Bem-vindo: 19 Abr 2024 16:47

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 16:09 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Então, depois de experimentar o nosso HB20 numa curta viagem por rodovia, percebi que agora com esses pneus 195/65-15 que as marchas principalmente a 3ª , 4ª e a 5ª marchas estão mais gostosas de serem usadas, pq embalam bem mais o veículo em qq condição de ultrapassagem.

Óbvio que não se deve esperar a mesma resposta da 5ª marcha de antes com os pneus de medidas originais (175/70-14 e 185/60-15)
mas tanto o nível interno de ruídos e tbm a leve maior economia de combustível se mostram como vantagens mais interessantes.

Deu a impressão de que agora eu tenho uma 5ª marcha com uma redução entre a 5ª marcha antiga e a 6ª marcha dos câmbios manuais de 6 marchas, portanto ficou bem mais gostoso de trafegar por rodovias nesse nosso HB20 com esses pneus 195/65-15 na dianteira.

Quanto a estabilidade geral, a impressão que eu tive agora foi a de um veículo um pouco mais na mão, mais firme e com menos balanços.

Suponhamos que eu tivesse com o novo câmbio manual de 6 marchas da linha 2016 em diante nesse meu HB20, acredito que a medida 185/65-15 se mostraria como sendo a mais ideal , mas para uma conclusão final mais acertada, vejo que isso ainda seria passível de ser testado antes , como ocorreu hoje após eu retornar dessa minha curta viagem.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 08 Mai 2022 22:45 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então, depois de experimentar o nosso HB20 numa curta viagem por rodovia, percebi que agora com esses pneus 195/65-15 que as marchas principalmente a 3ª , 4ª e a 5ª marchas estão mais gostosas de serem usadas, pq embalam bem mais o veículo em qq condição de ultrapassagem.

Óbvio que não se deve esperar a mesma resposta da 5ª marcha de antes com os pneus de medidas originais (175/70-14 e 185/60-15)
mas tanto o nível interno de ruídos e tbm a leve maior economia de combustível se mostram como vantagens mais interessantes.

Deu a impressão de que agora eu tenho uma 5ª marcha com uma redução entre a 5ª marcha antiga e a 6ª marcha dos câmbios manuais de 6 marchas, portanto ficou bem mais gostoso de trafegar por rodovias nesse nosso HB20 com os pneus 195/65-15 na dianteira.

Quanto a estabilidade geral, a impressão que eu tive agora foi de um veículo um pouco mais na mão, mais firme e com menos balanços.

Suponhamos que eu tivesse com o novo câmbio manual de 6 marchas da linha 2016 em diante nesse meu HB20, acredito que a medida 185/65-15 se mostraria como sendo a mais ideal , mas para uma conclusão final mais acertada, vejo que isso ainda seria passível de ser testado antes , como ocorreu hoje após eu retornar dessa minha curta viagem.

Muito bom, acho que com essa medida ficou parecido com as relações da Ford nos câmbios de 5 marchas.
Eu sentia a mesma coisa no Fiesta que tinha um câmbio mais longo em comparação aos concorrentes. Adorava


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 08:34 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Isso mesmo Biel, lembrando aqui que devido ao afiado torque disponível desde as mais baixas rotações desse motor Gamma 1.6, que esse motor desse veículo está mostrando absorver bem esses dois leves alongamento de todas as marchas.

Além disso, a própria ECU do motor tbm vai se ajustando e se adaptando a todas as novas solicitações de torque do motor de acôrdo com a maneira pessoal que cada condutor dirige o seu veículo e assim , novos mapas de regulagem fina da ECU são utilizadas e com isso sempre ocorre uma melhor e permanente otimização dessa regulagem fina do motor em qq situação de uso do veículo.

E vou continuar a rodar um pouco mais nas condições habituais e rotineiras que utilizo esse meu HB20 1.6 e irei observando as reações do motor com essa nova medida de pneu na dianteira dele e relatando aqui nesse tópico.

Afinal, está sendo uma experiencia que me custou muito pouco e em nada vai prejudicar esse veículo, além dessa diversão ao volante dele.

Só relembrando aqui, esse HB20 1.6 2013 chegou de fábrica zero KM com um jogo de pneus 175/70-14.

E que depois de desgastados, fiz a 1ª mudança na medida original desses pneus para um novo jogo de 185/70-14 apenas para fazer um novo experimento e foi onde ocorreu esse 1º sutil alongamento do câmbio.

Algum tempo depois , surge uma outra oportunidade de trocar o antigo jogo de rodas aro 14 por um novo jogo de rodas aro 15 junto com novos pneus, mas desta vez , mais uma medida maiores do que antes , dessa vez com 185/65-15.

E agora há poucos dias atrás, surge uma inesperada oportunidade de comprar barato mas foi apenas um par de pneus novos na medida 195/65-15 91H sendo esse o 3º leve alongamento das marchas desse câmbio com essas trocas de pneus e que foram instalados só de curiosidade para experimentar na dianteira desse HB20 para ver como ele se comporta agora e estamos aqui com eles em testes mas concluindo que acredito ser essa medida , a máxima suportada para um HB20 1.6 porém não sabemos ainda se seria ela dentre todas as já citadas aqui, a que seria a IDEAL para se obter um melhor desempenho/economia para esse meu caso.

Na soma total de todas essas medidas diferentes de pneus , agora a dianteira desse HB20 com essa mais recente troca de pneus está 15 mm mais alta do que antes quando ele era ainda original, enquanto que a traseira permanece com os pneus 185/65-15 e está exatamente 9 mm mais alta do que quando ele era ainda original .

Lembrando ainda que todas essas diferenças de medidas citadas aqui estão em milimetros e não em centimetros !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 15:05 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Isso mesmo Biel, lembrando aqui que devido ao afiado torque disponível desde as mais baixas rotações desse motor Gamma 1.6, que esse motor desse veículo está mostrando absorver bem esses dois leves alongamento de todas as marchas.

Além disso, a própria ECU do motor tbm vai se ajustando e se adaptando a todas as novas solicitações de torque do motor de acôrdo com a maneira pessoal que cada condutor dirige o seu veículo e assim , novos mapas de regulagem fina da ECU são utilizadas e com isso sempre ocorre uma melhor e permanente otimização dessa regulagem fina do motor em qq situação de uso do veículo.

E vou continuar a rodar um pouco mais nas condições habituais e rotineiras que utilizo esse meu HB20 1.6 e irei observando as reações do motor com essa nova medida de pneu na dianteira dele e relatando aqui nesse tópico.

Afinal, está sendo uma experiencia que me custou muito pouco e em nada vai prejudicar esse veículo, além dessa diversão ao volante dele.

Só relembrando aqui, esse HB20 1.6 2013 chegou de fábrica zero KM com um jogo de pneus 175/70-14.

E que depois de desgastados, fiz a 1ª mudança na medida original desses pneus para um novo jogo de 185/70-14 apenas para fazer um novo experimento e foi onde ocorreu esse 1º sutil alongamento do câmbio.

Algum tempo depois , surge uma outra oportunidade de trocar o antigo jogo de rodas aro 14 por um novo jogo de rodas aro 15 junto com novos pneus, mas desta vez , mais uma medida maiores do que antes , dessa vez com 185/65-15.

E agora há poucos dias atrás, surge uma inesperada oportunidade de comprar barato mas foi apenas um par de pneus novos na medida 195/65-15 91H sendo esse o 3º leve alongamento das marchas desse câmbio com essas trocas de pneus e que foram instalados só de curiosidade para experimentar na dianteira desse HB20 para ver como ele se comporta agora e estamos aqui com eles em testes mas concluindo que acredito ser essa medida , a máxima suportada para um HB20 1.6 porém não sabemos ainda se seria ela dentre todas as já citadas aqui, a que seria a IDEAL para se obter um melhor desempenho/economia para esse meu caso.

Na soma total de todas essas medidas diferentes de pneus , agora a dianteira desse HB20 com essa mais recente troca de pneus está 15 mm mais alta do que antes quando ele era ainda original, enquanto que a traseira permanece com os pneus 185/65-15 e está exatamente 9 mm mais alta do que quando ele era ainda original .

Lembrando ainda que todas essas diferenças de medidas citadas aqui estão em milimetros e não em centimetros !
Ele ficou mais confortável após mudar para o aro 15 também, aposto


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 09 Mai 2022 23:42 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
É verdade pq conforme se aumenta os tamanhos dos conjuntos de rodas/pneus , menos de sente as irregularidades do pavimento.

Mas a maior desvantagem desses conjuntos muito maiores de rodas/pneus é o pêso extra deles em relação ao conjunto original o que vai prejudicar diretamente tanto o desempenho e tbm o consumo médio em qq veículo , à medida que cada um novo conjunto de roda/pneu vai pesando mais do que os originais.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 10 Mai 2022 00:23 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
É verdade pq conforme se aumenta os tamanhos dos conjuntos de rodas/pneus , menos de sente as irregularidades do pavimento.

Mas a maior desvantagem desses conjuntos muito maiores de rodas/pneus é o pêso extra deles em relação ao conjunto original o que vai prejudicar diretamente tanto o desempenho e tbm o consumo médio em qq veículo , à medida que cada um novo conjunto de roda/pneu vai pesando mais do que os originais.

Isso é verdade, mas na época do seu HB20, vc sabe se já existia roda de liga leve?

Outra coisa, no 185/65 R15 quanto vc usa no pneu?
Estou usando 35 psi


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 10 Mai 2022 10:37 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
É verdade pq conforme se aumenta os tamanhos dos conjuntos de rodas/pneus , menos de sente as irregularidades do pavimento.

Mas a maior desvantagem desses conjuntos muito maiores de rodas/pneus é o pêso extra deles em relação ao conjunto original o que vai prejudicar diretamente tanto o desempenho e tbm o consumo médio em qq veículo , à medida que cada um novo conjunto de roda/pneu vai pesando mais do que os originais.

Isso é verdade, mas na época do seu HB20, vc sabe se já existia roda de liga leve?

Outra coisa, no 185/65 R15 quanto vc usa no pneu?
Estou usando 35 psi



Então Biel, em novenbro de 2012 quando comprei esse pioneiro HB20 1.6 manual, somente havia a opção de fábrica de rodas de liga nos modelos Confort Style e somente no aro 14 e o meu é um Confort plus, por isso que ele chegou de fábrica equipado com aquelas famigeradas rodas de ferro aro 14 e talas de 5 pol. com os pneus 175/70-14.

E a partir daí , já começaram os upgrades, primeiro troquei logo aquelas nojentas rodas de ferro por um novo jogo de rodas de liga mais largas com 6 pol. de talas mas ainda no aro 14 somente para aproveitar os pneus originais que estavam zerados.

Mas esse guerreiro jogo de pneus originais Pirreli me surpreendeu muito durando nada menos do que longos 60 mil kms até serem substituídos por um novo jogo de pneus 185/70-14 sendo esse o 2º upgrade .

Porém, a curiosidade em saber qual seria o novo comportamento desse nosso HB20 já com um novo conjunto de rodas/pneus de aro 15 de pêso pelo menos semelhante as originais logo me fizeram substitui-los após algum tempo por um novo jogo de rodas de liga aro 15 mas agora com talas de 6,5 pol. e montadas em pneus 185/65-15 e por último, esse upgrade experimental para esse par dianteiro de pneus 195/65-15 e bola pra frente nos testes de rodagem !!!

Quanto a calibragem dos pneus, eu sempre utilizo 34 libras nos 4 pneus tanto para rodar no transito e tbm para viajar e acho que essa pressão até que me atende bem em todas as situações de condução.

Dica técnica importante :

Tanto o novo jogo de rodas de liga aro 14 e tbm esse novo jogo de rodas aro 15 são comprovadamente um pouco mais leves do que aquelas horríveis rodas aro 14 de ferro originais , senão já se começa a perder muitas vantagens nesses upgrades, lembrando da regra técnica de mecânica automotiva que diz " pêso suspenso vs pêso não suspenso " associada aquela outra regra sobre : "massa rotante vs massa não rotante" o que significa que cada 1 kg de peso aliviado sobre cada conjunto de roda/pneu original por outros mais leves seria como se fossem aliviados 8 kgs de peso da própria estrutura do veículo, o que somadas as 4 rodas e pneus dariam nada menos do que 32 kgs de alivio no pêso total do veículo.

Esse foi mais um dos grandes segredos técnicos que aprendi lá nos EUA com os velhos preparadores em um dos cursos de mecânica de preparação para veículos de competição que participei por lá.

Ou vcs acham que seria à toa que todos os melhores bólidos esportivos de sangue azul fabricados no mundo atualmente já estão equipados com rodas de liga de titânio que são bem mais leves ainda do que as rodas de liga leve.

Então veja como a falta de conhecimento técnico específico faz com quem troca as rodas originais e mais leves dos seus veículos por outras bem mais pesadas e ainda esperam um desempenho digno de seus veículos ... que perdas resultam esses tipos de upgrades , ... rsrsrsrsrsrsrsrs!!!

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 10 Mai 2022 15:00 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
É verdade pq conforme se aumenta os tamanhos dos conjuntos de rodas/pneus , menos de sente as irregularidades do pavimento.

Mas a maior desvantagem desses conjuntos muito maiores de rodas/pneus é o pêso extra deles em relação ao conjunto original o que vai prejudicar diretamente tanto o desempenho e tbm o consumo médio em qq veículo , à medida que cada um novo conjunto de roda/pneu vai pesando mais do que os originais.

Isso é verdade, mas na época do seu HB20, vc sabe se já existia roda de liga leve?

Outra coisa, no 185/65 R15 quanto vc usa no pneu?
Estou usando 35 psi



Então Biel, em novenbro de 2012 quando comprei esse pioneiro HB20 1.6 manual, somente havia a opção de fábrica de rodas de liga nos modelos Confort Style e somente no aro 14 e o meu é um Confort plus, por isso que ele chegou de fábrica equipado com aquelas famigeradas rodas de ferro aro 14 e talas de 5 pol. com os pneus 175/70-14.

E a partir daí , já começaram os upgrades, primeiro troquei logo aquelas nojentas rodas de ferro por um novo jogo de rodas de liga mais largas com 6 pol. de talas mas ainda no aro 14 somente para aproveitar os pneus originais que estavam zerados.

Mas esse guerreiro jogo de pneus originais Pirreli me surpreendeu muito durando nada menos do que longos 60 mil kms até serem substituídos por um novo jogo de pneus 185/70-14 sendo esse o 2º upgrade .

Porém, a curiosidade em saber qual seria o novo comportamento desse nosso HB20 já com um novo conjunto de rodas/pneus de aro 15 de pêso pelo menos semelhante as originais logo me fizeram substitui-los após algum tempo por um novo jogo de rodas de liga aro 15 mas agora com talas de 6,5 pol. e montadas em pneus 185/65-15 e por último, esse upgrade experimental para esse par dianteiro de pneus 195/65-15 e bola pra frente nos testes de rodagem !!!

Quanto a calibragem dos pneus, eu sempre utilizo 34 libras nos 4 pneus tanto para rodar no transito e tbm para viajar e acho que essa pressão até que me atende bem em todas as situações de condução.

Dica técnica importante :

Tanto o novo jogo de rodas de liga aro 14 e tbm esse novo jogo de rodas aro 15 são comprovadamente um pouco mais leves do que aquelas horríveis rodas aro 14 de ferro originais , senão já se começa a perder muitas vantagens nesses upgrades, lembrando da regra técnica de mecânica automotiva que diz " pêso suspenso vs pêso não suspenso " associada aquela outra regra sobre : "massa rotante vs massa não rotante" o que significa que cada 1 kg de peso aliviado sobre cada conjunto de roda/pneu original por outros mais leves seria como se fossem aliviados 8 kgs de peso da própria estrutura do veículo, o que somadas as 4 rodas e pneus dariam nada menos do que 32 kgs de alivio no pêso total do veículo.

Esse foi mais um dos grandes segredos técnicos que aprendi lá nos EUA com os velhos preparadores em um dos cursos de mecânica de preparação para veículos de competição que participei por lá.

Ou vcs acham que seria à toa que todos os melhores bólidos esportivos de sangue azul fabricados no mundo atualmente já estão equipados com rodas de liga de titânio que são bem mais leves ainda do que as rodas de liga leve.

Então veja como a falta de conhecimento técnico específico faz com quem troca as rodas originais e mais leves dos seus veículos por outras bem mais pesadas e ainda esperam um desempenho digno de seus veículos ... que perdas resultam esses tipos de upgrades , ... rsrsrsrsrsrsrsrs!!!

Pois é, até o Kwid tem opção de liga leve.
Eu quero muito adquirir para mim também. Manter aro 15 mesmo, sabe?


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 08:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6236
Localização: Montes Claros - M.G.
Então , eu ainda não sabia que esse seu HB20S AT6 chegou de fábrica com aquelas sofríveis rodas de aro 15 de ferro ...

E eu as qualifico assim pq todos nós já sabemos que elas são mais pesadas e o pior, mais estreitas do que qq outro jogo de rodas de alumínio nesse aro, o que vai certamente penalizar bastante toda a estabilidade geral do veículo.

Nem é preciso comentar aqui novamente que a dona HNB fez a sua habitual economia de palito nessa opção de rodas tbm !!!

Recomendo a vc nesse caso que quando for escolher um novo jogo de rodas, optar pela roda aro 15 mais leve e a mais larga que vc encontrar e tbm gostar e terá assim, o melhor dos dois mundos, lembrando que as opções de rodas de alumínio para a linha HB20 são muitas no mercado atual pq essa furação delas já é muito comum .

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: Tabela de altura de perfil do pneu X Marcha
MensagemEnviado: 11 Mai 2022 09:13 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
ianisgreek escreveu:
Então , eu ainda não sabia que esse seu HB20S AT6 chegou de fábrica com aquelas sofríveis rodas de aro 15 de ferro ...

E eu as qualifico assim pq todos nós já sabemos que elas são mais pesadas e o pior, mais estreitas do que qq outro jogo de rodas de alumínio nesse aro, o que vai certamente penalizar bastante toda a estabilidade geral do veículo.

Nem é preciso comentar aqui novamente que a dona HNB fez a sua habitual economia de palito nessa opção de rodas tbm !!!

Recomendo a vc nesse caso que quando for escolher um novo jogo de rodas, optar pela roda aro 15 mais leve e a mais larga que vc encontrar e tbm gostar e terá assim, o melhor dos dois mundos, lembrando que as opções de rodas de alumínio para a linha HB20 são muitas no mercado atual pq essa furação delas já é muito comum .

Sim no Confort Plus att que é o meu, infelizmente saiu.
O pior são as calotas que ficam ainda por cima fazendo barulho


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 108 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB