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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Out 2021 01:48 
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Mas vc pode ter a plena certeza que esses 3% de diferença são sim facilmente absorvidos e sempre bem aproveitados pela ECU, basta aguardar o período de aprendizado para essa nova situação que vai exigir a utilização de novas curvas de torque e de potência já armazenadas na calibração original da ECU do seu HB20.

Obs : As ECUs tanto as de motor e tbm as dos câmbios aut. tem um sistema interno de auto aprendizado que ficam lendo infinitamente o modo de condução dos donos de veículos e vão sempre procurando se ajustar para atingirem sempre os melhores níveis de respostas e de rendimento do motor, não importando o combustível utilizado.

Mas óbvio que quanto melhor for a qualidade e as propriedades de cada combustível abastecido, os resultados tbm vão variar de acôrdo com o que eles podem oferecer ao motor e esse por sua vez e atravez dos seus sensores sempre tem a sensibilidade de perceber isso com exatidão.

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Jetta TSI 13/13 cinza platinum, couro beje, unichip, cold air intake, DP sem catalisador.

Creta Prestige 2.0 - 17/18 prata sand - couro marron.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 29 Out 2021 02:13 
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ianisgreek escreveu:
Mas vc pode ter a plena certeza que esses 3% de diferença são sim facilmente absorvidos e sempre bem aproveitados pela ECU, basta aguardar o período de aprendizado para essa nova situação que vai exigir a utilização de novas curvas de torque e de potência já armazenadas na calibração original da ECU do seu HB20.

Obs : As ECUs tanto as de motor e tbm as dos câmbios aut. tem um sistema interno de auto aprendizado que ficam lendo infinitamente o modo de condução dos donos de veículos e vão sempre procurando se ajustar para atingirem sempre os melhores níveis de respostas e de rendimento do motor, não importando o combustível utilizado.

Mas óbvio que quanto melhor for a qualidade e as propriedades de cada combustível abastecido, os resultados tbm vão variar de acôrdo com o que eles podem oferecer ao motor e esse por sua vez e atravez dos seus sensores sempre tem a sensibilidade de perceber isso com exatidão.

Então eu percebi que depende da situação.
Em rotações baixas para velocidades baixas ele fica meio sem saber o que fazer (ex, pelo que eu piso ele determina que eu deveria ir a tal velocidade, mas como ele vai um pouco a mais e com rotação ligeiramente menor o computador fica trocando de marcha meio que sem necessidade). Mas em velocidades mais elevadas (uns 50 por hora a cima) ele trabalha até melhor que antes.


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Nov 2021 22:14 
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Fala Biel, vc já tem alguma nova impressão sobre a dirigibilidade atual com esses novos pneus 185/65-15 no seu HB20 ?

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 04 Nov 2021 23:22 
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ianisgreek escreveu:
Fala Biel, vc já tem alguma nova impressão sobre a dirigibilidade atual com esses novos pneus 185/65-15 no seu HB20 ?

Boa Noite Ian, tudo bem?
Hoje de manhã na verdade eu estava pensando no nosso papo.
Eu percebi que tanto o carro quanto eu, estamos nos adaptando ao novo pneu. Exemplo, agora vejo o carro mais preciso, do jeito que era antes ao trocar de marchas. Mas eu também percebi que dar um pouco mais de pedal faz o veículo ficar mais solto do que nunca, fazendo com que a rotação fique mais baixa, por incrível que pareça.

O que fiquei pensando, faz sentido isso pois com o diâmetro maior, o motor fica em menos rotação mesmo com um pouco mais de acelerador. Se eu dirigisse como antes, a rotação cairia muito e talvez por isso o carro tinha uma certa incerteza em qual marcha escolher.

O consumo parece estar melhor e ele ficou mais solto. Só falta testar aceleração se sinto diferença ou não


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 05 Nov 2021 02:16 
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Boa noite Biel e achei coerente e bem embasado esse seu feedback !

E acredito sim que está sendo mesmo uma questão de uma readaptação progressiva mutua, tanto do veículo (motor e câmbio) associado ao seu novo modo de conduzi-lo, que se faz necessário devido a pequena diferença que existe agora em todas as relações de marchas que ficaram em exatos 3,1 % mais longas do que antes !

E com certeza que marchas levemente mais longas significam sempre um pouco mais de velocidade do que antes e mantendo-se ainda as mesmas rotações do motor , o que vai proporcionar tbm uma ligeira diminuição do consumo médio.

E essa leve mudança técnica em veículos com câmbio aut. se beneficia um pouco principalmente em baixas e médias rotações do motor pq esse tipo de câmbio aut. sempre vai multiplicar um pouco mais o torque do motor nessas situações em relação ao câmbio mecânico nessa faixa citada de rotações do motor , devido exatamente a função do conversor de torque.

Mas é verdade tbm que em altas rotações, sempre os câmbios mecânicos serão levemente mais beneficiados nessas situações em relação aos câmbios aut. devido a esse sistema mecânico ser um pouco mais leve de um modo geral.

E essa ligeira diferença citada acima ocorre pq os câmbios mecânicos vão proporcionar de um modo geral, uma subida de rotações das médias para as altas ligeiramente mais rápida do que ocorre nos casos dos câmbios aut. considerando-se aqui nesse exemplo, lógico que sempre os mesmos veículos , com os mesmos motores e ainda sendo acelerados por marchas equivalentes.

Se ainda ficaram dúvidas nesse assunto, vamos conversando e esclarecendo aqui.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 05 Nov 2021 15:12 
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ianisgreek escreveu:
Boa noite Biel e achei coerente e bem embasado esse seu feedback !

E acredito sim que está sendo mesmo uma questão de uma readaptação progressiva mutua, tanto do veículo (motor e câmbio) associado ao seu novo modo de conduzi-lo, que se faz necessário devido a pequena diferença que existe agora em todas as relações de marchas que ficaram em exatos 3,1 % mais longas do que antes !

E com certeza que marchas levemente mais longas significam sempre um pouco mais de velocidade do que antes e mantendo-se ainda as mesmas rotações do motor , o que vai proporcionar tbm uma ligeira diminuição do consumo médio.

E essa leve mudança técnica em veículos com câmbio aut. se beneficia um pouco principalmente em baixas e médias rotações do motor pq esse tipo de câmbio aut. sempre vai multiplicar um pouco mais o torque do motor nessas situações em relação ao câmbio mecânico nessa faixa citada de rotações do motor , devido exatamente a função do conversor de torque.

Mas é verdade tbm que em altas rotações, sempre os câmbios mecânicos serão levemente mais beneficiados nessas situações em relação aos câmbios aut. devido a esse sistema mecânico ser um pouco mais leve de um modo geral.

E essa ligeira diferença citada acima ocorre pq os câmbios mecânicos vão proporcionar de um modo geral, uma subida de rotações das médias para as altas ligeiramente mais rápida do que ocorre nos casos dos câmbios aut. considerando-se aqui nesse exemplo, lógico que sempre os mesmos veículos , com os mesmos motores e ainda sendo acelerados por marchas equivalentes.

Se ainda ficaram dúvidas nesse assunto, vamos conversando e esclarecendo aqui.
Vc tocou em um ponto interessante.
Eu percebi também que além do novo pneu, eu estou ainda me adaptando a dirigir um carro com conversor de torque. A resposta dele é bem mais lenta do que a de um carro manual, o motor sobe de giro mas o cambio tem um certo "lag", o que é normal já que o conversor de torque mantem o motor cheio, mas "desengata" para reduzir.. E se comporta bastante como turbo, nada e de-repente tudo. Se acelerar tudo claro, mantendo velocidade é relativamente normal embora da para sentir que não é instantânea a conversão do torque para a roda em qualquer mudança de rotação.

Pena que não temos opções ainda de embreagem dupla banhada a óleo nos carros menos caros.


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 05 Nov 2021 19:53 
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Isso mesmo Biel, correta essa sua citação quanto aos câmbios aut. com conversores de torque.

Apesar de que nem mesmo os atuais câmbios aut. CVT estão livres desse lag ou esse pequeno atraso nas respostas das acelerações iniciais.

E nesse ponto , até o momento, apenas os câmbios automatizados de dupla embreagem é que mostram ter uma resposta mais instantânea pq na realidade, eles são câmbios mecànicos mas que realizam todas as suas trocas de marchas automaticamente e em centésimos de segundo , mas sempre sem nenhum lag ou atraso nas respostas.

É o caso dos câmbios de dupla embreagem das linhas premium da VW, Audi e até em alguns modelos de Ford e Hyundai como é o caso dos novos Tucson Turbo 1.6 TGDI além de mais alguns outros exemplos de veículos assim equipados.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 06 Nov 2021 14:54 
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ianisgreek escreveu:
Isso mesmo Biel, correta essa sua citação quanto aos câmbios aut. com conversores de torque.

Apesar de que nem mesmo os atuais câmbios aut. CVT estão livres desse lag ou esse pequeno atraso nas respostas das acelerações iniciais.

E nesse ponto , até o momento, apenas os câmbios automatizados de dupla embreagem é que mostram ter uma resposta mais instantânea pq na realidade, eles são câmbios mecànicos mas que realizam todas as suas trocas de marchas automaticamente e em centésimos de segundo , mas sempre sem nenhum lag ou atraso nas respostas.

É o caso dos câmbios de dupla embreagem das linhas premium da VW, Audi e até em alguns modelos de Ford e Hyundai como é o caso dos novos Tucson Turbo 1.6 TGDI além de mais alguns outros exemplos de veículos assim equipados.

Sim, pena que o PowerShift queimou essa tecnologia para a maioria.
Hoje em dia o pessoal tem preconceito com turbo por causa do marea e carros 16v por causa dos primeiros gols 16v, sinto que o mesmo infelizmente acontecerá com o de embreagem dupla.

Adoraria um dia testar a Tucson, pena que ela não roda no Etanol aqui que a gasolina capa o motor comparado com o mesmo fora do Brasil


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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 06 Nov 2021 15:13 
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Bem lembrado esses fatos Biel, mas veja que no caso dos turbos, com o Marea turbo, foi a dona Fiat que queimou esse seu próprio sedan esportivo ao anunciar naquela época a primeira troca de oleo para o motor dele somente aos 20 mil kms ... e o pior é que o povo todo acreditou sem questionar nessa baita piada e todos aqueles motores se desgastaram precocemente ...kkkkkkkkkkkkkkkk !

E no caso da dona VW do Brasil por sua vez, que tbm errou feio quando recomendava trocas de oleo somente a cada 10 mil kms para esses seus primeiros Gols 1.0 de 16 valv. e pior ainda, recomendava um oleo de baixa qualidade que não atendia e nem aguentou a solicitação desse seu novo lançamento e enchia esses pobres motores de borras e isso foi a ruína total deles com a consequente má fama !

É por essa razão que eu NUNCA, JAMAIS vou acreditar em nenhum oleo de motor para os "tais" 10 mil kms rodados e até a dona Hyundai que faz essa recomendação para sua linha de HB20 e Creta eu NUNCA obedeci nem no nosso HB20 1.6 e nem no nosso atual Creta 2.0 e assim sempre será incluindo tbm o motor 2.0 turbo do nosso atual jetta TSI.

E quanto aos cabeçotes de 16 válvulas, a realidade é que eles não tinham defeito em sí, mas que apenas apresentavam o seu melhor torque disponível somente em médias para altas rotações o que fez todos esses motores assim equipados na época ganharem essa péssima fama de serem fracos em baixas rotações e que foram os Gol 1.0 16 valv. , os Tempra 2.0 16 válv. , corsas 1.6 de 16 válv. e mais alguns outros motores de 4 válv. por cilindro daquela época.

Mas com a inovação da tecnologia e a adoção dos novos comandos de válvulas variáveis em todos os motores de 4 válv. por cilindro, finalmente acabou-se com todos os problemas dessa falta de torque em baixas rotações para TODOS os novos motores assim equipados.

Prova disso dentre muitos outros exemplos é esse excelente motor Gamma 1.6 16 válvulas flex da Hyundai do Brasil que já mostra ter um razoável e útil torque disponível desde os 1500 rpms, fato esse que antes desses comandos de válvulas variáveis, jamais essa façanha seria possível nem nos maiores sonhos da engenharia automotiva daquela época.

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 Título: Re: Opções de Roda de Liga leve
MensagemEnviado: 06 Nov 2021 16:09 
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ianisgreek escreveu:
Bem lembrado esses fatos Biel, mas veja que no caso dos turbos, com o Marea turbo, foi a dona Fiat que queimou esse seu próprio sedan esportivo ao anunciar naquela época a primeira troca de oleo para o motor dele somente aos 20 mil kms ... e o pior é que o povo todo acreditou sem questionar nessa baita piada e todos aqueles motores se desgastaram precocemente ...kkkkkkkkkkkkkkkk !

E no caso da dona VW do Brasil por sua vez, que tbm errou feio quando recomendava trocas de oleo somente a cada 10 mil kms para esses seus primeiros Gols 1.0 de 16 valv. e pior ainda, recomendava um oleo de baixa qualidade que não atendia e nem aguentou a solicitação desse seu novo lançamento e enchia esses pobres motores de borras e isso foi a ruína total deles com a consequente má fama !

É por essa razão que eu NUNCA, JAMAIS vou acreditar em nenhum oleo de motor para os "tais" 10 mil kms rodados e até a dona Hyundai que faz essa recomendação para sua linha de HB20 e Creta eu NUNCA obedeci nem no nosso HB20 1.6 e nem no nosso atual Creta 2.0 e assim sempre será incluindo tbm o motor 2.0 turbo do nosso atual jetta TSI.

E quanto aos cabeçotes de 16 válvulas, a realidade é que eles não tinham defeito em sí, mas que apenas apresentavam o seu melhor torque disponível somente em médias para altas rotações o que fez todos esses motores assim equipados na época ganharem essa péssima fama de serem fracos em baixas rotações e que foram os Gol 1.0 16 valv. , os Tempra 2.0 16 válv. , corsas 1.6 de 16 válv. e mais alguns outros motores de 4 válv. por cilindro daquela época.

Mas com a inovação da tecnologia e a adoção dos novos comandos de válvulas variáveis em todos os motores de 4 válv. por cilindro, finalmente acabou-se com todos os problemas dessa falta de torque em baixas rotações para TODOS os novos motores assim equipados.

Prova disso dentre muitos outros exemplos é esse excelente motor Gamma 1.6 16 válvulas flex da Hyundai do Brasil que já mostra ter um razoável e útil torque disponível desde os 1500 rpms, fato esse que antes desses comandos de válvulas variáveis, jamais essa façanha seria possível nem nos maiores sonhos da engenharia automotiva daquela época.
Exatamente, infelizmente a culpa ficou para a "tecnologia nova" ao invés da realidade que foi negligências no plano de manutenção da fabrica.. e de alguns proprietários também, em ambos os casos. Mas, as pessoas ainda acham que o Marea é bomba (sendo que a mecânica dele em si é bem parruda e moderna, até para os padrões de hoje). Mas fico triste em ver tantos escolhendo carros aspirado achando que o turbo vai ter os problemas de manutenção que o Marea teve.
A VW também, óleo de 10 mil km talvez funcione hoje que é sintético e evoluído, mas apenas na Europa, pois aqui o combustível é muito ruim. Sem falar que la é mais frio do que aqui, o que também influencia na vida útil do óleo.

Gosto de trocar as minhas com 6 mil ou 6 meses. Aliás, já estou para trocar (por tempo pois rodei apenas menos de 3 mil) em janeiro.


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