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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 03 Out 2021 23:00 
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ianisgreek escreveu:
biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
E um outro detalhe técnico curioso ao se substituir os pneus originais 185/60-15 pelos 185/65-15 diz respeito a uma leve mas real economia de combustível :

Ora, se todas as marchas são alongadas em um pouco mais de 3 % , é justo e importante sabermos que para qq velocidade desenvolvida pelo veículo com essa nova medida de pneus, o seu motor vai agora estar girando com esses exatos pouco mais de 3 % menos de rotações do que antes.

E isso representa em termos práticos uma leve mas real economia de combustível sim além do fato de que no comput. de bordo, as médias de consumo mostradas agora com essa nova medida de pneu tbm serão na realidade de um pouco mais de 3 % menor.

Ou seja, se com esses pneus 185/65-15 o comput. de bordo mostrar agora digamos um consumo médio de 10,5 kms/l com etanol puro, na realidade essa média será de 10,8 kms/l que é os 10,5 kms/l acrescentando os 3 % a mais pq agora tanto o motor e tbm as próprias rodas estarão girando de fato esses um pouco mais de 3% a menos do que antes, fato esse que justifica o pq o comput de bordo vai marcar agora esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Inclusive a quilometragem percorrida agora com essa nova medida de pneus tbm será mostrada com esses pouco mais de 3% a menos do que antes.

Ou seja, se o odômetro registrar agora 100 kms percorridos com essa nova medida de pneus, na realidade seriam 103 kms percorridos com os pneus da medida original.

Outro fato interessante é que todos os velocímetros automotivos indicam normalmente uma velocidade de 4% a 5% a menos do que a velocidade real desenvolvida então com essa nova medida de pneus, a velocidade indicada agora estará bem mais próxima da velocidade real do que antes com a medida de pneus originais.

Obs : E para aqueles que fazem questão de saber as diferenças físicas exatas entre essas duas medidas de pneus temos que :

pneu 185/60-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 60,3 cms.

pneu 185/65-15 : Diâmetro total do pneu (altura) de 62,15 cms

Então dividindo-se os 62,15 pelos 60,3 se obtém arredondando os exatos 3,1 % de diferença a maior na altura entre essas duas medidas de pneus, o que tbm vai significar na prática que cada volta percorrida no solo por esse pneu maior será de 3,1 % a mais em distância do que com o pneu menor, razão dessa nova medida de pneu tbm aumentar a velocidade real nesses exatos 3,1% a mais do que antes considerando-se as mesmas rotações do motor.

Mas o conta-giros dos HB20 por serem eletrônicos vão permanecer marcando a rotação real e exata do motor, sem nenhuma alteração devido a essa mudança de medida de pneus.

Muito bom, você sabe qual o cambio mais longo e qual o mais curto das versões 1.6 do HB20?


Os câmbios mais longos da linha HB20 1.6 são os mecânicos de 6 marchas de 2016 em diante e o mais curto, mais reduzido é o câmbio mecânico dos modelos HB20X.
Interessante, imagino que os att e o de 5 manual esteja, no meio termo desses dois


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Out 2021 00:09 
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É isso mesmo Biel !

Obs : Por isso, imagino que os novos câmbios manuais de 6 marchas de 2016 em diante não teriam nenhuma necessidade prática de usar essa medida um pouco maior de pneus 185/65-15.

Mas posso afirmar com certeza que nos câmbios manuais de 5 marchas até 2015, que usar essa nova medida de pneus demonstrou que na prática foi uma modificação bem acertada !

Inclusive nas arrancadas em semáforos, já percebi que essa nova medida de pneus impulsiona o HB20 até um pouco melhor, ajudando-o a embalar e a ganhar velocidade bem mais facilmente do que antes, pq torque suficiente para isso já existe no motor Gamma 1.6 desde as mais baixas rotações e se abastecer só com etanol, ainda melhor !!!

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, couro beje, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 prata sand - couro marron.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Out 2021 15:20 
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ianisgreek escreveu:
É isso mesmo Biel !

Obs : Por isso, imagino que os novos câmbios manuais de 6 marchas de 2016 em diante não teriam nenhuma necessidade prática de usar essa medida um pouco maior de pneus 185/65-15.

Mas posso afirmar com certeza que nos câmbios manuais de 5 marchas até 2015, que usar essa nova medida de pneus demonstrou que na prática foi uma modificação bem acertada !

Inclusive nas arrancadas em semáforos, já percebi que essa nova medida de pneus impulsiona o HB20 até um pouco melhor, ajudando-o a embalar e a ganhar velocidade bem mais facilmente do que antes, pq torque suficiente para isso já existe no motor Gamma 1.6 desde as mais baixas rotações e se abastecer só com etanol, ainda melhor !!!

Acho muito bom.
Eu questiono muito o canal AltaRPM do youtube, por exemplo, que defende que quanto mais curto o cambio melhor.
Eu discordo muito, inclusive ele matou o fiesta dele 1.6 com o cambio do 1.0 sem fazer o motor girar mais do que stock.


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Out 2021 21:51 
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biel780 escreveu:
ianisgreek escreveu:
É isso mesmo Biel !

Obs : Por isso, imagino que os novos câmbios manuais de 6 marchas de 2016 em diante não teriam nenhuma necessidade prática de usar essa medida um pouco maior de pneus 185/65-15.

Mas posso afirmar com certeza que nos câmbios manuais de 5 marchas até 2015, que usar essa nova medida de pneus demonstrou que na prática foi uma modificação bem acertada !

Inclusive nas arrancadas em semáforos, já percebi que essa nova medida de pneus impulsiona o HB20 até um pouco melhor, ajudando-o a embalar e a ganhar velocidade bem mais facilmente do que antes, pq torque suficiente para isso já existe no motor Gamma 1.6 desde as mais baixas rotações e se abastecer só com etanol, ainda melhor !!!

Acho muito bom.
Eu questiono muito o canal AltaRPM do youtube, por exemplo, que defende que quanto mais curto o cambio melhor.
Eu discordo muito, inclusive ele matou o fiesta dele 1.6 com o cambio do 1.0 sem fazer o motor girar mais do que stock.



Essa adaptação de câmbio de motor 1.0 em motor 1.6 é a maior burrice que alguém pode fazer, reduz muito todas as marchas, o consumo médio aumenta nas alturas, o ruído sempre muito alto do motor funcionando o tempo todo em altas rotações , enfim, qual seria a real vantagem dessa adaptação ???

Ou seja, o carro se transforma num trator urbano com muita força, mas sempre com pouca velocidade , porém o veículo vai ficar uma lástima se precisar viajar com ele pq ficaria muito reduzido em qq situação de uso.

Para mim, NUNCA que eu faria uma besteira dessas , ou seja, se alguém quer um câmbio mecânico bem escalonado, arranja então um bom câmbio com 6 ou com 7 marchas e boas, mas nunca adaptar essas gambiarras sem nenhum fundamento lógico ...

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Out 2021 23:04 
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ianisgreek escreveu:
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É isso mesmo Biel !

Obs : Por isso, imagino que os novos câmbios manuais de 6 marchas de 2016 em diante não teriam nenhuma necessidade prática de usar essa medida um pouco maior de pneus 185/65-15.

Mas posso afirmar com certeza que nos câmbios manuais de 5 marchas até 2015, que usar essa nova medida de pneus demonstrou que na prática foi uma modificação bem acertada !

Inclusive nas arrancadas em semáforos, já percebi que essa nova medida de pneus impulsiona o HB20 até um pouco melhor, ajudando-o a embalar e a ganhar velocidade bem mais facilmente do que antes, pq torque suficiente para isso já existe no motor Gamma 1.6 desde as mais baixas rotações e se abastecer só com etanol, ainda melhor !!!

Acho muito bom.
Eu questiono muito o canal AltaRPM do youtube, por exemplo, que defende que quanto mais curto o cambio melhor.
Eu discordo muito, inclusive ele matou o fiesta dele 1.6 com o cambio do 1.0 sem fazer o motor girar mais do que stock.



Essa adaptação de câmbio de motor 1.0 em motor 1.6 é a maior burrice que alguém pode fazer, reduz muito todas as marchas, o consumo médio aumenta nas alturas, o ruído sempre muito alto do motor funcionando o tempo todo em altas rotações , enfim, qual seria a real vantagem dessa adaptação ???

Ou seja, o carro se transforma num trator urbano com muita força, mas sempre com pouca velocidade , porém o veículo vai ficar uma lástima se precisar viajar com ele pq ficaria muito reduzido em qq situação de uso.

Para mim, NUNCA que eu faria uma besteira dessas , ou seja, se alguém quer um câmbio mecânico bem escalonado, arranja então um bom câmbio com 6 ou com 7 marchas e boas, mas nunca adaptar essas gambiarras sem nenhum fundamento lógico ...

Exato, o cara tira uma planilha teórica de se o motor tiver força e torque infinito, como na teoria, o cambio curto de 1.0 faz com que o motor tenha aceleração e velocidade final..
O que é a maior furada pois primeiro, para ter a multiplicação de torque, o motor tem de ter torque não adianta multiplicar mais se o fator inicial que é o torque do motor.. é pouco. Segundo, não vai acelerar mais rápido pois cambio manual muito curto = mais mudanças de marchas de 0 a 100.. quanto mais mudança em cambio manual, mais tempo perdido.
Terceiro fica um lixo, não aproveita a curva de torque e potencia do motor... uma piada isso, mas o cara tem seguidores.


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 05 Out 2021 00:03 
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Está muito bem explicado esse seu pensamento Biel, concordo com vc e a realidade é essa mesmo.

Em mecânica automotiva existe um regra que já é amplamente comprovada e que diz :

Nem tudo o que dá certo na teoria se repete na prática ou em outras palavras, nem tudo o que é criado em um laboratório de mecânica automotiva traz resultados reais e positivos na vida prática.

Razão pq que todos os novos lançamentos da industria automotiva passam antes por muitos testes práticos, quando se rodam centenas de milhares de quilômetros nas mais diversas condições imagináveis com esses novos lançamentos antes da aprovação final pelos seus respectivos departamentos de engenharia para a aprovação e liberação do produto para que ele seja oferecido assim à venda para o seu público consumidor.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 05 Out 2021 02:11 
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ianisgreek escreveu:
Está muito bem explicado esse seu pensamento Biel, concordo com vc e a realidade é essa mesmo.

Em mecânica automotiva existe um regra que já é amplamente comprovada e que diz :

Nem tudo o que dá certo na teoria se repete na prática ou em outras palavras, nem tudo o que é criado em um laboratório de mecânica automotiva traz resultados reais e positivos na vida prática.

Razão pq que todos os novos lançamentos da industria automotiva passam antes por muitos testes práticos, quando se rodam centenas de milhares de quilômetros nas mais diversas condições imagináveis com esses novos lançamentos antes da aprovação final pelos seus respectivos departamentos de engenharia para a aprovação e liberação do produto para que ele seja oferecido assim à venda para o seu público consumidor.

Exato, aliás qualquer coisa na vida está sujeito a não funcionar igual na teoria


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