h com a ajuda do piloto aut., vc vê fácil no comp. de bordo dele médias de consumo entre 13,8 a 14,2 kms/l .

E no transito das cidades, dá para conseguir mantendo essa mesma calma de condução entre 9 a 9,7 kms/l.

Mas quando vc está com vontade de acelerar um pouco mais ou apenas quer se divertir em uma rodovia mais tranquila, basta colocar a alavanca em Sport e o motor já fica bem mais nervoso e pronto para atacar quem quer que seja, ainda mais que esse meu jetta é Stage 2 + que quer dizer, motor e câmbio chipados e ele tem um novo intercooler alemão maior e mais eficaz do que o próprio modelo original e temos assim um conjunto bem eficaz e violento quando ele se faz necessário.

Curioso que esse câmbio DSG tem na sua programação uma reserva de desempenho que poderá ser liberada com um simples programa baixado nele, onde ele será capaz de absorver com a mesma eficácia original de antes, toda a força extra proporcionada pelo upgrade stage 2 + ou até outros upgrades um pouco mais agressivos.

Isso ocorre pq a quantidade de sensores que existe nesse sedan é impressionante, com certeza que ele é um belo exemplo da eficaz e perfeita engenharia automotiva alemã.

Esse é um veículo que sempre me surpreende com um sorriso , por isso que existe essa ampla satisfação minha de te-lo e mante-lo sempre bem afiado.

E infelizmente o mercado brasileiro nunca descobriu na realidade todas essas reais virtudes desse discreto sedan e assim preferem correr para os sedans médios japoneses como os civic e corollas da vida ... mas que com isso eles vão com certeza, levar tacas e mais tacas em rodovias e até mesmo dentro das cidades nas arrancadas em farol dos jettas TSI e disso vcs podem apostar sempre o que quiser.

A diversão com um jetta 2.0 Highline TSI e que atualmente foi transformado desde 2019 pela VW em Jetta GLI contando com ainda um pouco mais potência do que antes, sempre é amplamente garantida, bem ao contrário do que pode oferecer de diversão todos os demais sedans médios do nosso mercado atual !

Eu vejo os concorrentes do Jetta, como o Civic e o Corolla.
Para mim nenhum chega aos pés. Sei que a VW errou e queimou o Jetta oferecendo a versão 2.0 AP (motor pelo peso pior que o 1.6 do HB20) então o Brasileiro que não gosta de se aprimorar no conhecimento, já taxou todos os Jettas como ruim.
Assim como o DSG da VW que vejo vídeos e vídeos de "youtubers" falando mal só pq alguns proprietários do UP! não cuidaram bem do câmbio, sendo que lá fora os Jetta e Golf são renomados pelo DSG.

Eu perguntei pelo CVT, para comparar com os att atuais, já que andei no Corolla do meu amigo (ele dirigindo) e ele estava digamos.. com pressa kkkkk. O CVT se comportou bem ao que senti, mantendo o motor sempre a baixo de 4 mil RPM mas acelerando até que bem.
Comparei com o meu att, onde com o motor em alto giro (acima dos 4 mil) ele vai muito bem, mas antes disso ele fica mais confuso em qual marcha colocar para acelerar bem mas manter um giro relativamente baixo.

A meu ver, vamos ter apenas 2 tipos de cambio no futuro, CVT para veículos mais populares e/ou econômicos, ou DSG para os mais esportivos.
O CVT é uma boa subistituição pelo ATT de conversor de torque?
Uma coisa que percebi no att de engrenagens planetárias do HB20 é que diferente de um manual, algumas marchas são "mais pesadas" que as outras. Ex? Algumas são apenas um sistema planetário (nessas da para ver o veículo subindo de giro mais fácil), já as que usam dois sistemas planetários e principalmente a marcha que usa 3, da para sentir o câmbio "mais pesado".


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 28 Jan 2022 12:30 
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Então Biel, os câmbios CVTs estão sim evoluindo cada dia mais, tanto que a Toyota vem acrescentando aprimoramentos técnicos nos seus novos câmbios CVTs da sua nova linha Corolla com engrenagens mecânicas nas marchas mais fortes, exatamente para proporcionar uma arrancada mais eficaz.

Mas os câmbios aut. com conversor de torque ainda ganham em eficiência se comparados aos atuais CVTs , mas tbm custam um pouco mais do que os CVTs atuais.

Tanto que para evitar os deslizamentos de rotação desnecessários e prejudiciais , todos os atuais e mais modernos câmbios aut. com conversores de torque já dispõe de trava que atua eletrônicamente em determinadas situações de uso nos seus conversores de torque para assim otimizarem o funcionamento geral para esse tipo de câmbio aut.

Exemplos são toda a atual linha BMW, Ford , GM e Mercedes Benz além de outros fabricantes , apesar de que alguns modelos mais esportivos dessas linhas tbm já dispõe dos eficazes câmbios DSG .

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MensagemEnviado: 28 Jan 2022 13:47 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, os câmbios CVTs estão sim evoluindo cada dia mais, tanto que a Toyota vem acrescentando aprimoramentos técnicos nos seus novos câmbios CVTs da sua nova linha Corolla com engrenagens mecânicas nas marchas mais fortes, exatamente para proporcionar uma arrancada mais eficaz.

Mas os câmbios aut. com conversor de torque ainda ganham em eficiência se comparados aos atuais CVTs , mas tbm custam um pouco mais do que os CVTs atuais.

Tanto que para evitar os deslizamentos de rotação desnecessários e prejudiciais , todos os atuais e mais modernos câmbios aut. com conversores de torque já dispõe de trava que atua eletrônicamente em determinadas situações de uso nos seus conversores de torque para assim otimizarem o funcionamento geral para esse tipo de câmbio aut.

Exemplos são toda a atual linha BMW, Ford , GM e Mercedes Benz além de outros fabricantes , apesar de que alguns modelos mais esportivos dessas linhas tbm já dispõe dos eficazes câmbios DSG .

Sabe se o do nosso HB20 dispões da trava?

Então eu acho que a "falta de folêgo" comparado ao Corolla em rotações mais baixas vem do motor mesmo, já que o Gamma falta um pouco de torque em baixa rotação comparado a um 2.0 (mesmo o Corolla sendo bem mais pesado).. Também meu amigo devia estar pisando tudo e a eletrônica mantêm o carro a rotação mais baixa levando o trabalho ao CVT, em quanto no HB20, se quer pouco giro tem de pisar pouco kk


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 Título: Re: Substituição das velas comuns pelas de Iridium. Pode ou
MensagemEnviado: 28 Jan 2022 18:41 
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Sim Biel, com certeza que os câmbios aut. com conversor de torque da linha HB20 já estão equipados com travas nos conversores de torque pq a vantagem oferecida por esse artificio é dupla, ou seja, melhora tanto o desempenho e tbm proporciona um menor consumo de combustível.

Com relação a comparação de desempenho entre um HB20 1.6 aut. 6 marchas e um corolla 2.0 CVT, infelizmente não tem como comparar pq como vc mesmo citou, o motor maior desse Toyota sempre vai oferecer um maior torque disponível em todas as rotações do que o torque oferecido pelo motor Gamma 1.6 !!!

Em motores aspirados, a cilindrada maior sempre vai ser decisiva em oferecer um melhor desempenho sem dúvida nenhuma.

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