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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 01:51 
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ianisgreek escreveu:
Então Biel, no caso de motores menores como os aspirados 1.6 flex ou ainda motores menores e abaixo deles, sempre é desejável obter o máximo de torque possível desde as mais baixas rotações , mas permitindo que ele se estenda até as médias rotações.

Já a potência máxima, tbm é desejável obter a mais alta possível, que poderá ser obtida por um projeto de um motor flex mais ousado , com uma taxa de compressão mais elevada, associada ainda a um duplo comando de válvulas variáveis em ambos os lados, ou seja, tanto na admissão e tbm no escape , além de uma calibração mais voltada para uma melhor otimização com etanol do que para a gasolina.

Afinal, uma taxa de compressão um pouco mais elevada (de 12,5:1 em diante) nunca foi a maior e nem a melhor característica de qq ótimo motor a gasolina aspirado e nem para um motor flex aspirado dessa geração mais recente e que esteja voltado para proporcionar um melhor rendimento quando ele estiver alimentado só com gasolinas.

Lógico que nesse caso, num motor aspirado flex atual com uma compressão de 12,5:1 ou ainda um pouco mais elevada , se ele for abastecido apenas com etanol , com certeza que ele vai mostrar um melhor rendimento geral , mostrando obter mais torque e potência do que se ele for alimentado somente com gasolinas, inclusive esse já é um fato bem comprovado desde o advento dos primeiros motores 100% a etanol .

Adoraria um motor com a taxa ideal ao Etanol, 14:1


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 08:37 
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É verdade, pq motores aspirados flex atuais com taxas de 13:1 já estariam apresentando um ótimo rendimento geral quando abastecidos com etanol.

Infelizmente , as gasolinas jamais suportariam funcionar bem em motores com essa elevada compressão simplesmente pq iriam faltar as importantíssimas OCTANAS sempre sobrando no etanol com suas 117 octanas e a vida toda insuficientes nas gasolinas comuns/aditivadas nacionais de apenas 93 octanas.

É exatamente por isso que desde sempre se obtém muito mais torque e potência em motores com mais compressão, desde que se tenha disponível tbm combustíveis com a octanagem necessária para combinar com essa elevada compressão.

E o melhor de tudo, quanto maior for essa compressão, mais econômicos se mostram esses motores e mais facilidade eles terão de dar partidas a frio quando estiverem alimentados com etanol , portanto , com isso só temos vantagens !

Lembrando ainda que é justamente o turbo que eleva a compressão de qq motor para níveis altíssimos de compressão, o que SEMPRE vai exigir a utilização de combustíveis com a mais elevada octanagem possível, não importa se ele seja gasolina ou etanol.

Caso contrario, o rendimento máximo de qq motor turbo será duramente penalizado, com perdas no seu rendimento geral.

E essa regra acima vale igualmente para todos os motores aspirados com compressões mais elevadas, sejam eles flex ou monocombustível.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 15:07 
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ianisgreek escreveu:
É verdade, pq motores aspirados atuais com taxas de 13:1 já estariam apresentando um ótimo rendimento geral quando abastecidos com etanol.

Infelizmente as gasolinas jamais suportariam funcionar bem em motores com essa elevada compressão simplesmente pq iriam faltar as importantíssimas OCTANAS sempre sobrando no etanol com suas 117 octanas e a vida toda insuficientes nas gasolinas comuns/aditivadas nacionais de apenas 93 octanas.

É exatamente por isso que desde sempre se obtém muito mais torque e potência em motores com mais compressão, desde que se tenha disponível combustíveis com a octanagem necessária para combinar com essa elevada compressão.

E o melhor de tudo, quanto maior for essa compressão, mais econômicos se mostram esses motores e mais facilidade eles terão de dar partidas a frio quando estiverem alimentados com etanol , portanto só temos vantagens !

Lembrando ainda que é justamente o turbo que eleva a compressão de qq motor para níveis altíssimos de compressão, o que SEMPRE vai exigir a utilização de combustíveis com a mais elevada octanagem possível, não importa se ele seja gasolina ou etanol.

Caso contrario, o rendimento máximo de qq motor turbo será duramente penalizado, com perdas no seu rendimento geral.

E essa regra acima vale igualmente para todos os motores aspirados com compressões mais elevadas, sejam eles flex ou monocombustível.

Exato, mas hoje não se tem tanta desculpa pois com as aberturas de válvula variáveis (ainda mais em sistemas independentes de comando como da FIAT e FreeValve), se pode fazer um carro com taxa extremamente alta para Etanol rodando no ciclo Otto e para Gasolina e misturar, usar o ciclo Atkinson para assim diminuir a taxa de Compressão.

Na real falta investimento nisso


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 15:18 
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Concordo com seu relato Biel, recursos técnicos já existem disponibilizados para serem explorados por qq fabricante atual de motores.

O que ainda está faltando é aquela necessária dose de ousadia desses fabricantes , surpreendendo o publico consumidor com alguma ótima e real novidade, lançando novos motores cada vez melhores nesse nosso mercado atual.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 15:56 
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ianisgreek escreveu:
Concordo com seu relato Biel, recursos técnicos já existem disponibilizados para qq fabricante de motores.

O que ainda está faltando é aquela necessária dose de ousadia desses fabricantes , surpreendendo o publico consumidor com alguma ótima e real novidade, lançando novos motores cada vez melhores nesse nosso mercado atual.



Sim, o pior é que a tecnologia está lá já. Apenas falta um sensor flex wideband e uma calibragem/função extra na ECU


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 16:39 
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Eu entendi essa sua citação, seria para desenvolver uma calibração mais fina aproveitando-se de uma compressão mais elevada e assim, dando uma maior enfase ao funcionamento com etanol em detrimento de um melhor funcionamento com gasolina.

Com isso , já seria possível extrair um pouco mais de rendimento geral desses atuais motores flex , tanto os aspirados e ainda um pouco mais nas versões turbo flex.

A Ford do Brasil especificamente , já havia adotado nitidamente essa politica de desenvolvimento dos seus mais recentes motores flex, tanto que o rendimento declarado oficialmente por esse fabricante, anunciava sempre uma maior potencia e torque obtidos nesses seus motores flex com etanol do que quando alimentados com gasolinas, pq na realidade, esse seria o correto e não amordaçar e conter propositalmente o rendimento máximo desses atuais motores flex com etanol para assim aproximar o rendimento apresentado por eles quando abastecidos com essas gasolinas nacionais, como o faz erradamente, a maioria dos atuais fabricantes desses veículos flexfuel.

Obs : Inclusive essa é uma das mais fortes razões para haver no nosso mercado, varias opções de se chipar qq ECU automotiva, seja com remaps ou com piggybacks para esses motores flex, sejam eles aspirados ou turbo.

E o que se obtém com esse tipo de serviço é simplesmente o de liberar na verdade, todo o potencial extra que foi deixado de lado propositalmente pelos fabricantes para não mostrar que na realidade, todos esses seus atuais motores flex são muito mais capazes de mostrar um maior rendimento com etanol do que com esses LIXOS medíocres de gasolinas nacionais, o que seria a verdadeira e real lógica técnica.

Afinal, falar a verdade e sem máscaras não é nenhum castigo e nem crime algum para ninguém !

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 31 Mai 2022 17:16 
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ianisgreek escreveu:
Eu entendi essa sua citação, seria para desenvolver uma calibração mais fina aproveitando-se de uma compressão mais elevada e assim, dando uma maior enfase ao funcionamento com etanol em detrimento de um melhor funcionamento com gasolina.

Com isso , já seria possível extrair um pouco mais de rendimento geral desses atuais motores flex , tanto os aspirados e ainda um pouco mais nas versões turbo flex.

A Ford do Brasil especificamente , já havia adotado nitidamente essa politica de desenvolvimento dos seus mais recentes motores flex, tanto que o rendimento declarado oficialmente por esse fabricante, anunciava sempre uma maior potencia e torque obtidos nesses seus motores flex com etanol do que quando alimentados com gasolinas, pq na realidade, esse seria o correto e não amordaçar e conter propositalmente o rendimento máximo desses atuais motores flex com etanol para assim aproximar o rendimento deles apresentados quando abastecidos com essas gasolinas nacionais, como o faz erradamente, a maioria dos atuais fabricantes desses veículos flexfuel.

Obs : Inclusive essa é uma das mais fortes razões para haver no nosso mercado, varias opções de se chipar qq ECU automotiva, seja com remaps ou com piggybacks para esses motores flex, sejam eles aspirados ou turbo.

E o que se obtém com esse tipo de serviço é simplesmente o de liberar na verdade, todo o potencial extra que foi deixado de lado propositalmente pelos fabricantes para não mostrar que na realidade, todos esses seus atuais motores flex são muito mais capazes de mostrar um maior rendimento com etanol do que com esses LIXOS medíocres de gasolinas nacionais, o que seria a verdadeira e real lógica técnica.

Afinal, falar a verdade e sem máscaras não é nenhum castigo e nem crime algum para ninguém !



Exato, o problema na real não é a taxa de compressão ou mapeamento.. mas a gasolina que aqui deveria já ter sido extinta dês da década de 80 com o boom do etanol.


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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 01 Jun 2022 01:17 
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Concordo 100% e ainda assino embaixo !!!

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 08 Jun 2022 09:31 
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E mais uma nova média de consumo de 10,2 kms/l obtida com essa nova medida experimental maior de pneus dianteiros e com esse HB20 abastecido com a mistura de E-85.

Mas dessa vez, como a velocidade média mostrada no comp. de bordo foi um pouco mais elevada de 25 kms/h, acredito que isso tenha proporcionado essa leve melhora nessa nova média de consumo comparado com o tanque anterior .

Só que nesse novo abastecimento de hj , diminui um pouco só a mistura de E85 para E-90 e ver como esse HB20 1.6 vai se comportar com esse novo tanque de combustível agora com somente 10% de gasolina misturada no etanol.

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 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 08 Jun 2022 15:06 
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ianisgreek escreveu:
E mais uma nova média de consumo de 10,2 kms/l obtida com essa nova medida experimental maior de pneus dianteiros e com esse HB20 abastecido com a mistura de E-85.

Mas dessa vez, como a velocidade média mostrada no comp. de bordo foi um pouco mais elevada de 25 kms/h, acredito que isso tenha proporcionado essa leve melhora nessa nova média de consumo comparado com o tanque anterior .

Só que nesse novo abastecimento de hj , diminui um pouco só a mistura de E85 para E-90 e ver como esse HB20 1.6 vai se comportar com esse novo tanque de combustível agora com somente 10% de gasolina misturada no etanol.

Acho que agora com o tanque consertado, o carro irá ligar muito bem


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