biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
É verdade pq conforme se aumenta os tamanhos dos conjuntos de rodas/pneus , menos de sente as irregularidades do pavimento.
Mas a maior desvantagem desses conjuntos muito maiores de rodas/pneus é o pêso extra deles em relação ao conjunto original o que vai prejudicar diretamente tanto o desempenho e tbm o consumo médio em qq veículo , à medida que cada um novo conjunto de roda/pneu vai pesando mais do que os originais.
Isso é verdade, mas na época do seu HB20, vc sabe se já existia roda de liga leve?
Outra coisa, no 185/65 R15 quanto vc usa no pneu?
Estou usando 35 psi
Então Biel, em novenbro de 2012 quando comprei esse pioneiro HB20 1.6 manual, somente havia a opção de fábrica de rodas de liga nos modelos Confort Style e somente no aro 14 e o meu é um Confort plus, por isso que ele chegou de fábrica equipado com aquelas famigeradas rodas de ferro aro 14 e talas de 5 pol. com os pneus 175/70-14.
E a partir daí , já começaram os upgrades, primeiro troquei logo aquelas nojentas rodas de ferro por um novo jogo de rodas de liga mais largas com 6 pol. de talas mas ainda no aro 14 somente para aproveitar os pneus originais que estavam zerados.
Mas esse guerreiro jogo de pneus originais Pirreli me surpreendeu muito durando nada menos do que longos 60 mil kms até serem substituídos por um novo jogo de pneus 185/70-14 sendo esse o 2º upgrade .
Porém, a curiosidade em saber qual seria o novo comportamento desse nosso HB20 já com um novo conjunto de rodas/pneus de aro 15 de pêso pelo menos semelhante as originais logo me fizeram substitui-los após algum tempo por um novo jogo de rodas de liga aro 15 mas agora com talas de 6,5 pol. e montadas em pneus 185/65-15 e por último, esse upgrade experimental para esse par dianteiro de pneus 195/65-15 e bola pra frente nos testes de rodagem !!!
Quanto a calibragem dos pneus, eu sempre utilizo 34 libras nos 4 pneus tanto para rodar no transito e tbm para viajar e acho que essa pressão até que me atende bem em todas as situações de condução.
Dica técnica importante :
Tanto o novo jogo de rodas de liga aro 14 e tbm esse novo jogo de rodas aro 15 são comprovadamente um pouco mais leves do que aquelas horríveis rodas aro 14 de ferro originais , senão já se começa a perder muitas vantagens nesses upgrades, lembrando da regra técnica de mecânica automotiva que diz " pêso suspenso vs pêso não suspenso " associada aquela outra regra sobre : "massa rotante vs massa não rotante" o que significa que cada 1 kg de peso aliviado sobre cada conjunto de roda/pneu original por outros mais leves seria como se fossem aliviados 8 kgs de peso da própria estrutura do veículo, o que somadas as 4 rodas e pneus dariam nada menos do que 32 kgs de alivio no pêso total do veículo.
Esse foi mais um dos grandes segredos técnicos que aprendi lá nos EUA com os velhos preparadores em um dos cursos de mecânica de preparação para veículos de competição que participei por lá.
Ou vcs acham que seria à toa que todos os melhores bólidos esportivos de sangue azul fabricados no mundo atualmente já estão equipados com rodas de liga de titânio que são bem mais leves ainda do que as rodas de liga leve.
Então veja como a falta de conhecimento técnico específico faz com quem troca as rodas originais e mais leves dos seus veículos por outras bem mais pesadas e ainda esperam um desempenho digno de seus veículos ... que perdas resultam esses tipos de upgrades , ... rsrsrsrsrsrsrsrs!!!