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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 09 Mar 2013 14:33 
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Olá colegas !

Eu comentei neste tópico aqui sobre veneno leve aspirado, mas sei que o pessoal aqui tb gostaria de saber o que aconteceria se fosse instalado um kit turbo leve no motor gamma 1.6 do HB20 !


Então vamos lá nos divertir com mais esse possivel projeto de performance :


Sempre considerando que esse HB20 1,6 vai continuar sendo usado normalmente na rua e em viagens em rodovias e continuar sendo muito bem cuidado quanto à sua manutenção, é claro colegas !


Usa-se um conjunto de turbina de tamanho compativel com a cilindrada desse motor, dando preferencia por uma que tenha pegada ou comece a atuar em giros mais baixos, instala-se OBRIGATORIAMENTE um bom intercooler acompanhado de um eficiente radiador de oleo para dissipar todo o excesso de calor gerado pela nova potencia e torque desse motor, devem ser feitos as devidas modificações no sistema de alimentação e gerenciamento do motor (chipar a injeção) e obvio que será obrigatório o uso apenas de etanol puro no tanque e instalados um conjunto mais eficiente e confiavel de embreagem ! A pressão da turbina não precisa ir além de 0,6 bar ou kgs o que seria suficiente para produzir de 190 a 196 cvs e torque entre 26.5 mkgf a 27 mkgf o que eu considero muita coisa para os nossos HB20 e tb para não se correr o risco de arrebentar com o cambio que vai continuar sendo o original. TB é desnecessário dizer que o conjunto rodas/pneus devem ser mais largos . Claro que esses numeros de potencia/torque que eu disse aqui são apenas uma estimativa aproximada e tb não se sabe qual seria o comportamento deste HB20 com esse aumento consideravel de desempenho !

Vamos ter paciencia e aguardar para que apareça no mercado de preparação e alta performance um bom kit turbo !!!

Valeu colegas, abraços !

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 21 Mar 2013 00:37 
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sr_wilson escreveu:
Na Coreia o motor do HB / I30 e etc.. é igual o nosso AP.. ou seja tem peças de alta performance de baciada.. :D




caraca, MTO SHOW, 390cv, imagina o "coice" que o carro n dá...

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 21 Mar 2013 01:31 
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hewhank escreveu:
sr_wilson escreveu:
Na Coreia o motor do HB / I30 e etc.. é igual o nosso AP.. ou seja tem peças de alta performance de baciada.. :D




caraca, MTO SHOW, 390cv, imagina o "coice" que o carro n dá...

Oi colega ! Valeu muito por esse video aqui ! Então , é otimo saber que lá na Coreia ja desenvolveram bons e eficientes kits turbo para os motores Hyundai e ainda mais que alcançaram essa potencia apenas com 0.5 bar e usando só gasolina, imaginem então, se chiparem e modificarem o sistema de alimentação desse carro para queimar etanol ? Dá para subir com segurança e tranquilidade a pressão da turbina para até 0,8 bar no etanol e ganhar no mínimo uns 50 ou 60 cvs a mais e o mesmo aumento proporcional no torque do motor ... fica um senhor foguete de carro ! Gostei colega, abraço !

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 27 Mar 2013 13:32 
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Com tópicos assim eu prevejo aumento no seguro..


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 27 Mar 2013 14:36 
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snake_08 escreveu:
Com tópicos assim eu prevejo aumento no seguro..


Oi snake_08 ! Fique tranquilo que o numero de usuários que provavelmente modifica e altera mesmo que levemente a potencia dos seus carros é tão pequena e insignificante que este será com certeza, o menor e mais desconsiderável de todos os problemas que as seguradoras possam ter e enfrentar aqui no Brasil ! Valeu colega, abraço !

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 27 Mar 2013 18:53 
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ianisgreek escreveu:
snake_08 escreveu:
Com tópicos assim eu prevejo aumento no seguro..


Oi snake_08 ! Fique tranquilo que o numero de usuários que provavelmente modifica e altera mesmo que levemente a potencia dos seus carros é tão pequena e insignificante que este será com certeza, o menor e mais desconsiderável de todos os problemas que as seguradoras possam ter e enfrentar aqui no Brasil ! Valeu colega, abraço !


Sem contar que anula o seguro.. mesmo que mascarar se num sinistro descobrir a modificação ja era cancela a apólice..

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 13 Mai 2013 18:55 
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Gostei das dicas,
Quero fazer umas modificações mais pra frente no motor.
Andei pesquisando, mas não tive muitos resultados ...
Na possibilidade de usar as peças do Veloster Turbo americano no HB20.
Isso seria possível , uma vez que a base do motor é a mesma ?

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Minha Garagem http://tinyurl.com/cbx3ve8

É do Rio de Janeiro e ainda não participou do Censo do estado ?
Não perca tempo, participe no Link abaixo

http://tinyurl.com/cenj48v
Tem o da Cidade do Rio de Janeiro Também!
http://tinyurl.com/bt7g69y


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 13 Mai 2013 23:05 
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caiovilardi escreveu:
Gostei das dicas,
Quero fazer umas modificações mais pra frente no motor.
Andei pesquisando, mas não tive muitos resultados ...
Na possibilidade de usar as peças do Veloster Turbo americano no HB20.
Isso seria possível , uma vez que a base do motor é a mesma ?


Olá Caio !

Se os motores forem iguais, as peças com certeza são compatíveis e poderiam ser montadas nos nossos HB20 1.6 !

Pelo que me foi informado aqui mesmo neste site por um outro colega nosso, lá na Coreia do Sul, ja se popularizaram há algum tempo, as peças de alta performance para os motores Hyundai gamma 1.6 que equipam nossos HB20, portanto é só uma questão de tempo para que nossos carros se popularizem aqui dentro do Brasil!!!

Assim, teremos dentro de pouco tempo aqui mesmo disponíveis, além de muitas peças p/ alta performance, tb preparadores familiarizados com os motores dos nossos HB20 !

Valeu colega, abraço !

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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Jan 2021 16:12 
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Boa tarde galera!
Sou novo no clube, tenho um HB20 2015/1.0 12v, teria algum tipo de preparação como: aspirar,coletor dimensionado, filtro esportivo, escapamento esportivo e remap pra os 1.0 12v?


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 Título: Re: Uma receita de veneno leve para os HB20
MensagemEnviado: 08 Jan 2021 17:52 
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Ronnye Carvalho escreveu:
Boa tarde galera!
Sou novo no clube, tenho um HB20 2015/1.0 12v, teria algum tipo de preparação como: aspirar,coletor dimensionado, filtro esportivo, escapamento esportivo e remap pra os 1.0 12v?



Boa tarde e seja bem vindo ao forum !

E baseado em um conhecimento de mais de 40 anos envolvido com mecânica automotiva afirmo a vc que qq motor original pode ter sim seu desempenho levemente melhorado, mas as custas de alguma mão de obra além da necessidade de se obter novas peças de alta performance para essa aplicação específica.

Lembrando aqui que o objetivo para qq situação é sempre o mesmo, ou seja, fazer os cilindros do motor receberem um pouco mais de volume de mistura de ar + combustível e com isso se obtém tbm mais desempenho.

E no caso de motores apirados, o mínimo que vc precisa para atingir esse objetivo seria desmontar o cabeçote desse motor kappa 1.0, leva-lo até um renomado preparador de motores e ele faria um trabalho de polimento dos dutos de admissão e de escape, além de equalizar e polir tbm todas as câmras de combustão e finalizar esse trabalho rebaixando um pouco esse cabeçote para aumentar a taxa de compressão dele.

Bom, e agora com esse novo veneno, saiba que vc estará proibido de abastecer apenas com gasolina pura e pelo menos uma mistura de 50/50 ou meio a meio de etanol com gasolina será obrigotória daí em diante pq vc vai precisar das octanas extras do etanol, coisa que nenhuma das nossas gasolinas poderá lhe oferecer.

Providenciar tbm um jogo de velas de ignição 1 grau térmico mais frias.

A partir daí e com esse cabeçote pronto, teriam de providenciar um sistema de coletor de escape dimensionado com 3 saidas que se unem numa unica saída mas de diâmetro um pouco maior do que o original para substituir o coletor de escape original que é sempre muito restritivo e por isso mesmo que ele sempre rouba de qq motor alguns cavalos de potência.

E providenciar tbm um filtro de ar um pouco mais livre do que o sistema original.

E agora que todas essas dicas anteriores foram seguidas, esse motor estará prontinho para receber o tão famoso chip ou remap, que seria uma nova otimização geral da regulagem desse motor, agora que ele poderá alimentar os cilindros com um volume um pouco maior de mistura de ar + combustível.

E com isso espera-se um aumento de desempenho ao redor de uns 15% no máximo , mas sem esse trabalho basico no cabeçote, esqueça tudo o que foi dito acima, pq a entrada dessa mistura de ar + combustível está exatamente no cabeçote, razão da necessidade desse trabalho todo incluindo a troca obrigatória dessas peças citadas.

Obs : Óbvio que toda essa brincadeira gera um custo extra considerável além do fato de que vc ficará sem usar esse seu veículo por alguns dias enquanto o motor dele estiver sem o cabeçote e que devido a isso, poderá esbarrar tbm devido aos custos envolvidos na oportunidade de se trocar esse HB20 1.0 aspirado por um outro modelo 1.0 turbo usado e ainda gastando menos e aí a brincadeira até tenha um resultado mais positivo em desempenho e com muito menos trabalho.

Afinal, nunca que nenhum motor aspirado do mundo vai conseguir encher os seus cilindros com um volume extra de mistura ar +combustível por mais envenenado que ele esteja que não seja com a ajuda de um eficaz sistema de turbo e com toda certeza vc pode apostar o que quiser nisso.

É isso aí colega, boa sorte !

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