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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 11 Mar 2022 17:53 
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Então Biel, vc abordou um assunto que é atualmente muito debatido nos meios automotivos :

A injeção direta de combustível que infelizmente trouxe muitas vantagens, mas que sua maior desvantagem ainda é essa de causar uma maior carbonização nas válvulas de admissão dos motores mas somente quando eles são alimentados com as gasolinas.

Pq ocorre que na combustão dessas gasolinas, os restos de gases queimados que descem até o cárter desses motores, são redirecionados para o coletor de admissão desses motores para serem requeimados e é exatamente nesse processo que ocorre essa nociva carbonização das válvulas de admissão .

Mas felizmente que no caso dos motores flex com injeção direta, se ele é abastecido somente com etanol, o fato desse combustível apresentar sempre uma queima bem mais limpa e livre de carbonizações e desses vapores de cárter, isso tbm vai conservar esses motores com injeção direta livres dessas carbonizações causadas pela queima de gasolinas mantendo-os assim sempre bem mais limpos internamente e proporcionando com isso um melhor funcionamento e um rendimento geral mais otimizado.

E no caso dos motores importados mais modernos e somente a gasolina com injeção direta, inventaram mais recentemente de equipa-los com o interessante sistema de dupla injeção de combustível, ou seja, motores com injeção direta e indireta com 2 bicos injetores por cilindro e que com isso, consegue-se diminuir bastante esse efeito negativo da carbonização dessas válvulas pq esses injetores de injeção indireta agindo nas baixas e médias rotações , vão lavando com isso as válvulas de admissão enquanto que nas altas solicitações, entram tbm em funcionamento os injetores de injeção direta.

E assim, o coletor de admissão desses motores não funciona mais a seco como ocorre no caso só das injeções diretas, mas molhado com a passagem da mistura de ar+combustível e assim haverá sempre uma lavagem dessas válvulas com o combustível passando por elas diminuindo bastante o acúmulo dessas carbonizações nas válvulas de admissão desses motores.

Então temos na prática, essa outra perfeita parceria e combinação entre a injeção direta e o etanol, dupla essa de muito sucesso e que proporciona sempre um alto rendimento.

E caso tenha permanecido qq outra dúvida sobre esse assunto, estou a disposição para esclarecer.

_________________
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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 12 Mar 2022 21:57 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, vc abordou um assunto que é atualmente muito debatido nos meios automotivos :

A injeção direta de combustível que infelizmente trouxe muitas vantagens, mas que sua maior desvantagem ainda é essa de causar uma maior carbonização nas válvulas de admissão dos motores mas somente quando alimentados com as gasolinas.

Pq ocorre que na combustão dessas gasolinas, os restos de gases queimados que descem até o cárter desses motores, são redirecionados para o coletor de admissão desses motores para serem requeimados e exatamente nesse processo é que ocorre essa nociva carbonização das válvulas de admissão .

Mas felizmente que no caso dos motores flex com injeção direta, se ele é abastecido somente com etanol, o fato desse combustível apresentar sempre uma queima bem mais limpa e livre de carbonizações e desses vapores de cárter, isso tbm vai conservar esses motores com injeção direta livres dessas carbonizações causadas pela queima de gasolinas mantendo-os assim sempre bem mais limpos internamente, de onde resulta sempre um melhor funcionamento e um rendimento geral mais otimizado.

E no caso dos motores importados mais modernos e somente a gasolina com injeção direta, inventaram mais recentemente de equipa-los com o interessante sistema de dupla injeção de combustível, ou seja, motores com injeção direta e indireta com 2 bicos injetores por cilindro e com isso consegue-se diminuir bastante esse efeito negativo da carbonização dessas válvulas pq esses injetores de injeção indireta agindo nas baixas e médias rotações vão proporcionar uma lavagem dessas válvulas de admissão enquanto que nas altas solicitações, entram tbm em funcionamento os injetores com injeção direta.

E assim, o coletor de admissão desses motores não funciona mais a seco como ocorre no caso só das injeções diretas, mas molhado com a passagem da mistura de ar+combustível e assim haverá sempre uma lavagem dessas válvulas com o combustível passando por elas diminuindo bastante o acúmulo dessas carbonizações nas válvulas de admissão desses motores.

Então temos na prática, essa outra perfeita parceria e combinação entre a injeção direta e o etanol, dupla essa de muito sucesso e que proporciona sempre um alto rendimento.

E caso tenha permanecido qq outra dúvida sobre esse assunto, estou a disposição para esclarecer.


Vamos ver o que será.
Espero que o preconceito com etanol acabe ainda mais com os preços da gasolina


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 Título: Re: CHIPAR OU NÃO O HB20 ?
MensagemEnviado: 19 Mar 2022 11:35 
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E ainda dentro desse contexto de chipar um sistema de injeção de combustíveis, merece o seu devido reconhecimento por se tratar de um ótimo trabalho de calibração e da sua devida qualidade, esse sistema de injeção/ignição flex da linha de veículos da Hyundai do Brasil.

Devo destacar que nesses longos quase 10 anos de uso contínuo com esse nosso pioneiro HB20 1.6 12/13 comprado zero KM , que nunca tive qq tipo de problema com o sistema de injeção/ignição eletrônica desse motor até agora, apesar de que sempre abasteci até hoje por todo esse tempo, apenas o etanol e NUNCA vi aquela luz amarela da injeção acender no painel desse nosso HB20 durante o seu funcionamento normal.

Significa que devido a isso, que não foi detectada pela ECU desse veículo qq tipo de pane eletrônica causada por falhas diversas tanto em peças desse sistema e tbm pelo abastecimento de combustíveis adulterados, razão de nunca acender no painel desse nosso HB20 aquela luz amarela que significa algum tipo de pane no sistema de injeção.

Portanto, esse é mais um ponto positivo e de destaque dessa linha HB20 e Creta que merece ser reconhecido aqui por todos.

Óbvio que não é válido reclamar desses tipos de defeitos se qq veículo dessa linha não foi bem cuidado na sua manutenção preventiva e que ainda foram negligenciadas qq das revisões durante os 5 anos do período de garantia da fábrica.

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