Bem-vindo: 16 Abr 2024 03:06

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 06 Out 2021 16:18 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Vejam só como faz bem a qq câmbio aut. na prática quando se faz a correta manutenção preventiva dele , é tudo de bom, um show de bola !
Dando um update agora que rodei um pouco mais, ele também está economizando mais combustivel.
Antes no mesmo trajeto, mesmo transito (livre) e mesmas velocidades o veículo ficava a 2 mil rpm.
Agora nessas mesmas condições está a 1600 rpm. Se vou a 2 mil ele vai rápido demais para o trajeto.

Não sei a explicação. Mas finalmente o HB20 está com o consumo parecido com dos outros HB20 de outros proprietarios



Então Biel, a explicação é que com o fluído velho estava havendo uma maior patinação do conversor de torque o que fazia o veículo trafegar sempre em rotações um pouco mais elevadas para as mesmas velocidades.

Mas agora com o fluído do câmbio novo , diminuiu-se um pouco mais esses deslizamentos desse câmbio e o motor está funcionando tbm com rotações um pouco menores o que justifica com certeza essa leve redução no consumo médio !

Isso é fato já confirmado em mecânica automotiva !

Portanto essa vitoria foi toda sua, curta agora mais ainda esse seu HB20 !
Muito bom, eu realmente sabia que o óleo fica velho e tem de ser trocado, mas achava que não tinha diferença no desempenho e patinação, por isso gosto desse forum, sempre aprendemos algo.

Agora quero pegar um lugar seguro para dar umas esticadas já que em rotação alta eu também achava ele meio chocho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 06 Out 2021 18:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Sim, com certeza que após essa troca do fluído velho desse câmbio aut., ele vai funcionar com uma maior eficiência do que antes e isso vai refletir tbm diretamente numa leve melhora no desempenho geral em todas as rotações do motor.

Obs : E essa regra de ouro vale para a manutenção preventiva de todos os câmbios aut. de todos os veículos e não somente para a linha HB20 e Creta, afinal, o principio de funcionamento desse tipo de câmbio aut. é sempre o mesmo !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 22 Out 2021 17:54 
Offline

Registrado em: 11 Jul 2017 20:56
Mensagens: 41
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço
que legal estou para trocar. qual marca de óleo utilizou

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 22 Out 2021 23:50 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
felipesp13 escreveu:
biel780 escreveu:
Estou passando para relatar que hoje, aos 52.000 rodados eu efetuei a troca de fluído da minha transmissão att.
Mesmo no manual e a CCS dizendo que não se deve trocar (inclusive troquei por fora e não na CCS já que esta queria me cobrar 2 mil para o serviço), devemos sim trocar.

O veículo ficou mais esperto nas rotações baixas, até mesmo mais silencioso e com um pouco menos de rotação na marcha lenta.

Indico a todos fazer o serviço
que legal estou para trocar. qual marca de óleo utilizou

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk

Usei a OEM, comprei na CCS


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 25 Out 2021 14:44 
Offline

Registrado em: 26 Jun 2019 21:58
Mensagens: 170
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso Biel, inclusive o nosso Creta 2.0 tbm tem o câmbio aut. e sendo assim, quando ele completar os 50 mil kms ou os primeiros 5 anos de uso, vamos preventivamente jogar todo o fluído velho do câmbio dele fora e substituir como vc tbm fez.

Afinal de contas, jamais valerá à pena arriscar um câmbio aut. desses só por causa da economia de uma mísera troca de fluído e ainda após longos 5 anos de uso constante com o veiculo.

Pois é, fora da CCS eu gastei 600 (450 de fluídos e 150 de mão de obra).
Coloca um zero a mais se deixar a transmissão dar PT kk


Mas sabe me informar se essa troca foi com máquina ou só tirou o óleo pela gravidade e completou com novo?

_________________
HB20S 1.6 AT 2016/17 Premium
Chooper elétrica X14 2022


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 25 Out 2021 18:34 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
robsonkobayashi escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso Biel, inclusive o nosso Creta 2.0 tbm tem o câmbio aut. e sendo assim, quando ele completar os 50 mil kms ou os primeiros 5 anos de uso, vamos preventivamente jogar todo o fluído velho do câmbio dele fora e substituir como vc tbm fez.

Afinal de contas, jamais valerá à pena arriscar um câmbio aut. desses só por causa da economia de uma mísera troca de fluído e ainda após longos 5 anos de uso constante com o veiculo.

Pois é, fora da CCS eu gastei 600 (450 de fluídos e 150 de mão de obra).
Coloca um zero a mais se deixar a transmissão dar PT kk


Mas sabe me informar se essa troca foi com máquina ou só tirou o óleo pela gravidade e completou com novo?
Esta eu fiz apenas pela máquina
Vou deixar para os 80 mil para fazer a completa


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 25 Out 2021 19:27 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Colegas, vou tentar esclarecer aqui :

Quando se faz a troca de oleo de câmbios aut. por gravidade , é considerada uma troca parcial pq ainda fica dentro do câmbio um restante de oleo velho.

Já quando se faz a troca de oleo do câmbio com a ajuda de uma máquina, chamada de troca por diálise, essa é considerada uma troca de fluído completa pq ela substitui 100% do oleo velho de qq câmbio aut. e lógico que nesses casos, a quantidade de oleo usada nessa troca sempre será um pouco maior do que nas trocas por gravidade..

Mas para quem faz todas as trocas de oleo desses câmbios com uma maior frequência, essa troca parcial por gravidade já é satisfatória e atende bem.

Porém quando se faz essa troca de oleo com maiores quilometragens, nesses casos sempre é recomendada que se faça essa troca do fluído mais completa e por diálise com a ajuda da máquina que extrai todo o oleo velho e injeta a mesma quantidade de oleo novo.

Obs : É importante saber que na maioria dos câmbios aut. atuais, sempre existe um elemento filtrante interno que tbm deve ser substituído em todas as trocas desses fluído !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 26 Out 2021 14:11 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Colegas, vou tentar esclarecer aqui :

Quando se faz a troca de oleo de câmbios aut. por gravidade , é considerada uma troca parcial pq ainda fica dentro do câmbio um restante de oleo velho.

Já quando se faz a troca de oleo do câmbio com a ajuda de uma máquina, chamada de troca por diálise, essa é considerada uma troca de fluído completa pq ela substitui 100% do oleo velho de qq câmbio aut. e lógico que nesses casos, a quantidade de oleo usada nessa troca sempre será um pouco maior do que nas trocas por gravidade..

Mas para quem faz todas as trocas de oleo desses câmbios com uma maior frequência, essa troca parcial por gravidade já é satisfatória e atende bem.

Porém quando se faz essa troca de oleo com maiores quilometragens, nesses casos sempre é recomendada que se faça essa troca do fluído mais completa e por diálise com a ajuda da máquina que extrai todo o oleo velho e injeta a mesma quantidade de oleo novo.

Obs : É importante saber que na maioria dos câmbios aut. atuais, sempre existe um elemento filtrante interno que tbm deve ser substituído em todas as trocas desses fluído !
Isso, eu desta vez não troquei o filtro pois até o técnico disse que neste veículo é melhor trocar apenas o fluído aos 40 mil e fluído mais filtro aos 60-80 mil.
Eu fui na dele, troquei o fluído inteiro por maquina, mas não o filtro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 26 Out 2021 16:32 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
Então essa foi uma troca mais completa e eficaz pq nesse caso, não ficou nenhum fluído velho dentro do câmbio aut. do seu HB20.

E o elemento filtrante aguenta sim ser trocado até uns 60 a 80 mil kms.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Troca de fluído do cambio automático.
MensagemEnviado: 04 Dez 2021 19:12 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6231
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando em câmbios aut. o colega Biel citou em outro tópico um assunto pertinente :

Já se sabe que todos os veículos atuais com esse tipo de câmbio tem duas ECU ou algumas vezes , uma ECU dividida em comandar todas as operações de funcionamento do motor e uma outra parte dela para comandar o funcionamento geral dos câmbios aut.

E que o software dessa programação dessas ECUs nem sempre consegue tirar 100% do rendimento possível de nenhum motor ou câmbio aut., por óbvios motivos de contenção de custos e nessa lacuna é que entram os remaps ou reprogramações dessas ECUs que nada mais são do que um novo software mais bem elaborado que explora um pouco mais todas as possibilidades para se melhorar um pouco mais o rendimento geral dos motores e dos câmbios aut. e que fica sob a escolha de cada dono de veículo a opção em reprogramar essas ECUs.

Obs : Lembrando que essa prática quando detectada em qq revisão dentro do período de garantia. faz perder automaticamente toda a garantia de fábrica, pq os fabricantes entendem que isso sempre é um tipo de alteração das características normais de qq veículo.

Apesar de que dependendo da qualidade do remap, eu discordo totalmente dessa posição dos fabricantes em anular a garantia pq se está melhorando algo que os fabricantes já poderiam perfeitamente ter feito isso previamente a nível de fábrica mas que tbm já se sabe que a razão é que isso esbarra em custos de fabricação.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB