Bem-vindo: 18 Abr 2024 11:48

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 01:04 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, por isso que estou muito curioso sim para ver as novas reações em acelerações plenas desse nosso HB20 agora com esses novos pneus um pouco maiores só na dianteira.

Óbvio que esses testes rápidos de acelerações lado a lado que faremos com esse Ka 1.5 da família serão com os veículos vazios e somente com os seus condutores, abastecidos com etanol , em trechos mais retos e planos das rodovias ao redor da cidade e em horários mais tranquilos e sem movimento já bem mais tarde da noite , para assim nunca haver maiores riscos como sempre habitualmente o fazemos.

Por curiosidade, vc já dirigiu até o limite o Ka de seu irmão?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 01:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, por isso que estou muito curioso sim para ver as novas reações em acelerações plenas desse nosso HB20 agora com esses novos pneus um pouco maiores só na dianteira.

Óbvio que esses testes rápidos de acelerações lado a lado que faremos com esse Ka 1.5 da família serão com os veículos vazios e somente com os seus condutores, abastecidos com etanol , em trechos mais retos e planos das rodovias ao redor da cidade e em horários mais tranquilos e sem movimento já bem mais tarde da noite , para assim nunca haver maiores riscos como sempre habitualmente o fazemos.

Por curiosidade, vc já dirigiu até o limite o Ka de seu irmão?



Boa pergunta ... pois vc pode acreditar que nunca me ocorreu ainda uma oportunidade para eu conduzir e testar o desempenho desse novo Ford Ka 1.5 do meu irmão.

Mas já fizemos acelerações com ele reacelerando já em movimento na minha frente quando o HB20 ainda estava com os pneus 185/70-14 que são apenas levemente maiores do que os pneus originais e senti o HB20 ganhando terreno lentamente e se aproximando atrás do Ka , mas foi impossível ultrpassa-lo pq pelo horário da tarde em que fizemos essa brincadeira, a pista era simples e apesar do trecho reto e plano, a pista contrária estava muito movimentada e por isso não foi possível ultrapassar o Ka naquela oportunidade.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 01:13 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
Exatamente isso, por isso que estou muito curioso sim para ver as novas reações em acelerações plenas desse nosso HB20 agora com esses novos pneus um pouco maiores só na dianteira.

Óbvio que esses testes rápidos de acelerações lado a lado que faremos com esse Ka 1.5 da família serão com os veículos vazios e somente com os seus condutores, abastecidos com etanol , em trechos mais retos e planos das rodovias ao redor da cidade e em horários mais tranquilos e sem movimento já bem mais tarde da noite , para assim nunca haver maiores riscos como sempre habitualmente o fazemos.

Por curiosidade, vc já dirigiu até o limite o Ka de seu irmão?



Boa pergunta ... pois vc pode acreditar que nunca ocorreu uma oportunidade para eu testar esse novo Ford Ka 1.5 do meu irmão.

Mas já fizemos acelerações ele reacelerando na minha frente quando ainda estava com os pneus 185/7014 que são apenas levemente maiores do que os pneus originais e senti o HB20 ganhando terreno lentamente e se aproximando atrás do Ka , mas foi impossível ultrpassa-lo pq pelo horário da tarde em que fizemos essa brincadeira, a pista era simples e apesar do trecho reto e plano, a pista contrária estava muito movimentada e por isso não foi possível ultrapassar o Ka naquela oportunidade.

Bem interessante, quero muito saber o resultado agora com seu HB20 melhorado, pq vc perde um pouco nos pneus mais altos, mas ganha por ter roda de liga.

Mas perguntei sobre ter dirigido o Ka para também saber o que vc acha sobre o Dragon vs Gamma, quais os pontos fortes e fracos de um vs o outro


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 01:20 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Agora que vc comentou, vou procurar uma oportunidade de experimentar o desempenho desse novo Ka 1.5 com seu câmbio manual e sempre com etanol para sentir melhor esse motor Ford Dragon 1.5 e o que ele é capaz de fazer em acelerações plenas.

Mas pelo que eu já percebi na prática antes, é certo que o motor Gamma 1.6 mostra que tem sim um pouco mais de torque apesar das potências máximas desses motores serem semelhantes quando ambos forem abastecidos com etanol além de outro fato positivo do HB20 de ser um pouco só mais leve do que esse Ka 1.5 sedan.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 01:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Agora que vc comentou, vou procurar uma oportunidade de experimentar o desempenho desse novo Ka 1.5 com seu câmbio manual e sempre com etanol para sentir melhor esse motor Ford Dragon 1.5 e o que ele é capaz de fazer em acelerações plenas.

Mas pelo que eu já percebi na prática antes, é certo que o motor Gamma 1.6 mostra que tem sim um pouco mais de torque apesar das potências máximas desses motores serem semelhantes quando ambos forem abastecidos com etanol além de outro fato positivo do HB20 de ser um pouco só mais leve do que esse Ka 1.5 sedan.

Espero ver o resultado.
Afinal cada motor é bem diferente, faixa de rotação otimizada, etc.
Sou bem curioso quanto ao Dragon vs Gamma. são de conceitos bem diferentes.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 08:50 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
De fato, para mim, esses são até agora, os melhores projetos de motores pequenos aspirados na faixa de 1.5 a 1.6 do nosso mercado atual.

O desempenho real deles , como já citei aqui antes, é bem equiparado com uma muito leve vantagem perceptível a favor do motor 1.6 Gamma no desempenho máximo.

E com certeza que todos os demais motores aspirados dessa categoria encontrados atualmente no nosso mercado perdem feio em rendimento para eles, lembrando ainda que o motor 1.6 Gamma tem esse diferencial dessa um pouco maior cilindrada do que o Dragon e de ter 4 cilindros contra apenas 3 cilindros do outro , além desses 2 motores apresentarem uma ótima e elevada taxa de compressão ao redor de 12:1 o que sempre vai otimizar um pouco mais esse melhor rendimento geral obtido com eles principalmente quando alimentados com etanol.

Obs : E a grande dúvida que eu sempre tive até agora desde o lançamento dessa nova linha de motores Ford Dragon é :

O que ocorreria com o rendimento desse motor Dragon 1.5 se ele por um acaso tivesse sua cilindrada tbm levemente ampliada para os mesmos 1.6 do motor 1.6 Gamma da Hyundai ...

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 14:58 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
De fato, para mim, esses são até agora, os melhores projetos de motores pequenos aspirados na faixa de 1.5 a 1.6 do nosso mercado atual.

O desempenho real deles , como já citei aqui antes, é bem equiparado com uma muito leve vantagem perceptível a favor do motor 1.6 Gamma no desempenho máximo.

E com certeza que todos os demais motores aspirados dessa categoria encontrados atualmente no nosso mercado perdem feio em rendimento para eles, lembrando ainda que o motor 1.6 Gamma tem esse diferencial dessa um pouco maior cilindrada do que o Dragon e de ter 4 cilindros contra apenas 3 cilindros do outro , além desses 2 motores apresentarem uma ótima e elevada taxa de compressão ao redor de 12:1 o que sempre vai otimizar um pouco mais esse melhor rendimento geral obtido com eles principalmente quando alimentados com etanol.

Obs : E a grande dúvida que eu sempre tive até agora desde o lançamento dessa nova linha de motores Ford Dragon é :

O que ocorreria com o rendimento desse motor Dragon 1.5 se ele por um acaso tivesse sua cilindrada tbm levemente ampliada para os mesmos 1.6 do motor 1.6 Gamma da Hyundai ...
Acho que ele chegaria a 140cv e 17 kgfm de torque. Mas isso é só especulação.

O que eu acho que dará diferença é mais o câmbio e chassi do Hb20 vs do Ka. Fico curioso qual é melhor


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 15:19 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Então, apesar da opinião do meu irmão de que ele acha o câmbio manual dos Ka 1.5 até um pouco mais longo, teríamos de analisar o escalonamento das marchas desses 2 veículos e assim, fazer um comparativo entre eles.

Quanto ao motor 1.5 Dragon , se ele estivesse a sua cilindrada ampliada para 1.6 e mantendo esse mesmo rendimento atual, o resultado seria uns 145 cvs com uns 16,7 kgfm, ou seja, ele ficaria sim levemente mais forte do que o rendimento atual dos motores Gamma 1.6 !

Obs : Lembrando ainda que os atuais motores 1.6 de 16 valv. flex aspirado da Fiat e tbm o 1.6 16 valv. flex aspirado da VW produzem esses mesmos 16,8 kgfm de torque com etanol, mas não atingem a mesma potência máxima dos motores 1.6 Gamma da Hyundai tbm com etanol.

E em altas rotações , já se sabe que quem fala mais alto é sempre a potência máxima atingida por qq motor em todos os casos.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 30 Mai 2022 17:29 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então, apesar da opinião do meu irmão de que ele acha o câmbio manual dos Ka 1.5 até um pouco mais longo, teríamos de analisar o escalonamento das marchas desses 2 veículos e assim, fazer um comparativo entre eles.

Quanto ao motor 1.5 Dragon , se ele estivesse a sua cilindrada ampliada para 1.6 e mantendo esse mesmo rendimento atual, o resultado seria uns 145 cvs com uns 16,7 kgfm, ou seja, ele ficaria sim levemente mais forte do que o rendimento atual dos motores Gamma 1.6 !

Obs : Lembrando ainda que os atuais motores 1.6 de 16 valv. flex aspirado da Fiat e tbm o 1.6 16 valv. flex aspirado da VW produzem esses mesmos 16,8 kgfm de torque com etanol, mas não atingem a mesma potência máxima dos motores 1.6 Gamma da Hyundai tbm com etanol.

E em altas rotações , já se sabe que quem fala mais alto é sempre a potência máxima atingida por qq motor em todos os casos.

Vc prefere mais torque ou potência no 1.6, ian?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 01:26 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6235
Localização: Montes Claros - M.G.
Então Biel, no caso de motores menores como os aspirados 1.6 flex ou ainda motores menores e abaixo deles, sempre é desejável obter o máximo de torque possível desde as mais baixas rotações , mas permitindo que ele se estenda até as médias rotações.

Já a potência máxima, tbm é desejável obter a mais alta possível, que poderá ser obtida por um projeto de um motor flex mais ousado , com uma taxa de compressão mais elevada, associada ainda a um duplo comando de válvulas variáveis em ambos os lados, ou seja, tanto na admissão e tbm no escape , além de uma calibração mais voltada para uma melhor otimização com etanol do que para a gasolina.

Afinal, uma taxa de compressão um pouco mais elevada (de 12,5:1 em diante) nunca foi a maior e nem a melhor característica de qq ótimo motor a gasolina aspirado e nem para um motor flex aspirado dessa geração mais recente e que esteja voltado para proporcionar um melhor rendimento quando ele estiver alimentado só com gasolinas.

Lógico que nesse caso, num motor aspirado flex atual com uma compressão de 12,5:1 ou ainda um pouco mais elevada , se ele for abastecido apenas com etanol , com certeza que ele vai mostrar um melhor rendimento geral , mostrando obter mais torque e potência do que se ele for alimentado somente com gasolinas, inclusive esse já é um fato bem comprovado desde o advento dos primeiros motores 100% a etanol .

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB