Bem-vindo: 29 Mar 2024 01:53

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 22 Abr 2022 11:49 
Offline

Registrado em: 28 Set 2021 10:35
Mensagens: 1
Olá Boa tarde!

Tenho um HB20 1.0 16/16 COM 128.000 KM Recentemente fiz a troca de óleo porem ele baixou pela metade em 6.000 rodados e então estou sendo orientado pelo mecânico que na próxima troca realize a alteração do 5W-30 para o 15W-40, Segundo ele se faz necessário devido a minha km atual um óleo mais grosso isso procede ? ou tenho que levar para olhar se a um vazamento no motor ou um queima indevida de óleo?

Desde já agradeço a contribuição de todos.


Anexos:
Descrição do arquivo: foto da vareta com motor frio
WhatsApp Image 2022-04-22 at 11.49.02.jpeg
WhatsApp Image 2022-04-22 at 11.49.02.jpeg [ 56.85 KiB | Exibido 12728 vezes ]
Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 23 Abr 2022 10:54 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Bom dia Ednaldo e seja bem vindo ao forum !

Essa dica que esses mecânicos passaram para vc não são nada aconselhadas a vc seguir e explico o porque :

Ao mudar a viscosidade do oleo original 5W-30 para qq outra viscosidade maior, os desgastes desse seu motor serão ainda maiores pq qq oleo mais grosso e mais pesado vai demorar um pouco mais para atingir todos os pontos internos de lubrificação desse motor em todas as partidas do motor e assim os desgastes serão ainda bem maiores do que usando o oleo original 5W-30 além de que isso vai diminuir a vida útil do seu motor sem falar que o consumo de combustível vai aumentar, a temperatura de trabalho desse motor será maior e até o desempenho vai cair um pouco mais, então veja que essa dica desse mecânico é de fato péssima mesmo.

Portanto jamais use essa dica e se vc diminuir um pouco mais o prazo para as trocas de oleo e filtro para cada 5000 kms , o consumo de oleo será um pouco menor e vc ainda vai conservar um pouco mais esse seu motor.

E a bem da verdade , esse consumo de oleo para esses 128 mil kms rodados desses seu HB20 1.0 não está assim tão excessivo e essa quilometragem tbm não é muita para um motor da linha HB20 pq eles são motores bem resistentes e de um projeto bem elaborado , mas óbvio que desde que esses motores forem sempre bem cuidados na sua manutenção preventiva.

Lembrando tbm que um consumo de oleo de 1 litro até a cada 1500 kms rodados é considerado normal para qq motor o que não está sendo ainda o caso desse seu HB20.

Verifique tbm a frequência correta para as trocas do filtro de combustível e do filtro de ar, além das velas de ignição desse veículo, pq se todos esses itens estão todos em dia , tudo isso ajuda muito a manter esse motor funcionando sempre mais afiado e em ordem.

E uma última dica que deixo aqui no caso desse motor 1.0 Kappa da linha HB20 :

Sempre que lhe for possível, prefira abastecer com etanol e não com gasolina, para evitar as carbonizações internas nesse motor além de vc ainda ganhar um pouco mais de desempenho usando o etanol no lugar de qq das gasolinas.

E caso surja qq outra dúvida, exponha aqui e tentaremos sempre ajudar !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 23 Abr 2022 21:55 
Offline
BRONZE MEMBER
BRONZE MEMBER

Registrado em: 28 Jan 2021 17:02
Mensagens: 861
EDNALDO123 escreveu:
Olá Boa tarde!

Tenho um HB20 1.0 16/16 COM 128.000 KM Recentemente fiz a troca de óleo porem ele baixou pela metade em 6.000 rodados e então estou sendo orientado pelo mecânico que na próxima troca realize a alteração do 5W-30 para o 15W-40, Segundo ele se faz necessário devido a minha km atual um óleo mais grosso isso procede ? ou tenho que levar para olhar se a um vazamento no motor ou um queima indevida de óleo?

desde já agradeço a contribuição de todos.

Olha, é de minha opinião que se esta consumindo tudo isso, tem algo de errado ao motor e colocar óleo mais grosso não apenas não vai resolver o problema, como vai criar outros.
Um carro de corrente de comando e variadores de fase requer o óleo do manual (até se o resto do motor até tiver uma tolerância ao 15-40).
Melhor para o carro e ao bolso em longo prazo ver onde o óleo está indo e se tem como trocar o anel que está vazando.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 13 Set 2022 17:38 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Aproveito desse interessante tópico para fazer mais um merecido elogio ao motor Gamma 1.6 flex da linha HB20.

Acredito que eu seja mais um de muitos donos de HB20 equipados com esse motor a fazer experiências pessoais com ele !

E explicando melhor, sobre o oleo recomendado para esse motor , quando ele foi recém lançado aqui no mercado brasileiro em setembro de 2012, nem existia ainda disponível a venda aqui a moderna e mais recente viscosidade 0W-20 e muito menos a mais recente classificação API - SP.

E assim, a engenharia da Hyundai do Brasil recomendava naquela época para esse motor a viscosidade 5W-30 com a classificação API - SM .

Mas após um ano ou um pouco mais são lançadas as novas viscosidades 0W-30 , 5W-20 e finalmente a viscosidade 0W-20 com a nova classificação API-SN e ultimamente a API-SP e que foi inicialmente adotada oficialmente pela Honda do Brasil para os seus veículos civic, ou seja, já se tem aqui uma nova evolução com uma melhor eficiência geral na qualidade desses novos lubrificantes.

E , já sabendo-se disso inclusive das reais e comprovadas vantagens técnicas desses novos oleos em comparação ao oleo originalmente recomendado pela Hyundai do Brasil, inventei e resolvi por conta e risco próprios adotar sistematicamente esse oleo 0W-20 e API - SN e ultimamente API-SP que é um oleo um pouco menos viscoso (mais leve) porém mais bem classificado ou melhor aditivado do que o oleo recomendado original 5W-30 e API-SM e até contra a própria concordância da oficina da CCS Hyundai local que fazia as revisões desse nosso HB20 ainda em garantia.

Tive até de assinar lá nesse CCS Hyundai um têrmo de responsabilidade por tal atitude , exatamente por estar utilizando por conta e risco próprios um oleo não recomendado oficialmente pelo fabricante.

Obs : Já é fato comprovado na engenharia automotiva que oleos para motores cada vez menos viscosos, mas sempre melhor aditivados, proporcionam vantagens técnicas em qq motor dessa mais recente geração, na qual se inclui esse motor Gamma 1.6 flex.

E essas vantagens diretas são uma melhor lubrificação, gerando menores desgastes principalmente durante as partidas a frio e ainda , ajudando numa melhor refrigeração de todo o motor, exatamente devido ao fato de que oleos mais leves (menos viscosos) circulam com uma maior velocidade e rapidez por dentro de todos os motores e com isso a troca térmica de calor é de fato beneficiada.

Sem falar ainda da mais importante vantagem dupla de todas as já citadas oferecida por qq oleo menos viscoso que é a de proporcionar um leve maior desempenho aliado a um leve menor consumo de combustível.

E foram exatamente esses os motivos anunciados naquela época pela engenharia da Honda do Brasil para justificar o porque ela passou a recomendar para os seus motores aspirados 1.8 e 2.0 essa nova viscosidade 0W-20 para substituir os antigos e ultrapassados oleos 10W-30 e isso gerou pesadas polêmicas e foi motivos de muita discussão técnica pq alegavam muito erroneamente que para esse nosso clima tropical brasileiro , que essa nova viscosidade 0W-20 estaria totalmente errada.

Mas esses mesmos técnicos e demais curiosos do contra, se esqueceram de mencionar por puro desconhecimento obviamente que quando qq motor a combustão interna atinge sua temperatura normal de trabalho , que ela sempre independe da temperatura externa, ou seja, que ela nunca será influenciada pela temperatura ambiente seja ela qual for.

E desde os 15 mil kms rodados até hoje com quase 100 mil kms rodados, esse motor Gamma 1.6 do nosso HB20 só recebe esse oleo 0W-20 na mais recente classificação API - SP e NUNCA vi até agora o menor sinal de consumo anormal de oleo mostrado na sua vareta de nível, nem ruídos anormais, muito menos aquela luz vermelha de pressão de oleo se acender no painel, numa prova bem real de que tanto a pressão do oleo e tbm as folgas internas entre as peças desse motor continuam absolutamente originais e dentro das tolerâncias do fabricante !

E esse nosso atual HB20 1.6 está ai para qq um ver, com seu motor funcionando macio e silencioso e com uma saúde invejável apesar da sua idade.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 28 Out 2022 08:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Retornando a esse tópico citando mais uma troca de oleo do motor Gamma do nosso HB20 1.6 .

Esse veículo , que foi comprado zero km já no final do ano de 2012 , foi utilizado nele até a 2ª revisão obrigatória , o oleo 5W-30 recomendado pela Hyundai , mas logo surgiu a popularização dos novos oleos mais leves, menos viscosos porém melhor aditivados da classe 0W-20 e API SN e SP e assim, adotei por minha própria conta e risco esse novo oleo e continuo utilizando-o até hoje.

Lembrando que esse motor atingiu desde a semana passada os 100000 kms rodados e permanece funcionando, suave , forte e saudável mesmo com a adoção desse novo oleo.

E sempre faço essa troca de oleo e filtro a cada 5000 kms no máximo ou a cada 6 meses, prevalecendo a condição que ocorrer primeiro.

Observei tbm que o nível desse oleo pode variar um pouco na vareta , dependendo de se fazer mais viagens ( com rotações mais altas ) ou ao circular apenas no transito urbano ( com basicamente baixas rotações ).

Mas que isso é perfeitamente normal em mecânica automotiva pq é aceitável para qq motor em perfeitas condições um leve consumo de oleo principalmente se for utilizado o veículo basicamente em rodovias em altas rotações.

E assim, sempre que se atinge a época da troca do oleo e filtro, já observei que o nível na vareta abaixa sim um pouco do máximo, mas não a ponto de se exigir qq reposição desse nível.

Obs : Lembrando ainda que durante a utilização normal desse oleo 0W-20, que nunca foi observado qq eventual alerta da luz vermelha de pressão do oleo se acender no painel desse HB20 , numa prova real de que a pressão e tbm o nível do oleo sempre estão mantidos na sua perfeita normalidade.

E as vantagens técnicas já amplamente comprovadas desse novo oleo 0W-20 comparado ao oleo tradicional 5W-30 recomendado pela Hyundai , é que esse novo oleo mais leve proporciona sempre uma melhor lubrificação e arrefecimento geral e ainda, proporciona um leve melhor desempenho aliado a uma leve maior economia de combustível , razão da sua adoção por todos os atuais fabricantes para os seus novos motores dessa mais recente geração.

Afinal, um oleo um pouco mais leve sempre vai circular por todo o interior de um motor um pouco mais rápido ( melhorando assim a lubrificação e o arrefecimento devido a melhor troca térmica do calor ) e ainda vai permitir que esse motor funcione um pouco mais livre e solto do que quando se utiliza oleos mais pesados e viscosos.

Foi essa a razão por exemplo, da Honda ainda em 2013 substituir aqui no nosso mercado oficialmente para os seus motores, o antigo oleo 10W-30 para esse novo oleo 0W-20 , porém sempre melhor aditivado e que naquela época isso gerou uma grande polêmica e muita discussão contra essa nova atitude da engenharia da Honda.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 28 Dez 2022 11:52 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Revivendo esse tópico pq considero esse assunto de suma importância na vida útil de qq motor automotivo, sem nenhuma sombra de dúvidas !

Sim, é verdade que eu sempre tenho ousado desobedecer perfeitamente a maioria das recomendações dos fabricantes de veículos, pq a realidade é que existem muitos interesses comerciais camuflados nessas atuais recomendações quanto aos oleos lubrificantes e os devidos intervalos de troca recomendados por cada um desses fabricantes !

Obviamente que sempre estou me baseando nos meus próprios conhecimentos acumulados em mais de 4 décadas envolvido nesse mundo automotivo incluindo aqui nessa longa experiência , vários cursos especializados concluídos em diversas areas da mecânica automotiva, tanto aqui no Brasil e tbm no exterior !

E quando os atuais fabricantes recomendam a 1ª troca de oleo desses motores somente lá nos 10 mil kms ou após longos 12 meses, com certeza que a essas alturas, a viscosidade desse pobre lubrificante já vai estar mais do que completamente surrada e bastante castigada e é assim mesmo que já se iniciam esses desgastes precoces iniciais nesses motores quando eles ainda estão novos.

Mas felizmente que com essa atual evolução dos lubrificantes automotivos, incluindo aqui todos os pacotes de aditivos desenvolvidos para serem adicionados nesses oleos, isso se torna até possível, PORÉM , às duras custas de uma já comprovada redução da vida útil de qq motor seja ele de qq geração for até o mais top das galáxias , com certeza que nenhum desses motores vai escapar desses desgastes precoces incluindo aqui nessa regra até os motores de formula 1 , razão pela qual após os seus rápidos amaciamentos ainda na bancada logo após eles serem montados, eles tem todo o oleo drenado e o filtro substituídos e para confirmar isso, basta ver vários vídeos no YouTube sobre esse assunto !!!

Sabemos tbm que esses citados desgastes precoces não são imediatos, mas cumulativos progressivamente e quando esses motores assim mantidos começam a perder gradualmente a sua compressão útil e a sofrer desgastes em suas peças internas , na grande maioria das vezes , essa garantia de fábrica já venceu há muito tempo, lógico que por uma jogada sempre esperta dos seus fabricantes e com isso , essa maioria de clientes fica assim sempre literalmente na mão !

E a parte mais triste desse fato e que logicamente que nunca é anunciada publicamente nem mesmo nos atuais manuais dos veículos é que durante o período de amaciamento de qq motor automotivo novo , e vamos considerar aqui como sendo até os primeiros 10 mil kms rodados, ocorrem os maiores desgastes internos , razão pela qual sempre existiu em mecânica automotiva essa regra de ouro de se fazer sempre a 1ª troca de oleo e filtro precocemente, ou seja, até os primeiros 1500 kms ou durante os primeiros 3 meses de uso e válido para qq veículo zero KM !

Agindo assim, qq motor novo terá sua vida útil comprovadamente mais ampliada , mas isso com certeza que não interessa nem um pouco à maioria atual dos fabricantes de veículos salvo raras e nobres excessões, onde no manual do proprietário traz uma citação expressa para se fazer essa manutenção preventiva extra antes desses intervalos bem exagerados e ridículos dessa 1ª troca de oleo recomendada geralmente aos 10 mil kms indo até uns 20 mil kms , ou somente após os tais e ridículos 12 meses !

Então, por essa exata razão, eu mesmo faço as minhas próprias regras quanto a esse assunto e se eu estivesse errado, com certeza que nesse momento, já teria todos os motores dos meus veículos completamente desgastados precocemente se não já plenamente fundidos e isso se estende ainda aos demais veículos de todos os membros da minha família que tbm seguem essas minhas citadas dicas pessoais !

E pelo sempre exagerado e salgado preço que pagamos por qq veículo zero km, seria besteira e até uma estupidez nossa, arriscar a vida útil deles por tão pouco e ainda depois ficar correndo e se humilhando atrás de garantias de fábricas quando surgem falhas nos motores e isso quando ainda for tempo !

E assim, caso surjam qq tipo de dúvidas quanto a lubrificação e os oleos dos motores automotivos, fiquem a vontade para expor aqui e sempre estaremos à disposição para tentar ajudar a sanar e esclarecer !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DE MOTOR
MensagemEnviado: 23 Jan 2023 18:25 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E falando em troca de oleo do motor, eu sempre fui contra as recomendações do manuais dos veículos atuais quando citam os tais e ridículos 10 mil kms para ser realizada a 1ª troca de oleo e do respectivo filtro .

Ou seja, os fabricantes, em sua grande maioria querem é mostrar que seus veículos requerem cada vez de menos manutenções preventivas , fato esse que INFELIZMENTE até hoje nunca se provou ser verdadeiro, mas que se mostra realmente como uma esperta jogada de marketing, ou seja, uma tremenda tapeação generalizada para com os consumidores !

E apenas deixando aqui o meu mais recente exemplo :

O nosso atual Citroen C4 Cactus THP comprado zero KM em 19/08/22 , somente percorreu 393 kms nos seus 4 primeiros meses de uso, mas no seu manual de manutenção do fabricante recomenda que a 1ª troca de oleo e filtro sejam realizadas somente aos 10 mil kms ou em 1 ano.

Mas coitada da Citroen se ela acha que eu vou aguardar esse tempo todo recomendado por ela para fazer essa tal 1ª mísera troca de oleo e filtro desse motor THP , sabendo o quão importante é para qq motor zero KM e ainda em fase de amaciamento, funcionar sempre com oleo e filtro novos e não com oleos já contaminados , oxidados e desgastados ...

Por isso que ainda no final de Dezembro/2022 e com apenas 390 kms percorridos em pouco mais de 4 meses de uso, eu mesmo fui lá e providenciei de imediato essa manutenção preventiva por minha conta e notem bem que mesmo usando somente etanol misturado com 15 % de gasolina aditivada , o oleo do motor já escorreu com uma coloração marron escura ...

Ou seja, como explicar que um motor novo, zero KM ainda e com o oleo lubrificante de fábrica já se mostra sujo assim com tão pouca quilometragem , pq em motores novos até onde já sabemos, não existem nenhuma borra interna que faça esse oleo se sujar assim tão precocemente ...

E se eu esperasse por esses ridículos 10 mil kms ou após 1 ano que seja para fazer essa citada manutenção preventiva , então esse tal oleo lubrificante já estaria mais parecendo como uma borra de tão contaminado e desgastado e o pior de TUDO, estaria desgastando precocemente esse motor ainda novo .

Agora venham todos os engenheiros e técnicos dos fabricantes para me explicar e me convencer tbm que esse oleo lubrificante já assim nessas condições precárias estaria ainda protegendo esse motor novo contra os desgastes precoces !!!

Pois que eles mantenham e façam assim nos veículos zero km deles, pq nos meus veículos mando eu já que sou eu tbm quem os pago integralmente e não seria nenhum desses veículos nossos, jamais um possível fruto de alguma doação caridosa desses fabricantes de veículos !

Obs : E como esses tipos de cuidados extras e adicionais com manutenção preventiva nunca fizeram mal a motor novo nenhum , agora que esse nosso mais novo veículo, o Citroen Cactus THP está com quase 2500 kms rodados, vamos drenar sim novamente o oleo do motor dele pela 2ª vez e trocar o seu filtro de oleo para com isso proporcionar cada vez mais um amaciamento de fato eficaz além de assim proporcionar uma longa durabilidade para esse merecido e fabuloso motor 1.6 turbo flex.

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 24 Jan 2023 23:43 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E atualizando esse tópico com mais uma ocorrência de hoje (24/01/23) :

Levei o nosso Cactus THP para a sua 2ª troca de oleo agora que ele retornou dessa última viagem , já tendo percorrido exatos 2430 kms.

O auto center que faz esse serviço é sempre o mesmo de um antigo colega meu !

E quando me viu chegando com o nosso novo cactus, ele já pergunta logo se nesse carro novo eu não iria colocar o oleo recomendado pela Citroen para esse motor especificamente que seria o oleo 0W-30 !

Comentei que ele não estava lá na loja dele quando eu havia feito a 1ª troca de oleo desse veículo quando ele havia percorrido um pouco menos de 400 kms rodados , mas que nele tbm, eu havia colocado de fato o oleo 0W-20 e que agora , após retornar de uma viagem de um pouco mais de 2000 kms de percurso , que para beneficiar um eficaz amaciamento desse motor, que eu faria novamente essa troca de oleo mantendo o mesmo oleo utilizado antes , ou seja, o mesmo oleo 0W-20 !

E como dono dessa auto center especializada já há bastante tempo, ele me alerta do possível erro que eu estava cometendo ao utilizar um oleo diferente do recomendado para esse motor 1.6 THP turbo flex.

E assim, tive de explicar -lhe novamente , porém dessa vez de uma maneira mais resumida , das razões pessoais que eu já fazia isso em todos os meus veículos desde que eles eram ainda zero KM.

Se ele aceitou as minhas ponderações ou não, isso já é um outro caso , mas a analogia que ele usou para ilustrar esse fato me fez até rir por ser bem subjetiva , dizendo-me que uma pessoa que bebe cachaça diariamente, que em algum dia lá no futuro , ela poderá morrer de cirrose hepática.

Ao que eu respondi a ele que isso dependia muito de cada caso, ou seja, trazendo a realidade aos fatos , que ainda estou esperando por algum problema no motor do nosso atual HB20 1.6 2013 , que já completou 10 anos de uso e tendo rodado até agora 103300 mil kms , sendo a maior parte dessa quilometragem utilizando esse mesmo oleo 0W-20 no lugar do 5W-30 que é o oficialmente recomendado pela Hyundai do Brasil !

Idem para o caso do nosso atual jetta TSI 13/13 , tbm com um pouco mais de 9 anos de uso e atualmente com 80200 mil kms rodados e a maior parte dessa quilometragem, tbm utilizei nele esse mesmo oleo 0W-20 no lugar do oleo 0W-30 oficialmente recomendado pela VW para esse motor 2.0 TFSI.

Idem tbm para o nosso atual Creta 2.0 Prestige 2018 , atualmente com um pouco mais de 75 mil kms rodados e mantendo toda sua mecânica sempre bem saudável.

Inclusive não somente nesses nossos veículos , mas em todos os veículos da nossa família, esse auto center desse colega é quem faz esse tipo de manutenção e em nenhum desses casos, citei a ele ter percebido em momento algum um consumo anormal desse lubrificante , apesar desse oleo 0W-20 ser um pouco mais leve ou mesmo notei algum sinal de pressão de oleo abaixo do normal !

Obs : E dessa vez, percebi nessa troca de oleo desse motor THP que o oleo ao ser drenado escorreu um pouco mais claro do que antes quando da 1ª troca de oleo, sinal de que o amaciamento de fato está se completando com êxito.

Além de um outro importante e óbvio sinal de que esse novo motor já está muito bem vedado em todas as suas câmaras de combustão:

- A ponteira do seu escape permanece bem limpa e totalmente livre de qq tipo de fuligens escuras.

https://quatrorodas.abril.com.br/auto-s ... scosidade/

Essa matéria acima aborda parcialmente sobre essa atual adoção dessa nova geração de oleos lubrificantes mais leves (menos viscosos) , porém sempre melhor aditivados do que todos os oleos usados anteriores.

Mas lamentavelmente, até essa renomada publicação nacional ( A revista Quatro Rodas ) esqueceu de mencionar nesse seu artigo, o importante exemplo da Honda que ainda lá em 2013 , tbm substituiu o seu antigo oleo 10W-30 para o mais moderno e tecnologicamente avançado oleo 0W-20 e sem fazer nenhuma alteração técnica interna nos seus motores !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 26 Jan 2023 12:11 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
E apenas complementando um pouco mais esse assunto técnico sobre os oleos lubrificantes para motores :

Saibam como regra geral que todas as folgas e tolerâncias internas entre as peças de qq motor automotivo atual variam de alguns poucos milésimos até alguns poucos centésimos de milimetro.

Só deixando um exemplo prático para ilustrar melhor esse assunto , um fio de cabelo humano tem uma espessura média entre 2 a 4 centésimos de mílimetro.

E para um entendimento mais fácil, imaginemos tbm que na realidade, essas citadas micro folgas vão sempre aumentando progressivamente de acôrdo com os desgastes internos sofridos entre essas peças com o passar da quilometragem percorrida pelos veículos.

Nesse exato momento é que os oleos lubrificantes entram em ação protegendo e impedindo assim, que ocorram os atritos diretos entre esses metais preenchendo no menor espaço de tempo essas minúsculas folgas entre todas essas peças e com isso, proporcionando que todos esses desgastes entre essas peças, se mantenham preferencialmente nos seus mínimos valores possíveis !

Dentro desse contexto, sabemos tbm que quanto menor se conservarem sempre essas citadas micro folgas , só teremos vantagens práticas como uma maior pressão de trabalho do oleo dentro do sistema de lubrificação de qq motor resultando ainda numa mais eficaz lubrificação geral o que se traduz tbm num motor mais forte , saudável e mais durável e apresentando um melhor rendimento geral !

E aqui nesse ponto é que entra o lançamento dessa mais recente geração de oleos lubrificantes 100% sintéticos e cada vez mais leves (menos viscosos) porém sempre e cada vez melhor aditivados e com uma maior fluidez que é exatamente para conservar e proteger ao máximo possível , todas essas peças internas nos seus desgastes mínimos e mantendo-se dessa maneira , todas aquelas micro-folgas internas entre essas peças sempre nos seus mínimos valores possíveis , resultando isso em todas as vantagens já citadas antes !

Ora, se um oleo tem uma menor viscosidade , lógico e óbvio que ele tbm terá uma maior fluidez, que seria uma maior facilidade e rapidez para atingir e penetrar nessas micro-folgas entre essas peças internas de qq motor , diminuindo assim os desgastes precoces e conservando tudo funcionando bem mais otimizado .

Exatamente por essa razão é que a grande maioria dos atuais fabricantes de veículos estão adotando cada vez mais de alguns anos para cá , oleos lubrificantes sempre mais leves porém a cada vez melhor aditivados do que todos os demais oleos anteriores pq isso traz benefícios diretos que nunca podem ser desprezados no mundo da mecânica automotiva !

- E devido ao fato de que esses novos oleos lubrificantes mais leves circulam muito mais fácil e mais rápido dentro desses motores , eles assim trazem vantagens práticas muito desejáveis como uma melhor lubrificação geral e ainda, eles favorecem uma troca de calor mais eficaz .

- E a outra grande vantagem proporcionada por esses novos oleos mais leves é que eles ainda favorecem uma movimentação bem mais livre de todas as peças internas desses motores e com isso, se ganha na prática , um pouco mais de desempenho aliado ainda a um pouco mais de economia de combustível , reduzindo-se ainda um pouco mais as emissões de poluentes no ar ambiente.

E baseado nessa explicação aqui, ainda existe a regra de que em todos os motores novos e em fase de amaciamento, sempre que for possível , deve ser utilizada uma viscosidade de oleo um ponto menor à mínima viscosidade recomendada que é justamente para proporcionar um amaciamento geral mais eficaz para qq motor zero KM e como resultado direto disso, se obter todos os reais benefícios proporcionados por isso !

Exemplos : Se um fabricante recomenda para seus motores zero KM um oleo 5W-30 API-SN , ou um oleo 0W-30 API-SN ou API-SP , esses oleos poderão perfeitamente ser substituídos com vantagens por um novo oleo 0W-20 API-SP, ou seja, esse é um oleo mais leve e fluído do que esses oleos anteriores citados mas dotado de uma mais eficiente aditivação e ainda, trazendo todas aquelas vantagens já comentadas acima por esses oleos mais leves e fluídos dessa mais recente geração !

E quaisquer dúvidas que ainda surjam sobre esse assunto, estaremos sempre à disposição !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
 Título: Re: MUDANÇA DO TIPO DE OLEO DO MOTOR
MensagemEnviado: 02 Fev 2023 15:01 
Offline
GOLD MEMBER
GOLD MEMBER

Registrado em: 10 Jan 2013 12:34
Mensagens: 6217
Localização: Montes Claros - M.G.
Resumindo sobre o benefício básico e principal dos novos oleos lubrificantes menos viscosos e mais aditivados :

Eles sempre se apresentam com uma maior fluidez, portanto eles assim vão demorar um tempo menor para atingir todos os pontos importantes a serem lubrificados dentro de qq motor , principalmente durante as partidas a frio quando qq oleo sempre é menos fluído do que quando eles já estão plenamente aquecidos.

E essa já comprovada maior eficiência sempre significa numa redução dos desgastes para qq motor.

E dessa mesma maneira, esses oleos mais leves e fluídos tbm vão proporcionar uma maior economia de combustível aliado a um maior desempenho porque eles sempre vão exigir um menor esforço de qq motor que nesse caso , vai se movimentar um pouco mais livremente do que se utilizar qq um dos demais oleos mais antigos , viscosos , pesados e ainda menos aditivados !

_________________
BMW 320i flex Sport GP 2024 cinza/couro conhaque

Jetta TSI 13/13 cinza/couro beje

Citroen C4 Cactus 1.6 THP flex 2022-Prata/couro preto

Creta Prestige 2.0-17/18 prata/couro marron

HB20 1.6 confort plus 12/13 cinza

Opala coupé 1982 - 6 cil.


Voltar ao topo
 Perfil Enviar mensagem particular  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron








Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB