Roberto Bertoche escreveu:
ianisgreek escreveu:
Sobre essa ajustagem do freio de mão, uma dica útil e muito válida é ao se fazer esse ajuste, observar com atenção se não vai ajustar demais e começar a prender as lonas de freio das rodas traseiras e as consequências são sempre as piores possíveis como um maior consumo de combustível, perda de desempenho e desgastes precoces das lonas.
E atentar para que sempre se faça essa ajustagem com o veículo suspenso pelo menos com as rodas traseiras livres do solo para verificar se elas ainda rodam livremente após essa ajustagem.
Bom dia, Ianis!
É uma recomendação importante, a sua, para quem tiver a oportunidade de levantar e conferir.
Mas o que consta do Manual do Proprietário, que orienta fazer a regulagem deixando com
5 “clicks’’ a uma força de 20kg.
É útil, fácil e bem difícil de ficar prendendo a roda.
Abraço, fera.
Opa Bertoche bom dia, é bem oportuna essa sua observação, mas infelizmente o que ocorre na prática e eu já passei por isso recentemente na última revisão do meu HB20 é que os mecânicos das CCS Hyundai parece que se esquecem dessa regra e regulam o freio de mão com o veículo já totalmente no solo e vão ajustando e experimentando puxando a alavanca do freio de mão até deixa-lo "justo porém do gosto deles" e foi nesse momento que eu dei o grito e pedi que parassem imediatamente aquela ajustagem e que subissem primeiramente o veículo no elevador para vermos se de fato, as rodas traseiras permaneceriam livres com aquela regulagem executada por eles ... rsrsrsrs !
Agora imaginem vcs se eu não estou lá para acompanhar bem de perto, as revisões no meu HB20 ?
Sinceramente Bertoche, ninguém merece tanta falta de preparo técnico desses mecânicos, infelizmente !!! Abraço !