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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 20 Mai 2022 09:11 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Revivendo esse tópico pq me ocorreu que nessa primeira manhã mais fria desse ano até agora, com uma temperatura ambiente ao redor dos 11 graus cent. o motor 1.6 do nosso HB20 ao ser dada a partida, se negou terminantemente a funcionar .

Mas sei tbm que eu sou o único culpado para haver essa ocorrência pq o sistema de partida a frio original dele está sem funcionar por causa de algum sensor pifado e que, devido a isso, deixei o seu reservatório de gasolina totalmente vazio e ainda ele só roda abastecido com 100% de etanol.

E por puro esquecimento e até por comodismo, não levei nosso HB20 até a única CCS da rede Hyundai que atende a minha cidade para ser reparado esse sistema e agora com a chegada das manhãs mais frias com baixas temperaturas, o motor dele não funcionou nessa manhã , quando ele se encontrava abastecido com 100% de etanol !

Dei sorte por haver um solzinho fraco mais brilhante nessa fria manhã de hoje e assim, empurramos esse HB20 e o deixamos com o capô aberto exposto ao sol por uns 30 minutos e mesmo com o sol fraco das 10 horas, após o motor dele ficar levemente aquecido pela luz do sol, tentei ainda com mais 2 partidas e ele enfim, funcionou perfeito.

E em seguida , a solução mais fácil e rápida que eu pensei para resolver isso foi a de simplesmente adicionar uns 15% de gasolina no restante de etanol que ainda havia no tanque dele e boas, problema provisoriamente resolvido até eu leva-lo na CCS para solucionar essa falha nesse sistema de partida a frio que no caso desse nosso HB20, se mostrou bem ineficaz devido a sua pouca durabilidade e ainda por ele já ser bem arcaico mas que foi utilizado pela dona Hyundai do Brasil em toda a sua linha HB20 desde o lançamento em 2012 até o ano de 2015, quando finalmente na linha 2016 , ela introduziu e lançou na sua nova linha 2016 e tbm apenas para o motor 1.6 , o novo sistema de aquecimento do combustível na flauta da injeção que já é bem mais moderno e atualizado.

E esse novo sistema já comprovou amplamente ser muito mais eficaz e que devido a isso, é utilizado atualmente por todos os motores flex dessa mais recente geração, o que finalmente aposentou definitivamente aquela porcaria bem antiga de reservatório de gasolina para as partidas a frio, inventada desde o lançamento dos primeiros veículos com motores 100% a etanol e que depois ainda foi aproveitado por puro comodismo para os primeiros motores flex lançados aqui no nosso mercado !

Poxa que droga. Hoje aqui com sensação de -2 (e temperatura 4ºC) ele hesitou um pouco e nem girou o motor.
Deixei 15 segundos mas a vela demorou a esquentar e ascendeu a luz do aquecedor quando girei para ligar. Mas mais 10 segundos fizeram o motor ligar fácil.

Ian, já que terá de levar na CCS, seria fácil colocar o sistema com velas aquecidas?

Lembro com o fusca a alcool nunca tive problemas no inverno, mas fazia E70 nele



Infelizmente não seria possível adotar esse novo sistema de aquecimento de combustível na flauta dos injetores nessa antiga versão de HB20 1.6 de 2012 até 2015 por óbvias dificuldades técnicas.

E o correto é sempre que vc for dar a partida em manhãs ou noites mais frias nesse seu HB20 1.6S e nas demais versões de HB20 1.6 de 2016 em diante quando abastecidos com etanol , de esperar só um pouco até que a luz amarela do aquecedor de combustível apague no painel para somente em seguida, se dar a partida normal no motor.

Um exemplo prático que deixo aqui é o nosso atual Creta Prestige 2.0 2018 que sempre foi abastecido desde zero KM somente com etanol puro mas que nunca falhou nas partidas a frio, por mais baixa que seja a temperatura ambiente.

E o procedimento correto para todas as suas partidas a frio é exatamente esse mesmo citado aqui .

Obs : Lembrando que essa manhã as 6 hs, a temperatura ambiente aqui na cidade era de somente 7 graus cent. e o motor do Creta pegou tranquilo, enquanto que o motor 1.6 Gamma do nosso pioneiro HB20, agora abastecido com E85 tbm deu a partida na sua primeira tentativa, mas não o fez tão prontamente como ocorreu no caso do Creta e ainda mostrando alguma leve dificuldade ...

Acredito que não seria necessário apelar para uma mistura de E-70 para qq HB20 1.6 ligar seu motor na 1ª tentativa por mais fria que seja a temperatura externa pq já com E-80 seria possível obter sucesso nas partidas a frio de qq HB20 1.6 sem nenhuma gota de gasolina no seu reservatório de partida a frio.

Vou experimentar com E-80 ainda nesse inverno e comento aqui sobre os resultados obtidos nas partidas a frio dele lembrando ainda que o reservatório de partida a frio do nosso HB20 1.6 permanece de propósito, completamente sêco de gasolina, devido ao sistema original de partida a frio dele ainda estar com algum sensor pifado e por isso sem funcionar corretamente.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 20 Mai 2022 17:20 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Revivendo esse tópico pq me ocorreu que nessa primeira manhã mais fria desse ano até agora, com uma temperatura ambiente ao redor dos 11 graus cent. o motor 1.6 do nosso HB20 ao ser dada a partida, se negou terminantemente a funcionar .

Mas sei tbm que eu sou o único culpado para haver essa ocorrência pq o sistema de partida a frio original dele está sem funcionar por causa de algum sensor pifado e que, devido a isso, deixei o seu reservatório de gasolina totalmente vazio e ainda ele só roda abastecido com 100% de etanol.

E por puro esquecimento e até por comodismo, não levei nosso HB20 até a única CCS da rede Hyundai que atende a minha cidade para ser reparado esse sistema e agora com a chegada das manhãs mais frias com baixas temperaturas, o motor dele não funcionou nessa manhã , quando ele se encontrava abastecido com 100% de etanol !

Dei sorte por haver um solzinho fraco mais brilhante nessa fria manhã de hoje e assim, empurramos esse HB20 e o deixamos com o capô aberto exposto ao sol por uns 30 minutos e mesmo com o sol fraco das 10 horas, após o motor dele ficar levemente aquecido pela luz do sol, tentei ainda com mais 2 partidas e ele enfim, funcionou perfeito.

E em seguida , a solução mais fácil e rápida que eu pensei para resolver isso foi a de simplesmente adicionar uns 15% de gasolina no restante de etanol que ainda havia no tanque dele e boas, problema provisoriamente resolvido até eu leva-lo na CCS para solucionar essa falha nesse sistema de partida a frio que no caso desse nosso HB20, se mostrou bem ineficaz devido a sua pouca durabilidade e ainda por ele já ser bem arcaico mas que foi utilizado pela dona Hyundai do Brasil em toda a sua linha HB20 desde o lançamento em 2012 até o ano de 2015, quando finalmente na linha 2016 , ela introduziu e lançou na sua nova linha 2016 e tbm apenas para o motor 1.6 , o novo sistema de aquecimento do combustível na flauta da injeção que já é bem mais moderno e atualizado.

E esse novo sistema já comprovou amplamente ser muito mais eficaz e que devido a isso, é utilizado atualmente por todos os motores flex dessa mais recente geração, o que finalmente aposentou definitivamente aquela porcaria bem antiga de reservatório de gasolina para as partidas a frio, inventada desde o lançamento dos primeiros veículos com motores 100% a etanol e que depois ainda foi aproveitado por puro comodismo para os primeiros motores flex lançados aqui no nosso mercado !

Poxa que droga. Hoje aqui com sensação de -2 (e temperatura 4ºC) ele hesitou um pouco e nem girou o motor.
Deixei 15 segundos mas a vela demorou a esquentar e ascendeu a luz do aquecedor quando girei para ligar. Mas mais 10 segundos fizeram o motor ligar fácil.

Ian, já que terá de levar na CCS, seria fácil colocar o sistema com velas aquecidas?

Lembro com o fusca a alcool nunca tive problemas no inverno, mas fazia E70 nele



Infelizmente não seria possível adotar esse novo sistema de aquecimento de combustível na flauta dos injetores nessa antiga versão de HB20 1.6 de 2012 até 2015 por óbvias dificuldades técnicas.

E o correto é sempre que vc for dar a partida em manhãs ou noites mais frias nesse seu HB20 1.6S e nas demais versões de HB20 1.6 de 2016 em diante quando abastecidos com etanol , de esperar só um pouco até que a luz amarela do aquecedor de combustível apague no painel para somente em seguida, se dar a partida normal no motor.

Um exemplo prático que deixo aqui é o nosso atual Creta Prestige 2.0 2018 que sempre foi abastecido desde zero KM somente com etanol puro mas que nunca falhou nas partidas a frio, por mais baixa que seja a temperatura ambiente.

E o procedimento correto para todas as suas partidas a frio é exatamente esse mesmo citado aqui .

Obs : Lembrando que essa manhã as 6 hs, a temperatura ambiente aqui na cidade era de somente 7 graus cent. e o motor do Creta pegou tranquilo, enquanto que o motor 1.6 Gamma do nosso pioneiro HB20, agora abastecido com E85 tbm deu a partida na sua primeira tentativa, mas não o fez tão prontamente como ocorreu no caso do Creta e ainda mostrando alguma leve dificuldade ...

Acredito que não seria necessário apelar para uma mistura de E-70 para qq HB20 1.6 ligar seu motor na 1ª tentativa por mais fria que seja a temperatura externa pq já com E-80 seria possível obter sucesso nas partidas a frio de qq HB20 1.6 sem nenhuma gota de gasolina no seu reservatório de partida a frio.

Vou experimentar com E-80 ainda nesse inverno e comento aqui sobre os resultados obtidos nas partidas a frio dele lembrando ainda que o reservatório de partida a frio do nosso HB20 1.6 permanece de propósito, completamente sêco de gasolina, devido ao sistema original de partida a frio dele ainda estar com algum sensor pifado e por isso sem funcionar corretamente.

Estou fazendo esse procedimento, mas no dia que ele exigiu mais tempo (a luz já tinha sido apagada por uns 10 segundos).
Mas no meu caso, tenho certeza que as velas precisam de revisão.

Concordo que um E70 não será necessário, era necessário no caso de carro carburado, kk.


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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 21 Mai 2022 11:31 
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Isso mesmo Biel, sofrimento maior era no tempo dos carburadores e das bombas mecânicas de combustível que quase sempre funcionavam de maneira precária e deficiente.

E nem vou voltar ainda mais atrás ao tempo daqueles antigos sistemas de ignição mecânica com distribuidor , rotor, cabos de velas e com apenas uma bobina de ignição e aqueles famigerados platinados com condensadores pq era uma época ainda pior para manter todas aquelas peças em ordem e totalmente reguladas.

E imaginem assim que era nas partidas a frio que notávamos bem mais essa deficiência se acentuando mais ainda.

Com certeza que da maioria das peças de um motor a combustão interna, ainda atualmente, são as velas de ignição os componentes mais importantes para auxiliarem numa perfeita partida a frio, caso contrário, haverão maiores dificuldades nessas situações.

Em seguida nessa mesma importância estão as bobinas de ignição , a bomba elétrica de combustível, os filtros de ar e de combustível além da bateria que devem estar sempre em perfeitas condições gerais, para termos sempre partidas prontas na 1ª tentativa em todas as condições de temperatura.

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 21 Mai 2022 22:53 
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ianisgreek escreveu:
Isso mesmo Biel, sofrimento maior era no tempo dos carburadores e das bombas mecânicas de combustível que quase sempre funcionavam de maneira precária e deficiente.

E nem vou voltar ainda mais atrás ao tempo daqueles antigos sistemas de ignição mecânica com distribuidor , rotor, cabos de velas e com apenas uma bobina de ignição e aqueles famigerados platinados com condensadores pq era uma época ainda pior para manter todas aquelas peças em ordem e totalmente reguladas.

E imaginem assim que era nas partidas a frio que notávamos bem mais essa deficiência se acentuando mais ainda.

Com certeza que da maioria das peças de um motor a combustão interna, ainda atualmente, são as velas de ignição os componentes mais importantes para auxiliarem numa perfeita partida a frio, caso contrário, haverão maiores dificuldades nessas situações.

Em seguida nessa mesma importância estão as bobinas de ignição , a bomba elétrica de combustível, os filtros de ar e de combustível além da bateria que devem estar sempre em perfeitas condições gerais, para termos sempre partidas prontas na 1ª tentativa em todas as condições de temperatura.

Ah não da, eu já quero no proximo ter um de injeção direta.
Não tem como negar a evolução tecnologica


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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 22 Mai 2022 01:31 
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Com certeza Biel, pq investir em um veículo novo porém já considerado de tecnologia antiquada e ultrapassada se já existem opções bem mais evoluídas no mercado seria como andar para trás, ou o mesmo que jogar $$$$ literalmente fora !!!

Eu estou pensando seriamente já há algum tempo em substituir esse nosso pioneiro HB20 1.6 por um veículo mais moderno e com certeza equipado com um motor dessa mais recente geração turbo e flex, mas o que não decidi ainda foi pela cilindrada dele, além de acreditar que até o final desse ano ou inicio do próximo ano, teremos mais alguns interessantes novos lançamentos no nosso mercado que vai nos deixar ainda mais agoniados em por logo as mãos e os pés neles ...

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 22 Mai 2022 16:43 
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ianisgreek escreveu:
Com certeza Biel, pq investir em um veículo novo porém já considerado de tecnologia antiquada e ultrapassada se já existem opções bem mais evoluídas no mercado seria como andar para trás, ou o mesmo que jogar $$$$ literalmente fora !!!

Eu estou pensando seriamente já há algum tempo em substituir esse nosso pioneiro HB20 1.6 por um veículo mais moderno e com certeza equipado com um motor dessa mais recente geração turbo e flex, mas o que não decidi ainda foi pela cilindrada dele, além de acreditar que até o final desse ano ou inicio do próximo ano, teremos mais alguns interessantes novos lançamentos no nosso mercado que vai nos deixar ainda mais agoniados em por logo as mãos e os pés neles ...

Olha por mais que eu vá sentir falta de seus testes no Gamma (e eu adoro esse motor, pena que eles não atualizaram ele com injeção direta e turbo como la fora) eu acho uma boa.
Pois veículo mais novo tem garantia e economiza no posto.

Mas acho legal esperar ao menos até o refresh dessa segunda geração do HB20.


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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 10:44 
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Concordo contigo nessa tbm.

Eu acho que ainda sou dos poucos e mais antigos participantes daqui desse forum que continua rodando num HB20 1.6 12/13 comprado zero KM em Novembro/2012 .

E são muito poucas as falhas e defeitos percebidos nesse longo mas ainda satisfatório convívio com ele nesses quase 10 anos e em pouco mais de 94300 kms rodados até agora.

Mas sei que chegará um momento que ele terá mesmo de ser substituído por um outro veículo mais evoluído em tudo e talvez até de uma categoria um pouco diferente para me servir na minha rotina diária.

E enquanto isso, continuarei fazendo essas minhas experiências pessoais com ele, sempre no sentido de tentar melhorar alguma coisa a mais do que ele já nos oferece.

Obs : Uma dica bem importante ainda nesse assunto desse tópico :

Esse motor Gamma 1.6 abastecido quando estiver com 15% de gasolina comum + 85% de etanol está mostrando na prática que esse motor dele dá a sua partida a frio de imediato mesmo com temperaturas ambientes ao redor de 12 graus cent. com essa mistura de combustíveis e sem nenhuma gota de gasolina dentro do seu reservatório de partida a frio.

Acredito tbm que em locais onde o frio pelas manhãs ou durante as noites seja ainda mais intenso do que isso, que uma mistura de 20% de gasolina comum + 80% de etanol já seria o suficiente para resolver tranquilo qq problema de partida a frio e ainda se conta com as muitas outras vantagens já comentadas em outros tópicos sobre essa mistura contendo mais etanol quando comparadas com qq outros tipo de combustíveis.

Lembrando ainda que essa dica somente é válida para a linha HB20 1.6 de 12/13 até 2015 pq da linha de 2016 em diante, esses motores 1.6 passaram a ter o moderno sistema de flauta aquecida que resolveu totalmente esse problema eliminando assim e definitivamente, aquele famigerado reservatório de gasolina dessa partida a frio .

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 22:51 
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ianisgreek escreveu:
Concordo contigo nessa tbm.

Eu acho que ainda sou dos poucos e mais antigos participantes daqui desse forum que continua rodando num HB20 1.6 12/13 comprado zero KM em Novembro/2012 .

E são muito poucas as falhas e defeitos percebidos nesse longo mas ainda satisfatório convívio com ele nesses quase 10 anos e em pouco mais de 94300 kms rodados até agora.

Mas sei que chegará um momento que ele terá mesmo de ser substituído por um outro veículo mais evoluído em tudo e talvez até de uma categoria um pouco diferente para me servir na minha rotina diária.

E enquanto isso, continuarei fazendo essas minhas experiências pessoais com ele, sempre no sentido de tentar melhorar alguma coisa a mais do que ele já nos oferece.

Obs : Uma dica bem importante ainda nesse assunto desse tópico :

Esse motor Gamma 1.6 abastecido quando estiver com 15% de gasolina comum + 85% de etanol está mostrando na prática que esse motor dele dá a sua partida a frio de imediato mesmo com temperaturas ambientes ao redor de 12 graus cent. com essa mistura de combustíveis e sem nenhuma gota de gasolina dentro do seu reservatório de partida a frio.

Acredito tbm que em locais onde o frio pelas manhãs ou durante as noites seja ainda mais intenso do que isso, que uma mistura de 20% de gasolina comum + 80% de etanol já seria o suficiente para resolver tranquilo qq problema de partida a frio e ainda se conta com as muitas outras vantagens já comentadas em outros tópicos sobre essa mistura contendo mais etanol quando comparadas com qq outros tipo de combustíveis.

Lembrando ainda que essa dica somente é válida para a linha HB20 1.6 de 12/13 até 2015 pq da linha de 2016 em diante, esses motores 1.6 passaram a ter o moderno sistema de flauta aquecida que resolveu totalmente esse problema eliminando assim e definitivamente, aquele famigerado reservatório de gasolina dessa partida a frio .
Espero que até se você optar por um veículo de outra marca continua com a sua presença aqui


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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 23 Mai 2022 23:10 
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Agradeço desde já por esse seu apoio Biel !

Pois é, essa é a questão que fico mentalizando se por um acaso me der uma loucura e eu sair da Hyundai se eu escolher meu próximo veículo de uma outra marca ...

Mas sinceramente, ainda estou na torcida para que essa nova 3ª geração da linha HB20 nos surpreenda muito !!!

Até lá , poderemos ir fazendo mais alguns comentários de comparações interessantes sobre a relação custo-benefício dos atuais HB20 2022 com os seus principais concorrentes .

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 Título: Re: Problema de partida a frio
MensagemEnviado: 24 Mai 2022 00:29 
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ianisgreek escreveu:
Agradeço desde já por esse seu apoio Biel !

Pois é, essa é a questão que fico mentalizando se por um acaso me der uma loucura e eu sair da Hyundai se eu escolher meu próximo veículo de uma outra marca ...

Mas sinceramente, ainda estou na torcida para que essa nova 3ª geração da linha HB20 nos surpreenda muito !!!

Até lá , poderemos ir fazendo mais alguns comentários de comparações interessantes sobre a relação custo-benefício dos atuais HB20 2022 com os seus principais concorrentes .

Eu também torço muito para isso. Torso tanto de até considerar trocar o meu por um novo daqui a 2 anos apenas (planejava ficar com ele por uns 5 anos, mas se a nova for realmente uma boa evolução acho que irei reconsiderar isso).


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