Bem-vindo: 25 Abr 2024 13:18

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 04 Dez 2021 23:51 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
E falando em câmbios aut. o colega Biel citou em outro tópico um assunto pertinente :

Já se sabe que todos os veículos atuais com esse tipo de câmbio tem duas ECU ou algumas vezes , uma ECU dividida em comandar todas as operações de funcionamento do motor e uma outra parte dela para comandar o funcionamento geral dos câmbios aut.

E que o software dessa programação dessas ECUs nem sempre consegue tirar 100% do rendimento possível de nenhum motor ou câmbio aut., por óbvios motivos de contenção de custos e nessa lacuna é que entram os remaps ou reprogramações dessas ECUs que nada mais são do que um novo software mais bem elaborado que explora um pouco mais todas as possibilidades para se melhorar um pouco mais o rendimento geral dos motores e dos câmbios aut. e que fica sob a escolha de cada dono de veículo a opção em reprogramar essas ECUs.

Obs : Lembrando que essa prática quando detectada em qq revisão dentro do período de garantia. faz perder automaticamente toda a garantia de fábrica, pq os fabricantes entendem que isso sempre é um tipo de alteração das características normais de qq veículo.

Apesar de que dependendo da qualidade do remap, eu discordo totalmente dessa posição dos fabricantes em anular a garantia pq se está melhorando algo que os fabricantes já poderiam perfeitamente ter feito isso previamente a nível de fábrica mas que tbm já se sabe que a razão é que isso esbarra em custos de fabricação.

Também discordo pois se o remap for inofensivo o cambio estará OK. Se não for, mal uso se aplica, é simples assim.
Hoje conversando com um colega, um dono de Creta att tbm reclamava do comportamento do câmbio att em relação ao pedal, então estou pensando seriamente em fazer um remap ano que vem.
Pensei em fazer ele abrir o pedal como abre normalmente, mas nas situações que saio (por exemplo) de 45% para 70% de pedal em algum incline, nada acontece (pois o carro está com a borboleta a 100% mas em uma marcha maior do que deveria). Apenas pisando 100% ele faz um kickdown agressivo reduzindo 2 marchar.
O que queria, até os 45% ter um comportamento parecido com o stock, mas se eu pedir mais (embora não 100%), ele reduz uma marcha para a marcha correta que deveria estar e fechar a borboleta de 100% (que estava na marcha errada) para 60% talvez. E manter o kickdown parecido com original tbm.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 05 Dez 2021 01:33 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
Biel, já existem remaps de câmbios aut. que agem assim mesmo, ou seja, eles tem um novo software desenvolvido especialmente para aproveitar muito melhor todas as possibilidades de utilização de um câmbio aut. nas mais diversas situações, condição essa que hj raramente encontramos em câmbios aut. originais de fábrica.

Só não posso entender até hj pq a grande maioria dos fabricantes deixam muito a desejar na programação original do software das ECU de câmbios aut. atuais.

Obs : É por isso que ainda hj, a total maioria dos veículos com câmbios manuais sempre se mostram mais econômicos do que os mesmos veículos quando equipados com os câmbios aut. sem nenhuma sombra de dúvidas.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 06 Dez 2021 01:16 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Biel, já existem remaps de câmbios aut. que agem assim mesmo, ou seja, eles tem um novo software desenvolvido especialmente para aproveitar muito melhor todas as possibilidades de utilização de um câmbio aut. nas mais diversas situações, condição essa que hj raramente encontramos em câmbios aut. originais de fábrica.

Só não posso entender até hj pq a grande maioria dos fabricantes deixam muito a desejar na programação original do software das ECU de câmbios aut. atuais.

Obs : É por isso que ainda hj, a total maioria dos veículos com câmbios manuais sempre se mostram mais econômicos do que os mesmos veículos quando equipados com os câmbios aut. sem nenhuma sombra de dúvidas.

Eu vou pesquisar alguma oficina de boa reputação que tenha esse software e preço, pois o cambio mata o motor


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 20 Jan 2022 15:44 
Offline

Registrado em: 20 Jan 2022 14:59
Mensagens: 3
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço


Fala Pessoal,
Sou novo aqui.

Fiquei com uma dúvida quando você disse que no manual e CSS dizem para não trocar o fluido da transmissão do HB20. Essa não recomendação vale para os modelos mais novos? Pergunto pois no manual do meu recém adquirido HB20 (2013, 1.6 aut.) é mencionado a troca a cada 60.000 km...

Outra dúvida, curiosidade, vc disse ter comparado por 450 os fluidos na CSS, então ela queria te cobrar 1550 de mão de obra? :o


Obrigado e abraços


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 20 Jan 2022 21:01 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço


Biel, vc chegou e mandou trocar 'do nada' ou conseguiu ver como estava nível e coloração do mesmo? Eu queria ter a possibilidade de monitorar o aspecto do óleo da transmissão, mas no modelo 2016 não tem vareta. No nosso 2015 existe a vareta para verificar tanto o oleo do motor quando do cambio.

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 21 Jan 2022 10:39 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6242
Localização: Montes Claros - M.G.
E deixando somente mais um exemplo da real necessidade de trocas periódicas do fluído de câmbios automáticos em geral :

Meu irmão comprou uma S-10 turbo diesel com câmbio aut. zero km em 2015 .

Em 2019 ela já estava completando uns 55 mil kms quando esse meu irmão sempre muito cuidadoso, leva essa S-10 para ser trocado preventivamente esse fluído do câmbio em uma loja especializada já que a garantia de fábrica havia expirado.

E ao ser drenado, esse oleo mostrou-se com uma coloração vermelho mas já bem escurecido numa tonalidade amarronzada escura sendo essa uma prova real e visível de que esse lubrificante já estava vencendo e assim, o porque dessa eminente necessidade de sua completa troca junto ao seu respectivo filtro.

E após realizada essa manutenção preventiva, meu irmão comentou que foi notada uma maior maciez no funcionamento geral desse câmbio, comprovando que se for deixado esse oleo velho nesse câmbio por mais algum tempo, em algum momento com certeza que algum componente interno desse cambio poderá estragar e o prejuízo com os reparos seria depois bem mais salgado.

Ou seja, NÃO EXISTE no mundo automotivo atual nenhum lubrificante cuja vida útil seja eterna. Isso já é FATO comprovado !!!

Obs : E muito por acaso, o tipo de câmbio aut. dessa S-10 é exatamente igual ao tipo de câmbio aut. utilizado em toda a atual linha HB20, é um automático com conversor de torque.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 12:50 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço


Biel, vc chegou e mandou trocar 'do nada' ou conseguiu ver como estava nível e coloração do mesmo? Eu queria ter a possibilidade de monitorar o aspecto do óleo da transmissão, mas no modelo 2016 não tem vareta. No nosso 2015 existe a vareta para verificar tanto o oleo do motor quando do cambio.
Desculpe a demora Silva, estava em uma viagem.
Eu mandei trocar "do nada" sim. Infelizmente o 2016 não tem a vareta, pelo que sei, se verifica pelo parafuso de entrada onde deve-se tira-lo e sair apenas um pouco do óleo (assim ele está no nivel).
Se tirar e não sair nada, está baixo.. Mas eu mandei trocar pela kilometragem mesmo.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 12:52 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
Yosenhausen escreveu:
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço


Fala Pessoal,
Sou novo aqui.

Fiquei com uma dúvida quando você disse que no manual e CSS dizem para não trocar o fluido da transmissão do HB20. Essa não recomendação vale para os modelos mais novos? Pergunto pois no manual do meu recém adquirido HB20 (2013, 1.6 aut.) é mencionado a troca a cada 60.000 km...

Outra dúvida, curiosidade, vc disse ter comparado por 450 os fluidos na CSS, então ela queria te cobrar 1550 de mão de obra? :o


Obrigado e abraços

Então, eu apenas comprei os fluidos, a mão de obra também estavam me cobrando isso.
Mas eu tenho uma certa amizade com o pessoal das peças, acho que o total a vc fazendo por fora (seja levando o fluido ou não), será de 900 reais.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 13:33 
Offline
SILVER MEMBER
SILVER MEMBER

Registrado em: 18 Abr 2015 14:24
Mensagens: 2781
biel780 escreveu:
Desculpe a demora Silva, estava em uma viagem.
Eu mandei trocar "do nada" sim. Infelizmente o 2016 não tem a vareta, pelo que sei, se verifica pelo parafuso de entrada onde deve-se tira-lo e sair apenas um pouco do óleo (assim ele está no nivel).
Se tirar e não sair nada, está baixo.. Mas eu mandei trocar pela kilometragem mesmo.


a título de curiosidade, poderia me informar a km a epoca e +- como estava a coloração do mesmo, caso tenha visto?

_________________
HB20 Premium 1.6AT - 16/16
Acesse a garagem clicando aqui.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 24 Jan 2022 13:46 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
OSilva escreveu:
biel780 escreveu:
Desculpe a demora Silva, estava em uma viagem.
Eu mandei trocar "do nada" sim. Infelizmente o 2016 não tem a vareta, pelo que sei, se verifica pelo parafuso de entrada onde deve-se tira-lo e sair apenas um pouco do óleo (assim ele está no nivel).
Se tirar e não sair nada, está baixo.. Mas eu mandei trocar pela kilometragem mesmo.


a título de curiosidade, poderia me informar a km a epoca e +- como estava a coloração do mesmo, caso tenha visto?

Troquei a 48 mil, adoraria ter trocado com 40 ou 42 mil mas não deu para mim pois revisei outros aspectos do carro antes (peguei ele com 41 mil).
A troca que mandei fazer, não vi de fato como foi, mas pelo que ele me explicou é que nesta primeira (antes dos 80 mil) apenas drena o óleo pelo dreno e com a maquina enche com o novo.
Com 80 mil seria tirada a bandeja inferior (o cárter do câmbio) para fazer uma limpeza interna, trocar o filtro do câmbio e encher com a máquina.. Este vai mais óleo.

Se o seu veículo está com menos de 80 mil (diria até uns 65 mil) faz a troca mais em conta como a minha, mas aos 80 eu (e te indico) a fazer a completa, até uns 90 mil acho de boa se fez a troca "parcial" (a que fiz sem abrir o cambio e trocar o filtro) antes.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB